sábado, agosto 03, 2013

A MORTE MISTERIOSA DE UM SOBREVIVENTE

A MORTE MISTERIOSA DE UM SOBREVIVENTE 
Oscar Palmquist foi um imigrante sueco que sobreviveu ao trágico naufrágio do Titanic em 1912. Em 25 de Março de 1925, Palmquist, um comerciante de ferramentas, vestiu a sua melhor roupa, parou na barbearia para cortar a barba e o cabelo, e em seguida dirigiu-se para Walnut Grove, perto de Bridgeport, CT.
Oscar nunca mais foi visto com vida novamente. O seu corpo foi encontrado algumas semanas depois flutuando num lago do parque da cidade, chamado Beardsley. Pamquist foi identificado graças a papéis no bolso do casaco. Rumores de um triângulo amoroso com uma mulher casada circularam logo após sua morte. No final, no entanto, a teoria de homicídio e suicídio foram descartadas e a sua morte foi dada como um "afogamento acidental".
Muitas pessoas, incluindo o ministro da igreja luterana à qual pertencia Palmquist, contestaram a causa da morte, pois a experiência de Oscar no Titanic o deixou com um trauma muito grande ao ponto do seu medo da água ser considerado mórbido. Apesar desses protestos, nenhuma autópsia foi realizada e os seus restos mortais foram discretamente enterrados no Cemitério de Bridgeport Mountain Grove.
O humilde túmulo de Oscar Palmquist nunca teve uma lápide e a sua história desapareceu rapidamente da memória das pessoas ao longo dos anos. A sua morte trágica capturou a imaginação de muitos: sobreviveu ao desastre do Titanic, para encontrar a morte num lago de um parque, treze anos mais tarde.
A história de Palmquist foi relembrada no ano passado com o 100º aniversário do naufrágio do Titanic e foi lançado o apelo para se recordar Oscar com uma lápide de granito no seu túmulo, para honrar a sua memória e reconhecer a sua ligação ao Titanic. Esta comemoração foi liderada por Shelley Dziedzic, presidente emérito da Titanic Internacional Society, uma organização sem fins lucrativos com sede em Midland Park, NJ. Um ano depois, a família de Palmquist foi localizada e fez parte de uma cerimonia de inauguração do novo memorial de dedicação que aconteceu no passado dia 29 de Junho, no Cemitério de Bridgeport Mountain Grove. Oscar Palmquist foi assim finalmente reconhecido como um dos sobreviventes do Titanic de Bridgeport.

Sem comentários: