sábado, novembro 17, 2012

O TITANIC E A BÍBLIA

O TITANIC E A BÍBLIA 
A bordo do Titanic estavam passageiros e tripulantes de várias nacionalidades e línguas que nos momentos finais e trágicos do naufrágio se uniram num espírito de solidariedade e entreajuda mostrando a fé de cada um. A maioria eram cristãos, muçulmanos, judeus, mas também existiam ateus. Entre os cristãos a bordo, contavam-se católicos, evangélicos, protestantes... É graças a um padre, Francis Browne, que hoje temos fotos da vida a bordo no Titanic. Francis Mary Hegarty Browne, foi convidado pelo seu tio, um bispo, a viajar no Titanic desde Southampton até Queenstown. Amante da fotografia, este padre documentou em dezenas de fotografias, a viagem de trem até Southampton, a partida do navio, as fotos dos passageiros que se divertem no convés, os interiores dos camarotes, ginásio, e uma foto rara no primeiro jantar a bordo. Fala-se que foi nesse jantar a bordo que conheceu um casal de milionários que lhe queria pagar a restante viagem até Nova Iorque e o seu retorno ao Reino Unido. Francis Browne ficou entusiasmado e mandou um telegrama aos seus superiores a pedir autorização, a reposta por telégrafo foi curta e grosseira: "SAIA JÁ DESSE NAVIO". Estas palavras deitaram por terra a oportunidade de ser ele a celebrar a missa de domingo a bordo, mas salvou-lhe a vida. Quando se fala em Titanic, em qualquer filme que se faça ou história que se conte sobre ele, é inevitável não se falar sobre o serviço religioso efectuado a bordo, ou daqueles que viram a salvação pela fé, como o passageiro de segunda-classe o Padre Thomas Roussel Davids Byles, que juntou uma multidão na popa do navio em oração enquanto esperavam os momentos finais. 
A bordo de um navio o comandante torna-se a figura mais importante, o «único senhor depois de Deus». No Domingo 14 de Abril ao meio-dia, no salão de jantar de primeira-classe foi celebrado pelo comandante Edward Smith um serviço religioso onde todos foram convidados a participar, inclusive foram convidados a subir até ao salão, os passageiros de segunda e terceira-classe, isto pode ser visto na série de quatro episódios Titanic de Julian Fellowes exibida este ano. No filme Titanic de 1996 série de 2 episódios, o Capitão Smith apresenta-se a presidir o serviço religioso proferindo o Salmo 107:23 - "Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas." Salmo 107:28 - "Então clamam ao Senhor na sua angústia e Ele os livra das suas dificuldades. Salmo 107:29 - "Ele faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas." E por fim o Salmo 107:30 - "Então se alegram, porque se aquietaram, assim os leva ao porto desejado." Após uma breve interrupção das personagens, ouvimos novamente o capitão citando a 1ª Epístola de João 5:6 - "Este é Aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo. Não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade." 
Nos filmes SOS Titanic, e Titanic de James Cameron, vemos o mesmo serviço religioso com o cântico Eternal Father Strong to Save. 
- Pai Eterno, forte para nos salvar;
Que com o braço deténs a onda inquieta;
Tu que mandas no oceano profundo;
E o obrigas a manter-se nos limites por ti assinalados;
Escuta-nos quando a ti elevamos a nossa voz;
Por todos aqueles que estão em perigo no mar...
Na verdade este cântico foi cantado num outro serviço religioso celebrado na segunda-classe ao fim do dia pelo passageiro de segunda-classe, o Padre Ernest Courtenay Carter. Os versos do cântico foram escritos por William Whiting em 1860, e no ano seguinte foi composto o cântico para os versos, da autoria de John B. Dykes (o mesmo autor da música Nearer My God To Thee) que chamou à melodia que fez para os versos pelo nome de Melita, nome antigo para Malta, local do naufrágio bíblico envolvendo o Apóstolo Paulo e citado nos Atos dos Apóstolos nos capítulos 27 e 28, escrito por Lucas.
Um outro serviço religioso anglicano foi celebrado na sala de jantar de 2ª classe, liderado por Reginald Barker, o segundo comissário. Eva Hart, uma menina sobrevivente, ficou encantada por se poder juntar ao comissário e cantar com ele um dos seus hinos religiosos favoritos, O God Our Help in Ages Past, e recordava-se que naquele momento entregou-se de todo o coração. Este hino que poucos conhecem e nunca citado nos filmes do Titanic, é baseado no Salmo 62.
Mas é durante o naufrágio que a fé destes homens e mulheres mais se evidência. Muito se especula qual a última melodia tocada a bordo, e já ninguém tem dúvidas que os bravos músicos tocaram o hino Nearer My God To Thee.
"Nearer My God To Thee" (Mais Perto de Ti Meu Deus) é um hino cristão do século XIX criado por Sarah Flower Adams, e baseado em Gênesis 28:11-19, que conta a história do sonho de Jacó. (Tradução do Novo Mundo) "11 Com o tempo atingiu certo lugar e se preparou para pernoitar ali, visto que o sol já se tinha posto. Tomou, pois, uma das pedras do lugar e a pôs como apoio para a sua cabeça, e deitou-se naquele lugar. 12 E começou a sonhar, e eis que havia uma escada posta na terra e seu topo tocava nos céus; e eis que anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 E eis que Jeová estava parado acima dela e passou a dizer: “Eu sou Jeová, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. A terra em que estás deitado, eu vou dá-la a ti e à tua descendência. 14 E tua descendência há de tornar-se como as partículas de pó da terra, e tu te hás de espalhar para o oeste, e para o leste, e para o norte, e para o sul, e todas as famílias do solo hão de abençoar a si mesmas por meio de ti e por meio de tua descendência. 15 E eis que estou contigo e vou guardar-te em todo o caminho em que andares, e vou retornar-te a este solo, porque não te abandonarei até que eu tenha realmente feito o que te falei.” 16 Jacó acordou então do sono e disse: “Verdadeiramente, Jeová está neste lugar e eu mesmo não o sabia.” 17 E ficou temeroso e acrescentou: “Quão atemorizante é este lugar! Não é senão a casa de Deus e este é o portão dos céus.” 18 De modo que Jacó se levantou de manhã cedo e tomou a pedra que tivera ali como apoio para a sua cabeça, e erigiu-a como coluna e despejou óleo sobre o topo dela. 19 Ademais, chamou aquele lugar pelo nome de Betel; mas o fato é que o nome da cidade era anteriormente Luz."
Saiba mais sobre este hino aqui
Depois de tocado este hino, o pânico instala-se a bordo, e muitos passageiros juntam-se na popa do navio, lutando pela sobrevivência. É nesta luta pela vida que vemos Jack e Rose no filme de James Cameron tentando passar pela multidão que se amontoa naquela parte do navio, onde ouvimos um passageiro de aparência de terceira-classe citando o Salmo 23:4 - "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam." A citação é interrompida por Jack que pergunta a este se pode se despachar mais depressa por aquele vale. 
Mais à frente vemos o Padre Thomas Roussel Davids Byles, passageiro de segunda-classe com um grupo de fiéis, rezando a Avé Maria. Intercalado com a tentativa frenética de Jack e Rose de se manterem seguros na popa, voltamos a ver o padre desta vez citando o livro de Apocalipse 21:1 - "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe."  Entre os gritos e a mãe que abraça o filho, o padre continua citando os versículos seguintes ao longe, voltando a cena para si no final do versículo 3 do capítulo 21: "... pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus."  
Rose recorda-se que foi ali que ela e Jack se conheceram, e voltamos ao padre citando por fim o versículo 4: "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas."
Depois do navio se afundar, vários passageiros nos botes escutam os gritos e consideram que a oração mais apropriada para o momento seria Mateus 6:9-13... a conhecida oração do Pai Nosso, e juntos começaram a rezar pelos falecidos.

Sem comentários: