terça-feira, janeiro 31, 2017

NOVIDADES TITANICFANS JANEIRO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM JANEIRO FOI ASSIM 
Feliz Ano Novo 2017 - O TitanicFans deseja a todos os amigos, parceiros e visitantes um excelente 2017! 
Incêndio a Bordo Esta foi a notícia que saiu esta semana um pouco por todo o mundo. O incêndio a bordo foi a causa do naufrágio do Titanic. Mas não trouxe nada de novo. 
Costa Concordia 5 Anos Pelo menos 32 pessoas morreram na noite de sexta-feira 13 para 14 de Janeiro de 2012, em Itália, durante a evacuação de um cruzeiro que encalhou num banco de areia na ilha de Giglio,  no sul da região italiana da Toscânia. 
Titanic II em 2018 Recentemente anunciado para ser finalmente lançado em 2018, este é o vídeo que a Blue Star Line apresenta como será o Titanic II, que levará os seus passageiros numa viagem ao passado única. 
Titanic Novo Documentário Este é o mais recente documentário que trouxe no início de 2017 uma nova luz sobre a causa do naufrágio do Titanic ter sido um incêndio e não directamente a colisão com o icebergue. 
"TO MAKING IT COUNT!" 

domingo, janeiro 29, 2017

TITANIC NOVO DOCUMENTÁRIO

TITANIC NOVO DOCUMENTÁRIO 
Este é o mais recente documentário que trouxe no início de 2017 uma nova luz sobre a causa do naufrágio do Titanic ter sido um incêndio e não directamente a colisão com o icebergue. As fotografias recentemente descobertas e desconhecidas do público foram tiradas de vários angulos ainda em Belfast, e todas mostram uma estranha mancha no casco do Titanic. Curiosamente a mancha situa-se exactamente na área onde o fogo já estava a decorrer. Os testemunhos de sobreviventes da tripulação e que poucos deram importância, referem como o incêndio se estava a tornar preocupante, ao ponto da terem ordens para se manterem "de boca fechada". Outra descoberta importante deste documentário é o facto da antepara onde o fogo existia chegar ao ponto de ficar incandescente e isso ter sido crucial para a fragilidade da mesma, e ter acelerado o naufrágio. Teria o Titanic aguentado mais tempo ou nem sequer se ter afundado se esta antepara importante não estivesse danificada pelo incêndio?

sábado, janeiro 21, 2017

TITANIC II EM 2018


TITANIC II EM 2018 
Desde o final de 2011 que Clive Palmer anuncia o lançamento do Titanic II. Atrasos e polémicas constantes têm vindo a marcar este projecto. Recentemente anunciado para ser finalmente lançado em 2018, este é o vídeo que a Blue Star Line apresenta como será o Titanic II, que levará os seus passageiros numa viagem ao passado única. 

