O NAUFRÁGIO DO LUSITANIA
O Lusitania saiu de New York no dia 1 de maio de 1915 com destino a Liverpool. No dia 6, quinta-feira o comandante foi informado de que havia submarinos alemães no seu percurso. No dia 7, sexta-feira, dia do naufrágio por volta das 14h10 da tarde o Lusitania foi atingido por um torpedo no seu lado de estibordo (lado direito do navio) pelo submarino alemão U-20. O navio possuía botes para todos os passageiros, mas como o navio se manteve em movimento depois do choque, muitos botes não foram lançados. O Lusitania afundou em apenas 18 minutos, ou seja por volta das 14h28. Hoje questiona-se o motivo do Lusitania se ter afundado com apenas um torpedo e tão rápidamente. Alguns sobreviventes mencionam outras explosões do interior do navio que se acreditam ser desde munições a armas de guerra que, escondidas, seguiam a bordo. Esta tragédia ao largo de Kinsale na Irlanda, que vitimou 1198 pessoas, das 1959 a bordo, foi motor de arranque para dois anos mais tarde os Estados Unidos da América entrarem na Primeira Grande Guerra Mundial.
4 comentários:
Das poucas coisas que eu sabia do Lusitania era que pertencia à Cunard e que tinha sido atingido por um torpedo. É impressionante a rapidez com que ele afundou.. Pensar que morreu tanta gente!
Já devem ter feito algumas expedições aos destroços, nao? Vou procurar.
Optimo post, como sempre :)
É estranho, se afundou perto da costa, porque terá morrido tanta gente? Seria rápido mandar um navio para resgatar as pessoas..
Ah, faz sentido, sim. Deve ser desesperante estar tao perto da costa e não conseguir salvar as pessoas..
O Lusitania e o Mauritania eram concorrentes directos do Titanic, não é? Aliás, no filme, a Rose faz referência ao Mauritania.
Pois, a White Star Line era concorrente da Cunard nas travessias transatlenticas. Pessoalmente, gosto mais dos navions da White Star :)
Enviar um comentário