segunda-feira, novembro 30, 2015

NOVIDADES TITANICFANS NOVEMBRO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM NOVEMBRO FOI ASSIM 
Titanic Momentos - Um pedido especial de um amigo precisando de ajuda.
Foto Desconhecida do RMS Olympic Quando em 2012 todos aguardavam com expectativa o centenário do naufrágio do Titanic, esperávamos descobertas fantásticas, de factos novos e até mesmo fotos desconhecidas. Mas parece que 2014 e 2015 é que foram anos mais ricos em descobertas de fotografias esquecidas e totalmente desconhecidas do público. 
O Naufrágio do Britannic Terça-feira, 21 de Novembro de 1916. O Britannic estava navegando pelo Canal de Kea no mar Egeu, em plena Primeira Guerra Mundial. Perto das 8:00 da manhã, uma tremenda explosão golpeou o Britannic, adornou e começou afundar muito depressa pela proa. 

Tudo isto e muito mais!
"TO MAKING IT COUNT!" 

sábado, novembro 21, 2015

O NAUFRÁGIO DO BRITANNIC

O NAUFRÁGIO DO BRITANNIC 
O Britannic partiu de Southampton num domingo, dia 12 de Novembro de 1916. Ele não levava nenhum "passageiro". No dia 17 de novembro de 1916, chegou a Nápoles, para abastecer e partir no sábado, mas uma tempestade feroz atrasou a sua partida.
Terça-feira, 21 de Novembro de 1916. O Britannic estava navegando pelo Canal de Kea no mar Egeu, em plena Primeira Guerra Mundial. Perto das 8:00 da manhã, uma tremenda explosão golpeou o Britannic, adornou e começou afundar muito depressa pela proa. O Capitão Bartlett experimentou encalhar o Britannic na Ilha de Kea, mas não teve sucesso. Em 55 minutos, o maior transatlântico da Inglaterra, com apenas 351 dias de vida, afundou. A explosão ocorreu aparentemente entre a 2ª e a 3ª antepara a prova de água e a antepara 2 e 1 também foram danificadas. Ao mesmo tempo, começou a fazer água na sala de caldeiras 5 e 6. Este era asperamente o mesmo dano que levou seu irmão, o Titanic, a afundar.
Infelizmente 30 pessoas morreram na ocasião. A maioria destas mortes ocorreu quando os hélices emergiram das águas e sugou alguns barcos salva-vidas. Os motores ainda estavam em funcionamento, pois na correria de tentar encalhar o navio, esqueceram de parar os motores.
O Britannic está tombado de lado a apenas 350 pés (107m) de profundidade. Tão raso que a proa bateu no fundo antes dele afundar totalmente, e devido ao imenso peso do navio a proa se retorceu toda. Ele foi descoberto em 1976 em uma Exploração dirigida pelo oceanógrafo Jacques Cousteau.
É fácil distinguir o Britannic de seus irmãos, devido aos gigantescos turcos de barco salva-vidas, e também porque a maioria das fotografias suas mostram ele todo pintado de branco com uma faixa verde pintada no casco de proa a popa, separada apenas por 3 grandes cruzes vermelhas de cada lado, designando-o como um navio hospital. O HMHS Britannic nunca chegou a receber um centavo para transportar um passageiro.
O Britannic é hoje o maior transatlântico naufragado.
Mortos no naufrágio do HMHS Britannic: Arthur Binks / Arthur Dennis / Charles C. S. Garland / Charles J. D. Phillips / Frank Joseph Earley / G. Philps / George De Lara Honeycott / George James Bostock / George Sherrin / George William Godwin / George William King / Henry Freebury / Henry James Toogood / James Patrick Rice / John Cropper / John George McFeat / Joseph Brown / Leonard George / Leonard Smith / Percival W. E. White / Pownall Gillespie / Robert Charles Babey / Thomas A. Crawford / Thomas Francis Tully / Thomas Jones / Thomas Taylor McDonald / Walter Jenkins / William Sharpe / William Smith / William Stone.

domingo, novembro 15, 2015

FOTO DESCONHECIDA DO RMS OLYMPIC

FOTO DO OLYMPIC EM NEW YORK 
Quando em 2012 todos aguardavam com expectativa o centenário do naufrágio do Titanic, esperávamos descobertas fantásticas, de factos novos e até mesmo fotos desconhecidas. Mas parece que 2014 e 2015 é que foram anos mais ricos em descobertas de fotografias esquecidas e totalmente desconhecidas do público. Esta que aqui apresentamos encontra-se no Museu da Cidade de Nova Iorque e é do RMS Olympic em 1913 fazendo marcha à ré no porto da White Star Line em Nova Iorque.
No final do cais, podemos ver um grupo de inspectores da doca, em que um deles levanta uma bandeira de sinais. Possivelmente para comunicar com a ponte da popa do navio a fim de evitar qualquer contratempo com outros navios nas proximidades. 
As primeiras fotografias novas sobre o Titanic depois de muito tempo sem novidades surgiram em 2013, quando se encontrou uma tirada por um rapaz no dia da partida do Titanic, podem ver aqui
Seis meses depois, era revelada uma fotografia depois do naufrágio, com os corpos amontoados e um serviço religioso a bordo do navio de resgate de corpos Mackay Bennett, para lerem aqui. Depois foi a vez de em 2014, Maio, se encontrar uma fotografia das ruas de Londres onde um pormenor datou a foto: a capa de um jornal exposto numa loja com a notícia do naufrágio. Podem ver aqui
Em Setembro surge uma imagem captada em Queenstown tirada por Thomas Barker no navio America que transportou os passageiros para o navio. Barker ia encontrar-se com outro amigo aficionado por fotografia, o padre Browne que até recentemente detinha o autor das últimas fotografias conhecidas do Titanic.
Mas os melhores momentos estavam reservados para Outubro desse ano, apresentada como a maior descoberta dos últimos anos, um álbum com 116 fotografias de época, mostravam o Titanic no seu lançamento, as provas de mar e a vida a bordo no Olympic. Podem consultar em pormenor aqui. No passado mês de Outubro novas fotografias totalmente inesperadas vieram a público. Um conjunto de quatro diapositivos em placa de cristal foram a leilão, onde se podia ver a prancha de lançamento em grande detalhe. Foram tiradas por um homem de negócios de Belfast e conservadas pela sua familia até hoje. 
Junto com elas incluia-se uma foto totalmente inédita do Olympic. Além destas novas fotografias extremamente raras, outras foram adicionadas ao leilão, como as da recuperação do bote desmontável A, um mês depois do naufrágio a 13 de Maio de 1912. O bote foi encontrado a 400 kilómetros a sul do naufrágio pelo RMS Oceanic e tinha ainda 3 cadáveres dentro que tinham sido deixados para trás. Note-se que o bote está meio inundado tal como foi explicado pelos sobreviventes que nele escaparam. O Titanic há mais de cem anos que fascina as pessoas, e quando já pensamos que conhecemos tudo o que havia a conhecer a seu respeito, novas imagens vêm ao de cima para continuar a preencher o nosso imaginário com aquele  que um dia foi chamado de navio dos sonhos.





domingo, novembro 08, 2015

TITANIC MOMENTOS

PEDIDO DE AJUDA DO ADMINISTRADOR 
DO TITANIC MOMENTOS
Quando o TitanicFans nasceu em 2005, e deparei-me com o crescimento repentino e rápido que iria ter, sobretudo nas visitas vindas do Brasil, percebi que iria precisar da ajuda e colaboração externa. Tinha dois amigos na época, que permanecem até hoje os laços de amizade, duas figuras de peso no assunto Titanic: Diego Pellegrino, dono de um site do Titanic (entretanto já extinto), e José Alencar, o maior coleccionador e conhecedor do Titanic do Brasil. Sabia que poderia contar com a colaboração deles para fazer este blogue crescer e eles mesmos poderem também um dia ter o seu próprio caminho com esta experiência. E assim foi, pouco tempo depois José Alencar lançou o Titanic Momentos, blogue de muito sucesso no Brasil, e que trouxe grande reconhecimento ao seu administrador. Mantivemos a amizade e a parceria, e nunca vou esquecer e agradecer ao Alencar o facto de também ele ter ajudado o meu patrimonio do Titanic ter crescido. Neste momento, como pode acontecer na vida de qualquer um, José Alencar, atravessa um período de grandes dificuldades financeiras, ao ponto tal de infelizmente ter que se desfazer do seu patrimonio do Titanic colocando à venda alguns objectos e itens de grande valor para coleccionadores. Infelizmente, acompanhei deste lado do Atlântico ao longo destes anos o início deste período menos bom da sua vida até aos dias de hoje. E percebo que, chegar ao ponto de ter que se desfazer de bens queridos para poder pagar as contas e colocar comida na mesa, deve ser das decisões mais sensíveis de se tomar. Neste sentido, o TitanicFans divulga aqui aos fãs do Titanic no Brasil e a pedido do Alencar, o anúncio colocado no TitanicMomentos sobre a venda de itens do Titanic a quem esteja interessado em adquirir alguma coisa do seu acervo. Este é o link do post Venda Total do meu Acervo Titanic onde podem ler a mensagem de ajuda do próprio e verificar alguns dos itens postos já para venda, sendo que mais serão disponibilizados em breve. Caso queiram ter uma noção do acervo do Alencar em 2006 fiz um post com todo o seu acervo nessa época que podem ver aqui. Contamos com a colaboração dos fãs do Brasil na certeza que melhores dias estão por chegar. Desde já o nosso obrigado.