TITANICFANS 
EVENTOS EM 2 E 3 DE ABRIL DE 1912
Este post é dedicado a  todos os que nos visitam, mais de 10 mil visitas num mês! Este vídeo foi a concretização de algo que há muito desejava fazer aliado a uma das minhas músicas  favoritas, uma montagem feita por mim mesmo para contar uma história já publicada aqui. 
Para lembrar estes mesmos dias mas em 1912 aqui fica um pequeno resumo dos acontecimentos ocorridos e a lista de passageiros e tripulantes de Belfast a Southampton. 
Às 10:00 horas, do dia 2 de Abril,  puxado por rebocadores, o navio deixa a doca no rio Lagan e, por seus  próprios meios, navega no lago de Belfast, que tem 20km de comprimento e  entre 5 e 8km de largura. Ali começam a ser testados os equipamentos, a  velocidade até 20 nós e manobras e paradas com reversão de motores. Às  14:00 horas, o navio avança para o mar da Irlanda, à velocidade de 18  nós (33,3km/h), prosseguindo os exercícios, e em duas horas retoma a  Belfast. O período de testes dura menos do que um dia. O supervisor do  Board of Trade, Francis Carruthers, procede à inspeção do navio, e uma  empresa londrina ajusta as bússolas para operações em mar aberto. É o  dia da partida para Southampton. Encontram-se a bordo, além de outros  112 tripulantes, oito oficiais (Comodoro Edward Smith, Chefe dos  Oficiais William Murdoch, 1º Oficial Charles Lightoller, 2º Oficial  David Blair, 3º Oficial Herbert Pitman, 4º Oficial Joseph Boxhall, 5º  Oficial Harold Lowe, 6º Oficial James Moody). O presidente da  Harland & Wolff, Lorde Pirrie, não comparece por motivo de saúde,  está com pneumonia. Em seu lugar, embarca o engenheiro Andrews,  acompanhado de oito técnicos do estaleiro, o chamado Guarantee Group,  que deverá avaliar o desempenho do Titanic e sugerir alterações. O  diretor de operações da White Star Line, Bruce Ismay, também não  embarca, devido a compromissos familiares, e é substituído por outro  executivo da empresa, Harold Sanderson. Às 18:00 horas, o Titanic  é puxado pelos rebocadores Herald (proa de bombordo), Haskinson e  Herculaneum (costados de bombordo e estibordo), e Horbury (proa de  estibordo), ao longo do rio Lagan e do lago de Belfast. Perto da cidade  de Carrickfergus, na embocadura do lago, os rebocadores se afastam, e o  navio, conduzido pelos timoneiros Alfred Nichols, e Albert Haines, e  ainda sob inspeção, navega até o mar da Irlanda, retoma ao lago de  Belfast e, parando, recebe de Carruthers o certificado: "Bom por um ano a  partir de 2 de abril de 1912". Às 20:00 horas, parte o Titanic  para cobrir 917km até Southampton, principal terminal dos vapores da WSL  desde 1907. Quem o comanda é o Capitão Charles Bartlett,  Superintendente de Marinha da White Star Line.
No dia 3 de abril, o tempo estava bom, fazia frio  enquanto o Titanic atravessava o canal de São Jorge. Entre 4:00 e 6:00  horas, enfrenta espessa neblina. Servido o café da manhã: frutas frescas  e tomates, omelete, mingau de aveia, batata sauté, filé recheado, rolos  de arenque defumado, guizado de frango com agrião, bolinhos fritos de  cevada, presunto, salsichas, ovos quentes ou fritos. Nas profundezas do  navio, a atmosfera não é tão amena. Abrasa-se o carvão no depósito de  estibordo da sexta sala de caldeiras e o fogo se alastra. Carvoeiros e  fornalheiros começam a agir, retirando-o e molhando-o. Ao  meio-dia, o navio contorna Land's End, extremo ponto sudoeste da  Inglaterra. Na Sala Marconi, atrás da primeira chaminé, o telegrafista  John Phillips e seu assistente Harold Bride, procedem aos ajustes finais  do equipamento, com uma chamada geral. Surpreendentemente, respondem  uma estação de Tenerife, a quase 4.000km de distância, e outra de Port  Said, a mais de 5.000km. A noite, perto da ilha de Wight, ao  largo de Southampton, encontra-se o navio com a embarcação do prático do  porto, George Bowyer, que se transfere para bordo. Pouco antes da  meia-noite, o Titanic chega a Southampton, atracando no cais 44 da White  Star Line. Os rebocadores Hector, Ajax, Hércules e Netuno, da Red  Funnel Line, aproximam o navio do cais, puxando-o pela popa. Por causa  da greve dos carvoeiros, iniciada seis semanas antes, há numerosos  vapores inativos, entre eles o New York, da American Line, que em breve  será protagonista de um ominoso incidente.
Realização: Mário  Silva, Música: Sirens' Whispering -  Vangelis, Vídeo: Titanic Birth of a Legend, Textos Cronológicos: TitanicMomentos, Lista: Encyclopedia Titanica. 
 
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