quinta-feira, janeiro 16, 2025

TITANIC EM PORTUGAL

 

FOI HÁ 27 ANOS 
Há vinte e sete anos, "Titanic" já era um fenómeno no estrangeiro, quando chegou a Portugal. Leonardo DiCaprio e Kate Winslet viveram, na trama, uma trágica história de amor, que conquistou, de imediato, os portugueses.
Foi a 16 de janeiro de 1998 que o filme chegou ao grande ecrã. 
O mundo emocionou-se com as interpretações de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet e embarcou na viagem de James Cameron.
Os atores vestiram a pele de Rose e Jack, personagens destinadas a dar vida à famosa história do naufrágio, que ocorreu em 1912. O filme retrata o navio que chocou contra um icebergue, durante a viagem inaugural, e, ainda hoje, suscita o seguinte debate: Não havia espaço suficiente na porta, que Rose utilizou, nas águas geladas do Atlântico Norte, para salvar os dois amantes?
Veja, agora, as imagens e descubra as diferenças!

segunda-feira, janeiro 13, 2025

COSTA CONCORDIA 13 ANOS

 

COSTA CONCORDIA 
13 ANOS
Pelo menos 32 pessoas morreram na noite de sexta-feira 13 para 14 de Janeiro de 2012, em Itália, durante a evacuação de um cruzeiro que encalhou num banco de areia na ilha de Giglio,  no sul da região italiana da Toscânia. A bordo do Costa Concordia seguiam 4.231 pessoas, incluindo passageiros e tripulação, numa viagem pelo Mediterrâneo, quando o navio embateu num banco de areia. O casco do cruzeiro ficou danificado e deixou entrar água. Seguiram-se momentos de pânico entre os passageiros e alguns atiraram-se ao mar. Alguns dos passageiros, citados pela ANSA, referiram "cenas dignas do  Titanic" a bordo, após a ordem de evacuação do navio, que causou disputas  entre as pessoas, choros e gritos, com alguns dos passageiros que tentavam  entrar nos botes salva-vidas a caírem para o mar. Muitos dos sobreviventes chegaram com sinais de hipotermia e receberam assistência em terra. 
A empresa, que emitiu comunicados sobre o acidente à 1h00 e às 5h00 locais, entretanto não divulgou mais informações.
As notícias da imprensa internacional basearam-se em declarações à agência italiana por parte do gabinete do presidente da Câmara de Grosseto, próximo de onde o navio estava “deitado”, com o lado de estibordo quase todo submerso, vendo-se no casco um enorme rasgão, que algumas fontes dizem ser de aproximadamente 30 metros.
Alguns passageiros ouvidos pela imprensa internacional reclamaram de desorganização na operação de evacuação do navio, dizendo que a tripulação adiou a descida dos salva-vidas e, quando o quis fazer, já não foi possível dada a inclinação que o Costa Concordia já tinha.
“Viram o [filme] ‘Titanic’? Foi exactamente assim que aconteceu”, disse uma dessas passageiras, professora em Los Angeles, que viajava com os pais e a irmã.
A notícia diziam que todos eles mostravam hematomas provocados pelo rastejar desesperado por escadas e corredores praticamente na vertical para tentarem chegarem aos salva-vidas.
Nas últimas horas começaram a ser publicados relatos dramáticos, entre eles o da mãe da professora de Los Angeles que contou em soluços o momento em que um casal de argentinos lhe tentou passar a filha de três anos, porque não se sentia capazes de sair do pátio que estava quase na vertical.
Ela relatou que acabou por devolver a bébé aos pais porque se sentiu puxada para baixo e teve receio que a criança caísse pelas escadas.
“Pensei que era o fim e pensei que eles deveriam estar com a sua bébé”, disse, enquanto uma das filhas se interrogava sobre o que é que terá acontecido à família argentina.
Essa família de Los Angeles relatou que foram dos últimos a abandonar o Costa Concordia e que tiveram que descer por uma corda do lado do navio que estava fora de água para conseguirem chegar a um barco de salvamento.
De acordo com os relatos dos passageiros foram surpreendidos ao jantar por um enorme estrondo, a que se seguiu um apagão.
Os passageiros relatam que depois pratos, copos, etc., começaram a cair.
Um desses passageiros contou que fugiu para fora do restaurante, mas que lhe foi dito que não era nada “perigoso”.
As notícias diziam também que por aproximadamente 45 minutos os tripulantes sempre diziam que o apagão devia-se a um “problema técnico”.
Esses passageiros também relataram que os mais experientes em cruzeiros trataram imediatamente de colocar os coletes de salvação e dirigirem-se para os pontos de socorro, mas que os tripulantes tardaram em fazer descer os barcos salva-vidas.
“Tivemos que gritar com os controladores para libertarem os barcos”, disse um passageiro sul-africano, que se queixou que os tripulantes não deixavam as pessoas passar dos corredores para os salva-vidas.
Um passageiro francês, oficial do exército, relatou também que nem nos barcos salva-vidas nem em terra houve uma contagem dos sobreviventes.
O chefe da Guarda Costeira no Porto de Livorno, citado pela CNN, comentou que o Costa Concordia estava “perigosamente” próximo da costa e admitiu que o acidente possa ter resultado de um problema técnico.
“Felizmente as condições de mar ajudaram-nos”, referiu, acrescentou que com o número de pessoas para resgatar do navio, em outras circunstâncias poderia ter ocorrido uma “tragédia”. 

"Costa Concordia" de 290 metros, teve a sua viagem inaugural em 2006, e era um navio gémeo do "Costa Serena" e do "Costa Pacifica", os maiores barcos da "Costa Crociere" em capacidade para o transporte de passageiros, a sua lotação chega a 4.890 pessoas embarcadas (3.780 passageiros, 1.110 tripulantes). Ambos foram construídos pela "Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A.". Estes barcos deram origem a um grupo de navios de cruzeiro que fazem parte de uma nova "Classe" de navio, a "Classe Concordia". O nome do navio, Concordia, simbolizava paz e harmonia entre pessoas e países. Grandes cidades como Paris, Roma, Londres e Atenas, cidades europeias, estavam lembradas na identificação dos lugares do navio, assim como as pontes foram baptizadas com nomes em homenagem a países da Europa, começando pela Olanda (ponte 1), Svezia (ponte 2), Belgio (ponte 3), Grecia (ponte 4), Italia (ponte 5), Gran-Bretagna (ponte 6), Irlanda (ponte 7), Portogallo (ponte 8), Francia (ponte 9), Germania (ponte 10), Spagna (ponte 11), Austria (ponte 12) e Polonia (ponte 14). O deck 13 por superstição não existia e não recebeu nome.

sexta-feira, janeiro 10, 2025

OS BOTES DO TITANIC PARTE II

OS BOTES DO TITANIC PARTE II 

O número total dos ocupantes dos botes supera o dos efetivos sobreviventes, devido às inúmeras mortes ocorridas durante a madrugada, das transferências no mar, de pessoas de um bote para outro, e informações desencontradas prestadas pelos próprios sobreviventes. Os botes dobráveis A e B, arrastados pelas ondas que invadiram o convés, foram ocupados já na água.

Bote 11 – Estibordo – Hora: 01h25min

Comando: Sidney James Humphreys

Homens: 12

Mulheres: 51

Crianças: 07


Bote 12 – Bombordo – Hora: 01h25min

Comando: Frederick Clench

Homens: 03

Mulheres: 37

Crianças: 02


Bote 13 – Estibordo – Hora: 01h35min

Comando: Frederick Barrett

Homens: 21

Mulheres: 35

Crianças: 08


Bote 14 – Bombordo – Hora: 01h25min

Comando: Harold Godfrey Lowe

Homens: 11

Mulheres: 41

Crianças: 11


Bote 15 – Estibordo – Hora: 01h35min

Comando: Frank Dymond

Homens: 29

Mulheres: 35

Crianças: 06


Bote 16 – Bombordo – Hora: 01h35min

Comando: Joseph Henry Bailey

Homens: 06

Mulheres: 45

Crianças: 05


Dobrável A – Estibordo – Hora: 02h15min

Comando: Ocupado na água ( metade morrerá no bote )

Homens: 22

Mulheres: 02

Crianças: 00


Dobrável B – Bombordo – Hora: 02h15min

Comando: Ocupado na água ( metade morrerá no bote )

Homens: 30

Mulheres: 00

Crianças: 00


Dobrável C – Estibordo – Hora: 01h40min

Comando: George Thomas Rowe

Homens: 17

Mulheres: 38

Crianças: 14


Dobrável D – Bombordo – Hora: 02h05min

Comando: Arthur John Bright

Homens: 07

Mulheres: 33

Crianças: 04

sexta-feira, janeiro 03, 2025

OS BOTES DO TITANIC PARTE I

OS BOTES DO TITANIC PARTE I

O número total dos ocupantes dos botes supera o dos efetivos sobreviventes, devido às inúmeras mortes ocorridas durante a madrugada, das transferências no mar, de pessoas de um bote para outro, e informações desencontradas prestadas pelos próprios sobreviventes. Os botes dobráveis A e B, arrastados pelas ondas que invadiram o convés, foram ocupados já na água.

Cúter 01 – Estibordo – Hora: 01h10min

Comando: George Thomas Macdonald Symons

Homens: 10

Mulheres: 02

Crianças: 00


Cúter 02 – Bombordo – Hora: 01h45min

Comando: Joseph Groves Boxhall

Homens: 06

Mulheres: 15

Crianças: 04


Bote 03 – Estibordo – Hora: 01h00min

Comando: George Alfred Moore

Homens: 23

Mulheres: 24

Crianças: 01


Bote 04 – Bombordo – Hora: 01h55min

Comando: Walter John Perkis

Homens: 07

Mulheres: 26

Crianças: 07


Bote 05 – Estibordo – Hora: 00h55min

Comando: Herbert John Pitman

Homens: 15

Mulheres: 23

Crianças: 01


Bote 06 – Bombordo – Hora: 00h55min

Comando: Robert Hichens

Homens: 03

Mulheres: 24

Crianças: 00


Bote 07 – Estibordo – Hora: 00h45min

Comando: George Alfred Hogg

Homens: 16

Mulheres: 12

Crianças: 00


Bote 08 – Bombordo – Hora: 01h10min

Comando: Thomas William Jones

Homens: 04

Mulheres: 35

Crianças: 00


Bote 09 – Estibordo – Hora: 01h20min

Comando: Albert M. Haines

Homens: 16

Mulheres: 38

Crianças: 02


Bote 10 – Bombordo – Hora: 01h20min

Comando: Edward John Buley

Homens: 07

Mulheres: 42

Crianças: 05

quarta-feira, janeiro 01, 2025

FELIZ ANO NOVO 2025

 

FELIZ ANO NOVO 2025
O TitanicFans deseja a todos os amigos, parceiros e visitantes um excelente 2025! Que os vossos projectos tenham o sucesso merecido e os vossos desejos alcançados. Esperamos que continuem connosco nesta viagem no Ship Of Dreams por este novo ano! Contamos com a colaboração de todos em 2025 nunca deixando de agradecer o carinho que têm tido com este projecto. Obrigado a todos vocês que comentam e visitam todos os dias e que fazem do TitanicFans o blogue do Titanic mais antigo em funcionamento e actualizado da internet. Feliz Ano Novo titânicos!