sexta-feira, janeiro 13, 2017

COSTA CONCORDIA 5 ANOS

COSTA CONCORDIA 
5 ANOS
Pelo menos 32 pessoas morreram na noite de sexta-feira 13 para 14 de Janeiro de 2012, em Itália, durante a evacuação de um cruzeiro que encalhou num banco de areia na ilha de Giglio,  no sul da região italiana da Toscânia. A bordo do Costa Concordia seguiam 4.231 pessoas, incluindo passageiros e tripulação, numa viagem pelo Mediterrâneo, quando o navio embateu num banco de areia. O casco do cruzeiro ficou danificado e deixou entrar água. Seguiram-se momentos de pânico entre os passageiros e alguns atiraram-se ao mar. Alguns dos passageiros, citados pela ANSA, referiram "cenas dignas do  Titanic" a bordo, após a ordem de evacuação do navio, que causou disputas  entre as pessoas, choros e gritos, com alguns dos passageiros que tentavam  entrar nos botes salva-vidas a caírem para o mar. Muitos dos sobreviventes chegaram com sinais de hipotermia e receberam assistência em terra. 
A empresa, que emitiu comunicados sobre o acidente à 1h00 e às 5h00 locais, entretanto não divulgou mais informações.
As notícias da imprensa internacional basearam-se em declarações à agência italiana por parte do gabinete do presidente da Câmara de Grosseto, próximo de onde o navio estava “deitado”, com o lado de estibordo quase todo submerso, vendo-se no casco um enorme rasgão, que algumas fontes dizem ser de aproximadamente 30 metros.
Alguns passageiros ouvidos pela imprensa internacional reclamaram de desorganização na operação de evacuação do navio, dizendo que a tripulação adiou a descida dos salva-vidas e, quando o quis fazer, já não foi possível dada a inclinação que o Costa Concordia já tinha.
“Viram o [filme] ‘Titanic’? Foi exactamente assim que aconteceu”, disse uma dessas passageiras, professora em Los Angeles, que viajava com os pais e a irmã.
A notícia diziam que todos eles mostravam hematomas provocados pelo rastejar desesperado por escadas e corredores praticamente na vertical para tentarem chegarem aos salva-vidas.
Nas últimas horas começaram a ser publicados relatos dramáticos, entre eles o da mãe da professora de Los Angeles que contou em soluços o momento em que um casal de argentinos lhe tentou passar a filha de três anos, porque não se sentia capazes de sair do pátio que estava quase na vertical.
Ela relatou que acabou por devolver a bébé aos pais porque se sentiu puxada para baixo e teve receio que a criança caísse pelas escadas.
“Pensei que era o fim e pensei que eles deveriam estar com a sua bébé”, disse, enquanto uma das filhas se interrogava sobre o que é que terá acontecido à família argentina.
Essa família de Los Angeles relatou que foram dos últimos a abandonar o Costa Concordia e que tiveram que descer por uma corda do lado do navio que estava fora de água para conseguirem chegar a um barco de salvamento.
De acordo com os relatos dos passageiros foram surpreendidos ao jantar por um enorme estrondo, a que se seguiu um apagão.
Os passageiros relatam que depois pratos, copos, etc., começaram a cair.
Um desses passageiros contou que fugiu para fora do restaurante, mas que lhe foi dito que não era nada “perigoso”.
As notícias diziam também que por aproximadamente 45 minutos os tripulantes sempre diziam que o apagão devia-se a um “problema técnico”.
Esses passageiros também relataram que os mais experientes em cruzeiros trataram imediatamente de colocar os coletes de salvação e dirigirem-se para os pontos de socorro, mas que os tripulantes tardaram em fazer descer os barcos salva-vidas.
“Tivemos que gritar com os controladores para libertarem os barcos”, disse um passageiro sul-africano, que se queixou que os tripulantes não deixavam as pessoas passar dos corredores para os salva-vidas.
Um passageiro francês, oficial do exército, relatou também que nem nos barcos salva-vidas nem em terra houve uma contagem dos sobreviventes.
O chefe da Guarda Costeira no Porto de Livorno, citado pela CNN, comentou que o Costa Concordia estava “perigosamente” próximo da costa e admitiu que o acidente possa ter resultado de um problema técnico.
“Felizmente as condições de mar ajudaram-nos”, referiu, acrescentou que com o número de pessoas para resgatar do navio, em outras circunstâncias poderia ter ocorrido uma “tragédia”. 

