Páginas

terça-feira, dezembro 31, 2024

NOVIDADES TITANICFANS DEZEMBRO

 

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM DEZEMBRO FOI ASSIM 

Ilustres no Titanic I Chega ao porto a locomotiva londrina da Primeira Classe. Traz passageiros afamados pela riqueza ou suas atividades, que logo embarcam.
Ilustres no Titanic II - Chega o navio a Cherbourg. Suas dimensões não permitem que se aproxime do pequeno cais e ele ancora ao largo,
TITANIC 27 Anos - 27 anos da estreia do épico  de James Cameron.
O Natal e o Titanic O Titanic está associado ao Natal de forma inevitável, seja pelo consumismo que se assiste por estes tempos, quer por histórias que se contam sobre aqueles que de alguma forma ficaram marcados com aquele navio.
Smith e suas nomeações O Capitão Edward John Smith fez várias mudanças com relação a sua tripulação, antes do dia da viagem histórica.

sexta-feira, dezembro 27, 2024

SMITH E SUAS NOMEAÇÕES

SMITH E SUAS NOMEAÇÕES

O Capitão Edward John Smith fez várias mudanças com relação a sua tripulação, antes do dia da viagem histórica. Por ser respeitado pela White Star Line, teve seus caprichos atendidos. O quadro inicial de oficiais era:

Chefe dos Oficiais - William McMaster Murdoch.

Primeiro Oficial - Charles Herbert Lightoller.

Segundo Oficial - David Blair.

Terceiro Oficial - Herbert John Pitman.

Quarto Oficial - Joseph Groves Boxhall.

Quinto Oficial - Harold Godfrey Lowe.

Sexto Oficial - James Paul Moody.

O Capitão Edward John Smith traz do RMS Olympic o Chefe dos Oficiais Henry Tingle Wilde, rebaixando William McMaster Murdoch para Primeiro Oficial e Charles Herbert Lightoller para Segundo Oficial. O Segundo Oficial anteriormente nomea­do, David Blair, é descartado e para sua felicidade, não viajará. Ao deixar o posto ninguém questiona David Blair sobre os binóculos dos vigias que ele havia guardado. A nomeação de Henry Tingle Wilde para Chefe dos Oficiais não agrada os outros oficiais, sobretudo os que são afetados, tanto que nos dias seguintes, os tripulantes continuarão a chamar William Murdoch de “chefe”.

Com a maior parte da tripulação já contratada, o Capitão Edward John Smith faz novas imposições. O comissário-chefe Reginald Lomond Barker e o chefe dos camareiros Andrew L. Latimer, são convidados pelo Capitão a trabalharem no RMS Titanic, ambos vêm do RMS Olympic. Não satisfeito ou por outro motivo qualquer, o Capitão Edward John Smith rebaixa o comissário-chefe Reginald Lomond Barker, a quem havia convidado antes, para o cargo de assistente e contrata como comissário-chefe Hugh Walter McElroy, que também vem do RMS Olympic, com um salário 25% maior.

terça-feira, dezembro 24, 2024

O NATAL E O TITANIC

 

