domingo, dezembro 31, 2006

FELIZ ANO NOVO 2007
O TitanicFans deseja a todos os seus visitantes, colaboradores e amigos, um Bom Ano Novo de 2007, que o novo ano seja melhor que este último de 2006, e que tudo o que desejarem de bom se realize.

sexta-feira, dezembro 29, 2006

SALVEM O TITANIC
As expedições efectuadas ao Titanic desde 1985, ano em que foram descobertos os seus destroços, têm vindo a degradar de forma acelerada o navio. Prevê-se que dentro de poucos anos já nada restará dele. Mas nem só as expedições ciêntificas deteoram o RMS Titanic, o Keldysh, aproveitando a fama do filme de James Cameron, depois da pirataria de uma caça ao tesouro no Titanic, faz agora excursões turisticas para quem quiser visitar o malogrado navio. Na sua maioria são idosos e fanáticos pelo naufrágio que a troco de alguns milhões de dólares, têm até direito a largar no oceano uma réplica do diamante usado por Rose. Não nos deveríamos esquecer que 1500 pessoas encontraram naquele local o seu repouso eterno, é um lugar silencioso, sem vida, apropriado para essas almas descansarem. É necessário fazer algo para preservar essa sepultura.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

TITANIC E BRITANNIC
Estas duas fotos foram tiradas dos dois filmes Titanic e Britannic, em ambas as cenas vemos os dois navios de proa cortando o mar, vista a cena em Britannic a associação com o filme de Cameron é quase imediata!

segunda-feira, dezembro 25, 2006

FELIZ NATAL A TODOS OS TITANICFANS
O TitanicFans deseja a todos os titanico-maníacos e fãs, um Santo Natal em Paz e com muitos presentes titanicos! Infelizmente o Natal tem sido uma época cada vez mais de consumismo do que da verdadeira mensagem que ele tem, infelizmente também essa mensagem só é passada apenas nesta breve época anual, ficando os outros mais de 300 dias do ano com menos paz, menos alegria e menos amor. Para relembrar o Natal, fica aqui a história do marinheiro Jones e da sua amizade com a Condessa de Rothes. Jones era marinheiro de convés, tinha 32 anos, o capitão ordenou que ele ficasse com o bote 8, ele presenceou as mulheres se recusando a embarcar, inclusive a Sra e o Sr Strauss. O bote 8 foi descido com ele, três criados de bordo e cerca de 35 mulheres, entre essas mulheres estava a Condessa de Rothes e a sua prima Gladys Cherry. Após o afundamento, ambos queriam voltar atrás para resgatar alguém com vida, mas as restantes mulheres se recusaram a fazê-lo. Jones sentiu grande admiração pelo pulso firme com que a Condessa reagiu à situação, incentivando as outras mulheres a remar. De tal forma que um tempo depois ele retirou o número 8 do bote e ofereceu-o à Condessa numa moldura, ela e sua prima por sua vez todos os natais lhe escreveram uma carta.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

SUGESTÕES
Nada melhor para um fã titanico que estes bonecos de colecionador! Podemos encontrar a Rose com todos os seus vestidos usados no filme, bem como o Jack e as suas roupas pobres, incluindo o colete salva-vidas oferecido por Andrews, nem mesmo o desenhista do navio escapou, também podemos encontrar o operador de rádio, o velho capitão, e até a inafundável Molly Brown!

Vejam os leilões desses bonecos aqui: Aqui

sábado, dezembro 16, 2006

DEUS "SALVA" O TITANIC



Este vídeo eu achei no YouTube e está muito engraçado, Deus usando pausinhos chineses para salvar o Titanic... no final para quem não entende, a frase diz que «é por isso que Poseidon (Deus do Mar) utiliza um tridente.»

sábado, dezembro 09, 2006


UM GRANDE FILME UM GRANDE ERRO
Exibido nos cinemas brasileiros como "Náufragos do Titanic" e lançado em DVD para aproveitar o relançamento em edição especial da famosa versão de 1997 do mesmo estúdio, este "Titanic", de 1953, é mais modesto, mas a melhor versão feita até hoje. Simplesmente porque conta uma história mais humana e sensível, centrando a ação não na tragédia geral, mas num casal rico que tem problemas quando o marido (Clifton Webb, então grande astro em papéis de homens pedantes) descobre que o filho menor não é seu e o despreza enquanto justamente o garoto o venera. Barbara Stanwyck faz a mulher infiel, e a encantadora Audrey Dalton, a filha mais velha, tem um romance com um rapaz da outra classe (Robert Wagner, num dos papéis que o transformaram em astro). Thelma Ritter, a grande coadjuvante, faz o personagem de Molly Brown, aqui como Maude Young, vivido depois por Debbie Reynolds, em "A Incrível Molly". "Titanic" foi indicado ao Oscar de direção de arte e ganhou o de roteiro. Contudo a perfeição do filme deixa muito a desejar, não só pelo facto do icebergue ser demasiado branco e brilhante, o próprio icebergue rasga o casco do Titanic no lado de bombordo em vez do lado estibordo. O director Jean Negulesco queria passar a ideia real de que o Titanic partiu do lado Este para Oeste, assim como num mapa em que vemos a Inglaterra do lado direito e os Estados Unidos do lado esquerdo, imaginemos o Titanic nesse mapa viajando, para que isso se entendesse ele preferiu mostrar o Titanic a bater no lado contrário.

