sexta-feira, julho 03, 2009

OS MAIS VELHOS DO TITANIC
MARJORIE NEWELL ROBB
Marjorie Newell, de 23 anos, nasceu em 12 Fevereiro de 1889 em Lexington, Massachusetts filha de Arthur Webster Newell e Mary E. Greeley.
Marjorie regressava de uma viagem ao Médio Oriente com o seu pai e sua irmã, Madeleine Newell. Os três embarcaram no Titanic em Cherbourg. As duas irmãs ocuparam a cabine D-36, e seu pai a cabine D-48.
Na noite de 14 de Abril de 1912 Marjorie foi despertada por uma repentina vibração no navio. O seu pai veio então ao seu quarto e ordenou que as filhas se vestissem e fossem de imediato para o deque dos botes. Depois de ver que um dos botes já tinha sido arriado em segurança, Arthur tratou de as colocar de imediato no bote seguinte (número 6). Arthur Newell morreu no naufrágio. Marjorie Newell casou-se com Floyd Robb em 1917, e teve quatro filhos (três meninas e um rapaz). O seu filho chamou-se Arthur Newell Robb em memória do seu pai. Ela começou a trabalhar como professora de música no Wells College em Aurora, Nova Iorque. Entre 1920 e 1950, viveu em South Orange, Nova Jérsia, onde dava aulas de violino e piano. Tornou-se numa das fundadoras da New Jersey Symphony Orchestra. Marjorie regressou mais trade a Massachusetts vivendo primeiro em Westport Point e mudando-se por fim para Fall River em 1990.
Nos seus últmos anos de vida, já depois de sua mãe e irmã morrerem, é que Marjorie começou a falar daquela noite em que o navio se afundou. Com a incrível idade de 97 anos, ela captou as atenções de pesquisadores e historiadores do Titanic saceando-os com suas memórias sobre as últimas horas do navio. "Nunca vou esquecer os gritos daqueles que se afogavam. Era absolutamente terrível." Perdendo o seu ar altivo de passageira de primeira-classe, fechou os olhos e retornou ao passado. A razão que a fez falar sobre o evento foi em parte para respeitar e honrar a memória do seu pai. Os seus momentos finais e bravura nunca sairam da mente de Marjorie. Ela morreu enquanto dormia em 11 de Junho de 1992, com a bonita idade de 103 anos e foi sepultada com a sua família no Mount Auburn Cemetery em Cambridge. Deixou um filho que vive em Westport, e três filhas, entre elas Madeline Crowley de Portola Valley, Calif., e Marjorie Snow de Little Compton, R.I.; e 13 netos. Marjorie tornou-se na última sobrevivente da primeira-classe do Titanic.

2 comentários:

victoria disse...

Gracias por este comentario que siempres compartes y cada vez aprendo de ellos.En cuanto a la foto sigue su misma mirada a pesar de sus arrugas seguro que su alma era limpia.Con mi cariño de tu amiga Vicky

victoria disse...

Querido amigo,he pasado a saludarte soy la misma Vicky de siempre ,la amiga y compañera de viaje,.Espero que subas ancla y tengas pronto vacaciones.Con cariñoVicky