quinta-feira, julho 31, 2014

NOVIDADES TITANICFANS JULHO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM JULHO FOI ASSIM 
Livro Titanic Rupert Matthews - Este livro é o indicado para todos os fãs do Titanic que queiram conhecer melhor os relatos dos que estiveram presentes no naufrágio, e as mais recentes descobertas.
Entrevista ao Titanicfans - O blogue White Star Brasil fez-me uma entrevista sobre o Titanic e o Titanicfans.
Outras vidas Titanic - A história de uma titânica sobre o Titanic. 
Costa Concordia chega a Genova O Costa Concordia, naufragado desde 13 de Janeiro de 2012 na ilha de Giglio que vitimou 32 pessoas, iniciou a sua viagem para ser desmontado no dia 23 de Julho.
Fotos de Rose - Os retratos que Rose fazia questão de levar sempre consigo e que vemos no final do filme.
Fotografias de bastidores - Billy Zane, o ator que deu vida ao personagem Caledon Hockley, reuniu num álbum privado fotografias raríssimas nos tempos livres das gravações.
Vida a Bordo - Todos conhecemos as fotos tiradas pelo Padre Browne a bordo do Titanic, conheça agora os nomes dos passageiros que se encontram nelas.

Tudo isto e muito mais!
"TO MAKING IT COUNT!" 

domingo, julho 27, 2014

COSTA CONCORDIA CHEGA A GÉNOVA

COSTA CONCORDIA FEZ SUA ÚLTIMA VIAGEM 
O Costa Concordia, naufragado desde 13 de Janeiro de 2012 na ilha de Giglio que vitimou 32 pessoas, iniciou a sua viagem para ser desmontado no dia 23 de Julho. Hoje, às 11h05 (horário local, 10h05 em Lisboa e 6h05 em Brasília) chegou ao porto de Génova, onde está previsto que seja realizada a sua desmontagem por completo. A embarcação teve que navegar as últimas milhas a 0,5 nós (0,92 km/h) devido a um forte vento, o que atrasou a sua chegada, que estava prevista para esta madrugada. Agora que a embarcação já está no estaleiro de Prà-Volti, os técnicos encarregados das operações do Costa Concordia iniciarão as manobras convenientes para atracá-la, um processo que durará entre quatro e seis horas, segundo os responsáveis pela operação, e por fim será desmontado. O Costa Concordia foi o maior navio de passageiros já naufragado. Com a sua desmontagem, o Britannic, irmão gémeo do Titanic, será o maior navio de passageiros que se encontra ainda afundado.

domingo, julho 20, 2014

OUTRAS VIDAS - TITANIC

A HISTÓRIA DE UMA TITÂNICA 
Esta semana recebi um email absolutamente fascinante! A mensagem veio de uma fã do Titanic que aqui identifico como A. H. e que agora vos conto. Omiti alguns dados mais particulares deste maravilhoso email para manter alguma privacidade da nossa fã.
"Desde os 100 anos do Titanic estou meio “estranha”, bom a palavra não seria exatamente essa, mas é que assim como o senhor, sempre fui fascinada pelo navio. Minha mãe amava o filme Titanic que estreou em 1997, (...), quando eu já tinha uns três aninhos eu assistia e reassistia o filme milhões de vezes ao dia, sério, minha irmã mais velha odiava ter que rebobinar a fita cassete e não era uma, eram duas fitas.               
Não sei se tem alguma ligação no fato de minha mãe e minha irmã mais nova terem nascido em dias que o navio estava em alto-mar (...) e eu a que ama o Titanic ter nascido quase um mês depois do naufrágio. Porém ainda que eu não tenha essa ligação com as datas, é como se eu sentisse que eu estava no navio, eu sei que parece loucura e que eu posso ser só uma menina maluca de 17 anos que está imaginando coisas; mas eu sinto com muita convicção que eu estava nele. Num jantar com minha mãe e minha irmã, estávamos conversando e de repente eu disse que eu fui o senhor Andrews, porque eu sempre desenhei e associei meu desenho com o fato dele ser o arquiteto, mas nesse mesmo ano do jantar (2012) eu descobri minha verdadeira vocação. Sim, ela está ligada à desenhos e mais, à moda, e quando eu descobri isso minha sensação e conclusão foi: fui a Lady Lucy Duff Gordon, essa conclusão foi tão convicta como ter dito que fui o senhor Andrews. Quando eu cheguei a essas duas conclusões eu pensei “eu estou querendo estar no navio de todo o jeito possível e só com grandes personalidades da época, eu estou errada, e nunca estive no Titanic”.
Em agosto de 2012, fui para Orlando, meu presente de 15 anos, e na rua do hotel em que me hospedei, havia um inventário do Titanic quando eu o vi pela primeira vez, não parei de encher a paciência das minhas irmãs para ir, então fomos, lá tem várias coisas e eu comprei uma camiseta de 100 anos do naufrágio, um copo de vidro com especificações do navio e um kit lapiseira e caneta, bom eu não tinha dinheiro para comprar coisas mais caras, e acredita que minha irmã de consideração achou uns ‘’trequinhos’’ vendendo pedaços do casco e ela foi muito alegre me contar o que tinha visto para eu comprar e minha reação foi inesperada por todos ? Ao invés de pular de alegria e querer comprar eu disse “O quê? Mas que absurdo! Eles estão degradando o navio nesse descaramento? Eu não vou comprar isso, não vou participar dessa atitude desrespeitosa de degradação”. Na hora todo mundo riu, mas eu fiquei muito brava com aquilo. Esse ano, de aniversário, ganhei uma replica do navio, não é uma super de mais, mas como meu pai deu de coração e sabe que eu amo o navio, para mim é a replica mais linda até agora (mesmo vendo fotos de réplicas perfeitas na internet).
E eu estou aqui, te escrevendo essa mensagem porque, hoje (16/07/14) eu acordei por volta do meio dia e meu sonho foi que eu estava nesse naufrágio. Eu consegui lembrar só do final, uma mulher loura com um vestido branco de dentro do navio me falava para entrar no bote, falava para eu ajudar a guiar o bote e algo mais que eu não consegui me recordar, e eu olhava para a proa do navio submergindo e as pessoa gritando e passando correndo enquanto ouvia o que ela falava. Depois só lembro de estar chegando em casa e acordei. Por muitas vezes eu cheguei a pensar que eu não estava lá, mas tem uma coisa que me faz pensar o contrário e ter certeza  de que eu estava, eu só ainda não consegui descobrir se eu fui uma tripulante, passageiro de terceira, segunda ou primeira classe, ou mesmo alguém importante."
Se também sente algo e quer nos contar, tal como fez A.H. enviem um email para titanicfans1912@gmail.com, e vamos partilhar aqui com outros.
Outros links de interesse:

sexta-feira, julho 11, 2014

ENTREVISTA AO TITANICFANS

A ENTREVISTA DA WHITE STAR BRASIL AO TITANICFANS 
Foi no passado dia 18 de Junho que o blogue White Star Brasil me fez uma entrevista sobre o Titanic, aqui fica o resultado: 

Entrevista com Mário Monteiro - TitanicFans

1º - Sobre o trabalho na Harland & Wolff. Qual o seu ponto de vista sobre o assunto?

O pensamento que logo ocorre com essa pergunta é a teoria dos rebites de má qualidade, mas isso é uma questão mais recente. Os estaleiros construíram três grandes navios, lindíssimos, maravilhosos que ainda hoje fascinam pessoas de todas as idades. Apesar de um período conturbado no final do século XX, a H&W ainda existe e adaptou-se aos tempos modernos. Continua sendo uma empresa de confiança, e a prova disso foi a sua contribuição com a construção de cruzadores para a Primeira Guerra Mundial, e isso aconteceu poucos anos depois do naufrágio do Titanic. Portanto, o mundo não perdeu a confiança nos estaleiros. A Harland & Wolff já existe há mais de 150 anos, e fazendo uma retrospetiva da sua existência, acredito que poderemos dizer: Bom trabalho!

2º - Quanto ao fato de Thomas Andrews tomar toda a glória como construtor do Titanic. O que você acha a respeito? 

