sábado, setembro 30, 2006

TITANIC CENA I

ABERTURA

A primeira imagem é de um pincel traçando cuidadosamente uma linha de tinta dourada sobre um fundo preto. A mão do pintor mergulha o pincel num balde de tinta e continua com muito cuidado... formando uma grande figura dourada.

Vemos o pintor, um irlandês vestido de lã escura. É noite e ele apenas é iluminado por luzes do trabalho, fuma um cachimbo. Cai uma chuva de faíscas laranjas atrás dele. Ouvimos o retinar, homens gritando, e o som de um martelo hidráulico. Ele pinta um outro curso de linha.

Da prancha do pintor, este balança um pouco e muda de posição. Abaixo dele os trabalhadores são como formigas que se deslocam através das luzes de trabalho. Vemos um carrinho puxado por uma equipe de vinte cavalos. Nela, superando os homens, está a âncora de um navio de 15 toneladas.

O pintor termina o seu último traço e pondera a sua obra. Arruma o seu pincel. Então, como se respondendo a algum sentimento inexplicável de medo, ele move lentamente a mão e faz o sinal da cruz sobre o peito.

Por trás dele, quando termina o sinal da cruz, em letras de quatro metros de altura, que enchem a tela de lado a lado surge uma palavra:

TITANIC

Sem comentários: