segunda-feira, dezembro 31, 2007

DE BESTIAL A BESTA
O TitanicFans já em várias edições e comentários debruçou-se sobre um estigma que tem acompanhado o filme Titanic: de melhor filme de todos os tempos a pior filme de sempre. Este estigma (como gosto de lhe chamar) foi votado pelos próprios que assistiram ao filme e fizeram filas nas entradas de cinema e depois nas videotecas por todo o mundo para comprar o VHS. Hoje é quase pecado dizer-se que se gosta de Titanic, mas durante todo o ano de 1998 era como que vergonhoso dizer-se que não se viu o filme ou que o se achou péssimo. O blog alusivo à revista Premiére de nome Deuxieme publicou um post sobre o assunto que vale a pena ler bem como navegar um pouco por todo o blog que é muito interessante para os amantes do cinema.

sábado, dezembro 22, 2007

O 12º BEIJO
O beijo de Jack e Rose foi votado pelo blog alusivo à Premiére de nome Deuxieme como um dos 20 Beijos Inesquecíveis do Cinema! O beijo de Jack e Rose no solarengo dia de Domingo 14 de Abril de 1912 ficou em 12º lugar do top. Entre outros beijos do top constam filmes como Rocky, E Tudo O Vento Levou, Spider Man, Brokeback Mountain beijo entre Ennis del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal), e até o beijo de Roger Rabbit e Eddie Valiant no filme Who Framed Roger Rabbit, o primeiro lugar ficou para From Here to Eternity de 1953 beijo na praia entre Karen Holmes (Deborah Kerr) e Sgt. Milton Warden (Burt Lancaster).

sábado, dezembro 15, 2007

BARBIE ROSE
Para a comemoração dos dez anos do filme Titanic, foi lançada uma boneca Barbie Rose no mercado que promete fazer as delícias dos mais pequenos, alguns ainda nem eram nascidos quando o filme foi lançado. Este tipo de brinquedo já não é novo para os conhecedores de Titanic, uma vez que há dois anos já uma vasta gama de bonecos iguais às personagens do filme foi lançada para venda. É caso para perguntar, que mais virá a seguir?

sábado, dezembro 08, 2007

CAPITÃO SOBREVIVE AO TITANIC
Muitas histórias se contaram sobre o fim do Comandante Smith. Um sobrevivente disse que ele se suicidara com um tiro na cabeça antes do navio ir ao fundo, outro disse que o viu na ponte de comando antes do fim, mas alguém que passou por lá pouco depois diz não ter visto ninguém na ponte, teve também quem dissesse que ele retirou um bebé das águas o colocou em um bote e se afastou, outros que o viram perto do bote virado B mas que nem sequer tentou subir para cima, apenas disse «Bons rapazes. Amigos.» e se afastou. Por último teve quem dissesse que ele sobreviveu! O jornal New York Times de Domingo 21 de Julho de 1912 assim o relatava. Segundo um comandante de Baltimore de nome Peter Pryal, um dos mais velhos homens da Marinha de Baltimore na época e bem conhecido no meio, que chegou a viajar com o comandante Smith, quando Smith era o comandante do navio Majestic, começou um depoimento ao dizer que viu e falou com o capitão Smith nas Ruas de St. Paul em Baltimore no dia anterior, sábado 20 de Julho de 1912. Ele declarou que se aproximou do capitão e perguntou-lhe: "Capitão Smith, como está?" Entretanto, e de acordo com Pryal o homem respondeu-lhe: "Muito bem, Pryal, mas por favor não me atrase, estou ocupado." Pryal disse que seguiu o homem, que o viu comprar um bilhete que seria de destino a Washington, e assim que ele passou o portão da estação de trem, ele olhou para trás, reconheceu Pryal e acrescentou: "Continue sendo um bom comandante de navios, até uma próxima." Segundo o Capitão Pryal: "Não há qualquer possibilidade de me ter enganado. Conheço o capitão Smith muito bem. Reconhece-lo-ia mesmo sem a sua barba. Acredito piamente que ele se salvou e que de alguma forma misteriosa chegou a este país. Estou disposto a jurar pelo meu depoimento. Muitas pessoas talvez pensem que estou louco, mas contei ao Dr. Warfield sobre o ocorrido e ele irá confirmar a minha sanidade." Nessa mesma noite o Dr. Warfield confirmou a sanidade perfeita do seu paciente. O capitão Pryal manteve-se no activo e continuou a ser membro permanente da igreja local.

sábado, dezembro 01, 2007

MORRE SOBREVIVENTE DO TITANIC
Barbara West era juntamente com Milvina Dean, após a morte de Lillian Asplund em Maio de 2006, uma das últimas sobreviventes do Titanic. Nasceu em 24 de Maio de 1911 e faleceu no passado dia 16 de Outubro de 2007. Barbara West era passageira de segunda-classe juntamente com sua irmã Constance, seu pai Edwy e sua mãe Ada. Barbara sobreviveu com sua irmã e sua mãe no bote 10, e retornaram a Inglaterra no navio Celtic, seu pai morreu no Titanic. Barbara sempre se recusou toda a vida a falar do assunto do Titanic, encontrava-se incapacitada e a precisar de cuidados médicos. Apesar de ter falecido no dia 16 de Outubro só foi sepultada no dia 5 de Novembro na Catedral de Truro onde prestou serviços.

sábado, novembro 17, 2007

TERRA NOSTRA
Quando na segunda metade de 1999 foi lançada a novela Terra Nostra na estação de televisão brasileira Rede Globo foi inevitável a comparação feita entre Giuliana e Matteo com Rose e Jack. Terra Nostra foi a novela mais cara já produzida. Só o primeiro capítulo, rodado na Inglaterra, com 300 figurantes, custou 1 milhão de reais. Cada um dos capítulos seguintes custou cerca de 100.000 reais. "Não tive a intenção de fazer nada parecido com o filme", diz o novelista Benedito Ruy Barbosa. "Talvez alguns ângulos usados pelo diretor possam lembrá-lo." A novela veio num momento crucial, uma golfada de ar fresco para o horário das 8h que vinha a perder e a oscilar nas audiências entre os 35 e os 45 pontos com Suave Veneno, considerada o maior fiasco do horário nos últimos anos. Esse romance tem início em 1896, quando dois imigrantes italianos, vividos por Ana Paula Arosio e Thiago Lacerda, embarcam em direção ao Brasil com uma leva de compatriotas. Chegando ao Porto de Santos, eles se perdem no meio da multidão e só vão reencontrar-se muito depois. Teve ao todo 221 capitulos, exibidos entre 20 de Setembro de 1999 e 3 de Junho de 2000. Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim.

sábado, novembro 10, 2007

CASTING TITANIC
Hoje todos achamos que Kate Winslet e Leonardo DiCaprio ficaram perfeitos e foram escolhidos a dedo para interpretarem os papéis de Jack e Rose, mas e se Jack não fosse o Leonardo DiCaprio? Ou Caledon Hockley tivesse sido feito por outro actor de cinema? Aqui ficam alguns dos famosos que foram colocados como hipótese para os principais papéis do filme de Cameron.
Os estúdios Paramount queriam Matthew McConaughey (à esquerda) para Jack, mas Cameron insistiu em Leonardo DiCaprio. Christian Bale (à direita) audicionou também para o papel de Jack Dawson mas Cameron não queria dois actores britânicos interpretando os papéis principais que seriam de dois americanos.

Macaulay Culkin foi considerado para o papel de Jack Dawson e Gwyneth Paltrow foi cotada para o papel de Rose.





Rob Lowe foi considerado para o papel de Cal Hockley.
Jornais britânicos noticiaram que Michael Caine recusou um papel.



Reba McEntire (lado esquerdo) foi convidada e aceitou fazer o papel de Molly Brown, que ficou com Kathy Bates, mas devido a problemas de conflito de horário posteriores teve que desistir deste projeto. Dolores O'Riordan (à direita) foi chamada para atuar no filme mas desistiu devido o nascimento de seu filho.
O papel de Rose, mais velha, foi oferecido a Fay Wray (lado direito) que recusou o convite alegando que fazer Titanic seria uma experiência de tortura levando em conta a tragédia e as dificuldades que teria com as gravações. Cameron desejou para o papel de velha Rose a artista Beatrice Wood em quem se inspirou para fazer a personagem, mas a idade avançada não lhe permitiu aceitar o papel, faleceu em 1998 aos 105 anos.

quinta-feira, novembro 01, 2007

DVD 10 ANOS
É lançado no mercado uma das novidades de Novembro, já no próximo dia 20 o dvd de comemoração do décimo aniversário do filme Titanic de James Cameron. Apesar de no quarto trimestre de 2005 terem sido lançadas duas novas edições de Titanic, uma de dois e outra de quatro discos, recheadas de extras que deliciaram os fãs, esta nova edição não trás nada de novo ao filme, apenas o filme em dois discos. Infelizmente a Paramount antecipou-se tanto em 2005 com a edição especial, que agora no aniversário do aclamado "maior filme de todos os tempos" não tem nada de novo para apresentar ao público. De qualquer forma os fãs agradecem.

domingo, outubro 28, 2007

NOVELA MEXICANA TITANIC
Fontes na Internet falam num projecto da estação de tv mexicana Televisa para a realização de uma novela de nome Titanic, segundo o site Titanic News os fãs da Televisa ficaram surpreendidos com a apresentação das novelas a serem exibidas e produzidas no segundo semestre de 2007 e inícios de 2008. Das novidades constaria a novela Titanic baseada no enredo do filme, onde a Televisa não pouparia a esforços monetários para a sua realização. A produtora da novela será Carla Estrada e deverá ser exibida no final de 2009. O TitanicFans pesquisou no site Televisa e não encontrou vestígios da novela. Num comentário de Jesse Kupfer do site SEQUELA ao blog de José Alencar TITANIC MOMENTOS: "Novela do Titanic? Tinha que ser coisa do Chaves mesmo!"

domingo, outubro 21, 2007

PERGUNTAS RESPONDIDAS

SET DEMOLIDO
A pedido de Weslley Paiva que gostaria de saber informações sobre o cenário do navio propositadamente construído para o filme, o Titanicfans pesquisou e publicou, faça as suas perguntas também.
Amigo Titânico Weslley, em 1996 quando arrancaram as gravações de Titanic, foi construído o maior cenário para um filme em toda a História do Cinema. A maquete gigantesca do navio era apenas 10% mais pequena que o navio original, mas todos os pormenores exteriores estavam exactamente iguais ao original, por dentro, era uma teia de andaimes, mas algumas partes do navio original no interior também foram construídas dentro do mesmo modelo (outros cenários dos salões foram construidos fora do set). Após as gravações, o gigantesco set foi votado ao abandono, meio submerso, consumido pelas algas e musgo do mar. Algum tempo depois, James Cameron, em entrevista ao site Titanic - O Filme, disse: "Não o chama-mos modelo, mas sim set (+ ou - cenário). O mesmo era feito à escala 1:1 mas não se tratava do navio completo. Houve uma secção que não construímos que faz com que não tenha o comprimento completo. E este set de tamanho real já foi demolido, não existe mais... Foi deitado abaixo para dar espaço ao último filme de James Bond, que usou o nosso estúdio no México. Bond destruiu o Titanic o verão passado e nós destruímos Bond este ano."
A parte citada por James Cameron foi retirada da página Titanic: O filme, e traduzida por José Pedro Dias, o autor.

