sábado, agosto 31, 2024

NOVIDADES TITANICFANS AGOSTO

  

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM AGOSTO FOI ASSIM 

O Depoimento de Lawrence Beesley J“O navio levantou-se lentamente, girando sobre o seu centro de gravidade para adotar uma posição vertical!"
Os Tapetes do Titanic Após 150 anos, a fábrica de tapetes BMK-STODDARD, localizada na Inglaterra, encerrou suas atividades em Março de 2005.
Aniversário TitanicFans - Há 19 anos a manter este projecto, único em Portugal, e que venham outros mais! 19 anos de TitanicFans mas 30 de dedicação ao tema. Hoje estamos todos de parabéns!
Sabiam Que Iam Morrer Mais de um ano depois, a tragédia do submarino Titan continua a dar que falar.

sexta-feira, agosto 23, 2024

TITAN: SABIAM QUE IAM MORRER

TITAN: SABIAM QUE IAM MORRER 

Mais de um ano depois, a tragédia do submarino Titan continua a dar que falar. Um processo judicial, iniciado pela família de uma das vítimas, alega que os cinco tripulantes a bordo sabiam que iam morrer antes da implosão depois de terem percebido que algo de errado se passava com o submarino. Divulgado na internet, o documento judicial refere ainda que o dono da OceanGate Expeditions, que também morreu na expedição, ocultou intencionalmente detalhes sobre falhas e problemas do Titan. Recentemente, a família de uma das vítimas abriu um processo judicial contra a empresa norte-americana avaliado em mais de 50 milhões de dólares. Esta alega que a tripulação passou por momentos de "terror e angústia psicológica" e estava ciente de que ia morrer antes da implosão. A vítima em questão era Paul-Henri Nargeolet, um explorador francês que já tinha visitado os destroços do naufrágio mais de 30 vezes e era considerado como uma das pessoas mais experientes e bem informadas sobre a embarcação. Em 1987 fez parte de uma das primeiras expedições para visitar o Titanic, pouco tempo depois de ter sido descoberta a sua localização. Agora, a sua família acusa a OceanGate Expeditions de "homicídio por negligência" e de ter ocultado, de forma intencional, detalhes sobre falhas e problemas no submarino. “A implosão catastrófica que tirou a vida de Nargeolet deveu-se diretamente a um persistente descuido, imprudência e negligência por parte da OceanGate Expeditions", lê-se no documento referente ao processo judicial. De acordo com o documento, foram "libertados pesos" do submarino que indicam que a tripulação sabia que algo de errado estava a acontecer. No entanto, o "alerta" só foi dado 90 minutos após o início da expedição quando o Titan já se encontrava a 3500 metros de profundidade. Pouco tempo depois, o submarino perdeu contacto com a equipa que estava na superfície e terá continuado a descer após uma falha no mecanismo de segurança. “Embora a causa exata da falha nunca venha a ser determinada, os especialistas concordam que a tripulação do Titan teria percebido exatamente o que estava se estava a passar”, afirma o processo. “O senso comum dita que a tripulação estava bem ciente de que iria morrer, antes de morrer", acrescenta. Especialistas defendem que a tripulação passou por momentos de "terror e angústia psicológica" antes da implosão, estando conscientes da irreversibilidade da situação. O processo alega também que a OceanGate Expeditions e o seu fundador Richard Stockton Rush, que também morreu a bordo do Titan, foram avisados múltiplas vezes por especialistas das consequências potencialmente fatais da expedição. "[Richard Stockton] RUSH ocultou perigos dos quais estava ciente, fornecendo especificamente apenas certas informações para a tripulação e para o público em geral. A morte do falecido [Paul-Henri] Nargeolet foi um acontecimento trágico mas eminentemente evitável." O sistema eletrónico do submarino também voltou a ser duramente criticado. O aparelho era operado através de um comando, semelhante aos utilizados em consolas como PlayStation ou Xbox, com ligação Bluetooth. Citado pela Associated Press, Tony Buzbee, um dos advogados do caso, disse que um dos objetivos do processo é "obter respostas para a família sobre como aconteceu [a tragédia], quem estava envolvido e como os envolvidos puderam permitir que tal acontecesse".

Via msn.com

domingo, agosto 18, 2024

ANIVERSÁRIO TITANICFANS


19 ANOS TITANICFANS 

Há 19 anos a manter este projecto, único em Portugal, e que venham outros mais! 19 anos de TitanicFans mas 30 de dedicação ao tema. Hoje estamos todos de parabéns!

sexta-feira, agosto 09, 2024

OS TAPETES DO TITANIC

OS TAPETES DO TITANIC 
Após 150 anos, a fábrica de tapetes BMK-STODDARD, localizada na Inglaterra, encerrou suas atividades em Março de 2005. A fábrica teve início em meados de 1850. Arthur Francis Stoddard, comerciante de seda de Massachusetts tinha chegado a Glasgow, em 1844, procurando o refúgio de uma queda nos Estados Unidos. Em 1853, mudou-se para Elderslie, Renfrewshire, onde entrou o contato com um fabricante de tapete próximo de Patrickbank. A fábrica pertencia aos irmãos, John e Robert Ronald, que produziam xales e que devido à queda de produção em meados de 1850, passariam a fabricar tapetes. Entretanto, o negócio estava ruim para os irmãos Ronald e, em 1862, Stoddard adquiriu a fabrica e através de seus contatos de negócio, aumentou a produção e aprimorou onde os irmãos Ronald tinham falhado. Dentro de cinco anos, 75% da produção era exportado para os Estados Unidos. Em 1870, a companhia produzia tapetes e almofadas e Stoddard já havia patenteado um forro anti-traça. Entretanto, as altas taxas de importação obrigaram Stoddard a procurar novos mercados em Europa. Após a morte de Arthur Francis Stoddard em 1882, a direção da companhia ficou nas mãos de Charles Bine Renshaw, seu genro, e do irmão de Stoddard. Entre 1890 a 1895, a companhia estava em pleno vapor, sendo necessário uma ampliação que contava com nova iluminação elétrica e um projeto novo de processo de produção. Nos estoques, havia grandes quantidades de tapetes disponíveis e vários projetos a serem feitos. O filho de Charles Renshaw, Stephen, assumiu o controle da companhia após a Primeira Guerra Mundial. Em 1970, a companhia foi comprada por Stewart Spinners (Galashiels) Ltd, e uma década mais tarde Guthrie Corporation Ltd adquiriu terras arrendadas de Stoddard. Em 1998, a companhia passa a chamar Stoddard International Plc. Em 2004, fábrica e matrizes de tecelagem em Elderslie são fechadas. As perdas da montagem conduziram à companhia a chamar seus credores em janeiro 2005. Entretanto, o esforço de salvamento falhou e Stoddard fechou definitivamente menos de dois meses mais tarde. A fábrica de Stoddard foi responsável pelo fornecimento de tapetes a H&W, inclusive para o maior navio da época, o RMS Titanic, e foi responsável também pelo fornecimento do mesmo tipo de tapete para o filme de James Cameron em 1998.

sexta-feira, agosto 02, 2024

O DEPOIMENTO DE LAWRENCE BEESLEY

O DEPOIMENTO DE LAWRENCE BEESLEY 

“O navio levantou-se lentamente, girando sobre o seu centro de gravidade para adotar uma posição vertical! Assim que parou nessa posição, as luzes, que tinham permanecido acesas toda a noite sem falhar, apagaram-se, voltaram a acender-se por um momento e finalmente desapareceram para sempre. O Titanic estava reto como uma coluna: agora só podíamos ver a popa e uns 50 metros do casco. O navio descia pouco a pouco pata afundar definitivamente. Os gritos dos náufragos, que a princípio eram fortes, enfraqueceram lentamente até cessarem por completo.” Lawrence Beesley, nasceu em Wirksworth, em Derbyshire em 31 de dezembro de 1877, filho de Henry Beesley e Annie Maria, embarcou no Titanic como passageiro de 2ª Classe, com o bilhete número 248698. Beesley estava na sua cabine (D-56), lendo quando a colisão ocorreu, ele observou somente um balanço ligeiro. Depois de seu salvamento Beesley escreveu um livro bem sucedido, a perda do SS Titanic, contando a sua experiência. Morreu em 14 de fevereiro de 1967, com 89 anos de idade.