sábado, setembro 30, 2017

NOVIDADES TITANICFANS SETEMBRO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM SETEMBRO FOI ASSIM 
1 de Setembro de 1985 - 1 de Setembro de 1985: O TITANIC foi descoberto por Jean-Louis Michel e Robert Ballard.
Take Her To Sea, Mr. Murdoch Após a cena do "Rei do Mundo", a orquestra desempenha uma variante do tema que acompanha a cena que vemos de todo o navio chamada de "Million Dollar Shot".
A Maldição do Republic O Canal História tem transmitido o documentário de vários episódios sobre o resgate do suposto tesouro que se encontra no navio RMS Republic naufragado em 1909.
Óscares 1998 Na noite de 23 de março de 1998 fez-se História na edição número 70 da gala dos Oscars que iria premiar as melhores produções do cinema de 1997. 
"TO MAKING IT COUNT!" 

quarta-feira, setembro 27, 2017

OSCARS 1998

A NOITE DOS OSCARES DE 1998 
Na noite de 23 de março de 1998 fez-se História na edição número 70 da gala dos Oscars que iria premiar as melhores produções do cinema de 1997. Titanic estava indicado a 14 oscares e arrecadou 11! Um recorde apenas atingido por Ben Hur em 1959. Para quem não teve a oportunidade de assistir a esses momentos, o canal dos Oscars no youtube disponibilizou os vídeos da entrega dos prémios bem como a performance de Céline Dion que cantou My Heart Will Go On de Coração do Oceano ao peito.
Melhor filme: 
Melhor realizador: 
Melhor trilha sonora na categoria drama e melhor canção original:
Melhor guarda-roupa:
Melhor direção de arte:
Melhor Fotografia:
Performance My Heart Will Go On:


segunda-feira, setembro 18, 2017

A MALDIÇÃO DO REPUBLIC

A MALDIÇÃO DO REPUBLIC 
O Canal História tem transmitido o documentário de vários episódios sobre o resgate do suposto tesouro que se encontra no navio RMS Republic naufragado em 1909. O caçador de tesouros Martin Bayerle e o filho regressam ao local do navio naufragado, que quase destruiu a família dele. O interessante foi descobrir no episodio de ontem A Maldição do Republic: O Preço do Ouro que numa das tentativas de resgate levadas a cabo nos anos 80, foi encontrado o cofre do comissário de bordo. Martin Bayerle conta que essa empresa de resgate mais preocupada em encontrar o ouro do que propriamente com o estado do navio, arrancou uma parte do casco, recuperou o cofre tranzendo-o para a superfície e congratulando-se abriram-no abruptamente mas o que encontraram dentro foram papéis, lodo e nada de valioso, sem darem importancia ao valor histórico que aqueles documentos poderiam conter. Isto fez-me lembrar a cena de Titanic de James Cameron, quando Brock Lovett encontra o cofre de Caledon, e congratulando-se cortam a fechadura do cofre e se deparam com papéis e lodo atirando-os para o chão como se de lixo se tratasse. Terá Cameron se inspirado nesta história para a cena do filme?

sábado, setembro 09, 2017

TAKE HER TO SEA MR MURDOCH

TAKE HER TO SEA MR MURDOCH
Após a cena do "Rei do Mundo", a orquestra desempenha uma variante do tema que acompanha a cena que vemos de todo o navio chamada de "Million Dollar Shot", uma grande cena ao estilo helicóptero que iria obrigar a gastar uma parte do orçamento em trabalho de fotografia, no modelo do navio e em computador como simular água e pessoas em movimento. Há três "finais" para "Take her To Sea, Mr. Murdoch" que encontrei.
O primeiro é um estilo de "fanfarra" que, em última instância, não foi usado. A fanfarra alinha-se com a cena, mas o "humor" final não combina com ela. Foi assim que o final foi originalmente composto.
O segundo é a versão do álbum muito semelhante à versão do filme, mas é muito mais silencioso e uma oitava inferior à versão do filme.
A terceira versão é a versão do filme, que é uma combinação das duas anteriores versões com o mesmo tema geral que a versão do álbum. Até agora, as versões 1 e 3 não foram divulgadas, mesmo que tenham pequenas diferenças.
Tudo isto ilustra as mudanças subtis que os compositores fazem à medida que a composição sonora evolui para o filme. (A versão do filme também tem um pouco de "Southampton" - na versão de álbum - colocada na parte final da música, enquanto o capitão Smith olha da ponte de comando e então volta para "Take Her To Sea, Mr. Murdoch", antes da cena "Sou o rei do mundo ".)

sexta-feira, setembro 01, 2017

1 SETEMBRO 1985

1 DE SETEMBRO DE 1985 
1 de Setembro de 1985: O TITANIC foi descoberto por Jean-Louis Michel e Robert Ballard. A equipe de Ballard detectou o primeiro sinal dos destroços do Titanic à 1h da manhã desse dia. De 9 de Julho a 7 de Agosto, a bordo do Le Surôit, a expe­dição franco-norte-americana liderada pelo Dr. Robert Ballard (Woods Hole Oceanographic Institution) e Jean-Louis Michel (Institute Français de Recherches pour l'Exploitation des Mers - IFREMER) procura o ponto do naufrágio, delimitando uma área de 260km². As operações são suspensas devido ao mau tempo. Os mesmos investigadores retomam ao Atlântico Norte, em expedição que começa a 22 de Agosto e termina a 4 de Setembro. Operando um sonar e o submergível não tripulado Argo, dirigido por controle remoto e dotado de câmara de vídeo que transmite as imagens por um cabo de fibra ótica, Ballard explora 80% da área anteriormente delimitada e, à uma hora da madrugada de 1º de Setembro, descobre os restos do Titanic a quase quatro kilometros de profundidade, 560km a sudeste de Terra Nova e a 1.600km de Nova York. A primeira visão de Ballard é uma das caldeiras. Os detritos se espalham em área de 2,6km². A pressão, nessa profundidade, é de 400kg por cm². O jornal britânico The Observer publicou a história no mesmo dia. Como os fusos horários eram diferentes, isso quer dizer que a historia deve ter sido imprensa no mínimo oito horas antes da descoberta! Será que alguém sempre soube onde estava o Titanic? Abaixo segue a lista de sobreviventes do Titanic que viram a notícia nesse dia e viram novamente o navio 73 anos e 6 meses depois de o terem visto pela última vez em Abril de 1912.
Eileen Lenox-Conyngham (desembarcou em Cherbourg em 10/4/1912);
Millvina Dean
Bertram Dean
Barbara West (Dainton)
Eva Hart 
Ruth Becker (Blanchard)
Alden Caldwell 
John Ryerson 
Lillian Asplund
Winifred Quick (Van Tongerloo)
Edith Brown (Haisman) 
Michel Navratil 
Hjalmar (Agnes Charlotta Bengtsson) Sandström 
Beatrice Sandstrom (filha de Agnes Sandström)
Louise Kink (Pope) 
Eleanor Schuman 
Louise LaRoche 
Marjorie Newell (Robb) 
Frank Aks 
Marshall Brines Drew