CARTA DESCONHECIDA DE CRIANÇA NO TITANIC RELATA ACIDENTE NA PARTIDA
Uma
carta escrita a bordo do Titanic por uma criança revela como o navio esteve
envolvido num acidente ao partir em sua viagem inaugural.Eileen
Lenox Conyngham de 11 anos, escreveu a carta apenas quatro dias antes de o
navio afundar-se a 350Km a sudeste da Terra Nova, no Canadá.A jovem relata à sua ama Louisa Sterling que o Titanic
"partiu as cordas" e colidiu com o Oceanic enquanto "flutuavam" em
Southampton.Eileen
escreveu: "O navio partiu eram cerca das 12h15, em seguida, tivemos um grande atraso, porque este navio quebrou as cordas de um outro navio, o
Oceanic, enquanto flutuavamos sobre este navio de raspão, mas eles
conseguiram resolver tudo depois do choque. Está tudo bastante calmo agora, ninguém passou mal até agora. Devemos chegar a
Cherbourg pelas cinco, mas eu acho que não chegaremos antes seis."Menos de 100 horas mais tarde, o Titanic colidia com um icebergue e 1.495 pessoas morreriam. Mas a jovem Eileen escapou do perigo. Ela
desembarcou na França junto com a sua mãe, tia e irmão mais novo, Denis, inconsciente da sua sorte enquanto esperava por
uma resposta da ama à sua carta. A sua carta chegou à Irlanda no dia do naufrágio do Titanic e foi guardada pela Sra. Sterling o resto da sua vida.A jovem
Eileen, a filha de Rev George Lenox Conyngham, orgulhosamente descreveu
o Titanic como o maior navio do mundo, com uma piscina, um ginásio e
banhos turcos. A
menina estava no início de um mês de férias em França, enquanto Louisa
cuidava de seu irmão Alwyn na casa de um amigo em Bray Little,
Irlanda. E hoje, 100 anos depois, o Daily Mirror revela a incrível história de sua carta de 171 palavras. Ela
foi enviada para Louisa Sterling, a partir de Queenstown, agora Cobh,
Co Cork, onde o Titanic chegou em 11 de Abril de 1912.Após a morte de Louisa, a carta foi deixada para sua filha Patricia, que decidiu vender a missiva. Mas quis o destino que após o pagamento de £ 1,000 que ela
acabasse por voltar à sua escritora de 72 anos depois de ela colocar o lápis
no papel da White Star Line. Melanie
Marsh, da casa National Trust em Spring Hill, donos da casa de família de Eileen e também da casa destes em Co Derry, disse: "O Washington Post escreveu
um artigo sobre o assunto dizendo que a carta iria ser vendida. Eles disseram que Eileen tinham morrido no Titanic. Mas
Eileen casou-se com um americano e vivia perto de Washington.
Ela escreveu para o jornal explicando que ela ainda estava bem viva e
que iria enviar a esposa do seu sobrinho Gerrit, para participar do leilão em
Manchester e comprar a carta. Ela
disse que, embora a carta pertencesse ao proprietário actual, as suas palavras
ainda lhe pertenciam e ela a queria de volta. Ela comprou a carta em
leilão e manteve-a numa gaveta, ainda na pasta de plástico onde a casa de leilões Phillips Auctioneers tinha-a colocado. "Eileen morreu em Outubro de 1993, tendo deixado a carta ao seu filho Anton Shaefer. Quando
este morreu, em 2010, o seu testamento garantia que a carta fosse devolvida a casa de
infância de sua mãe em Spring Hill, agora propriedade da National Trust.Hoje o Daily Mirror pode revelar as memórias de infância de Eileen na sua viagem no Titanic, tal como ela contou ao seu sobrinho-neto Phillip.Ela
disse-lhe:... "Em 1912, a minha mãe decidiu levar o meu irmão mais velho Denis, e eu para a França para melhorar o nosso francês e estudar
arquitectura. Ela reservou a passagem no Titanic. Ela sabia por experiência
própria como era incapaz de navegar sem enjoar, e teve a ideia de que ao levar-nos em algo tão grande como o Titanic, não teríamos de sentir as ondas e ela estava certa, é claro. Além
disso, ela acreditava que seria maravilhosa a experiência de navegar a
bordo do mais belo navio do mundo. Falava-se muito sobre o navio e havia
muita ansiedade em torno de sua primeira viagem. Para
aquelas férias da Páscoa, os meus pais decidiram que o meu pai levaria dois
filhos para a Irlanda e a minha mãe levaria os outros dois para a França. A irmã mais nova do meu pai, a tia Alice acompanhou-nos e nós embarcamos em Southampton. Ficamos
absolutamente estupefactos pela beleza e tamanho deste grande navio.
Ficamos surpresos com a beleza incrível e o espaço que nos rodeava. O
orgulho da White Star Line era elegante, além de qualquer descrição. Por
causa de seus compartimentos estanques, dizia-se que era feito para ser inafundável. O instrutor de ginástica foi muito gentil connosco e nos permitiu experimentar toda a maquinaria. Um desses dispositivos eléctricos, era a simulação de andar de camelo. Tivemos uma viagem fascinante, vendo uma maravilha e inovação atrás da outra, sem a interferência de outros passageiros. Fizemos uma corrida no navio. E em certo momento, a minha mãe, para acalmar-nos sentou-se connosco e mandou-nos escrever cartas. Decidi escrever para a Louisa.A
carta veio à tona anos depois. Louisa falecera e tinha dado a carta para
a sua filha, Patricia Eileen, que descobriu que uma carta escrita no
Titanic seria muito valiosa. Ela
foi aconselhada a levar a carta a Phillips Gallery, na Inglaterra,
uns negociantes de cartas, papéis, etc, e foi o que ela acabou por fazer. De início, Phillips considerou a carta uma falsificação, mas
depois de olhar o conteúdo, determinou que nós tínhamos todos estado a bordo naquele dia. Então,
a carta foi vendida e eu, algum tempo depois, tive que comprá-la de
volta. Foi-me dito que se você escrever uma carta para alguém, a carta
pertence a quem enviamos, mas o conteúdo é seu. A minha carta não era uma jóia literária, mas foi bastante divertido e eu a queria. O cavalheiro na Phillips Gallery que me atendeu, disse: 'Sua ortografia do ginásio é muito criativa, não é?'"O examinador de papel Sean Madden, de Lurgan, Co Armagh, disse: "A carta está em
excelente estado, embora tenha uma dobra aqui e
ali. Felizmente foi escrita a lápis o que significa que não se
desvaneceu. Esta é uma carta linda com uma história muito pessoal. Não há nenhuma razão para que não sobreviva por centenas de anos."
Segue o caminho que a carta levou:
Segue o caminho que a carta levou:
1 Na quarta-feira, Abril 10, 1912, Eileen Lenox Conyngham, de 11 anos, escreve uma carta para a sua ama Louisa Sterling e a Sra. Byrnes em Little Bray, Irlanda. Eileen deixa o Titanic em Cherbourg para umas férias na França.2 A carta continua no Titanic segue para Queenstown, Cork.3 Fica na Irlanda e chega a Louisa Sterling.4 Louisa Sterling muda-se para a casa de Yorkshire e leva a carta com ela. Ela se casa e tem uma menina a quem ela chama de Patrícia Eileen, em honra de Eileen.5 Depois da morte de Louisa a carta fica com a sua filha Patrícia.6 Em 1983 a filha de Louisa coloca a carta em leilão na Phillip’s Fine Art Auctioneers, de Manchester. Os especialistas pensaram que a carta a leilão era uma falsificação, mas verificaram depois que Eileen estaria a bordo no momento que a escreveu.7 A notícia do leilão é publicada no Washington Times, que erroneamente dizem que a escritora da carta, Eileen morreu no naufrágio do Titanic. Eileen, então com 83 anos, lê o Washington Times, queixa-se a eles que ela está viva e que reside nos arredores de Washington.8 Eileen envia a esposa do sobrinho, Gerrit Lenox Conyngham, a Inglaterra para comprar de volta a carta no leilão. Eileen mantém a carta até a sua morte em Outubro de 1993.9 A carta é deixada para seu filho Anton Shaefer que a mantém para o resto de sua vida e deixa tudo à casa de infância de Eileen, em Spring Hill, agora propriedade da National Trust.10 A National Trust solicita ao seu director Hilary McGrady na Irlanda do Norte que através de um homem de sua confiança de nome Swindon envie até à casa de Spring Hill, a carta de 99 anos de idade, ainda em bom estado.
Sem comentários:
Enviar um comentário