segunda-feira, agosto 22, 2005

PORTUGUESES NO TITANIC
A bordo do RMS Titanic estavam quatro portugueses, três em terceira classe, um em segunda. Os três de terceira classe eram emigrantes, eram três amigos naturais da Ilha da Madeira e que como a maior parte dos 700 passageiros de terceira classe, também eles iam em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos. Domingos Fernandes Coelho, era solteiro, tinha 20 anos, era o mais novo do grupo, José Neto Jardim tinha 21 anos era casado e tinha uma filha de nove meses de idade e Manuel Gonçalves Estanislau, o mais velho do grupo tinha 37 anos, deixou mulher e cinco filhos. O quarto português viajava em segunda classe. José Joaquim de Brito é o único de quem menos se sabe alguma coisa, tinha 32 anos e estava hospedado em Londres para partir no Titanic. Apenas se conhece um endereço de Liverpool de alguém chamado Frederico Duarte, e que José de Brito ia em negócios com destino a São Paulo, Brasil. Pouco mais se sabe, se alguém tem informações que possam ser relevantes, por favor deixe o seu comment.
Nota: Imagem cedida gentilmente por Diego, http://www.theshiptitanic.cjb.net/

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom Dia, Mário. Muito legal essa história dos imigrantes portugueses. Eu e o Diego já haviamos comentado de procurar mais informações sobre eles. Pode contar conosco. Essa foto do poster é linda. Tenho uma que foi comprada na Exposição do Titanic em Orlando. Ela é de lata e pode ser pregada na parede. Muito Show. Parabéns pelo Blog.

Mário Monteiro disse...

Oi Bom Dia. Obrigado, seria muito bom encontrar alguma coisa, principalmente sobre o Sr. José de Brito de quem se tem menos informação, ele se dirigia para São Paulo, talvez aí no Brasil alguém esperasse por ele. Quanto aos outros três madeirenses, já foram localizadas as suas famílias na Ilha da Madeira, bem como certificados de baptismo e casamento dos mesmos. Fico aguardando então. E obrigado mais uma vez. Voltem sempre.