terça-feira, novembro 08, 2005

EVA HART
Eva tinha apenas sete anos na noite do naufrágio do Titanic, ela viajava com o seu pai Benjamin e sua mãe Esther em 2ªclasse. Eva contribuiu bastante com o seu testemunho e foi das muitas pessoas que afirmou que o navio se partiu em dois:
«Assisti aquele horror e mantenho desde aquela noite até hoje que o navio se partiu ao meio quando se afundou. Estou convicta disso. Sei que é verdade...»
Eva guardou para sempre na memória a última imagem do seu pai:
«O meu pai pôs-me a mim e à minha mãe num bote. Afastou-se e ajudou outras pessoas a embarcar. Não fez qualquer tentativa para entrar. Nem tentou. O bote foi descido comigo aos gritos porque percebi que o meu pai não ia. (...) Estava petrificada mas não tirava os olhos dele...»
No pensamento ficou-lhe o que teria acontecido ao seu pai. Ela lembrava-se dos gritos horrorosos no escuro daqueles que ficaram na água gelada e do silêncio sinistro que se seguiu.
«O horror das pessoas a afogarem-se é algo impossível de descrever...»
Agora muita coisa fazia sentido na sua cabeça com apenas sete anos de idade. Ela lembrava-se que a sua mãe não dormiu uma noite no Titanic, pressentia algo de terrível...
«Quando o meu pai disse à minha mãe que o navio era inafundável ela retorquiu: - Isso é um desafio a Deus. (...) A minha mãe perguntou: - Se há correntes geladas, não poderá haver icebergs?»
Eva Hart faleceu em Fevereiro de 1996. Hoje uma placa em memória do seu pai e de todos os que faleceram naquela noite encontra-se nos destroços do Titanic. Para sempre ficam as suas palavras editadas num post anterior:
«Era um navio lindíssimo. Era maravilhoso. E é assim que devemos recordá-lo.»

2 comentários:

Anónimo disse...

Topix Tagging 15,000 Blogs
Search results on Topix now include blog results, and the site said blog posts should show up in the index and on the site within 3 minutes of being crawled.
Find out how to buy and sell anything, like things related to road construction safety equipment on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like road construction safety equipment!

Alencar disse...

Super legal o post.
Já havia assistido um pequeno documentário com o depoimento dela e de outros sobreviventes.
PARABÉNS TITANICFANS!!!!!!