domingo, setembro 16, 2007

TITANIC POR DE TRÁS DAS CAMERAS

TITANIC POR DE TRÁS DAS CAMERAS

parte 3 de 5

Terceira parte do filme Titanic por de trás das cameras...

segunda-feira, setembro 10, 2007

TITANIC POR DE TRÁS DAS CAMERAS

TITANIC POR DE TRÁS DAS CENAS

parte 2 de 5

A continuação das gravações do filme que fascina o mundo há dez anos!

sábado, setembro 01, 2007

TITANIC POR DE TRÁS DAS CAMERAS

TITANIC POR DE TRÁS DAS CENAS

parte 1 de 5

Inicia-se em Setembro como tem sido habitual, uma nova sequência de vídeos, desta vez sobre como foram feitas as cenas do filme Titanic. Vale a pena ver por de trás das cameras...

sábado, agosto 18, 2007

TITANICFANS 2 ANOS
Dois anos de blog com muitas novidades por apresentar em breve...

domingo, julho 01, 2007

O CHOQUE
O gigantesco iceberg, quase todo submerso, cruza o caminho do Titanic, que é abalroado de lado. O gelo arranha as placas de aço do casco, 6 metros abaixo da linha de flutuação,e arranca os rebites que as prendiam umas às outras. O deslocamento das placas permitiu que a água invadisse os compartimentos estanques, vitais para a boa flutuabilidade do navio.

domingo, junho 17, 2007

JAMES CAMERON
"Doutor Honoris Causa"
O realizador de "Titanic", James Cameron, foi distinguido com o título de “Doutor Honoris Causa”, em 30 de Julho de 2004, pela Universidade de Southampton, no sul da Inglaterra, pela “sua inesgotável contribuição à ciência e arqueologia marítimas”.
O realizador canadiano, que obteve 11 Oscar pelo filme TITANIC e pouco depois rodou vários documentários sobre a tragédia do Titanic, disse estar “orgulhoso”, uma vez que a casa de estudos que o distinguiu é “muito respeitada pela sua área de ciência marinha”.

sábado, junho 09, 2007

HERBERT WALTER McELROY
McElroy nascera na Irlanda, no seio de uma família católica. Tinha ombros largos, era alto e um pouco mais jovem do que o capitão Smith. McElroy segui a mesma carreira de seu pai e quando embarcou no Titanic, já trabalhava há treze anos na White Star Line como oficial da Marinha Mercante.

McElroy era o oficial de bordo responsável pela administração e pelo abastecimento do Titanic. Era auxiliado por dois funcionários, cuja tarefa era cuidar da conservação dos documentos e dos valores depositados no cofre do navio, além é claro reunir uma grande quantidade de documentos administrativos e manter os registros atualizados. Em 6 de abril, McElroy passara a controlar pessoalmente o complexo abastecimento do Titanic.

sábado, junho 02, 2007

ESTALEIRO RESTAURADO
O estaleiro onde foi construído o lendário transatlântico Titanic, no “QUEEN´S ISLAND” de Belfast, será reformado, como parte de um gigantesco projeto arquitetônico. Segundo o jornal inglês “THE DAILY TELEGRAPH”, o estaleiro, situado no “TITANIC QUARTER” da capital norte-irlandesa, será restaurado e a região, transformada em um novo "bairro marítimo", com casas de luxo, escritórios e espaço para o turismo.
De acordo com o informe, o plano de remodelação criará cerca de vinte mil postos de trabalho na Irlanda do Norte nos próximos 15 anos, período que demorará a modificação do lugar. A réplica do estaleiro onde foi construído o Titanic será finalizada em 2012 e homenageará o navio, que afundou em 1912, no Atlântico Norte, causando a morte de 1.503 passageiros.
Nota: Foto rara do Titanic e do Olympic em fila, um seguido do outro.

sábado, maio 26, 2007

OS SEGREDOS DO TITANIC (Secrets of the Titanic)

PARTICIPE DE UMA AVENTURA ESPETACULAR.
ELA COMEÇA AQUI MESMO...
Este é um home vídeo exclusivo da NATIONALGEOGRAPHIC, que apresenta uma das mais célebres expedições ao fundo do mar deste século. Você verá cenas inéditas, nunca imaginadas. Após anos de pesquisas e explorações o Dr. Robert Ballard do Instituto Oceanográfico Woods Hole e sua equipe desceram a mais de 4.000 metros abaixo da superfície gelada do Atlântico Norte, onde majestosamente repousa, junto com seus mistérios, o R.M.S. Titanic. Utilizando um complexo de câmaras de vídeo com controle remoto e com o auxílio do robô "Jason", a equipe do Dr. Ballard tornou-se a primeira a revelar os segredos que foram guardados durante mais de 70 anos.
Agora, todas as emoções desta magnífica exploração submarina estão ao seu alcance. Ganhador do certificado de "Vídeo de Platina" da RIAA - Recording Industry Association of America. Este filme bateu o recorde de audiência em TV a cabo nos Estados Unidos. Venha participar desta fascinante aventura.

Versão Brasileira Vídeo Arte do Brasil.
Duração aproximada: 60 minutos.
© 1986 NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY

sábado, maio 19, 2007

NÃO ERAM OS NÚMEROS QUE ESPERAVAM
Uma tripulação de 992 pessoas podia conduzir 2.435 passageiros através do oceano. A distribuição da capacidade efetiva do Titanic era a seguinte: 735 passageiros na primeira classe, 674 na segunda e 1.026 na terceira.
Inexplicavelmente, na véspera da primeira viagem de 10 de abril de 1912, as reservas tinham atingido pouco mais da metade dos lugares disponíveis, cerca de 54 %. Não eram os números que esperavam os organizadores de semelhante acontecimento.
Desde o início da construção do navio, a White Star Line tinha lançado uma campanha na imprensa para dar o máximo de destaque a seu novo navio-estrela e para atrair o maior número de passageiros possível, principalmente os das classes superiores. Em contrapartida, apesar da magnificência do barco, do luxo das decorações e do excesso de comodidades, os clientes não correram às agências para fazer a reserva dos camarotes. A essa altura foi lançada uma campanha de emergência, em função da qual os responsáveis pelos contatos com os clientes precisaram fazer o trabalho de convencimento de muitos passageiros que tinham feito reservas em outros navios da mesma companhia de navegação a se transferirem para o Titanic, pois partiriam antes. Esta manobra foi indiretamente favorecida pela greve de carvão, que forçou mais de um barco a amarrar, cancelando as viagens programadas por falta de combustível.
Nesta situação, enchiam-se os porões do Titanic com o carvão de outros barcos da IMM e ao mesmo tempo garantiam os camarotes deste transatlântico aos passageiros que deveriam ter partido em outros navios.
Foi uma manobra para remediar parte da situação que se criara, pois alguns passageiros estavam inconformados com o que acontecera. A passagem de primeira classe de outro barco não era suficiente para conseguir um lugar semelhante no Titanic, no entanto lhes era garantido um camarote de segunda classe. A todos os passageiros estava claro que o luxo e o conforto do novo transatlântico eram muito superiores aos que teriam em outros navios menores, nos quais haviam feito reserva.
No entanto, não teriam o orgulho de viajar em primeira classe. Pode parecer um detalhe pouco importante, todavia, para algumas pessoas a possibilidade de fazer parte do mundinho mais exclusivo de um transatlântico constituía uma meta à qual não podiam renunciar.
Na saída, os oficiais e os garçons tinham a função de acompanhar os passageiros até seus camarotes. Aos marinheiros cabia a tarefa de distribuir os equipamentos acumulados no convés em cada embarque.

