sábado, abril 24, 2010

FILME

Para terminar o mês de Abril sempre marcante na tragédia, fica mais um vídeo feito pelo TitanicFans. Podemos imaginar a ansiedade dos passageiros que esperavam pelo dia da grande partida e como esta deve ter sido tão empolgante, imagens raras do capitão Smith, podemos imaginar a vida a bordo ao som de melodias clássicas tocadas pela melhor banda do Atlântico! E no final, uma demonstração completa do acidente.

domingo, abril 18, 2010

ESPECIAL TITANICFANS 98 ANOS

CARPATHIA

No final do dia 18 de Abril, chega a Nova Iorque o Carpathia carregado com pouco mais de 700 sobreviventes do Titanic que resgatou do meio do oceano. Começou por primeiramente descarregar os botes salva-vidas do Titanic, os jornalistas alugaram pequenas embarcações só para se aproximarem do Carpathia e obterem as primeiras imagens e entrevistas dos resgatados. Chovia bastante em Nova Iorque. Este vídeo foi feito no dia seguinte a chegada do navio, podemos ver os heróis que resgataram os sobreviventes das águas geladas, incluindo o Capitão do Carpathia sempre discreto. Podemos ver a felicidade de um jovem aprendiz a receber talvez um dos primeiros autógrafos da História, vindo de um sobrevivente do Titanic. Também é visível ainda alguns sobreviventes a cambalear na proa do velho navio, que permaneceram essa noite a bordo por não terem ninguém que os esperasse. O Carpathia tinha como destino Gibraltar, um destino completamente oposto ao que decidiu tomar. O Capitão Rostron do Carpathia ponderou viajarem até os Açores, onde poderia deixar os passageiros mais comodamente, também pensou em transferi-los para o Olympic, irmão gémeo do Titanic, mas fazer os passageiros relembrar tudo de novo num navio tão identico, era de arrepiar, outra opção seria Halifax. Optou por levá-los ao seu local merecido, Nova Iorque, o destino que tinham desejado alcançar no luxuoso transatlântico, e nenhum passageiro a bordo do Carpathia que ia com destino a Gibraltar se opôs a tal decisão ou se incomodou com o prejuízo de atrasarem a sua chegada à Europa, antes pelo contrário, ofereceram-se para acolher alguns sobreviventes nos seus camarotes, disponibilizaram roupas, cobertores, objectos pessoais como escovas de dentes, brinquedos. No dia seguinte, arrancaram as Comissões de Inquérito ao naufrágio.

quinta-feira, abril 15, 2010

ESPECIAL TITANICFANS 98 ANOS

TITANIC

"Havia paz e o mundo ganhava um novo sentido... Parece-me que o desastre que estava eminente não foi só o acontecimento que fez o mundo esfregar os olhos e acordar, mas também acordar para um novo começo! Para mim, o mundo de hoje acordou a 15 de Abril de 1912."

Jack Thayer, sobrevivente do Titanic.

quarta-feira, abril 14, 2010

ESPECIAL TITANICFANS 98 ANOS

A TRIPULAÇÃO

A tripulação do Titanic não foi escolhida ao acaso, não era de admirar que estivessem presentes a maioria dos tripulantes do Olympic. A White Star Line sabia que muitos dos que iam em primeira-classe a bordo do Titanic, eram passageiros de regresso das suas férias da Páscoa na Europa, e que tinham feito a travessia no Olympic. Pensando nesse facto, o regresso no Titanic, na sua viagem inaugural, era o ideal. Poder ver aquele empregado que nos acostumamos na travessia, que já sabia exactamente daquilo que precisavamos, era muito acolheador e familiar, era essa a sensação que a White Star queria passar. Não uma travessia rápida, mas calma e luxuosa, como num hotel europeu! Contudo o Titanic e o Olympic, bem como o já em construção Gigantic eram bem capazes de surpreender em velocidade também.

terça-feira, abril 13, 2010

ESPECIAL TITANICFANS 98 ANOS

A TERCEIRA-CLASSE

Viajar no Titanic em terceira-classe, poderia se considerar um luxo. Para muitos emigrantes pobres esta era a primeira vez que viam um sanitário, ou aquela passagem para si e para a sua familia tinha sido a economia de uma vida, mas que finalmente era um sonho que se concretizava. Por isso todas as noites eram noites de alegria, não era preciso uma banda contratada pela White Star Line para os alegrar, bastou apenas um piano, alguns passageiros já se faziam acompanhar dos seus instrumentos musicais, e eles mesmos faziam a festa!

segunda-feira, abril 12, 2010

ESPECIAL TITANICFANS 98 ANOS

VIDA A BORDO

Destaca-se a vida a bordo do Titanic pelas fotos do Padre Browne que desembarcou em Queenstown. Estas mesmas fotografias aqui apresentadas correram os jornais na época. Destacam-se a bordo alguns dos passageiros mais famosos, podemos vislumbrar um pouco da alegria que seria estar nas classes mais abastadas a desfrutar da viagem no maior navio do mundo!

domingo, abril 11, 2010

ESPECIAL TITANICFANS 98 ANOS

QUEENSTOWN

Às 11:35 de quinta-feira, 11 de Abril de 1912, o Titanic chegava a Queenstown. Ao amanhecer de 11 de Abril, o navio avançava a toda a velocidade na direcção oposta ao sol. O comandante Smith ordenou que se fizessem várias provas de manobra sem que se observasse qualquer problema. O vento fresco e tonificante varreu do ar os últimos restos de névoa e abriu o largo horizonte em que começaram a perfilar-se as montanhas do sul da Irlanda. Nesse dia, os promontórios que definem a baía tinham-se convertido em improvisadas escadarias apinhadas de público, pois milhares de pessoas acorreram de diferentes pontos da Irlanda para observar com os seus próprios olhos o gigante dos mares que avançava sobre a água azul com cintilamntes escamas de prata sobre o sol que já se fazia sentir. Partiu com 2208 pessoas a bordo pelas 14h30.

sábado, abril 10, 2010

ESPECIAL TITANICFANS 98 ANOS

A PARTIDA

Hoje 10 de Abril, 12:06, o Titanic deixava o cais de Southampton. Ao mesmo tempo, do outro lado do oceano, no sentido contrário, o Olympic, seu irmão gémeo, fazia o mesmo. As fotografias da época demonstram bem como o dia era de alegria para todos.

sexta-feira, abril 09, 2010

ESPECIAL TITANICFANS 98 ANOS

TITANICFANS ESPECIAL

Para relembrar a tragédia de há 98 anos, hoje 9 de Abril véspera da viagem inaugural, começamos como uma retrospectiva desde o nascimento do Titanic até à véspera da sua partida. No dia 9 de Abril de 1912, terça-feira, véspera da partida do Titanic, faziam-se as últimas visitas ao maior navio de sempre. Repórteres, curiosos, todos queriam visitar o navio. Passageiros passaram o dia anterior à viagem no hotel South Western House de onde se podia contemplar da janela as quatro chaminés do Titanic.

quinta-feira, abril 01, 2010

CARTA A BORDO DO TITANIC
Carta escrita no Titanic deverá render £ 25.000 em leilão! A carta mostra como o Titanic estava praticamente em risco de colisão no cais de Southampton com o navio New York. Uma carta rara que dá uma visão da vida social dos passageiros da primeira classe a bordo do Titanic. A carta, do perfumista Adolphe Saafeld à sua "maridinha" como ele a chama, descreve almoços requintados, jantares prolongados, charutos, e passeios por todo o navio. A carta, datada de 10 de Abril de 1912, o primeiro dia da viagem, diz: "Querida maridinha, obrigado pelo teu fio ... O tempo está bom e calmo, o céu nublado. Até agora, não se sente a vibração do navio, parece firme. Não é bom viajar sozinho e deixar-te para trás. Acho que terás de vir da próxima vez. Tenho muito apetite para o almoço. Sopa, filetes de solha, um lombo com couve-flor e batatas, maçãs e queijo Roquefort, regado com uma cerveja gelada Spaten grande, assim podes ver que eu não até nem estou tão mal assim. Fiz um longo passeio e descansei da uma hora da tarde até às cinco. A banda tocou na parte da tarde para o chá ... tudo e qualquer coisa na alimentação é gratis."
Saafeld também escreveu sobre a forma como o Titanic esteve quase envolvido numa colisão com outro navio, enquanto saía de Southampton - mas Saafeld parecia mais preocupado com o facto de que isto atrasou o jantar. "Devido ao nosso pequeno acidente em Southampton, estava tudo uma hora atrasado e jantei apenas às 7h30 em vez das 7 horas como de costume ... sento-me numa pequena mesa para dois, toda só para mim. Tive um jantar muito bom e ainda fumei dois cigarros na sala de fumo e agora vou para a cama... como eu estou cansado! Excepto uma ligeira vibração, nem te apercebes que estás no mar. Um beijo para ti, amor e para todos, do teu marido amoroso, Adolphe." A carta de três páginas está escrita em papel timbrado do Titanic e foi expedida na Irlanda para a sua esposa, Gertrude, em Manchester. Vai agoara a leilão dia 17 de Abril, pela Henry Aldridge & Son, em Devizes, Wiltshire. O leiloeiro Andrew Aldridge disse: "Vimos sempre o mesmo noutras cartas e postais que foram enviados a partir do Titanic, mas este é sem dúvida o melhor devido ao seu conteúdo. "A grande maioria das cartas apenas com algumas linhas com frases básicas como "como desejaria que aqui estivesses" e coisas parecidas. Mas a carta de Saafeld entra em detalhes sobre a vida de um passageiro de primeira classe a bordo. A carta é escrita em primeira mão, e passa ao leitor as suas impressões sobre o navio. É a principal fonte histórica". Saafeld estava de viagem para a América a partir de Manchester para apresentar no mercado os seus óleos perfumados. Quando o Titanic colidiu com um iceberg no Atlântico Norte, na noite de 14 de Abril de 1912, Saafeld, que tinha 47 anos na época, estava na sala de fumo. Salvou-se a bordo do bote 3. Saalfeld retornou a Inglaterra e morreu em 1926. As suas garrafinhas de óleos perfumados foram para o fundo com o navio, mas notavelmente algumas foram resgatadas há 10 anos atrás e podem ser vistas e até se pode sentir o perfume verdadeiro delas na Titanic Artifact Exhibition.