O TITANIC E OS JOGOS OLIMPICOS
Há 100 anos atrás a V Edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceram em Estocolmo, na Suécia. Embalados pelo espírito olímpico que se vive este ano, o TitanicFans conta o sucesso dos passageiros a bordo do Titanic, quer antes e depois do naufrágio, foram vencedores de medalhas no maior evento desportivo do mundo. A primeira edição dos jogos na Era Moderna aconteceram em 1896 em Atenas, na Grécia, nascidos de um sonho há muito desejado do Barão Pierre de Coubertin, que já tinha criado o Comitê Olímpico Internacional seis anos antes para levar a cabo o evento. O evento tornou-se um sucesso, mas as edições de 1900 em Paris e de St Louis em 1904 quase ameaçaram a sua extinção com a fraca aderência de atletas e de assistência. Para ressuscitar o sucesso da primeira edição, foram lançados os Jogos Olímpicos Intercalados sediados novamente no estádio Panathinaiko em Atenas que atraíram uma vasta gama de participantes
internacionais, o que gerou grande interesse público. Isto marcou o
início da ascensão e popularidade que o evento tem até hoje, tal como tinha na Antiguidade Grega. Contudo, estes Jogos Intercalares não são reconhecidos oficialmente pelo Comitê Olímpico e não mais se voltaram a realizar jogos intercalados, excepto os actuais Jogos Olímpicos de Inverno.
Sir Cosmo e sua equipe em 1908 |
Foi neste Jogos Olímpicos Intercalados de 1906 que Sir Cosmo Duff Gordon passageiro de primeira-classe do Titanic e tão conhecido por subornar o seu bote a não regressar para salvar pessoas no naufrágio, participou conquistando uma medalha de prata para a Grã-Bretanha na modalidade de esgrima. Em 1908, os jogos se realizaram, à semelhança dos atuais de 2012, em Londres, onde Sir Cosmo participou novamente na mesma modalidade, mas desta vez sem sucesso de medalhas (saiba mais sobre os Duff Gordon aqui).
Richard Norris Williams, outro passageiro de primeira-classe, tinha apenas 21 anos na noite em que o Titanic se afundou e viajava com o seu pai, que viu morrer esmagado pela queda da primeira chaminé junto com John Jacob Astor e George Widener. Richard Norris Williams sobreviveu no bote A praticamente inundado de água gelada, vestindo um casaco comprido quente, e com uma garrafa de bebida no bolso, manteve-se e lutou por estar aquecido durante a noite toda.
Williams em 1925 |
Em 1924 ganhou o ouro no tênis de duplas mistas nos Jogos Olímpicos realizados nesse ano em Paris, em parceria com Helen Wightman. Competiu também, mas sem sucesso nos Singulares Masculinos e duplas nos mesmos jogos.
Há cem anos, os Jogos Olímpicos de 1912 foram os primeiros a contar com equipamentos
eletrónicos para marcar os tempos das provas. Essa medição
foi extra-oficial e serviu como teste para futuras edições dos
Jogos. O evento em Estocolmo, considerado modelo de eficiência, registou
a presença de países dos cinco continentes. A capital sueca
também testemunhou a estreia das mulheres nas competições
de natação.
Nos Jogos, o maior destaque foi o norte-americano Jim Thorpe, vencedor do
pentatlo e do decatlo com larga vantagem. Na cerimónia de premiação,
o rei da Suécia referiu-se a ele como o maior atleta do mundo. Na esgrima,
Otto Herschmann, então presidente do Comitê Olímpico da
Áustria, conquistou a prata no sabre. Até hoje, ele é
o único presidente de Comitê a ganhar uma medalha Olímpica. Estes jogos contaram com 28 países, 14 modalidades, 2407 atletas (2359 homens, 48 mulheres), 102 eventos e realizaram-se entre 29 de Junho e 22 de Julho.
Sem comentários:
Enviar um comentário