sexta-feira, julho 10, 2015

PEÇA DO TITANIC

A PEÇA QUE FALTAVA 
NA HISTÓRIA DO TITANIC 
Uma placa de bronze e prata em homenagem ao Titanic, na qual o navio é reconhecido como “o maior, mais longo e melhor vapor flutuante já construído pelo homem”, acaba de ser encontrada na cidade de Granada, na Espanha, depois de passar mais de cem anos desaparecida. A peça tem, gravado, o apelido dado à embarcação: “A Rainha do Oceano”.
A placa recém-encontrada jamais esteve a bordo do navio. Segundo a Fundação Titanic na Espanha, o objeto foi vendido por um britânico a um negociante de arte em Barcelona há 12 anos. No entanto, o neto deste comerciante, Leo Lorenzo Sancho, interessado pela tragédia do Titanic, comprou a condecoração e a manteve na parede de sua casa. A relíquia só veio a público quando Lorenzo ofereceu a placa à Fundação Titanic, que organizava uma exposição sobre o navio em Granada. A instituição ficará com a relíquia durante a exposição, que se encerra em Janeiro de 2016.
Fundida em bronze e prata, a placa mede 28,5 centímetros por 37 e pesa 1,8 quilo. Na parte inferior, ela tem uma luz interna que ilumina uma pequena janela, na qual a imagem do Titanic aparece. O objeto ainda mantém sua lâmpada e sua fiação originais, o que significa que passou mais de cem anos guardada, sem ser utilizada.
Em 9 de Abril de 1912, o presidente da Royal Mail Steamship Union entregou ao Lord Williams James Pirrie — presidente dos estaleiros Harland and Wolff, onde foi construído o Titanic — esta placa, que agora está em exibição no Parque da Ciência de Granada, na exposição “Titanic — A reconstrução”. A cerimonia foi realizada na Câmara Municipal de Southampton, no Reino Unido, um dia antes da partida do navio do porto da cidade. Após o evento, que foi amplamente noticiado pela media na época, a condecoração foi levada para o escritório do presidente do estaleiro. A partir deste momento, nunca mais se teve notícias do objeto. Até que, doze anos atrás, um cidadão britânico ofereceu a placa a um negociante de arte em Barcelona, sem que nenhum dos dois soubesse de sua origem ou história, segundo a Fundação Titanic.
No entanto, Leo Lorenzo Sancho, neto do marchand e “fã” do Titanic, coincidentemente acompanhou o seu avô no dia da negociação. O jovem então se interessou pela placa “para decorar sua sala”, e terminou comprando o item, para a surpresa de seu avô. Poucos dias atrás, Lorenzo Sancho, hoje proprietário de uma loja de arte em Granada, ofereceu a peça à Fundação Titanic, que a transformou em uma das estrelas de sua exposição. Embora uma boa quantidade de dinheiro tenha sido oferecida ao proprietário, ele, por agora, não tem a intenção de vender a relíquia.

2 comentários:

Henry Braga disse...

Cara, parabéns pelo blog, muito interessante mesmo. Abraços.

Mário Monteiro disse...

Obrigado, Henry, obrigado mesmo pela força =)