sexta-feira, outubro 24, 2025

RECUPERADOS ARTEFACTOS DO BRITANNIC

 

RECUPERADOS ARTEFACTOS DO BRITANNIC

A Grécia anunciou a recuperação dos artefactos do naufrágio do HMHS Britannic — mais de um século depois de o navio irmão do Titanic ter sido afundado por uma mina alemã, em tempo de guerra, no Mar Egeu. Segundo a BBC, a operação foi realizada em maio, mas só foi tornada pública no dia 15 de setembro, quando o Ministério da Cultura divulgou pormenores sobre os achados. Uma equipa de 11 mergulhadores profissionais de alto mar com equipamento de circuito fechado conduziu a recuperação, organizada pelo historiador britânico Simon Mills, fundador da Fundação Britannic. Entre os objetos recuperados e levantados com sacos de ar encontravam-se o sino de vigia do navio, uma lâmpada de navegação a bombordo, binóculos, azulejos de cerâmica dos banhos turcos e equipamento das cabinas de primeira e segunda classe. Os artefactos foram acondicionados em contentores e imediatamente limpos de organismos marinhos. Depois foram transferidos para os laboratórios do Departamento de Antiguidades Subaquáticas em Atenas, onde continuarão os trabalhos de conservação. Alguns objetos identificados no plano original não puderam ser recuperados devido ao seu estado e localização. Os artefactos acabarão por ser expostos no novo Museu Nacional de Antiguidades Subaquáticas no Pireu, numa secção dedicada à Primeira Guerra Mundial. O Britannic era o terceiro navio a vapor da classe Olympic da companhia White Star Line, juntamente com o RMS Titanic e o RMS Olympic. O navio foi requisitado pelo Almirantado Britânico durante a guerra para servir como navio-hospital. A 16 de novembro de 1916, atingiu uma mina alemã ao largo da ilha de Kea e afundou-se em menos de uma hora. Das 1.065 pessoas a bordo, 30 morreram quando dois botes salva-vidas foram puxados para as hélices do navio.

Teresa Oliveira Campos, ZAP // https://zap.aeiou.pt/

sexta-feira, outubro 17, 2025

TITANIC TRAGÉDIA INEVITÁVEL?

TITANIC TRAGÉDIA INEVITÁVEL? 

Crónica do naufrágio mais dramático da história da navegação comercial

A 10 de abril de 1912, o RMS Titanic, o orgulho da British White Star Line, iniciou a sua viagem inaugural, de Southampton, em Inglaterra, para Nova Iorque. Considerado uma obra-prima da construção naval, estava equipado com a mais moderna tecnologia de navegação. A imprensa descreveu-o como inafundável. Ainda assim, no seu quarto dia no mar, embateu num icebergue de 500 mil toneladas e afundou em menos de três horas levando consigo 1.500 passageiros. Mais de 110 anos depois, os especialistas procuram ainda esclarecer os acontecimentos que selaram o trágico destino do transatlântico e determinar quando é que o navio atingiu o ponto de não retorno. O naufrágio poderia ter sido evitado? Terá sido resultado de um erro de navegação, de técnicas de construção defeituosas, de falhas de projeto? Reunindo os maiores especialistas em Titanic, incluindo Paul-Henri Nargeolet, que morreu tragicamente quando o submarino Titan implodiu em junho de 2023 a apenas algumas centenas de metros dos destroços do navio, o documentário investiga os mistérios finais deste naufrágio. O que teria acontecido se o navio tivesse abrandado? Se tivesse colidido de frente com o icebergue? Se o incêndio latente nos porões do navio tivesse sido controlado mais cedo? Os acontecimentos narrados no famoso filme de James Cameron ocorreram realmente durante a tragédia? Decisões da tripulação, análise dos materiais que foram sujeitos a um stress sem precedentes no momento da colisão, estudo das condições meteorológicas excecionais daquela noite trágica. Especialistas de todo o mundo analisam minuciosamente os fatores envolvidos para determinar como a tragédia poderia ter sido evitada.