Felizmente que muitos de nós, contribuidores na divulgação do Titanic, conhecemos Alexander Carlisle. Se pudêssemos pensar num pai para os três navios, eu diria William Pirrie, dono da H&W, pois partiu dele num jantar de verão com Bruce Ismay em 1907, o esboço de um navio que fez a Ismay para convencê-lo a contratar a construção de três grandes navios. Thomas Andrews e Carlisle participaram juntos no projeto, mas com a saída deste último, Andrews assumiu a chefia com toda a dedicação e amor que ele tinha por estes navios. A História encarregou-se de lhe dar o mérito, mas cabe a cada um de nós conhecer mais a fundo como tudo aconteceu. Andrews conhecia-os bem, cada rebite, cada tubagem... o mais pequeno pormenor, e toda essa dedicação e o modo transtornado com que foi para o fundo com o Titanic, mostra o amor que ele tinha por estas obras da engenharia e merecedor deste mérito.

3º - Seu trabalho no TitanicFans é ótimo. Como começou a sua história com o Titanic e com o seu blog? 

Obrigado pelo elogio, mas são todos os que visitam os nossos sites e blogs que nos estimulam a fazer mais e mais pelo Titanic que merecem o mérito. Tudo começou em 1994, era eu uma criança ainda, tinha um navio meu feito em peças de Lego, chamado Ibiza já com alguns anos, e que estava completamente desfeito. Peguei nele e pintei o casco branco com um lápis negro, peguei em 3 pecinhas e fiz chaminés, mas achei que ficaria melhor com 4 e pintei de amarelo com outro lápis. A minha bisavó, uma senhora que nascera na época do Titanic, passou em minha casa viu que eu brincava com o navio e disse: "oh! é o Titanic?" - ela deve ter entendido a minha expressão de confuso e disse-me: "O Titanic foi um grande barco há muitos anos que se afundou com muita gente rica. Eu fui ver o filme no cinema." (Ela estaria referindo-se ao filme Somente Deus Por Testemunha de 1958). Foi a primeira vez que ouvi o nome Titanic! Existia uma biblioteca para crianças na igreja do bairro, que eu frequentava e resolvi procurar livros de História, e foi então que dei pela primeira vez de caras com um desenho do Titanic! E era realmente parecido com o navio que eu coincidentemente tinha idealizado. Tentei que o meu barquinho ficasse parecido com o que eu vi no livro. Então em 1997 apareceu o Titanic de James Cameron e tudo se tornou mais acessível. Comprei o meu primeiro livro "A Night To Remember" em 1998, com o título em português de Portugal "A tragédia do Titanic", atualmente publicado no Brasil com o nome "Uma Noite Fatídica". Que na verdade foi o livro que deu origem ao filme de 1958. Esse livro despertou em mim a vontade de saber mais sobre a lista de passageiros e tripulantes e o que aconteceu naqueles dias de viagem. O meu acervo foi aumentando, até que em 2005 senti necessidade de divulgar o Titanic tal como ele é. Cativaria as pessoas pelo grande êxito do filme, mas mostraria outra realidade a respeito do naufrágio, que é tão ou mais apaixonante que o romance escrito por James Cameron. A receção ao blog foi muito boa, abri portas para o nascimento de outros blogs como Titanic Momentos e Titanic em Foco, e serviu de inspiração para tantos outros. 

4º - Ao leitores Titânicos, qual livro sobre o Titanic você acha mais informativo? Por quê?

Hoje em dia existe muita informação sobre o Titanic, apareceu mais informação a partir de 1997, com o filme, do que desde 1912 até esse ano. A enciclopedia da Salvat é bastante aceitável, e o livro "Uma Noite Fatídica" apesar de antigo e desatualizado, continua sendo uma verdadeira Bíblia com os acontecimentos minuto a minuto daquela noite, totalmente feito com os testemunhos de sobreviventes.

5º - Um ponto muito falado na história do Titanic, é o fim da White Star, o que você acha que teria mudado, se ela não tivesse sido fechada? 

