quarta-feira, agosto 31, 2005

DESCONHECIDOS NO TITANIC (última parte)
Para finalizar a sequência dos desconhecidos a bordo do Titanic aqui fica então a referência aos nomes deixados na primeira parte do post com o mesmo tema. Sobreviventes marcados com (*)
McAuliffe, Sr. – McAuliffe é mencionado pelo camareiro da sala de jantar de primeira classe James Johnson, quando McAuliffe lhe deu um canivete pedindo que lhe fosse devolvido em Southampton.
Denison, Sr. – É descrito em algumas listas e livros como um dos Comissários de Bordo.
*White, Sr. Ralph – Aparece em algumas listas como marinheiro de convés.
*Ingstorm, Sr. Óscar – O seu nome encontra-se descrito como fogueiro em algumas listas.
*French, Sr. William – O marinheiro Jack Williams menciona que French estava com ele quando viram uns homens serem abatidos a tiro.
*Williams, Sr. Jack (W?) – Como acima descrito, Jack Williams falou para os jornais da época como tendo visto homens serem abatidos a tiro como cães. Uma das teorias apresentadas, é que estes dois homens terão dado os seus depoimentos sobre nomes falsos, de forma a preservarem os seus empregos na White Star Line, já que tinham acabado de perder o navio onde eram empregados e relatavam factos contra a empresa que os empregava.
Parks, Sr. Sam – Descrito como membro da tripulação, partiu junto com John Foley para retirar a extremidade do cabo de sonda e abrirem as janelas de forma a que o bote 4 fosse finalmente descido. A minha teoria é que este homem seja o Sr. Francis Parkes. Francis viajava em segunda classe mas fazia parte do Guarantee Group da empresa Harland & Wolff e estava trabalhava nas sondas.
*Ahtes (Athes), Sr. Joseph – Reclama ser um membro da tripulação e ter sobrevivido ao afundamento do Titanic.
Brines, Sr. – Descrito como membro da tripulação em algumas listas.
McCubbins (McCubbin), Sr. Lee – O Sr. Lee McCubbins escreveu à sua mãe informando-a da aquisição do seu mais recente emprego como membro da tripulação do Titanic. Muitos referem-no como uma farsa que ele escreveu à família de forma a ser livre. Pensando que ele teria ficado no fundo do oceano com o navio. Ele era um jovem, não acho que ele faria isso para fugir da família. Será ele o desconhecido que viajou no lugar do fogueiro Thomas Hart?
*Butler, Sr. John Beattie – O seu falecimento é mencionado num jornal australiano que o indica como o último sobrevivente australiano no Titanic que ainda estava entre nós. O seu testemunho tem tanto de verídico como de inacreditável. Faleceu em 1970 com 83 anos.
Nota: Outros nomes como Harry Giles, Louis Michelsen, Jay Yates, John Haggan, não foram mencionados uma vez que já foram encontradas respostas para eles, contudo qualquer outra dúvida ou actualização destes e outros nomes, podem ser deixados em Comments.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quantos nomes e histórias ou estórias!!!! A verdade é que algumas talvez nunca sejam esclarecidas. Parabéns TITANICFANS.

Detetive Filho disse...

O que realmente sabemos sobre Eva Charbo , dizem que seu depoimento é muito contradizente mas minha posição é de que numa noite fria em meio ao desastre como alguem esclareceria perfeitamente tudo em todos os detalhes , o que voce sabe a respeito?

Mário Monteiro disse...

Olá Detetive Filho, eu já tive oportunidade de ver o video da suposta sobrevivente Eva Charbo, o que posso dizer é que nenhuma Eva Charbo estava a bordo do Titanic nem sua mãe como ela refere. Se houve um navio pesqueiro de bacalhau que as resgatou, porque mais nenhum outro sobrevivente o viu ou foi recolhido? Nenhum outro sobrevivente a bordo relatou sequer que uma menina de 14 anos animasse as festas do navio como bailarina. Também se torna algo extraordinário que uma menina de 14 anos se torne a única que se lembra bem do fim do capitão Smith. Curiosamente só tem essa documentação exibida pela Globo. Colocarei uma postagem sobre isso ainda hoje. =) abraço.