quarta-feira, maio 16, 2007

O PRIMEIRO TITANIC
O primeiro Titanic nasceu em 1888! Não, não falo do Titan, a profecia de Morgan Robertson, nem no navio Titanian que por pouco ia tendo o mesmo destino fatídico do malogrado navio de 1912. Este Titanic nasceu em Belfast em 1888, fez a sua viagem inaugural em 4 de Maio desse ano até Glasgow. Mas a sua história também é de desastres, em 1895 sofreu danos devido a um incêndio quando ia de Caliberian a Boston, a situação repetiu-se um ano depois quando estava aportado em Philadelphia. Mais danos se deram em 1898 nas hélices e sua popa, dois anos depois foi a vez da proa, em 1900. Estávamos em 1903 quando o Titanic foi rebaptizado de Luís Alberto, em 1915 mudou o nome para Dom Alberto, permanecendo sem mais sobressaltos ou acidentes até ser desmontado em 1928.
Pode ser achado no site Encyclopedia Titanica.

terça-feira, maio 01, 2007

Destroços do "Titanic" Foram Vandalizados por Turistas.


Por Tânia Cova

Quinta-feira, 18 de Novembro de 2004

"Adoraríamos que lá fossem, mas sem lhe tocar." Esta é a opinião de Robert Ballard, o explorador marinho que em 1985 descobriu os destroços do famoso navio "Titanic", face às constantes visitas turísticas e profanações que vêm destruindo os restos do navio nas últimas duas décadas. Na sua primeira visita, em 1985, Ballard homenageou as vítimas do naufrágio com "uma placa para recordar todos os que perderam a vida naquela trágica noite". Agora, revisitando o local, para ajudar a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica na análise da deterioração do navio, e o National Geographic, onde é explorador residente, Ballard afirma que o destroço parece ter sido "profanado por caçadores de sepulturas". No passado mês de Junho, Ballard regressou ao navio, pela primeira vez desde a sua descoberta, e ficou surpreendido com o estado de degradação do navio. "Vimos sinais de numerosos casos de submarinos que atracaram no convés, fazendo enormes buracos", cerca de 6000 artefactos foram retirados e "não há nada mais para recolher do 'Titanic'", conta Ballard. Ballard lamenta que não sejam criadas condições para a preservação dos navios - "o fundo do mar constitui o maior museu da Terra", salienta. O facto de os submersíveis continuarem a "aterrar" no convés do luxuoso paquete é como "visitar o Louvre com um 'bulldozer'". O explorador da National Geographic estima que mais de um milhão de navios estejam submersos, tal como o "Titanic", e eles são uma importante fonte de informação sobre a nossa história. Desde o embate com um icebergue, na viagem inaugural entre Southampton, Inglaterra, e Nova Iorque, na fria noite de 14 de Abril de 1912, o "Titanic", pousado no fundo do mar a cerca de 3750 metros de profundidade, constitui uma das maiores curiosidades marítimas. Actualmente protegido por uma nova legislação, aprovada em Inglaterra em 2003 e nos Estados Unidos em 2004, o navio "que nada nem ninguém podia afundar" foi classificado como "memorial marítimo internacional" e vê estabelecidas regras às expedições. Espera-se que a França e o Canadá, dois países também associados ao "Titanic", ratifiquem o tratado. Para o explorador, "a nova tecnologia pode transformar o 'Titanic' num museu virtual", evitando que as companhias de submersíveis e os seus clientes destruam os restos do famoso navio. Através de uma ligação à Internet, as pessoas podem aceder ao 'Titanic', podem explorar o interior e ao mesmo tempo manter intactas as sepulturas dos 1503 passageiros vítimas da natureza e do erro humano. Embora não passe de uma ideia, Ballard admite a sua fácil execução: "Se conseguimos enviar sondas para Marte e colocar um homem na Lua, aceder ao 'Titanic' em tempo real não é grande coisa."

