quarta-feira, maio 31, 2023

NOVIDADES TITANICFANS MAIO

 

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM MAIO FOI ASSIM 
O Naufrágio do Lusitânia - Esta tragédia ao largo de Kinsale na Irlanda, que vitimou 1198 pessoas, das 1959 a bordo, foi o motor de arranque para dois anos mais tarde os Estados Unidos da América entrarem na Primeira Grande Guerra Mundial.
Aniversário de My Heart Will Go On Nesta nova edição podemos ver toda a performance de Celine Dion em 1997 como nunca antes vista.
Projeto do Titanic Leiloado - Uma enorme planta, de 10 metros de comprimento, com o projeto original do Titanic, foi vendida em leilão por £ 195 mil (cerca de R$ 1,23 milhão).
Titanic a três dimensões - A primeira varredura digital em tamanho real do Titanic, cujos destroços estão a 3,8 mil metros (12,5 mil pés) de profundidade no Atlântico, foi criada usando mapeamento de águas profundas. 
Lançamento do Titanic - Um enorme evento cerimonial foi realizado em 31 de Maio de 1911 nos estaleiros da Harland & Wolff em Belfast: O lançamento do Titanic.
"TO MAKING IT COUNT!" 

LANÇAMENTO DO TITANIC

LANÇAMENTO DO TITANIC
Um enorme evento cerimonial foi realizado em 31 de Maio de 1911 nos estaleiros da Harland & Wolff em Belfast. O Titanic tinha sido construído em uma rampa de deslize especial no maior canteiro naval do mundo. O rio Lagan tinha sido dragado para acomodar os cascos fundos do Titanic e do Olympic. Os sócios e imprensa estavam presentes, muitos destes foram trazidos especialmente da Inglaterra para Belfast em um navio da White Star Line reservado para a ocasião.
Junto com dignitários como John Pierpont Morgan (maior acionista da White Star Line), Joseph Bruce Ismay (administrador e diretor da White Star Line e filho do fundador da empresa) e o William James Pirrie (presidente da Harland & Wolff), 100000 pessoas saíram para ver o grande lançamento do casco do Titanic.
Mas não havia nenhum batismo, nenhuma garrafa de champanhe se esmagou contra o casco dele. A White Star não fazia questão de se viciar em tais práticas antiquadas e supersticiosas. Bruce Ismay apertou um botão, e os carrilhões elétricos empurraram as 26.000 toneladas, que deslizaram sobre 23 toneladas de sebo, óleo e sabão, o Titanic estava na água. Graças ao peso do mesmo, ele atingiu uma velocidade de 12 nós, igual à velocidade máxima de muitos dos navios a vapor que então trabalharam o Atlântico Norte.

sexta-feira, maio 26, 2023

TITANIC COMO NUNCA VISTO


TITANIC A TRÊS DIMENSÕES 
O naufrágio mais famoso do mundo como nunca visto. A primeira varredura digital em tamanho real do Titanic, cujos destroços estão a 3,8 mil metros (12,5 mil pés) de profundidade no Atlântico, foi criada usando mapeamento de águas profundas. Ela fornece uma visão 3D única de todo o navio, permitindo que o que restou do transatlântico seja visto como se a água tivesse sido drenada. A expectativa é que isso lance uma nova luz sobre exatamente o que aconteceu com o navio, que afundou em 1912. "Ainda há perguntas, perguntas básicas, que precisam ser respondidas sobre o navio", diz Parks Stephenson, historiador especialista no Titanic, à BBC News. Segundo ele, o modelo foi "um dos primeiros grandes passos para levar a história do Titanic a uma pesquisa baseada em evidências — e não em especulação". O Titanic foi extensivamente explorado desde que o naufrágio foi descoberto em 1985. Mas é tão grande que, na escuridão das profundezas, as câmeras só podem mostrar instantâneos do navio decadente — nunca a sua totalidade. A nova varredura captura o naufrágio na íntegra, revelando uma visão completa do Titanic. Encontra-se em duas partes, com a proa e a popa separadas por cerca de 800 m (2,6 mil pés). Um enorme campo de detritos envolve o navio naufragado. A varredura foi realizada no verão de 2022 pela Magellan Ltd, uma empresa de mapeamento de águas profundas, e pela Atlantic Productions, que está fazendo um documentário sobre o projeto. Os veículos submersíveis, controlados remotamente por uma equipe a bordo de um navio especializado, passaram mais de 200 horas examinando o comprimento e a largura dos destroços. Eles tiraram mais de 700 mil imagens de todos os ângulos, criando uma reconstrução 3D exata. Gerhard Seiffert, da Magellan, que liderou o planejamento da expedição, diz que foi o maior projeto de escaneamento subaquático que ele já empreendeu. "A profundidade dele, quase 4 mil metros, representa um desafio, e também há correntes no local — e não podemos tocar em nada para não danificar os destroços", explica. "E o outro desafio é que precisamos mapear cada centímetro quadrado - mesmo as partes desinteressantes, como no campo de destroços, precisamos mapear a lama, mas isso é necessário para preencher todos esses objetos interessantes." A varredura mostra tanto a escala do navio quanto alguns detalhes minuciosos, como o número de série em uma das hélices. A proa, agora coberta de estalactites de ferrugem, ainda é imediatamente reconhecível mesmo 100 anos após o naufrágio do navio. Localizado no topo está o convés do barco, onde um buraco aberto fornece um vislumbre de um vazio onde ficava a grande escadaria. A popa, porém, é um emaranhado caótico de metal. Esta parte do navio desabou enquanto se afundava no fundo do mar. No campo de destroços ao redor, itens estão espalhados, incluindo peças de metal ornamentadas do navio, estátuas e garrafas de champanhe fechadas. Há também pertences pessoais, incluindo dezenas de sapatos apoiados no sedimento. Parks Stephenson, que estudou o Titanic por muitos anos, diz ter ficado "impressionado" quando viu as imagens pela primeira vez. "Elas permitem observar os destroços como nunca pudemos ver de um veículo submersível. Pode-se vê-los em sua totalidade, em contexto e perspectiva. Trata-se do verdadeiro estado dos destroços." Stephenson diz que estudar as varreduras poderia oferecer uma nova visão sobre o que aconteceu com o Titanic naquela fatídica noite de 1912. "Realmente não entendemos o caráter da colisão com o iceberg. Nem sabemos se ela o atingiu a estibordo, conforme mostrado em todos os filmes — ela pode ter encalhado no iceberg", assinala. Estudar a popa, acrescenta, pode revelar a mecânica de como o navio atingiu o fundo do mar. O mar está cobrando seu preço do naufrágio, os micróbios estão corroendo-o e as partes estão se desintegrando. Os historiadores estão cientes de que o tempo está se esgotando para entender completamente o desastre marítimo. Mas a varredura agora congela os destroços no tempo e permitirá que os especialistas se debrucem sobre cada pequeno detalhe. E esperam que o Titanic ainda possa revelar seus segredos.

sexta-feira, maio 19, 2023

PROJECTO DO TITANIC LEILOADO

 PROJECTO DO TITANIC LEILOADO

Uma enorme planta, de 10 metros de comprimento, com o projeto original do navio Titanic, foi vendida em leilão por £ 195 mil (cerca de R$ 1,23 milhão). Esse documento foi usado durante um inquérito de 1912 que investigava o naufrágio da embarcação, que ocorreu no dia 14 de abril do mesmo ano, quatro dias depois de partir do porto de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York. O documento do projeto está cheio de anotações com marcas de giz vermelho e verde, mostrando onde se pensava que o gelo teria penetrado o navio em cinco anteparos, partes para proteção dos tripulantes e do navio, que eram estanques, ou seja, impermeáveis. Após quebrar essas estruturas, a água começou a entrar no navio. Segundo um comunicado da casa de leilões Henry Aldridge and Son Ltd, do Reino Unido, que enviou um comunicado à CNN, essa planta do navio é "simplesmente uma das peças mais importantes e bem documentadas de memorabilia do Titanic existentes.Essa planta do Titanic foi feita pelo Departamento de Arquitetos Navais da empresa White Star, que era a proprietária do famoso navio. Segundo a CNN, o documento de linho ficava pendurado, pendendo do teto, durante o inquérito que investigava o naufrágio da embarcação, para que todos os participantes da investigação pudessem se referir ao projeto de maneira facilitada, usando um ponteiro. Segundo Andrew Aldridge, que é o diretor-gerente da casa de leilões que vendeu a planta do navio, em entrevista à CNN, o preço do documento reflete a raridade de uma peça colecionável como essa, e também "o apelo duradouro da história do Titanic". Após o inquérito que investigou a planta do Titanic para entender o motivo de seu naufrágio, muitas reformas de segurança marítima foram implementadas e formuladas. Além do projeto, também foram vendidos um plano de acomodação do Titanic por £ 60 mil (cerca de R$ 378 mil) e peças relacionadas a outros navios, como o RMS Queen Mary.

sexta-feira, maio 12, 2023

MY HEART WILL GO ON 25th ANNIVERSARY


 MY HEART WILL GO ON 25th ANNIVERSARY 

TITANIC de James Cameron foi lançado já no finalzinho de 1997, mas todo o seu êxito decorreu durante o ano de 1998. Por isso, a celebração dos 25 anos do grande estrondo do cinema tem decorrido ao longo de 2023 desde o seu retorno aos cinemas, a imagens do navio inéditas de quando foi encontrado em 1985, e agora mais recente uma nova edição do video clip My Heart Will Go On. Nesta nova edição podemos ver toda a performance de Celine Dion em 1997 como nunca antes vista. Enquanto o vídeo original lançado na época era repartido entre imagens do filme e a cantora no navio num pôr do sol e debaixo de um céu estrelado, o novo clip apenas mostra Celine Dion do início ao fim cantando o tema.

domingo, maio 07, 2023

O NAUFRÁGIO DO LUSITANIA

 

 O NAUFRÁGIO DO LUSITANIA FOI HÁ 108 ANOS
O Lusitania saiu de New York no dia 1 de maio de 1915 com destino a Liverpool. No dia 6, quinta-feira o comandante foi informado de que havia submarinos alemães no seu percurso. No dia 7, sexta-feira, dia do naufrágio por volta das 14h10 o Lusitania foi atingido por um torpedo no seu lado de estibordo (lado direito do navio) pelo submarino alemão U-20. O navio possuía botes para todos os passageiros, mas como se manteve em movimento depois do choque, muitos botes não foram lançados. O Lusitania afundou em apenas 18 minutos, ou seja por volta das 14h28. Hoje questiona-se o motivo do Lusitania se ter afundado com apenas um torpedo e tão rápidamente. Alguns sobreviventes mencionam outras explosões do interior do navio que se acreditam ser desde munições a armas de guerra que escondidas seguiam a bordo. Esta tragédia ao largo de Kinsale na Irlanda, que vitimou 1198 pessoas, das 1959 a bordo, foi o motor de arranque para dois anos mais tarde os Estados Unidos da América entrarem na Primeira Grande Guerra Mundial.