Retirado de https://www.rtp.pt

Pode ser visto aqui: Titanic: Tragédia Evitável? de 07 out 2025 - RTP Play

sexta-feira, outubro 10, 2025

TITANIC SINKS TONIGHT

TITANIC SINKS TONIGHT NOVO DOCUMENTÁRIO

Esta série de quatro episódios, produzida pela Stellify Media para a BBC Factual e a BBC Irlanda do Norte, revive a história do Titanic através das experiências e testemunhos pessoais dos passageiros e da tripulação que estiveram a bordo. A série foi filmada na Irlanda do Norte utilizando tecnologia de Produção Virtual de ponta. O que é exatamente Titanic Sinks Tonight e o que a torna diferente? Passou mais de um século desde que o navio navegou e afundou, e muitos filmes e documentários foram produzidos. Pelo anúncio, sabemos que a série compila os eventos, minuto a minuto, para revelar exatamente o que aconteceu aos 2.208 passageiros e membros da tripulação na noite de 14 de abril de 1912. Descobertos num vasto arquivo de testemunhos de primeira mão, incluindo cartas, telegramas, entrevistas mediáticas, memórias e as investigações públicas dos EUA e do Reino Unido sobre o desastre, o elenco de atores interpreta relatos vívidos que transportarão os espectadores 'para o momento', revelando o que os indivíduos por todo o navio viram, sentiram e fizeram naquela noite. Há também análises de vários colaboradores, incluindo o ex-marinheiro JJ Chalmers, a historiadora Professora Suzannah Lipscomb, o Almirante Lord West, e os autores Nadifa Mohamed e Jeanette Winterson. O anúncio da BBC apresenta ainda uma série de imagens em primeira mão, como esta foto dos bastidores. O elenco inclui Rhys Mannion como o passageiro de Primeira Classe Jack Thayer e Vicky Allen como a empregada de Primeira Classe Violet Jessop. Outros membros do elenco incluem Tyger Drew-Honey (como Harold Bride), Charlotte McCurry (Eleanor Cassebeer), Patrick Buchanan (Bruce Ismay), Adam Rhys-Charles (como Charles Lightoller), Lisa Dwyer-Hogg (Charlotte Collyer), Hannah Wengård (Anna Sjoblom), Ethan McHale (Joseph Boxhall), Candida Gubbins (Lucy Duff Gordon), Steffan Boje (Cosmo Duff Gordon), Andrew Doherty (Eugene Daly), Charlotte Lavery (Marjorie Collyer), Sara Diab (Celiney Yazbeck), Oisin Thompson (Oficial Lowe), Dino Luca (Thomas Dillon), Ciaran McCourt (Fred Barrett), Gerry O'Brien (Capitão Smith), Parnell Scott (Jack Phillips), Michael Johnston (Harvey Collyer), Matthew Cassidy (Fred Fleet), Jonny Everett (Thomas Andrews), Killian Filan (Daniel Buckley), Forrest Bothwell (Herbert Stone) e Ian Davidson (Harold Cottam).

A série está marcada para breve, por isso espera-se um trailer na próxima semana mais ou menos. 

domingo, outubro 05, 2025

KATE WINSLET FAZ 50 ANOS

 

KATE WINSLET COMPLETA 50 ANOS 
A atriz Kate Winslet completa 50 anos neste domingo (5). Ao longo de sua carreira, ela estrelou em diversos sucessos de Hollywood, sendo o principal deles, "Titanic", contracenando ao lado de Leonardo DiCaprio em 1997. Além da longa-metragem de romance, a britânica esteve em outros títulos de sucesso e ao todo já recebeu indicações a diversos prémios. Apesar de já ter sido indicada seis vezes ao prémio Oscar, Winslet conquistou a sua única estatueta em 2009, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz pelo seu trabalho em "O Leitor".