sábado, dezembro 02, 2006

EXAGEROS DE CAMERON
Titanic de James Cameron de 1997 é sem dúvida o filme mais completo e pormenorizado sobre o naufrágio que mais emocionou o mundo. O realizador de Abyss, Aliens, não se preocupou com dinheiro para fazer o seu filme mais secreto com o nome ficticio de «Planeta Gelo», na verdade Titanic por pouco não se tornou num fracasso ainda na sua própria rodagem. Valeu a Cameron desembolsar mais dinheiro do seu próprio bolso para realizar o filme. Para fazer Titanic, conhecido ainda como «Planeta Gelo», Cameron mandou que se fizesse um modelo real do Titanic, à escala de 9/10, ou seja 90% do tamanho real do navio em 1912. Enquanto que o original teria 270 metros, o de Cameron tinha cerca de 230. Segundo ele, não havia necessidade de o fazer à escala real, já que depois nas montagens eles o fariam parecer realmente de tamanho como o de 1912.
Se Cameron pecou em colocar menos tamanho no seu Titanic, ele exagerou noutros pontos, num filme que ele queria que fosse tão real, tão pormenorizado e até mesmo perfeito, encontramos exageros que, em meio à Ciência e Natureza Humanas, são tidos como erros. De facto Cameron realmente acertou ao filmar o choque com o icebergue, a ordem dada para estibordo foi realmente aquela. Isso valeu um erro crucial em Titanic de 1953 em que vemos o icebergue mais branco que a noite batendo no lado bombordo ao contrário do que realmente aconteceu. Cameron colocou o seu icebergue escuro, azul, pois era um tipo de icebergue que não possuia muitas bolhas de ar, o que os torna mais escuros, e foi assim que o viram em 1912. Quanto à sua forma, foi baseado numa foto da época tida como o icebergue que vitimou o Titanic.
Na noite de 14 para 15 de Abril de 1912 não havia Lua. A noite estava escura e só o Titanic brilhava. Cameron pediu a ajuda do ilustrador Ken Marshall e seguiu os desenhos do seu livro para algumas das cenas. Contudo, Marshall ficou muito chateado com Cameron, pois este exagerou e muito na luminosidade do Titanic à noite, enquanto este afunda. Podemos ver que não só o convés está demasiado iluminado do que na realidade foi, como também uma luz azulada vinda de um ponto paralelo ao navio se encontra a iluminar todo o navio (vejam as sombras no casco enquanto os botes descem). Pouca gente percebeu isso, mas o erro está lá bem claro.
Outro pormenor é quando as pessoas ficam na água. Cientificamente a água estaria a 2 graus negativos. Se analisarmos fisicamente Jack Dawson, um jovem rapaz de 20 anos, aspecto magro, vemos que ele não seria diferente dos também muitos outros figurantes do filme e mesmo dos passageiros de 1912. Uma pessoa fisicamente como Jack, morreria em 10 ou 20 minutos. Quando a temperatura do corpo desce, a nossa massa muscular e gordura contrai-se, aquilo a que chamamos de tremer de frio, que na verdade é uma forma do corpo originar calor e Jack não é tão gordo nem musculado assim. Também convém verificar que na água como ele esteve, o seu discernimento humano em essas condições adversas, não seria tão claro como é demonstrado no filme enquanto ele fala com Rose. Outro erro, é o facto do oficial Lowe ter levado lanternas para procurar sobreviventes, segundo se consta históricamente, eles foram com pequenos candeeiros, quase completamente às escuras.
Para o fim fica a dúvida de todos, dados ciêntificos dizem que o navio não subiu tão alto de popa como vemos em todos os filmes. As pessoas que se atiraram do convés, saltaram do equivalente a um prédio de 10 andares de altura, e bater na água é como bater num chão de cimento. Ainda para mais com coletes colocados, muitos passageiros morreram da queda ao quebrar o pescoço, pois se não agarrasem o colete com as mãos, este ao bater na água teria tendência a emergir e seu corpo a ir mais fundo, o que se reflecte numa fractura da espinha e consequentemente a morte.
Eu não dúvido da ciência, mas também não posso dúvidar do que os passageiros realmente viram, e o que eles viram foi um navio enorme iluminado, se elevando de popa aos céus e pessoas que se atiravam ao mar e que gritaram na água por muito tempo.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

SÓSIAS DE JACK E ROSE
Existe aqui em Portugal uma agência de sósias de pessoas famosas chamada Interfaces, lá podem encontrar desde estrelas de cinema, a cantores, personagens da política não só portugueses como brasileiros e internacionais. Gente famosa para todos os gostos. Podem contar com artistas tais como Glória Pires, Sónia Braga, Rodrigo Santoro, Malu Mader, ou mais internacionais como Van Damme, Cher, Antonio Banderas, Brad Pitt, Celine Dion, Richard Gere entre outros. Nem mesmo o Titanic escapou, estes dois jovens portugueses fazem-se passar pelo famoso casal Jack e Rose, e eles podem estar na sua festa de surpresa, de aniversário, casamento, na publicidade da sua empresa, por apenas alguns euros. Em 2002 o jovem que vemos na foto como Leonardo DiCaprio concorreu a um concurso de sósias na tv conseguindo chegar à semi-final, mas a vitória final foi de Tina Turner e Van Damme.