sábado, maio 10, 2014

FOTOGRAFIA DESCONHECIDA

FOTOGRAFIA RARA MOSTRA DIA A DIA DEPOIS DA TRAGÉDIA 
Uma parte de umas palavras vistas num cartaz no fundo de uma foto antiga permitiu aos pesquisadores datarem imagens históricas do dia a dia e a vida nas ruas de Londres como sendo após o desastre do Titanic.
Charles Matthew capturou o que os especialistas dizem ser algo raro, espontâneo, numa era em que as fotografias em pose eram mais comuns .
As imagens recém-restauradas, foram descobertas no Instituto Bishopsgate, e estiveram em exposição nos últimos dois meses na Eleven Spitalfields Gallery.
A galeria prestou homenagem a Matthew por conseguir capturar as fotos com uma total clareza surpreendente.
Em contraste com as típicas fotos mais formais, que capturam momentos no tempo com os quais estamos mais familiarizados, estas fotografias envolvem intensamente o público ao ver as pessoas, as ruas e os detalhes de um dia a dia, assim como Matthew as teria visto.
Anita Lawlor, responsável da Eleven Spitalfields Galleryonde onde as imagens estiveram em exibição até ao passado dia 25 de abril, explicou como o pormenor do jornal em uma das imagens ajudou a identificar a data em que foram tiradas .
Em esclarecimento à Amateur Photographer, Lawlor disse que a palavra parcialmente visível 'Titanic' levou os pesquisadores a concluir que ele deve ter sido tirada nos dias após o Titanic ter colidido com um iceberg em 14 de Abril de 1912. 
O modo como as crianças estão vestidas na foto sugere que foi tirada durante o sábado, o dia sagrado judaico.
Assim, acredita-se que Matthew, que morreu em 1923, capturou as imagens enquanto andava de Liverpool Street Station até Spitalfields, na manhã de sábado, 20 de Abril de 1912 .
"É uma imagem realmente maravilhosa, não só por desvendar o mistério da data em que as fotografias foram tiradas, mas para quem conhece a zona de Spitalfields, este canto da rua está praticamente inalterado. A localização de todas as 21 fotografias na exposição, é imediatamente reconhecível."
As imagens foram restauradas a partir de scans de alta resolução de impressão, dado que as placas dos negativos originais não sobreviveram, acrescentou Lawlor .
Charles Matthew era casado e tinha 40 anos quando mudou de profissão, de acordo com a pesquisa feita por Vicky Stewart em Março passado.
Em 1910, Matthew deixou o seu emprego como empregado dos correios em Walthamstow para se tornar num fotógrafo e trabalhar por conta própria, mudando-se para Brightlingsea, Essex logo depois.

Sem comentários: