NAVIOS TROCADOS
No passado o TitanicFans falou deste mito que muitos se esforçam em argumentar como sendo verdadeiro. O Olympic afundou-se no lugar do Titanic para se conseguir o pagamento do seguro e assim pagar os prejuízos que até então o primeiro dos três navios tinha dado à White Star com os acidentes que tinha provocado devido ao seu tamanho. Pode ler mais aqui: Acidente ou Sabotagem.
Recentemente, saiu uma montagem de fotografias que tenta provar, que foi o Olympic que afundou. Tentamos aqui afundar com este mito, pedindo a atenção dos leitores para o pormenor que tenta provar esta troca de navios: as janelas do convés B. Clique nas fotos para aumentar e ver melhor.
A fotografia que mostra o Titanic no fundo do oceano, é uma imagem da réplica construída para o filme de Cameron para misturar com imagens reais do navio no filme, logo aqui deitamos por terra o mito. As duas fotos seguintes são apenas um melhoramento da primeira para uma fácil visualização do padrão. A terceira fotografia é do Olympic (talvez seja a única coisa verdadeira nesta montagem) mas a quarta é do Olympic novamente.
Olympic em 1934 já com novas janelas |
A terceira fotografia é do Olympic mas numa data muito posterior ao naufrágio, depois de terem sido feitas várias mudanças na sua construção. Podemos ver na fotografia tirada em 1934, já em seu fim de vida, pouco antes de ser desmontado no ano seguinte, que o Olympic já tem essas janelas novas, e leva no mastro traseiro duas bandeiras: da White Star Line e da Cunard Line, o que prova a data da fotografia.
Olympic antes e depois do naufrágio com as mesmas janelas |
Mas também temos fotos do Olympic antes e logo depois do naufrágio, com os seus botes, em que essas janelas ainda são iguais às do Titanic. A prova que as fotografias são da época do naufrágio é o facto do Olympic ter o convés dos botes praticamente igual ao do Titanic quando este partiu, como na foto da esquerda, e depois do naufrágio, o Olympic foi retirado para modificações para melhorar a sua segurança, e tinha uma fila inteira de botes de uma ponta à outra do convés, como na foto da direita, e as janelas mantiveram-se iguais. Só mais tarde, depois de ter sofrido adaptações para servir na Primeira Guerra Mundial, o navio terá sofrido novas alterações onde as novas janelas foram colocadas, como na foto de 1934.
Titanic navegando em sua viagem inaugural |
Além de tudo isto, temos fotografias do Titanic já em plena viagem inaugural, navegando a toda a velocidade, em que podemos ver as janelas mais espaçosas completamente contrárias às que esta montagem tenta mostrar que o Titanic tem no fundo do oceano. Por fim, é fácil ver a diferença desse pedaço das janelas entre os dois navios.
E se mesmo assim surgirem dúvidas com o terceiro navio, o Gigantic (HMHS Britannic), podemos ver que as suas janelas também são diferentes.
Como teriam então os navios trocado os seus nomes e as 2208 pessoas a bordo e todo o luxo bem como as janelas do convés de passeio A que os distinguia, em alto mar? Estes mitos construídos conseguem muitas vezes cativar a nossa atenção e quase nos fazem acreditar, mas se somos verdadeiramente fãs, conhecemos os navios, estudamos, pesquisamos, duvidamos e divulgamos.
O terceiro navio irmão Gigantic |
Como teriam então os navios trocado os seus nomes e as 2208 pessoas a bordo e todo o luxo bem como as janelas do convés de passeio A que os distinguia, em alto mar? Estes mitos construídos conseguem muitas vezes cativar a nossa atenção e quase nos fazem acreditar, mas se somos verdadeiramente fãs, conhecemos os navios, estudamos, pesquisamos, duvidamos e divulgamos.
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