sexta-feira, julho 11, 2014

ENTREVISTA AO TITANICFANS

A ENTREVISTA DA WHITE STAR BRASIL AO TITANICFANS 
Foi no passado dia 18 de Junho que o blogue White Star Brasil me fez uma entrevista sobre o Titanic, aqui fica o resultado: 

Entrevista com Mário Monteiro - TitanicFans

1º - Sobre o trabalho na Harland & Wolff. Qual o seu ponto de vista sobre o assunto?

O pensamento que logo ocorre com essa pergunta é a teoria dos rebites de má qualidade, mas isso é uma questão mais recente. Os estaleiros construíram três grandes navios, lindíssimos, maravilhosos que ainda hoje fascinam pessoas de todas as idades. Apesar de um período conturbado no final do século XX, a H&W ainda existe e adaptou-se aos tempos modernos. Continua sendo uma empresa de confiança, e a prova disso foi a sua contribuição com a construção de cruzadores para a Primeira Guerra Mundial, e isso aconteceu poucos anos depois do naufrágio do Titanic. Portanto, o mundo não perdeu a confiança nos estaleiros. A Harland & Wolff já existe há mais de 150 anos, e fazendo uma retrospetiva da sua existência, acredito que poderemos dizer: Bom trabalho!

2º - Quanto ao fato de Thomas Andrews tomar toda a glória como construtor do Titanic. O que você acha a respeito? 

Felizmente que muitos de nós, contribuidores na divulgação do Titanic, conhecemos Alexander Carlisle. Se pudêssemos pensar num pai para os três navios, eu diria William Pirrie, dono da H&W, pois partiu dele num jantar de verão com Bruce Ismay em 1907, o esboço de um navio que fez a Ismay para convencê-lo a contratar a construção de três grandes navios. Thomas Andrews e Carlisle participaram juntos no projeto, mas com a saída deste último, Andrews assumiu a chefia com toda a dedicação e amor que ele tinha por estes navios. A História encarregou-se de lhe dar o mérito, mas cabe a cada um de nós conhecer mais a fundo como tudo aconteceu. Andrews conhecia-os bem, cada rebite, cada tubagem... o mais pequeno pormenor, e toda essa dedicação e o modo transtornado com que foi para o fundo com o Titanic, mostra o amor que ele tinha por estas obras da engenharia e merecedor deste mérito.

3º - Seu trabalho no TitanicFans é ótimo. Como começou a sua história com o Titanic e com o seu blog? 

Obrigado pelo elogio, mas são todos os que visitam os nossos sites e blogs que nos estimulam a fazer mais e mais pelo Titanic que merecem o mérito. Tudo começou em 1994, era eu uma criança ainda, tinha um navio meu feito em peças de Lego, chamado Ibiza já com alguns anos, e que estava completamente desfeito. Peguei nele e pintei o casco branco com um lápis negro, peguei em 3 pecinhas e fiz chaminés, mas achei que ficaria melhor com 4 e pintei de amarelo com outro lápis. A minha bisavó, uma senhora que nascera na época do Titanic, passou em minha casa viu que eu brincava com o navio e disse: "oh! é o Titanic?" - ela deve ter entendido a minha expressão de confuso e disse-me: "O Titanic foi um grande barco há muitos anos que se afundou com muita gente rica. Eu fui ver o filme no cinema." (Ela estaria referindo-se ao filme Somente Deus Por Testemunha de 1958). Foi a primeira vez que ouvi o nome Titanic! Existia uma biblioteca para crianças na igreja do bairro, que eu frequentava e resolvi procurar livros de História, e foi então que dei pela primeira vez de caras com um desenho do Titanic! E era realmente parecido com o navio que eu coincidentemente tinha idealizado. Tentei que o meu barquinho ficasse parecido com o que eu vi no livro. Então em 1997 apareceu o Titanic de James Cameron e tudo se tornou mais acessível. Comprei o meu primeiro livro "A Night To Remember" em 1998, com o título em português de Portugal "A tragédia do Titanic", atualmente publicado no Brasil com o nome "Uma Noite Fatídica". Que na verdade foi o livro que deu origem ao filme de 1958. Esse livro despertou em mim a vontade de saber mais sobre a lista de passageiros e tripulantes e o que aconteceu naqueles dias de viagem. O meu acervo foi aumentando, até que em 2005 senti necessidade de divulgar o Titanic tal como ele é. Cativaria as pessoas pelo grande êxito do filme, mas mostraria outra realidade a respeito do naufrágio, que é tão ou mais apaixonante que o romance escrito por James Cameron. A receção ao blog foi muito boa, abri portas para o nascimento de outros blogs como Titanic Momentos e Titanic em Foco, e serviu de inspiração para tantos outros. 

4º - Ao leitores Titânicos, qual livro sobre o Titanic você acha mais informativo? Por quê?

Hoje em dia existe muita informação sobre o Titanic, apareceu mais informação a partir de 1997, com o filme, do que desde 1912 até esse ano. A enciclopedia da Salvat é bastante aceitável, e o livro "Uma Noite Fatídica" apesar de antigo e desatualizado, continua sendo uma verdadeira Bíblia com os acontecimentos minuto a minuto daquela noite, totalmente feito com os testemunhos de sobreviventes.

5º - Um ponto muito falado na história do Titanic, é o fim da White Star, o que você acha que teria mudado, se ela não tivesse sido fechada? 

Quem sabe não teríamos hoje duas grandes rivais? Sabemos que a Cunard adquiriu a White Star pondo assim fim à sua existência. Mas se a História tivesse levado outro rumo, acredito que a competitividade entre as duas (quando levada a cabo de um modo saudável) estimularia ao desenvolvimento e a novas ideias. Por isso hoje poderíamos ter navios extraordinários, combinando o luxo e a velocidade. A Cunard tem feito um bom trabalho com as três grandes rainhas (Queen Mary 2, Queen Victoria e Queen Elisabeth 2), ainda mantém um traço de requinte dos antigos transatlânticos. Mas confesso que hoje em dia deixa-me desanimado ver que temos grandes navios que não são navios, mas são verdadeiros shopping centers! 

6º - Por fim. Qual a sua opinião sobre o Titanic da Blue Star? Você acha que o projeto tem um futuro promissor? 

A idéia de um Titanic II já não é de agora, em 1998 uma empresa anunciou o lançamento de um Titanic II nos mesmos moldes que Clive Palmer, hoje anuncia o seu. Em 1998 o projeto foi votado ao esquecimento e "afundou-se". Agora temos um milionário entusiasmado com a ideia, a coisa parece séria e inteligente, pois parcerias e patrocínios não lhe faltam e tem sido mais anunciado que o projeto de 1998, juntando a isto uma grande potência como a China que o pretende construir... bem, isto tem base sólida para seguir, mas prefiro não criar grandes expetativas. Ver para crer. 

A entrevista original aqui.

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