O "Costa Concordia" de 290 metros, teve a sua viagem inaugural em 2006, e era um navio gémeo do "Costa Serena" e do "Costa Pacifica", os maiores barcos da "Costa Crociere" em capacidade para o transporte de passageiros, a sua lotação chega a 4.890 pessoas embarcadas (3.780 passageiros, 1.110 tripulantes). Ambos foram construídos pela "Fincantieri - Cantieri Navali Italiani S.p.A.". Estes barcos deram origem a um grupo de navios de cruzeiro que fazem parte de uma nova "Classe" de navio, a "Classe Concordia". O nome do navio, Concordia, simbolizava paz e harmonia entre pessoas e países. Grandes cidades como Paris, Roma, Londres e Atenas, cidades europeias, estavam lembradas na identificação dos lugares do navio, assim como as pontes foram baptizadas com nomes em homenagem a países da Europa, começando pela Olanda (ponte 1), Svezia (ponte 2), Belgio (ponte 3), Grecia (ponte 4), Italia (ponte 5), Gran-Bretagna (ponte 6), Irlanda (ponte 7), Portogallo (ponte 8), Francia (ponte 9), Germania (ponte 10), Spagna (ponte 11), Austria (ponte 12) e Polonia (ponte 14). O deck 13 por superstição não existia e não recebeu nome.

