sexta-feira, julho 10, 2009

OS MAIS VELHOS DO TITANIC
MARY DAVIES WILBURN
Mary Davis, de 28 anos à data do Titanic, nasceu em Londres em 18 Maio de 1883. A sua residência era no nº 29 Fleet Lane, Newgate Street, London.
Mary viajava com o intuito de visitar a sua irmã E. F. Langford de Tottenville, Staten Island, Nova Iorque. Ela juntou dinheiro para a viagem trabalhando entre empregada e cozinheira numa casa londrina de uma Madame aristocrata. Mary recorda que a mansão tinha 22 empregados e um cozinheiro italiano com quem ela não se dava muito bem. Embarcou no Titanic em Southampton como passageira de segunda-classe e partilhou a sua cabine com outra passageira, Lucy Ridsdale. O bilhete nº 237668 , custou-lhe a época £13.
Mary Davis estava deitada quando ocorreu o acidente com o icebergue. Levantou-se de imediato para ver o que tinha ocorrido e informaram-na de que não havia perigo, e assim, retornou para a sua cama, mas apenas para a chamarem de novo ao fim de alguns minutos, para lhe dizerem para subir para o convés superior que o navio estava a afundar. Vestiu-se desajeitadamente e ajudou Lucy uma velha enfermeira que desceu ao convés inferior para se vestir e que tinha um pé torcido. As duas mulheres percorreram o seu próprio caminho até ao convés dos botes.
Dois homens as ajudaram a entrar no bote 13 e o mesmo de seguida foi arreado.
Mary recorda-se de um tempo explêndido, um mar calmo, e um belo céu limpo que se estendia kilometros a sua volta. Também indicou que ocorreu uma ligeira sucção quando o navio se afundou.
Mary Davis relata que já era bem de manhã quando o Carpathia se encontrou ao lado do seu bote e os trouxe para bordo. Ela estava entorpecida da cintura para baixo e praticamente inconsciente de exaustão e de frio. Esperavam-na em Nova Iorque a sua irmã e seu cunhado que a levaram para a sua casa onde ficou aos cuidados de um médico.
Retornou à Inglaterra uns meses depois quando a White Star lhe ofereceu um bilhete de retorno. Decidiu voltar aos Estados Unidos antes do final de 1913, novamente para trabalhar como cozinheira. Casou em 1915 com o pintor e decorador John A. Wilburn, do qual teve apenas um único filho, Carl Wilburn. John A. Wilburn nasceu em 31 de Janeiro de 1891 e morreu em Abril de 1972 em Syracuse. Carl Wilburn nasceu a 16 Julho de 1915 morreu em 9 de Novembro de 1994, também em Syracuse.
Quando Mary Davis Wilburn faleceu em Loretto Geriatric Centre, Syracuse, Nova Iorque em 29 de Julho de 1987, ela tinha 104 anos, 2 meses, e 12 dias, e já tinha vivido mais que qualquer outro sobrevivente do Titanic e viveu o suficiente para ver os destroços do Titanic quando estes foram encontrados em 1985.

1 comentário:

ines dacosta disse...

quando é que vamos á exposiçao do titanic ????