EVENTOS EM 9 DE ABRIL DE 1912 
No dia 9 de abril, todos os oficiais,  menos o Capitão Smith, passaram a noite a bordo, cumprindo os quartos  regulares de serviço e supervisionando os preparativos para o embarque  dos passageiros. Nos guindastes, na calefação e outros trabalhos, o  navio gasta 415 toneladas de carvão. A sobra do que trouxe de Belfast,  somada às 4.427 toneladas que recebeu de outros navios, computam-lhe um  total de 5.892 toneladas. Não enche as carvoeiras, cuja capacidade é de  8.000 toneladas, mas é bastante para sete dias de viagem: o consumo  diário, em velocidade de cruzeiro, é de 650 toneladas. Persiste,  entretanto, o incêndio da carvoeira da sexta sala de caldeiras. O  Capitão Smith traz do Olympic o Chefe dos Oficiais Henry Wilde,  rebaixando Murdoch para primeiro oficial e Lightoller para segundo  oficial. O segundo anteriormente nomeado, David Blair, que vem do  Teutonic, é descartado e, para sua felicidade, não viajará. Para a  infelicidade de quem segue a bordo e será vítima da incúria e da  sobrançaria, ninguém lhe pergunta onde guardou o binóculo dos vigias.  Wilde estava cotado para comandar o Oceanic, mas permanecia em  Southampton por causa da greve. Sua nomeação desgosta os oficiais,  sobretudo os que são afetados. Nos dias seguintes, os tripulantes  continuarão a chamar Murdoch de "chefe". Nova imposição do Capitão  Smith: o comissário Barker é rebaixado a assistente e é contratado como  comissário-chefe Hugh McElroy, que também vem do Olympic, com um salário  25% maior. O Titanic é visitado pelo supervisor local do Board  of Trade, Capitão Maurice Clarke, que inspeciona o navio acompanhado de  Andrews e dos oficiais Lowe e Moody. Testa a lâmpada Morse e lança um  foguete de sinalização, aprovando. Embarca num dos botes salva-vidas, o  Standard 11, e ordena que os oficiais o lancem, com apenas nove  tripulantes. Aprova também, quando deveria ter arriado o bote com a  lotação completa, 65 passageiros. A incerteza dos oficiais quanto à  resistência dos turcos os induzirá a reduzir a ocupação dos botes  durante a primeira hora e meia do naufrágio, causando a perda de quase  500 vidas. A inspeção é tão superficial que não alcança os conveses  inferiores, convalidando o certificado de qualidade de um navio que traz  ardendo uma das carvoeiras - incidente que o capitão, por sua vez,  trata de omitir, acordando com a insensata auto-suficiência da empresa:  "Não consigo imaginar algo que possa levar um navio a naufragar", ele  declarou, antes do embarque, "a moderna construção naval está muito  acima de qualquer fatalidade". Retirando-se o supervisor, Smith  faz sua própria inspeção, acompanhado de Wilde e Murdoch. Na ponte, um  jornalista londrino o fotografa. Andrews escreve à esposa, Helen,  comentando que o Titanic está pronto, e amanhã, ao zarpar, contribuirá  para dar mais prestígio à Harland & Wolff. Na última noite em  Southampton, todos os oficiais dormirão no navio, menos o capitão.
Realização:  Mário  Silva, Música: Main Title (Brave Heart) - James Horner, Vídeo: Titanicfans, Textos Cronológicos: TitanicMomentos. 
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