Quem sabe não teríamos hoje duas grandes rivais? Sabemos que a Cunard adquiriu a White Star pondo assim fim à sua existência. Mas se a História tivesse levado outro rumo, acredito que a competitividade entre as duas (quando levada a cabo de um modo saudável) estimularia ao desenvolvimento e a novas ideias. Por isso hoje poderíamos ter navios extraordinários, combinando o luxo e a velocidade. A Cunard tem feito um bom trabalho com as três grandes rainhas (Queen Mary 2, Queen Victoria e Queen Elisabeth 2), ainda mantém um traço de requinte dos antigos transatlânticos. Mas confesso que hoje em dia deixa-me desanimado ver que temos grandes navios que não são navios, mas são verdadeiros shopping centers! 

6º - Por fim. Qual a sua opinião sobre o Titanic da Blue Star? Você acha que o projeto tem um futuro promissor? 

A idéia de um Titanic II já não é de agora, em 1998 uma empresa anunciou o lançamento de um Titanic II nos mesmos moldes que Clive Palmer, hoje anuncia o seu. Em 1998 o projeto foi votado ao esquecimento e "afundou-se". Agora temos um milionário entusiasmado com a ideia, a coisa parece séria e inteligente, pois parcerias e patrocínios não lhe faltam e tem sido mais anunciado que o projeto de 1998, juntando a isto uma grande potência como a China que o pretende construir... bem, isto tem base sólida para seguir, mas prefiro não criar grandes expetativas. Ver para crer. 

A entrevista original aqui.

sexta-feira, julho 04, 2014

LIVRO TITANIC DE RUPERT MATTHEWS

TITANIC 
A VERDADEIRA E TRÁGICA HISTÓRIA E
OS ATOS DE HEROÍSMO DE SEUS PASSAGEIROS 
O TITANICFANS foi contactado pela M.Books, editora brasileira, e tem o maior orgulho de divulgar mais um livro do Titanic e que aconselhamos a sua aquisição. Como sabem, sempre me dediquei ao estudo dos passageiros e tripulantes e aos seus testemunhos e de como muitas vezes as teorias sobre o naufrágio contrariavam os relatos dos sobreviventes e mais tarde os apoiavam. Este livro é o indicado para todos os fãs do Titanic que queiram conhecer melhor os relatos dos que estiveram presentes no naufrágio, e as mais recentes descobertas do naufrágio. É por isso que mais uma vez apoiamos mais um livro do Titanic que vale a pena comprar, ler, e que deve fazer parte do acervo de qualquer titânico. Aqui fica o release da editora: 

"O lançamento da M.books deste mês reúne relatos de testemunhas e provas examinadas nos inquéritos, além das mais recentes descobertas sobre o naufrágio do Titanic, proporciona uma visão completa dos acontecimentos da noite fatídica de 1912.

Mais de 1.500 pessoas morreram no naufrágio do Titanic, muitas afogadas, mas a maioria de hipotermia numa das noites mais belas e frias do mês de abril, como ninguém se lembrava ter visto no Atlântico Norte.
Os sobreviventes do desastre levaram para suas casas histórias de heroísmo e de covardia, de calma e de pânico, de honra e de desonra.

O livro abrange os seguintes temas:

·         Os transatlânticos do Atlântico Norte
·         O luxo foi uma prioridade
·         A viagem inaugural
·         Sinais de perigo
·         Em primeiro lugar, mulheres e crianças.
·         A orquestra não para de tocar
·         O mergulho final
·         O resgate
·         Os inquéritos
·         O retorno ao Titanic
·         O navio que continua a afundar

SOBRE O AUTOR: Rupert Matthews é um historiador renomado e autor de diversos livros, entre os quais Hitler: Military Command, e Age of the Gladiators, Usurpers and Kingmakers e 20th Century in Pictures, uma retrospectiva fotográfica do século XX. Matthews é casado com Joanna e mora em Surrey, Inglaterra."

Dados do livro: 
Lançamento: Julho - 2014
Título Original: Titanic
Tradutor: Marisa Motta
Páginas: 208
Formato: 17x24

ISBN: 978857680241-9
EAN: 978857680241-9

Dados da Editora: 

M. Books do Brasil Editora Ltda 
Atendimento ao Cliente: 11 3645-0409 / 0410 
Fax: 11 3832-0335 
Visite o site: http://www.mbooks.com.br
Twitter: @mbooks
Facebook: facebook/mbookseditora