O NATAL E O TITANIC
O Titanic está associado ao Natal de forma inevitável, seja pelo consumismo que se assiste por estes tempos, quer por histórias que se contam sobre aqueles que de alguma forma ficaram marcados com aquele navio. Mas se Titanic no Natal de hoje é consumismo, em tempos foi uma época especial para as pessoas que a ele ficaram ligadas, como é o caso de alguns sobreviventes do Titanic. Aqui ficam algumas histórias "titanicas" de Natal, e aproveitamos este post para desejar a todos um Santo Natal com muito amor e alegria...
A passageira de primeira-classe Margaretta Spedden em 1913, escreveu uma história para oferecer no Natal ao seu filho Robert Douglas. "My Story" (Minha História) era contada através dos olhos do seu urso polar de brinquedo, e descrevia o seu fabrico, a loja onde passou até ser comprado pela família Spedden, a sua viagem pela Europa, a viagem no Titanic em que Douglas Spedden ficava no cimo da entrada para a grande escadaria, e simplesmente largava o seu pequeno urso pelo fosso das escadas, vendo-o cair os cinco conveses abaixo até ao deque E, depois descia rapidamente os cinco andares para ir buscar o seu urso, voltava a subir até ao convés A e repetia a façanha de novo,  o afundamento do Titanic e o resgate das águas (saiba mais em Polar o Urso do Titanic). 
Margaret Brown, a conhecida Molly, teve como último ato de caridade, dar de presente de Natal às crianças pobres de Leadville, Colorado, botas e roupas de lã, mas não sobreviveu para ver o seu sobrinho distribuir os presentes pelas crianças nesse Natal de 1932. Outra história de Natal é a do sobrevivente Jones que era marinheiro de convés no Titanic. Jones tinha 32 anos, o capitão ordenou que ele ficasse com o bote 8, ele presenciou as mulheres se recusando a embarcar, inclusive a Sra e o Sr Strauss. O bote 8 foi descido com ele, três criados de bordo e cerca de 35 mulheres, entre essas mulheres estava a Condessa de Rothes e a sua prima Gladys Cherry. 
Após o afundamento, ambos queriam voltar atrás para resgatar alguém com vida, mas as restantes mulheres se recusaram a fazê-lo. Jones sentiu grande admiração pelo pulso firme com que a Condessa reagiu à situação, incentivando as outras mulheres a remar. De tal forma que um tempo depois ele retirou o número 8 do bote e ofereceu-o à Condessa numa moldura, ela e sua prima por sua vez todos os natais lhe escreveram uma carta (pode saber mais em pormenor em Jones e a Condessa de Rothes). Não era por acaso que esta troca de correspondência acontecia, a Condessa fazia anos no dia de Natal, por isso o seu segundo nome Noël.
Para ela e mais cerca de 15 passageiros do Titanic esta época foi marcante por nascimentos, casamentos e falecimentos.
No dia 24 de Dezembro:
1868 - Nasce Samuel Emest Hemming, estivador do Titanic e sobrevivente.
1870 - Nasce Iisakki Antino Äijö Nirva, passageiro de 3ª classe, falecido no Titanic.
1892 - Nasce John Borland Jr. Thayer passageiro e sobrevivente de primeira classe, filho de John Borland Thayer e Marian Longstreth Thayer em Philadelphia, Pennsylvania, Estados Unidos da América.
1902 - Casam-se os passageiros de terceira-classe Andrew Emslie Johnston e Eliza Watson, na Igreja Persbiteriana Liberdade Unida em Alexandria perto de Glasgow, Escócia, Reino Unido.
1932 - Peter Dennis Daly passageiro de primeira-classe falece de causas naturais em Lima, Peru aos 72 anos.
1934 - Martha Stephenson passageira de primeira-classe morre de ataque de coração / doença em Haverford, Pennsylvania,  Estados Unidos da América aos 74 anos de idade. 
No dia 25 de Dezembro: 
1864 - Nasce o passageiro de segunda-classe Benjamin Hart, falecido no Titanic. 
1869 - Nasce Christopher Head passageiro de primeira-classe, falecido no Titanic. 
1872 - Nasce a passageira de terceira-classe Alfrida Konstantia Brogren Andersson filha de Anna Lovisa Brogren em Kisa, Östergötland, Suécia, faleceu no Titanic. 
1878 - Nasce Lucy Noël Martha, Countess de Rothes filha de Thomas Dyer-Edwardes e Clementina Georgina Lucy Dyer-Edwardes em Kensington, Londres, Inglaterra, Reino Unido. 
1882 - Casa-se Frederick William Blainey Shellard passageiro de terceira-classe com Mary Harriet Greenham, que não estava a bordo do Titanic. Shellard não sobreviveu ao naufrágio. 
1883 - Nasce Albert Harry Copperthwait, fogueiro do Titanic, filho de Arthur Flint Copperthwait e Clara Carter, em Southampton, Hampshire, Inglaterra, Reino Unido. 
1891 - Nasce Christopher William Light, fogueiro do Titanic, filho de James John Light e Annie Emma Nicholas em Southampton, Hampshire, Inglaterra, Reino Unido. 
1895 - Nasce Thamine "Thelma" Thomas passageira de terceira-classe no Libano, faleceu no Titanic. 
1955 - Annie Moore Ward passageira de primeira-classe faleceu com 81 anos. 
1957 - William Loch "Willie" Coutts passageiro de terceira-classe falece em Steubenville, Ohio, Estados Unidos com 55 anos de idade.

quinta-feira, dezembro 19, 2024

TITANIC 27 ANOS

 

TITANIC 27 ANOS
Celebram-se hoje 27 anos da estreia do épico  de James Cameron. Este foi um dos trailers que passou nas salas de cinema em 1997 e na tv em apresentação de estreia do filme Titanic. Os efeitos especiais de vanguarda para a época ainda conseguem fascinar e tornam reais as cenas mais dramáticas.
A música inicial deste trailer chama-se Attack On Murron. Ela faz parte da trilha sonora de Brave Heart e também pertence a James Horner (compositor da trilha de Titanic). Quem escutar as duas trilhas irá perceber semelhanças entre elas, sendo até possível usar a trilha de Brave Heart para algumas cenas de Titanic encaixando-se na perfeição.

sexta-feira, dezembro 13, 2024

ILUSTRES NO TITANIC PARTE II

ILUSTRES NO TITANIC PARTE II

Quarta-feira - 10/04/1912 - 18h30min

Chega o navio a Cherbourg. Suas dimensões não permitem que se aproxime do pequeno cais e ele ancora ao largo, feericamente iluminado por suas 10.000 lâmpadas, cujo fulgor se propaga por 1.116 vigias e 1.954 janelas de vidro. O transporte entre o porto e o navio está a cargo de barcaças da WSL, que também segregam as classes sociais: na Nomadic, Primeira e Segunda Classes, na Traffic, Terceira Classe e malas postais. Na próxima hora e meia, desembarcam 20 passageiros da travessia Southampton-Cherbourg, 13 da Primeira Classe e sete da Segunda, e embarcam 274 novos passageiros, 142 na Primeira, 30 na Segunda e 102 emigrantes na Terceira. Entre os da Segunda, o pintor Samuel Stanton. Entre os da Primeira e não menos famosos:

Cabines C62-64 - John Jacob Astor IV, 47, norte-americano. Entre os passageiros, é o possuidor da maior fortuna, consubs­tanciada em grandiosos e incontáveis investimentos imobiliários, inclusive o hotel Waldorf-Astoria. Reside em palacete nova-ior­quino, na esquina da rua 65 com Quinta Avenida. É proprietário de 18 automóveis e de um vagão particular para as viagens de trem. Na guerra contra a Espanha, em 1898, obteve o posto de coronel, como inspetor-geral não-combatente. Divorciou-se re­centemente de sua primeira mulher para casar-se com Madeleine Force, 18. O casal retoma da lua-de-mel no Egito e na França.

Cabines B82-B35 - Benjamin Guggenheim, 46, norte-ame­ricano, presidente da lntemational Steam Pump Co., com sete estabelecimentos nos Estados Unidos e um na Inglaterra, e titular de lucrativos negócios em áreas correlatas. Viaja com a amante, a cantora francesa Léontine (Ninette) Aubart, 24, o valet de cham­bre e o chauffeur.

Cabines A16-20 - Lady Lucy Duff Gordon, 48, inglesa, irmã da escritora Elinor Glyn 14, proprietária de lojas de alta-costu­ra em Londres, Paris e Nova York. Acompanha-a o marido, Sir Cosmo Duff Gordon, 49.

Cabines C68-70 - John Borland Thayer, 49, norte-ameri­cano, vice-presidente da Pennsilvania Railroad, que esteve em Berlim com a esposa Marian, 39, e o filho John (Jack) Borland ThayerJr.,17.

Cabine A7 - James Clinch Smith, 56, norte-americano, her­deiro de considerável fortuna, criador de cavalos de raça, afamado esportista e freqüentador assíduo do high society de Nova York e Paris.

Cabine (E?) - Dorothy Gibson, 22, norte-americana, modelo fotográfico e atriz do estúdio Éclair, protagonista de filmes de sucesso, que retoma das férias européias na companhia da mãe, Pauline Gibson, 44.

Cabine (E?) - Helen Candee, 52, norte-americana, escritora e orientalista, autora de obras sobre tapeçaria e estilos de decoração.

Cabine (B?) - Margaret Brown, 44, norte-americana, ativista de movimentos de defesa dos direitos humanos e da mulher, casada com um dos mais bem-sucedidos mineradores dos Estados Unidos.


Fonte: O Crepúsculo da Arrogância – Sérgio Faraco – Páginas 40,41 e 42

Com relação às cabines, a ocupação delas no Titanic é uma fonte de interesse e de especulação também. Com exceção das recordações de alguns sobreviventes e os poucos bilhetes e cartões de embarque, a única fonte segura de dados da ocupação de algumas cabines é a lista de passageiro incompleta da Primeira Classe recuperada com o corpo do comissário de bordo Herbert Cave.

A cabine B2, B4 ou B6 poderia ter sido ocupada por Margaret Brown.

A cabine E22 poderia ter sido ocupada por Dorothy Gibson

Tanto Margaret Brown quanto Dorothy Gibson não sabem informar o número, apenas a localização. No caso de Dorothy Gibson ela afirma que sua cabine ficava “… perto do elevador e não longe da escadaria.”

A cabine E23 foi ocupada por uma única senhora, conforme testemunhas, assim podemos incluir que poderá ter sido atribuída a Antoinette Flegenheim, Constance Willard, Helen Churchill Candee ou Sigrid Lindström.

sexta-feira, dezembro 06, 2024

ILUSTRES NO TITANIC PARTE I

ILUSTRES NO TITANIC PARTE I

Quarta-feira - 10/04/1912 - 11h00min

Chega ao porto a locomotiva londrina da Primeira Classe. Traz passageiros afamados pela riqueza ou suas atividades, que logo embarcam:

Cabine B38 - Archibald Butt, 46, norte-americano, jornalista, diplomata e assessor militar dos presidentes Theodore Roosevelt e William Taft, de retorno aos Estados Unidos após seis semanas de férias na Europa. A 21 de março, avistou-se com o Papa Pio X, entregando carta em que o Presidente Taft agradecia a nomeação de três cardeais norte-americanos.

Cabine C123 - Jacques Futrelle, 37, norte-americano, jornalista, dramaturgo, autor de novelas policiais que vão influenciar Agatha Christie, e sua esposa Lily May, 35, ela também escritora. Voltam para casa ao fim de uma temporada na Europa. Ontem, 9 de abril, Jacques comemorou seu aniversário em Londres. A festa terminou às 3h, e o casal veio para Southampton sem ter dormido.

Cabine C55 - Isidor Strauss, 67, norte-americano, um dos milionários a bordo, proprietário da loja de departamentos Macy's, de Nova York, e sua esposa Rosalie Ida, 63, que retornam de um passeio europeu, na companhia de dois criados.

Cabines C80-82 - George Widener, 50, norte-americano, possuidor da maior fortuna da Filadélfia, diretor do Fidelity Trust Company of Philadelphia, o banco controlador da IMM, com a esposa Eleanor, 50, e o filho Harry, 27, este um colecionador de obras raras, entre elas um Primeiro Fólio, de Shakespeare, e uma Bíblia de Gutenberg. Estiveram em Paris e em Londres, a passeio.

Cabine B77 - Lucy Noël Martha, Condessa de Rothes, 33. Viaja para Vancouver, no Canadá, na companhia da sobrinha Gladys Cherry e de uma governanta.

Cabine C104 - Arthur Peuchen, 52, canadense, major de brigada e empresário, presidente da Standard Chemical Company, a maior fábrica de acetona do mundo, filho e neto de construtores de estradas de ferro na Inglaterra e na América do Sul.

Cabine C46 - Julia Cavendish, 25, norte-americana, filha de Henry Siegel, presidente da Simpson-Crawford Co., que vai aos Estados Unidos visitar o pai, na companhia do marido, o bri­tânico Tyrrell Cavendish.

Cabine C52 - Hugh Woolner, 45, britânico, empresário, diretor de várias companhias, filho do escultor Thomas Woolner.

Cabine C87 - William Stead, 62, britânico, autor da premonitória novela de 1886, jornalista de grande influência na Inglaterra, pacifista de prestígio internacional e candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 1901, viaja a Nova York a convite do Presidente Taft, para proferir palestra em congresso sobre a paz no Carnegie Hall, no próximo dia 21.

Cabine B69 - Charles Hays, 55, norte-americano, proprietário de ferrovias e hotéis no Canadá, esteve em Londres a negócios, acompanhado da esposa Clara, 52.

Cabine C101 - Caroline Brown, 59, Malvina Cornell, 55, e Charlotte Appleton, 53, norte-americanas, filhas de Charles Lamson, principal acionista da empresa de navegação Charles H. Marshall & Co., proprietária da Black Ball Line, de Liverpool. Viajaram à Inglaterra para as cerimônias fúnebres de um familiar.

Cabine C51 - Archibald Grade, 53, norte-americano, coronel do exército, escritor e empresário, pertencente a uma abastada família nova-iorquina, de regresso aos Estados Unidos após uma excursão à Europa.

Fonte: O Crepúsculo da Arrogância – Sérgio Faraco – Páginas 35,36 e 37

sábado, novembro 30, 2024

NOVIDADES TITANICFANS NOVEMBRO

   

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM NOVEMBRO FOI ASSIM 

A Privacidade no Titanic Para defendê-los de popularidade pouco gratificante, os personagens de maiores posses ficavam em suítes grandes onde podiam se resguardar de intromissões inoportunas.
História Secreta dos Oceanos - História Secreta dos Oceanos – Livraria Bertrand – Páginas 167/168/169
Adolescentes no Titanic - Ao todos eram 77 os jovens adolescentes entre os 15 e os 17 anos. 
HMHS Britannic 108 Anos O Britannic é ainda hoje o maior transatlântico naufragado.
HMT Olympic - Lista dos ataques que ocorreram contra o HMT Olympic durante a Primeira Grande Guerra Mundial.

sexta-feira, novembro 29, 2024

HMT OLYMPIC

HMT OLYMPIC

Abaixo uma lista dos ataques que ocorreram contra o HMT Olympic durante a Primeira Grande Guerra Mundial. O HMT Olympic participou ativamente entre Setembro de 1915 a Julho de 1919.

Novembro de 1915

Perseguido por um submarino alemão ao largo de Cape Matapan, Grécia.

Janeiro de 1916

Um submarino disparou dois torpedos contra o HMT Olympic, sem atingi-lo.

Fevereiro de 1916

Foi atacado por aviões inimigos, mas sobreviveu ileso ao confronto.

06 de Maio de 1918

Localizado por um submarino alemão UB-72, mas devido a grande distância não houve confronto.

12 de Maio de 1918

Localizado novamente e atacado por um submarino alemão UB-103. O HMT Olympic conseguiu evitar o torpedo, rapidamente virou e abalroou o submarino, que afundou logo em seguida. Foi o único navio mercante a afundar um verdadeiro navio de guerra ( submarino ) durante a Primeira Guerra Mundial. O HMT Olympic voltou para Southampton com pelo menos duas chapas de proa torcida para o lado, mas não rompida.

Em agosto de 1919 o HMT Olympic voltou para Belfast para restauração para o uso no serviço comercial. Seu interior foi modernizado e suas caldeiras foram convertidas de queima de carvão para petróleo. O petróleo apesar de ser mais caro do que o carvão na época reduziu o tempo de reabastecimento de dias para horas e permitiu que o pessoal da sala de máquinas fosse reduzido de 350 para 60 pessoas. Durante os trabalhos de conversão na doca seca um dente com 45,72 cm de espessura com uma rachadura de 15,24 cm foi encontrado no centro do casco, 14 metros abaixo de sua linha d'água (linha de flutuação), mais tarde foi celebrado por ter sido causado por um torpedo que não conseguiu detonar.

quinta-feira, novembro 21, 2024

HMHS BRITANNIC 108 ANOS

  

