domingo, outubro 16, 2005

A DINASTIA ASTOR
O fundador da riquíssima dinastia Astor era um pobre camponês que imigrou para os Estados Unidos em 1783. A sua fortuna surgiu do comércio de casacos de pele, mas o verdadeiro sucesso foi obtido graças á sua paixão pela terra.
Em conversa com um advogado, teve um grande impacto ao saber que mais de 50.000 acres de terra de Putman County, em Nova York, na realidade não pertenciam aos camponeses que ali viviam e que haviam comprado do governo. De fato, anos antes, essas terras tinham sido outorgadas em aluguel durante a vida ao conservador Roger Morris, de quem a cidade de Nova York confiscou posteriormente. Segundo o advogado, o problema legal de todo o trâmite era a ilegalidade do procedimento adotado, porque juridicamente não era possível confiscar um aluguel. John Jacob Astor (foto), não se limitou a ouvir, mas passou imediatamente às vias de fato. Viajou para a Inglaterra, onde viviam os herdeiros de Roger Morris, e deles comprou os direitos.
De volta a Nova York, notificou as 770 famílias de que deveriam desocupar os terrenos, pois as posses eram ilegais. Ocorreu uma dura batalha na justiça, que concluiu no reconhecimento parcial da posição de J.J. Astor, que insistiu pretendendo açambarcar, com pouco dinheiro, todas as propriedades indevidas de Manhattan graças à crise financeira de 1837. Após o enorme desenvolvimento da cidade de Nova York, os terrenos adquiridos com poucos dólares
multiplicaram seu valor, transformando John Jacob Astor no homem mais rico dos Estados Unidos até a sua morte, em 1848.
Seu neto, William W. Astor, não se contentando com o primado da riqueza, quis adquirir patente de nobreza e comprou na Inglaterra o título de visconde de Rever Castle.
John Jacob Astor (1763-1848) foi um hábil caçador e comerciante de peles. A ele se deve a primeira fortuna dos Astor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hi, I found your blog here to be very interesting so I told a couple friends. I think it's great and quite interesting so I bookmarked it. Hope you don't mind...
(Anyone on this blog should post a comment and come back often!)
I also have a site if you or anyone is interested in free French Kissing Tips or great How to Kiss info. It's a very useful kissing resource if you're into romance and dating.
Great work on this blog here, and keep up the good work!

Tyler - to check out my site click french kissing