TITANIC 2

TITANIC 2 
Em Abril de 2012, o presidente da Blue Star Line (o RMS Titanic era da White Star Line) anunciou ao mundo a sua intenção de construir e lançar o Titanic II. O bilionário australiano Clive Palmer anunciou que pretende construir uma réplica em tamanho real do navio mais famoso de todos os tempos. Para isso, ele já teria inclusive um estaleiro chinês escolhido para abrigar a construção. Além da contratação da empresa, Palmer já contaria com uma equipe pronta para recriar com perfeição todos os detalhes dos nove andares do navio de cruzeiro, que contava com 840 quartos. Segundo informações do Daily Mail, o Titanic II vai apresentar as quatro imponentes chaminés, mas elas têm apenas fins estéticos, já que o navio deve usar diesel como combustível.
O Titanic II promete ser equipado com “tecnologias do século XXI”: além de ter garantias de que não vai afundar, ele vai trazer academias, spas e todas as comodidades que as pessoas esperam de navios de cruzeiro de luxo.
Esse é apenas o primeiro dos quatro navios de cruzeiro encomendado pelo bilionário aos construtores navais chineses do Estaleiro CSC Jinling. . O custo do projeto ainda não foi revelado. 
Posteriormente o bilionário australiano, anunciou que a construção da sua réplica moderna do RMS Titanic foi adiada, e está prevista a sua viagem inaugural em 2018. Mais recentemente, anunciou-se que os planos ambiciosos de Clive Palmer para construir uma réplica do Titanic parecem agora menos propensos a permanecerem à tona, com os trabalhadores chineses cépticos quanto ao projecto que nunca sairá do papel.
Quase 100 anos após o navio original se ter afundado, Palmer revelou planos para desenvolver uma réplica do transatlântico como homenagem ao "povo heróico" que trabalhou no primeiro navio, bem como os passageiros a bordo. O projeto continuou a ganhar impulso com um anúncio de que a Deltamarin, uma empresa mundial de arquitectos e engenharia naval, foi contratada para ajudar com o navio de passageiros.
Fundada em 1990 por um grupo de arquitetos navais e engenheiros, a Deltamarin é especializada em design, consultoria, engenharia e supervisão de projectos no conceito de desenvolvimento e estudos na área naval. Oferecem serviços nas indústrias navais e offshore em todo o mundo.
A empresa finlandesa reviu o projecto para garantir que o navio é compatível a nível de segurança, construção e regulamentos de navegação em vigor. O trabalho prestado pela Deltamarin permite ao estaleiro chinês iniciar a construção ainda este ano. Segundo Palmer, a Blue Star Line foi praticamente esmagada com os incentivos internacionais para o projeto.
"Mais de 20.000 pessoas se cadastraram no site Blue Star Line expressando interesse em receber as nossas atualizações regulares ou solicitando informações sobre como anteciparem já as suas reservas para a viagem inaugural do Titanic II", afirmou Palmer. Em um comunicado à imprensa em Junho de 2012, Palmer reafirmou a data de lançamento para 2016 e a intenção do Titanic II navegar a partir da China para a Inglaterra antes da sua viagem inaugural de passageiros por forma a refazer o seu percurso original. 
"O Titanic II vai ser regular na sua rota transatlântica entre o Reino Unido e os EUA", disse Palmer. Embora o navio seja uma réplica com as mesmas dimensões que o seu antecessor, com 840 quartos e nove decks, este será "mais eficiente", cujas mudanças incluirão um bolbo de proa para maior eficiência do combustível em navios de geração diesel e propulsores de proa para maior capacidade de manobra. Os planos do projecto Titanic II, foram desvendados em Dezembro de 2012, durante um jantar a bordo do USS Intrepid. No jantar, cuja ementa foi o menu oferecido aos passageiros do Titanic no dia em que este afundou, os convidados ficaram a conhecer os desenhos do novo navio que irá manter as mesma dimensões, os 840 camarotes, nove decks e as três classes, primeira, segunda e terceira, que existiam no original. 
Segundo o site Time and Date, o Titanic 2 começará a ser construído precisamente 99 anos depois que o seu último irmão o Gigantic (depois chamado Britannic) foi também lançado à água. Fala-se que o evento terá descendentes de passageiros e pessoas ilustres da actualidade. A Blue Star Line, detentora do novo Titanic, (a verdadeira dona do Titanic original era a White Star Line) responde a algumas questões de como será o novo Titanic levantando já alguma polémica quanto a ter o mesmo regime de classes a bordo. 
Como posso me inscrever para obter actualizações sobre o Titanic II?
Você pode se inscrever para obter actualizações regulares do Titanic II aqui.
Como posso me candidatar para um emprego trabalhando em Titanic II?
Actualmente não há vagas na Blue Star Line. Oportunidades de emprego no futuro serão anunciadas neste site.
Quando é que os bilhetes para o Titanic II vão ser disponibilizados?
Os bilhetes ainda não estão disponíveis para venda. Informações para reserva, incluindo a data da viagem inaugural e os preços dos bilhetes, quando disponíveis, serão colocados no site da Blue Star Line.
Em que portos vai parar o Titanic II durante a sua viagem?
O navio vai parar nos mesmas portos que o Titanic original, incluindo Southampton e Nova Iorque.
O Titanic II terá as três classes de passageiros como Titanic original?
Sim. O Titanic II terá as mesmas classes do Titanic original. Primeira, segunda e terceira-classe.
Este Titanic vai ter o mesmo tamanho que o Titanic de 1912?
O Titanic II vai ser idêntico ao Titanic original em comprimento mas vai ser alguns metros mais largo para proporcionar uma maior estabilidade.
Podem os passageiros de todas as classes a bordo do Titanic II usufruírem de todos os espaços do navio durante a viagem?
Esta opção está em consideração.
O Titanic II terá todos os mesmos restaurantes e salas de jantar como Titanic verdadeiro?
Prevê-se que todos os restaurantes e salas de jantar estarão representados no Titanic II.
A Blue Star Line disponibilizou pela primeira vez uma brochura sobre o que vai ser o Titanic II, e o mais interessante de tudo, que possui os direitos das seguintes denominações: RMS Olympic, RMS Titanic, HMHS Britannic, RMS Gigantic, Titanic II e Titanic III. Este é o link da brochura: http://publ.com/mNahlZu. Podemos verificar que os interiores serão idênticos, desde o salão de fumadores, aos banhos turcos e ao verandah café. 
Já se encontra disponível na mesma brochura o formulário para quem quiser se inscrever num emprego a bordo do luxuoso navio. Aqui ficam as imagens do futuro Titanic e apelo para a vossa atenção para o pormenor do projeto com alterações a vermelho a fazer lembrar o pequeno livro de notas de Thomas Andrews quando fez as modificações para o Titanic dizendo: "Não fizemos o projeto duas vezes. Fizemos o projeto do protótipo, que é o Olympic. E nesse projecto fizemos as alterações que queríamos introduzir no Titanic com uma caneta vermelha grossa." 
Interessante também de relembrar que na época, a White Star Line criou os três super-navios para concorrer com a rival Cunard, não apostaram na velocidade como a sua concorrente, mas no tamanho e numa travessia calma e luxuosa. 
Hoje, cem anos depois, a Cunard tem tamanho e luxo e calmaria, mas a Blue Star Line, vai criar estes super-navios concorrendo directamente com a sua rival, desta vez apostando na velocidade e no luxo deixando de lado o tamanho para se manter fiel aos navios originais. É como se a História se quisesse repetir de algum modo. Quem sabe o que veremos no decorrer do século? Espero que nenhum naufrágio, nem a fusão da Blue Star Line com a Cunard como aconteceu com a White Star Line. 
Em Janeiro de 1998, o milionário Sarel Gous, um empresário sul-africano, fundou uma nova empresa de seu nome, RMS Titanic Shipping Holdings, cujo único objectivo anunciado era construir uma réplica em tamanho real do Titanic. Instantaneamente, como acontece com a maioria das coisas relacionadas ao Titanic, a notícia correu o mundo e este vídeo saiu como uma bomba pelo Discovery Channel. Dois meses depois, Gous anunciou que conseguiu adquirir os planos da Harland and Wolff em Belfast: o que Gous se esqueceu de dizer foi que qualquer pessoa pode comprá-los, pois os planos são um dos tops de vendas dos estaleiros irlandeses construtores do malogrado navio. Algo bastante embaraçoso para este milionário. Como se ainda não bastasse, estes planos seriam praticamente inúteis em termos de segurança e técnicas de construção modernas, para desespero de Gous.
Contundo, o anúncio seguinte foi ainda mais estranho: Sarel Gous disse à imprensa mundial que a sua réplica do Titanic começaria a ser construida em Julho de 1998, apenas seis meses após a criação da empresa, e apenas quatro meses desde a aquisição dos planos. No entanto, até hoje, nenhum navio jamais foi concebido, muito menos construído. O projecto de Sarel Gous afundou-se e nunca mais se voltou a falar do assunto
Mas o que pouca gente sabe é que o Titanic de 1912, seria na verdade um Titanic 2! O primeiro Titanic nasceu em 1888! Não, não se trata do Titan, a profecia de Morgan Robertson de 1898 bastante idêntica ao Titanic, nem do navio Titanian que por pouco ia tendo o mesmo destino fatídico do navio de 1912 quando numa noite de Abril de 1935 o vigia avistou um iceberg na escuridão e o evitou a tempo. 
Este navio foi chamado de Titanic e nasceu também em Belfast mas em 1888, e fez a sua viagem inaugural em 4 de Maio desse ano até Glasgow. 
Mas a sua história também é de desastres, em 1895 sofreu danos devido a um incêndio quando ia de Caliberian a Boston, a situação repetiu-se um ano depois quando estava aportado em Philadelphia. Mais danos se deram em 1898 nas hélices e sua popa, dois anos depois foi a vez da proa, em 1900. Estávamos em 1903 quando o Titanic foi rebaptizado de Luís Alberto, em 1915 mudou o nome para Dom Alberto, permanecendo sem mais sobressaltos ou acidentes até ser desmontado em 1928. 
Quanto ao tema "Titanic 2", muitas coisas se podem encontrar a esse respeito. Em Agosto de 2010 saiu um novo filme produzido directamente para DVD chamado Titanic 2! Com roteiro e direcção de Shane Van Dyke, os actores Bruce Davison (o senador Kelly de X-Men) e Brooke Burns (Baywatch) estrelaram o novo lançamento da produtora Asylum (detentora de clássicos modernos do cinema B como Mega Piranha e Snakes on a Train).
Na trama, um luxuoso transatlântico é desafortunadamente baptizado Titanic 2 em homenagem ao centenário do naufrágio do navio irlandês. A reviravolta, desta vez, é o iceberg, movido por um tsunami, que vai ao encontro do barco. Em 2006 um famoso vídeo do youtube demonstrava Jack Dawson congelado e recuperado ao fim de mais de 90 anos. Depois de reanimado, Jack vê-se num mundo completamente novo e em desespero à procura de Rose que já falecera. Podem assistir ao mesmo clicando aqui. Esse filme é fácilmente desmistificado com imagens claras de outros filmes protagonizados por Leonardo DiCaprio. Outro filme apelidado de forma errada como Titanic 2 foi anunciado pela estação de televisão brasileira SBT. 
O filme concebido em 1996 com poucos gastos foi feito apenas para passar na televisão e conta com Catherine Zeta-Jones no principal papel. Na verdade este filme nunca poderia ser o sucessor de Titanic de James Cameron porque foi produzido e entrou no mercado antes do filme mais famoso do cinema. Uma ideia infeliz da estação de televisão contra a guerra de audiências... A SBT talvez movida por motivos de marketing assim o entitulou, dizendo até que se trata daquilo que não vimos em Titanic 1 numa super produção. Mesmo apesar das evidências,  muitos acreditaram nessa ideia mas na verdade não existe nenhuma numeração do filme Titanic de Cameron porque nunca houve nenhuma sequela. Só nos falta agora nomearem de Titanic 2 a versão 3D de Cameron.

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