segunda-feira, abril 16, 2018

TITANIC 106 ANOS

EVENTOS EM 16 E 17 DE ABRIL DE 1912 
16/04/1912
Nova comunicação da White Star Line ao Board of Trade, em Londres: pesarosa, a empresa admite a gravidade do acidente e o salvamento de menos de um terço das 2.208 pessoas que se encontravam a bordo. Vincent Astor o filho do homem mais rico a bordo desmaia nos escritórios da White Star quando percebe que na lista de sobreviventes não consta o nome do pai. A senhora Guggenheim mesmo sabendo que o marido viajara com a amante a cantora Madame Aubert, não conteve as lágrimas. Desconhecidos procuravam pelos seus entes queridos, muitos como vemos no vídeo, sairam a chorar dos escritórios White Star Line.
O Carpathia tinha como destino Gibraltar, um destino completamente oposto ao que decidiu tomar. O Capitão Rostron do Carpathia ponderou viajarem até aos Açores, destino mais em conta para o navio e onde poderia deixar os passageiros mais comodamente, também pensou em transferi-los para o Olympic, irmão gémeo do Titanic, mas fazer os passageiros relembrar tudo de novo num navio tão idêntico, era de arrepiar, outra opção seria Halifax. Optou por levá-los ao seu local merecido, Nova Iorque, o destino que tinham desejado alcançar no luxuoso transatlântico, e nenhum passageiro a bordo do Carpathia que ia com destino a Gibraltar se opôs a tal decisão ou se incomodou com o prejuízo de atrasarem a sua chegada à Europa, antes pelo contrário, ofereceram-se para acolher alguns sobreviventes nos seus camarotes, disponibilizaram roupas, cobertores, objectos pessoais como escovas de dentes e brinquedos.
17/04/1912
Na data prevista para a chegada do Titanic a Nova York, a White Star Line, freta o Mackay-Bennett, da Commercial Cable Co., para procurar corpos na zona do naufrágio. Mesmo depois do naufrágio, este levava ordens claras para preservar os mortos de acordo com a classe.

Sem comentários: