quarta-feira, setembro 28, 2005

PEQUENO GRANDE HERÓI
Carpathia, o navio de 13 toneladas, é melhor lembrado por ter sido o que respondeu aos sinais de perigo vindos do RMS Titanic, resgatando cerca de 700 sobreviventes do famoso desastre ocorrido em 1912.
Seis anos mais tarde, o RMS Carpathia foi afundado ao ser torpedeado por um U-boat alemão (U-47), a caminho dos Estados Unidos, vindo de Liverpool - o local do afundamento foi estimado como perto da costa da Irlanda, 5 pessoas morreram no ataque e 215 sobreviveram.
Apesar de haver testemunhas, a localização dos destroços era um mistério até sua recente descoberta pela equipe do NUMA - National Underwater & Marine Agency - em 1999, a 300 quilômetros do extremo sul da Inglaterra. Imagens de sonar (foto) mostram o naufrágio em boas condições, ainda inteiro, permitindo sua exploração para a recuperação de artefatos. Os destroços encontram-se a aproximadamente 170 metros de profundidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Alencar,eu uma vez vi um documentário sobre a procura do Carpathia e resgatando alguns artefactos dele... está muito bom.