EVENTOS ANTERIORES AO NAUFRÁGIO
Vamos relembrar os fatos ocorridos com o navio da White Star Line, o RMS Titanic, afinal no mês de Abril, homenageamos o aniversário do naufrágio do maior navio do mundo até então construído em 1912.
No dia 10 de Junho de 1907, num jantar na mansão londrina de Lord Pirrie, sócio maioritário dos maiores estaleiros do mundo, Harland & Woolff, em Belfast, Irlanda e com a presença de Bruce Ismay, presidente da “White Star Line”, foi determinada a construção dos três maiores navios do mundo: O Olympic (ficou pronto em 1911), o (em 1912) e o Gigantic que, após a tragédia do Titanic, alterou o seu nome para Britanic (construção foi concluída em 1914).
No dia 10 de Junho de 1907, num jantar na mansão londrina de Lord Pirrie, sócio maioritário dos maiores estaleiros do mundo, Harland & Woolff, em Belfast, Irlanda e com a presença de Bruce Ismay, presidente da “White Star Line”, foi determinada a construção dos três maiores navios do mundo: O Olympic (ficou pronto em 1911), o (em 1912) e o Gigantic que, após a tragédia do Titanic, alterou o seu nome para Britanic (construção foi concluída em 1914).
No dia 31 de Março de 1909, na carreira 3, nos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, iniciava-se a construção do maior objecto móvel já construído pelo homem, um navio que o mundo jamais esqueceria - o RMS Titanic. Tendo o número 401 para a quilha, o número 390904 para o casco e o número de construção 131428, dava-se início a uma lenda, onde quase 4.000 operários dos 14.000 operários da H&W trabalhariam nessa lenda. O expediente era das 07h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, contando também as manhãs de sábado.
Vinte e quatro meses depois, no dia 31 de Maio de 1911, assistido por milhares de convidados, o casco do RMS Titanic deslizava suavemente rumo ao seu elemento natural. Infelizmente durante o processo, morre um funcionário esmagado por uma tora de madeira que servia de suporte para o casco. Logo após o lançamento o casco é conduzido para acabamento no Thompson Dry Dock.
O trabalho de aparelhamento do Titanic é afectado por uma má notícia no dia 03 de Fevereiro de 1912. O RMS Olympic comandado pelo Capitão Smith, bate num banco de areia, a 639 km de Terra Nova, e perde uma hélice. Para que seja feito o conserto, o Titanic é transferido para Thompson Graving Dock. Os dois navios são vistos e fotografados juntos pela última vez.
Exercícios com botes salva-vidas são realizados no dia 25 de Março de 1912, movimentados pelos turcos para a posição de arreamento, arriados e içados. A tripulação da casa de máquinas já se encontra no navio. Quatro dias depois, 79 tripulantes são trazidos de Liverpool.
No dia 31 de Março de 1912, o Royal Mail Steamship Titanic está quase finalizado, faltam apenas retoques nas cabines de passageiros. Possui as mesmas dimensões do Olympic, mas, com o acréscimo de cabines e algumas alterações estruturais, torna-se mais pesado e agora é o maior navio do mundo. Após entregar o comando do Olympic, chega a Belfast o Capitão Smith. O Titanic está pronto. Os testes marítimos são marcados para o dia 1 de Abril de 1912.
Em 1 de Abril, o Titanic está pronto junto à doca de Thompson, preparado para zarpar para as suas provas de mar. Ventos fortes adiam os testes marítimos para o dia seguinte.
Em 1 de Abril, o Titanic está pronto junto à doca de Thompson, preparado para zarpar para as suas provas de mar. Ventos fortes adiam os testes marítimos para o dia seguinte.
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