108 ANOS DO NAUFRÁGIO DO BRITANNIC 
O Britannic partiu de Southampton num domingo, dia 12 de Novembro de 1916. Ele não levava nenhum "passageiro". No dia 17 de novembro de 1916, chegou a Nápoles, para abastecer e partir no sábado, mas uma tempestade feroz atrasou a sua partida.
Terça-feira, 21 de Novembro de 1916. O Britannic estava navegando pelo Canal de Kea no mar Egeu, em plena Primeira Guerra Mundial. Perto das 8:00 da manhã, uma tremenda explosão golpeou o Britannic, adornou e começou afundar muito depressa pela proa. O Capitão Bartlett experimentou encalhar o Britannic na Ilha de Kea, mas não teve sucesso. Em 55 minutos, o maior transatlântico da Inglaterra, com apenas 351 dias de vida, afundou. A explosão ocorreu aparentemente entre a 2ª e a 3ª antepara a prova de água e a antepara 2 e 1 também foram danificadas. Ao mesmo tempo, começou a fazer água na sala de caldeiras 5 e 6. Este era asperamente o mesmo dano que levou seu irmão, o Titanic, a afundar.
Infelizmente 30 pessoas morreram na ocasião. A maioria destas mortes ocorreu quando os hélices emergiram das águas e sugou alguns barcos salva-vidas. Os motores ainda estavam em funcionamento, pois na correria de tentar encalhar o navio, esqueceram de parar os motores.
O Britannic está tombado de lado a apenas 350 pés (107m) de profundidade. Tão raso que a proa bateu no fundo antes dele afundar totalmente, e devido ao imenso peso do navio a proa se retorceu toda. Ele foi descoberto em 1976 em uma Exploração dirigida pelo oceanógrafo Jacques Cousteau.
É fácil distinguir o Britannic de seus irmãos, devido aos gigantescos turcos de barco salva-vidas, e também porque a maioria das fotografias suas mostram ele todo pintado de branco com uma faixa verde pintada no casco de proa a popa, separada apenas por 3 grandes cruzes vermelhas de cada lado, designando-o como um navio hospital. O HMHS Britannic nunca chegou a receber um centavo para transportar um passageiro.
O Britannic é ainda hoje o maior transatlântico naufragado.
Mortos no naufrágio do HMHS Britannic: Arthur Binks / Arthur Dennis / Charles C. S. Garland / Charles J. D. Phillips / Frank Joseph Earley / G. Philps / George De Lara Honeycott / George James Bostock / George Sherrin / George William Godwin / George William King / Henry Freebury / Henry James Toogood / James Patrick Rice / John Cropper / John George McFeat / Joseph Brown / Leonard George / Leonard Smith / Percival W. E. White / Pownall Gillespie / Robert Charles Babey / Thomas A. Crawford / Thomas Francis Tully / Thomas Jones / Thomas Taylor McDonald / Walter Jenkins / William Sharpe / William Smith / William Stone.

sexta-feira, novembro 15, 2024

ADOLESCENTES NO TITANIC

ADOLESCENTES NO TITANIC 
Ao todos eram 77 os jovens adolescentes entre os 15 e os 17 anos. Dos 77, apenas 22 sobreviveram isto de acordo com as informações do Encyclopedia Titânica.

SOBREVIVENTES

Abelseth, Miss Karen Marie
Andersson, Miss Erna Alexandra
Ayoub Daher, Miss Banoura
Brown, Miss Edith Eileen
Collins, Mr John
Corr, Miss Helen
Cribb, Miss Laura Mae
Dick, Mrs Vera
Gilnagh, Miss Mary Katherine "Katie"
Hippach, Miss Jean Gertrude
Ilett, Miss Bertha
Lehmann, Miss Bertha
Lines, Miss Mary Conover
Madill, Miss Georgette Alexandra
Mcgowan, Miss Anna "Annie"
Najib Kiamie, Miss Adele "Jane"
O'leary, Miss Hanora "Nora"
Silvén, Miss Lyyli Karoliina
Smyth, Miss Julia
Thayer, Mr John Borland Jr
Thomas, Mrs Thamine "Thelma"
Yazbeck, Mrs Selini "Celiney"


FALECIDOS

Abbott, Mr Rossmore Edward
Allen, Mr Frederick
Allum, Mr Owen George
Andrew, Mr Edgar Samuel
Attalah, Miss Malake
Bailey, Mr Percy Andrew
Barratt, Mr Arthur
Burns, Miss Mary Delia
Calic, Mr Jovo
Calic, Mr Petar
Carrau, Mr José Pedro
Crovella, Sig. Luigi/Louis
Culumovic, Mr Jeso
Davies, Mr Joseph
De Pelsmaeker, Mr Alfons
Dika, Mr Mirko
Donati, Sig. Italo Francesco
Eklund, Mr Hans Linus
Elias, Mr Joseph Jr.
Ford, Mr William Neal Thomas
Gaskell, Mr Alfred
Goodwin, Miss Lillian Amy
Hargadon, Miss Catherine "Kate"
Harris, Mr Clifford Henry
Hoare, Mr Leonard James
Hopkins, Mr F.
Humby, Mr Frederick
Jabbur (Zabour), Miss Hileni
Jensen, Mr Svend Lauritz
Jones, Mr Albert
Kallio, Mr Nikolai Erland
Lane, Mr Patrick
Mudd, Mr Thomas Charles
Nakhli, Mr Toufik
O'connell, Mr Patrick Denis
O'connor, Mr Maurice
Osén, Mr Olaf Elon
Pacey, Mr Reginald Lvan
Panula, Mr Ernesti Arvid
Peracchio, Sig. Sebastiano
Piatti, Sig. Louis
Pokrnic, Mr Mate
Price, Mr Ernest
Pulner, Mr Uscher
Rush, Mr Alfred George John
Russell, Mr Boysie Richard
Sadowitz, Mr Harry
Sage, Mr Frederick
Samaan, Mr Elias
Samaan, Mr Youssef ("Joseph")
Thaler, Mr Montague Donald
Thomas/Tannous, Mr Tannous
Turvey, Mr Charles
Vanderplancke, Mr Leo Edmondus
Watson, Mr Ennis Hastings

sexta-feira, novembro 08, 2024

HISTÓRIA SECRETA DOS OCEANOS

HISTÓRIA SECRETA DOS OCEANOS

Em 1962, o cinquentenário do naufrágio é evocado. E esse cinquentenário é marcado por duas mortes. A primeira foi a de Stanley Lord, com a idade de 84 anos. Afirma-se que as suas últimas palavras foram: “Não pude salvá-los. Não estava lá.” Não podemos confiar muito nas frases atribuídas aos moribundos, só os mortos as poderiam confirmar. Mas é possível. A segunda morte é a que ocorreu em Oslo, de um comandante norueguês de nome Henrik Naess. Henrik Naess navegava desde os 15 anos. Aos 33 anos comandava um navio especialmente equipado para a pesca da foca, o Samson, que todos os anos deixava Alesund para uma campanha a norte do Canadá. Na Primavera de 1912 volta à Europa com um carregamento de peles de foca. Depois de ter passado ao largo do Labrador, Terra Nova, ruma a leste-nordeste, e na noite de 14 para 15 de abril, tem de parar por causa dos icebergues. Então pela uma da manhã, vê de repente como que duas grandes estrelas a sul-sudoeste. Admira-se, uma vez que o céu está coberto. Intrigado, ordena a um marinheiro que suba ao cesto da gávea. O marinheiro observa durante muito tempo as supostas estrelas e volta a descer. Não são estrelas, diz, mas luzes, uma multidão de luzes. Naess, com os binóculos, perscruta a noite. Distingue agora foguetes, vários foguetes. Dá então bruscamente ordem para se porem em marcha. Em direção ao lugar de onde partem os foguetes? Não, em direção a leste. Vejamos por que. «Pensamos», confessará Naess, que nos encontrávamos em águas territoriais americanas e que esses foguetes significavam que tínhamos sido vistos por guardas-costeiros americanos. Se fôssemos apanhados, era a nossa pesca que se nos escapava das mãos por um puro disparate. Como o Samson não tem equipamento de rádio, Naess ignora que o Titanic naufragou. Faz escala na Islândia e aí toma conhecimento da catástrofe. A data da mesma perturba. Foi precisamente na noite de 14 para 15 de Abril que fugiu diante dos foguetes dos guardas-costeiros. Verifica no diário de bordo a posição do Samson nesse preciso momento. Longitude 50° 15' oeste, Latitude 41° 52' norte. Encontrava-se a poucas milhas do Titanic e esses foguetes eram os dos náufragos! Então, Naess assusta-se. É preciso que ninguém saiba o que se passou, que não saiba nunca. Reúne os seus homens e explica-lhes a situação. Não, fiz qualquer ameaça - dirá ainda Naess - Simplesmente pusemo-nos de acordo em guardar segredo. Não tínhamos de que nos gabar, nada que nos tornasse orgulhosos. Uma página se fechava sobre esta história secreta. O navio desconhecido do Titanic era o Samson.

História Secreta dos Oceanos – Livraria Bertrand – Páginas 167/168/169

sexta-feira, novembro 01, 2024

A PRIVACIDADE NO TITANIC

A PRIVACIDADE NO TITANIC 

Para defendê-los de popularidade pouco gratificante, os personagens de maiores posses ficavam em suítes grandes onde podiam se resguardar de intromissões inoportunas. Além dos camarotes de primeira classe, os passageiros podiam escolher dois tipos de suítes, diferentes apenas quanto ao tamanho, e 16 camarotes especiais extremamente luxuosos e acolhedores. Os mais amplos eram as quatro suítes (parlour suíte), que ficavam próximas à escadaria principal, em cada lado do navio, nos conveses B e C. Cada suíte tinha uma sala de estar, dois dormitórios, dois guarda-roupas e um banheiro privativo, mas a decoração era diferente em cada uma. Na popa dessas grandes suítes, nos mesmos conveses, havia mais 12, de tamanho ligeiramente inferior. Cada uma era composta pela combinação de três ambientes que compreendiam uma sala de estar, dois guarda-roupas e um banheiro privativo. Um sistema de paredes móveis permitia o uso de cada ambiente separadamente, se fosse o caso.

FOTO: Quarto em estilo Luís XVI de uma das amplas e luxuosas suítes do Titanic. Nesse ambiente, particularmente refinado e provido de todos os confortos, os passageiros podiam se refugiar a qualquer momento sem perder nenhum serviço oferecido a bordo. Se alguém quisesse, poderia fazer toda a travessia sem sair de seus aposentos.

quinta-feira, outubro 31, 2024

NOVIDADES TITANICFANS OUTUBRO

  

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM OUTUBRO FOI ASSIM 

Kate Winslet Completa 49 Anos A atriz Kate Winslet completou 49 anos no sábado (5)
Harland & Wolff Em Risco A Harland & Wolff, estaleiro britânico responsável pela construção do Titanic, anunciou que vai encerrar ou se desfazer dos seus negócios não essenciais e demitir funcionários, diante de dificuldades geradas por uma crise de dívida.
Os Acidentes do Capitão Smith - Relação de alguns acidentes ocorridos com o Capitão da White Star Line, o Comodoro Edward John Smith (1850 – 1912).
O Titanic E Os Cinco Mitos - Os cinco maiores mitos que o cinema ajudou a divulgar, mas que podem ser apenas histórias fantasiosas.

sexta-feira, outubro 25, 2024

O TITANIC E OS CINCO MITOS

O TITANIC E OS CINCO MITOS QUE SOBREVIVEM HÁ MAIS DE CEM ANOS 

Foi por volta de 11h45min da noite do dia 14 de abril de 1912, que o navio RMS TITANIC colidiu com um iceberg e causou uma das maiores fatalidades navais de toda a História. Apesar do filme Titanic de James Cameron, lançado em 1997, ter alcançado imenso sucesso, ele não foi o primeiro a homenagear o navio transatlântico. E o que poucas pessoas sabem é que muitos dos relatos mostrados nos filmes não condizem com a realidade vivida pelos tripulantes e passageiros do navio. Confira agora quais são os cinco maiores mitos que o cinema ajudou a divulgar, mas que podem ser apenas histórias fantasiosas criadas para aumentar a atmosfera mitológica do Titanic.

1) NEM DEUS PODE AFUNDAR O TITANIC

Apesar de esta frase ser muitas vezes repetida para mostrar que os grandes nomes da White Star Line (a empresa responsável pelo navio) e o comandante da embarcação estavam superestimando o poder do Titanic e que, claramente, tinham se enganado, ela pode não ser real. Pelo menos é o que afirma Richard Howells, especialista do Kings College de Londres. Ele afirma que esse mito pode ter sido introduzido no imaginário popular após o acidente. Segundo o pesquisador, a White Star Line nunca disse que o navio era invulnerável. Há também relatos de que havia muito menos publicidade em torno do Titanic do que se imagina, pois o grande nome da construção naval na época era o Olympic, o navio-irmão do Titanic criado pela mesma empresa e responsável pelo mesmo trajeto em anos anteriores.

2) A ÚLTIMA MÚSICA

Em diversos filmes sobre o Titanic, o grupo de música é mostrado tocando o hino cristão “Nearer, My God, To Thee (Mais perto, meu Deus, para Ti)”. Até hoje não se sabe se era realmente essa a canção que os instrumentistas do transatlântico tocavam no momento do naufrágio. Pode-se dizer que a origem do mito tenha sido o Jornal Daily Mirror (da Inglaterra), que afirmou que eles estavam a tocar a canção enquanto o barco afundava numa tentativa de romantizar o acontecimento. Em 1958, o filme “A Night to Remember” mostrou o naufrágio do Titanic ocorrendo com a já mencionada canção. James Cameron achou a sincronia entre música e imagens perfeita e decidiu utilizar à mesma idéia no seu filme. Há duas diferenças básicas nas versões: a de 1958 mostra os músicos cantando até o momento em que a água começa a arrastá-los; enquanto na de 1997, eles tocam uma versão instrumental de “Nearer, My God, To Thee”, que é interrompida quando um dos violinistas diz: “Senhores, foi um privilégio tocar convosco esta noite”.

3) O CAPITÃO SMITH NÃO FOI UM HERÓI

Todos os filmes mostram o capitão Smith como um verdadeiro herói no naufrágio. Há, inclusive, histórias de que após o afundamento completo do Titanic, foi visto nadando com uma criança nos braços para salvá-la da morte. Segundo o site da BBC, há várias estátuas erguidas em sua homenagem na Inglaterra. Mas o que dizem alguns especialistas sobre o naufrágio é que todo o heroísmo e esforços para salvar os passageiros pode não ter sido tão real assim. Nos primeiros minutos após o acidente, botes de salvamento com espaço para 65 pessoas abandonaram o navio com menos de 30 pessoas e não retornaram para salvar outras vítimas. Paul Lounden-Brown, da Sociedade Histórica Titanic, diz que o único culpado pelo acidente é o Capitão e nenhuma outra pessoa da cabine de comando pode ser responsabilizada. Uma de suas decisões mais equivocadas foi não ter avisado a todos os passageiros que havia acontecido um acidente. O pesquisador afirma que a ordem de abandonar o navio nunca foi dada. Por isso, é muito provável que centenas de pessoas tenham morrido sem nem ao menos ficarem a saber que tinha acontecido um acidente. John Graves (do Museu Marítimo Nacional, em Londres) diz que Smith pode ter entrado em choque por não possuir um plano de evacuação, por isso não conseguiu tomar qualquer decisão importante.

4) J. BRUCE ISMAY: O EMPRESÁRIO VILÃO

Filmes sobre o naufrágio costumam mostrar J. Bruce Ismay – o presidente da White Star Line – como um homem covarde que abandonou o Titanic no primeiro bote salva-vidas a ser lançado no mar. A origem do mito pode ter sido outro acidente com um navio da White Star, quando o próprio Ismay recusou-se a cooperar com William Randolph Hearst, um grande magnata da imprensa norte-americana. Depois do acidente com o Titanic, Hearst pode ter se aproveitado para acusar Ismay como forma de vingança. Muitos dos jornais ligados ao magnata o chamavam de J. Brute Ismay (um trocadilho com o seu nome, o acusando de ser um animal irracional), o que contribuiu bastante para que a imagem de covarde fosse proliferada. Os especialistas consultados pela BBC afirmam que há vários relatos de sobreviventes que foram ajudados por Ismay, antes que ele pudesse colocar-se nos botes para salvar sua vida. Mesmo assim, a imprensa continuou acusando o presidente da White Star Line. Em 1913, ele se afastou da companhia, falido.