sexta-feira, abril 20, 2007

SOBREVIVENTES

Neste mês de Abril comemorou-se o 95º aniversário do naufrágio do Titanic onde 1496 pessoas morreram e 712 sobreviveram. Hoje em dia ainda podemos contar com duas sobreviventes da tragédia. Millvina Dean e Barbara West.
Millvina Dean (na esquerda) tem tantos anos quanto o naufrágio e é a sobrevivente mais famosa do Titanic, ela aparece em entrevistas, em eventos relacionados com o navio. Neste momento reside em New Forest na Inglaterra em casa de familiares, numa visita recente ela se encontrava muito viva e activa mas já não é capaz de caminhar.
Barbara West é um ano mais velha, vive na Cornualha da Inglaterra, sempre foi a mais recatada recusando-se a falar do Titanic alegando que "nada mais há a fazer pelos interesses daqueles que estiveram no Titanic", poucas foram as excepções para falar sobre o navio. Hoje encontra-se incapacitada e precisa de cuidados médicos.

domingo, abril 15, 2007

A NOITE FATÍDICA


COMO O TITANIC AFUNDOU

Homenagem aos 2208 passageiros do Titanic naquela noite fatídica de há 95 anos em 15 de Abril de 1912...

sexta-feira, março 16, 2007

sábado, março 03, 2007

PARÓDIA AO TITANIC I

Recordo-me destes episódios em 1998 lançados pela BBC e os quais tive a sorte de gravar em VHS, mesmo que não entendam inglês vale a pena ver.

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

SERÁ DESTA?
No próximo dia 25 de Fevereiro iremos assistir a mais uma noite de Oscar, o mais famoso e cobiçado troféu do mundo do cinema entregue anualmente em cerimônia no Teatro Kodak, na cidade de Los Angeles aos que mais se destacaram no ano anterior no grande ecrã. Leonardo DiCaprio enfrenta a terceira nomeação para Óscar de melhor actor no filme Diamante de Sangue. DiCaprio deu os primeiros passos nos grandes ecrãs ao lado de Robert De Niro, em 1993, no filme This Boy's Life. O estrelato chegou quatro anos depois com o êxito de «Titanic». Desde então, Leonardo DiCaprio tem tentado afastar-se da imagem de menino bonito de Hollywood e o amadurecimento profissional trouxe-lhe o reconhecimento depois dos 30 anos. Na minha opinião pessoal já será um prémio bem merecido, pois trata-se de um actor que tem evoluido a cada filme que protagoniza. Creio que todos os titanicos apoiam a sua vitória.

sábado, fevereiro 10, 2007

Ghosts of the Abyss


FANTASMAS DO ABISMO

Acompanhado pelo seu amigo Bill Paxton (Titanic) e por uma equipa composta pelos mais destacados especialistas históricos e marítimos, o realizador James Cameron regressa à sua fonte de maior inspiração - o lendário local onde se afundou o Titanic. Durante esta viagem, iremos explorar o navio inteiro, convés a convés, quarto a quarto, desvendando mistérios que permaneceram escondidos durante quase um século. Robôs submarinos revolucionários foram desenhados e construídos unicamente com o propósito de permitir aos exploradores penetrar bem fundo nos destroços do que foi outrora o maior barco do mundo e trazer de volta à superfície imagens surreais e inquietantes.Recheado de imagens nunca antes vistas, entrevistas reveladoras e inovadores bónus, este acontecimento cinematográfico sem precedentes é um complemento obrigatório para todos os que fizeram de Titanic o maior sucesso do cinema de todos os tempos.

domingo, fevereiro 04, 2007

VIDEOCLIP AO TITANIC

Peter Schilling - Terra Titanic (Bananas) 1984, poucos sabem da existência desta música, vale a pena ouvir, ainda não se sabia a localização exacta do malogrado navio.