sábado, janeiro 07, 2017

INCÊNDIO A BORDO

INCÊNDIO A BORDO 
Esta foi a notícia que saiu esta semana um pouco por todo o mundo. O incêndio a bordo foi a causa do naufrágio do Titanic. Mas não trouxe nada de novo. 
"De acordo com alguns dados divulgados recentemente, pode ter sido um incêndio que afundou o navio mais conhecido e ilustre do mundo, em 1912. O Titanic poderá ter tido um incêndio dias antes de sair para o mar. As chamas e o calor causados pelo fogo poderão ter fragilizado o casco do navio. Este, ao embater no iceberg, não “resistiu” ao choque. Os dados foram agora tornados públicos e podem mudar o conteúdo de uma história há anos contada e romanceada pelas personagens do filme “Jack” e “Rose”, papéis interpretados por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, em 1997. Os investigadores afirmam que as chamas deflagraram muito antes do navio deixar o porto. Os dados dizem que o fogo teve início numa sala de máquinas do navio cerca de dez dias antes deste seguir viagem a partir de Southampton, mais concretamente do estaleiro de Belfast, na Irlanda. As fotografias que foram reveladas recentemente e que nunca tinham sido analisadas foram a principal matéria de análise dos investigadores e parecem mesmo comprovar a nova teoria. A possibilidade de incêndio já era algo assumido como uma realidade, mas um fogo com cerca de três semanas antes do navio iniciar viagem é um novo dado que muda todo o rumo da história feita à volta deste navio. De acordo com a nova investigação, é ainda contado que todos os oficiais que seguiam a bordo do navio tiveram ordens restritas do presidente da empresa que esteve responsável pela construção do navio para que jamais fosse divulgada a informação do incêndio a qualquer passageiro. Segundo Sean Molony, jornalista de profissão e que tem como principal foco a investigação deste embate há três décadas, revelou ao Independent que “o fogo era conhecido, mas foi minimizado. Nunca deveria ter ido para o mar”. O jornalista adianta ainda que “ninguém investigou as marcas anteriormente. Isto muda totalmente a narrativa da história. Temos especialistas em metalurgia que nos dizem que quando se atinge uma temperatura destas contra o aço, este torna-se frágil e reduz a sua resistência até 75%. É uma tempestade perfeita de extraordinários fatores que se uniram: fogo, gelo e negligência criminosa.” in Semanário Sol. 
Aqui fica um pouco do que aconteceu em 1912 e o contexto que provocou o incêndio no Titanic. A viagem inaugural do transatlântico Titanic que devia chamar a atenção do mundo coincidiu com uma situação de grave conflito social na Grã-Bretanha. Desde inícios de Março, mais de um milhão de trabalhadores tinha sido despedido das minas de carvão britânicas, trazendo como conseqüência a perda de postos de trabalho em outros sectores que dependiam do combustível. As associações sindicais convocaram uma grande greve e já tinham ocorrido incidentes entre as forças policiais e os mineiros de Lancashire. Conhecendo a situação, antes da viagem de volta de Nova York, o Olympic se abastecera de combustível ali, em 23 de Março, carregando o máximo de carvão que pode. Um salão foi improvisado como depósito, onde se amontoaram sacos e sacos de carvão fóssil de reserva. O capitão realizou a travessia em velocidade moderada, para economizar consumo e levar para casa todo o carvão necessário para que o navio gemeo não adiasse a tão divulgada viagem inaugural. Em 3 de Abril pela manhã, o Olympic realizou outra viagem para a América, enquanto na tarde anterior, por volta das 8 horas, o Titanic tinha zarpado de Belfast após ter realizado antecipadamente os testes de máquinas no mar. Depois de atravessar o mar da Irlanda com a ajuda de cinco rebocadores, o grandioso transatlântico lançou as amarras no embarcadouro número 44, que tinha cerca de 500 m de comprimento. Os mineiros continuavam em greve e alguns navios viram-se obrigados a cancelar viagens por falta de combustível. Apesar de ter capacidade total de 7.812 toneladas de carvão com suas onze carvoeiras, o navio carregava apenas 1.910 que, com um consumo diário de 650 toneladas, eram suficientes para apenas três dias de navegação. A intenção era carregar em Southampton mais 5.000 toneladas de combustível. Enquanto a greve de Março de 1912 projetava uma sombra obscura sobre a primeira travessia do Titanic, este chegava à noite em Southampton com um incêndio a bordo. Fora detectado no depósito número 10, talvez por combustão espontânea, devido ao fato de o mineral que estava na base do depósito estar seco demais. As onze carvoeiras (cinco duplas e uma simples) situavam-se no centro do Titanic, entre a terceira e a primeira chaminé, e abasteciam de combustível as seis salas das caldeiras. Elas estavam lado a lado separadas por um compartimento estanque que chegava ao convés "F", excepto a última, a 11, que era a simples. Atrás do compartimento do depósito número 11, abriam-se os dois depósitos que ficavam sobrepostos. Acima, estava o da entrega de correios e, abaixo, o dos envios, enquanto em cima da mesma carvoeira se encontravam as dependências da terceira classe. O depósito número 10, considerando que a carga tivesse sido distribuída de maneira uniforme entre todas as carvoeiras, tinha provavelmente 172 toneladas de carvão e, quanto ao incêndio, fora declarado no lado do estibordo. No dia 10 de Abril de 1912 o Titanic partiu de Southampton ainda com o incêndio a bordo que só seria extinto na manhã do dia 13 já a meio da viagem, em pleno Oceano Atlântico. Pelas 10:30 desse dia é feita uma inspeção do capitão e auxiliares. Da casa de máquinas, o chefe Joseph Bell comunica: o fogo está extinto, mas uma das paredes da carvoeira, que é também uma antepara, foi afectada. Muitas teorias já foram apresentadas como causa-efeito do naufrágio, tal como a má qualidade dos rebites. É provável que a fragilidade da antepara tenha apenas acelerado o fim anunciado do navio mas não é a culpada deste se ter afundado, que já estava condenado desde que batera no icebergue. E Thomas Andrews, o projectista a bordo, sabia disso quando viu os danos causados pelo embate.
FOTO: Na parte destacada, a posição do depósito número 10, onde foi detectado o incêndio, situada exactamente em baixo da primeira chaminé do Titanic.

domingo, janeiro 01, 2017

FELIZ ANO NOVO 2017

FELIZ ANO NOVO 2017
O TitanicFans deseja a todos os amigos, parceiros e visitantes um excelente 2017! Que os vossos projectos tenham o sucesso merecido e os vossos desejos alcançados. Esperamos que continuem connosco nesta viagem no Ship Of Dreams por este novo ano! Contamos com a colaboração de todos em 2017 nunca deixando de agradecer o carinho que têm tido com este projecto. Obrigado a todos vocês que comentam e visitam todos os dias e que fazem do TitanicFans o blogue do Titanic mais antigo em funcionamento e actualizado da internet. Feliz Ano Novo titânicos!