domingo, janeiro 14, 2007

VESTUÁRIO NO TITANIC 3
Thomas Andrews no desenho. Ele juntamente com Pirrie e Alexander Carlisle foram os desenhistas do navio. Após Carlisle ter abandonado os projectos por causa do número de botes, Thomas Andrews tomou o cargo de projectista. Ele conhecia cada detalhe dos navios como se fossem seus filhos, e em toda a viagem do Titanic ele não dispensou o seu caderno de apontamentos com o que queria melhorar quando o navio retornasse. A perda deste homem foi desastrosa, se tivesse sobrevivido poderia ter dado informações preciosas de como o navio afundou e também desmistificar alguns mistérios de hoje dos últimos momentos do malogrado Titanic. Andrews foi visto pela última vez no salão de fumo da primeira-classe completamente petrificado, o colete salva-vidas sobre uma cadeira, olhando em direcção ao quadro "A Chegada ao Novo Mundo". Duas pessoas assim o viram nesse estado, e ali terá ficado até ao fim. Deixou mulher e uma filha ainda bebé que não estavam a bordo.

domingo, janeiro 07, 2007

VESTUÁRIO NO TITANIC 2
Fato (palitó) de Bruce Ismay, vestuário típico usado pelo homem moderno de 1912. Ismay viajava sózinho no Titanic, resolveu fazer a viagem sem nenhum motivo, apenas por gosto, a esposa e filha ficaram na Inglaterra, levava consigo o empregado Richard Fry e o secretário William Henry Harrison, e mais um empregado Ernest Freeman que, ao contrário dos outros, foi registado como tripulante. Ismay ocupou um camarote no deque D, mas logo no inicio da viagem mudou-se para a suite B-52-54-56 (a mesma suite que Cameron atribui a Rose e seus acompanhantes), a mais luxuosa. Esta suite estava desocupada porque J. P. Morgan cancelou a sua passagem. Ismay sobreviveu no bote C, uns dizem que foi covardia, outros puro heroísmo. O que é certo é que ficou muito transtornado com a tragédia e no ano seguinte reformou-se da White Star Line, fez donativos para o fundo monetário das noivas que perdiam seus marinheiros em naufrágios e à Marinha Mercante pelo seu prestigio na Primeira Grande Guerra. Faleceu de trombose cerebral a 17 de Outubro de 1937 com 75 anos na sua casa da Irlanda.

sexta-feira, janeiro 05, 2007

REPRISE (11-01-2006)

VESTUÁRIO NO TITANIC
Este é o desenho do vestuário de Molly Brown na chegada ao Titanic no porto de Cherbourg. Molly Brown já aqui foi descrita como uma heroína. Óbvio que não se sabe ao certo que roupas ela usou a bordo, mas o seu guarda-roupa era muito elegante. Acredito que se esta mulher fabulosa tivesse embarcado noutro bote (como o número 14) em vez do bote 6, ela teria pressuadido melhor o oficial Lowe que também era da mesma opinião que ela e tivessem partido mais cedo ao encontro das vítimas podendo ter salvo mais algumas.
Nota: Este post foi rebuscado para recomeçar a sequência de mais novos desenhos do vestuário no Titanic.

segunda-feira, janeiro 01, 2007

TITANICFANS 2007
POST 300
Começa hoje uma nova etapa na maioria do mundo, um novo ano começou. Este é o post 300, o TitanicFans promete novidades para 2007 e alguns post terão um Reprise para relembrar alguns momentos aqui passados, novos vídeos, entre tantas outras coisas que já nos habituamos a ter aqui.
Ao conversar com várias pessoas do meu meio cheguei à conclusão que na sua maioria todos sentiram o mesmo, 2007, será um ano calmo, de paz, de esperança, ou algo que se vai iniciar, uma nova oportunidade para todos se poderem corrigir, retomarem suas vidas de forma melhor e proveitosa. Façamos todos por isso.