5) A TERCEIRA CLASSE FOI ABANDONADA PARA A MORTE

Nos filmes que mostram o naufrágio do transatlântico, a terceira classe é mostrada de maneira completamente separada das outras – e isso fica mais claro na versão de James Cameron, em que há destaque para personagens de lá. Os portões de separação realmente existiam, não para evitar que eles pudessem entrar nos botes, mas para o cumprimento de normas sanitárias dos Estados Unidos. Como no navio havia muitos imigrantes que queriam tentar uma nova vida na América, o Titanic teria que parar em Ellis Island para que houvesse uma inspeção sanitária e burocrática dos passageiros (que vinham de países como China, Holanda, Itália, Armênia, Rússia, Escandinávia e Síria). E para evitar que qualquer doença fosse transmitida às demais pessoas, havia a separação, respeitando normas dos Estados Unidos. A terceira classe possuía os seus próprios botes salva-vidas, mas para chegar até eles seria necessário percorrer uma série de corredores que mais se pareciam com labirintos. Por isso, muitos acabaram afogados dentro do navio. Também há várias evidências de que, ao chegar ao local onde deveriam estar os botes, muitos deles já tinham sido levados para o mar. Nas conclusões finais do inquérito sobre o naufrágio, foi constatado que “não existiram evidências de que houve alguma tentativa de deixar, deliberadamente, os passageiros da terceira classe morrerem“. Vale lembrar que a maior parte das mortes ocorreu entre passageiros da terceira classe e tripulação: de 1.616 pessoas, apenas 394 se salvaram.

Fonte: BBC.

sexta-feira, outubro 18, 2024

OS ACIDENTES DO CAPITÃO SMITH

OS ACIDENTES DO CAPITÃO SMITH 
Relação de alguns acidentes ocorridos com o Capitão da White Star Line, o Comodoro Edward John Smith (1850 – 1912).

1887 – O Republic encalha perto de Nova York. No mesmo dia, a explosão de uma caldeira mata três tripulantes.

1890 – Um vapor sob o comando do Capitão Smith encalha no litoral do Rio de Janeiro.

1903 – O Majestic é danificado seriamente por um incêndio.

1906 – O Baltic sofre avarias também em decorrência de um incêndio.

1909 – Acidenta-se o Adriatic, o vapor encalha perto de Nova York.

1911 – No dia 14 de junho, o RMS Olympic quase esmaga um rebocador no porto.

1911 – No dia 20 de setembro, a caminho de Cherbourg e perto da ilha de Wight, o RMS Olympic colide com o cruzador da Marinha Real Hawke. O RMS Olympic tem parte do seu costado de estibordo seriamente danificado.

1912 – No dia 3 de fevereiro, o RMS Olympic bate num banco de areia, a 639 km de Terra Nova, e perde uma hélice.

1912 – No dia 15 de abril, sob seu comando, o RMS Titanic naufraga no oceano atlântico, levando consigo o seu capitão.

sexta-feira, outubro 11, 2024

HARLAND & WOLFF EM RISCO

ESTALEIROS DO TITANIC COM DIFICULDADES 

A Harland & Wolff, estaleiro britânico responsável pela construção do Titanic, anunciou que vai encerrar ou se desfazer dos seus negócios não essenciais e demitir funcionários, diante de dificuldades geradas por uma crise de dívida. A empresa não especificou o número de funcionários que pretende demitir, mas disse que reduzirá os gastos em áreas não essenciais e em determinadas áreas de suporte central. As operações não essenciais da empresa incluem o negócio de Serviços Marítimos, o negócio de Scilly Ferries e as unidades nos Estados Unidos e Austrália.
O estaleiro com sede em Belfast, que tem tido dificuldades para acompanhar a concorrência, teve rejeitada uma linha de crédito de 200 milhões de libras pelo governo do Reino Unido em julho. O diretor financeiro da companhia deixou o cargo pouco depois. A negociação das ações da empresa está suspensa desde julho, enquanto a companhia finaliza a publicação de suas contas de 2023.
O construtor de navios manterá suas operações principais em funcionamento em seus quatro estaleiros.

sexta-feira, outubro 04, 2024

KATE WINSLET COMPLETA 49 ANOS


KATE WINSLET COMPLETA 49 ANOS 
A atriz Kate Winslet completa 49 anos neste sábado (5). Ao longo de sua carreira, ela estrelou em diversos sucessos de Hollywood, sendo o principal deles, "Titanic", contracenando ao lado de Leonardo DiCaprio em 1997. Além da longa-metragem de romance, a britânica esteve em outros títulos de sucesso e ao todo já recebeu indicações a diversos prémios. Apesar de já ter sido indicada seis vezes ao prémio Oscar, Winslet conquistou a sua única estatueta em 2009, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz pelo seu trabalho em "O Leitor".

segunda-feira, setembro 30, 2024

NOVIDADES TITANICFANS SETEMBRO

  

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM SETEMBRO FOI ASSIM 

1 de Setembro de 1985 - O TITANIC foi descoberto por Jean-Louis Michel e Robert Ballard. A equipe de Ballard detectou o primeiro sinal dos destroços do Titanic à 1h da manhã desse dia. 
Expedição ao Titanic 2024 Dois veículos submersíveis controlados por controle remoto fizeram entre julho e agosto uma visita aos destroços do Titanic. 
A Deterioração do Titanic - Nas recentes imagens capturadas do navio, pode-se ver que 4,5 metros da proa do navio desabaram no fundo do mar.
A Estátuta de Diana A RMS Titanic Inc. descreveu os resultados da viagem deste verão como uma "mistura agridoce de preservação e perda". Um dos principais destaques foi a redescoberta da estátua "Diana de Versalhes", que não era vista desde 1986. 
Os Destroços do Titan - A Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou uma primeira imagem da parte traseira do veículo no fundo do oceano. De acordo com a Guarda Costeira, este pedaço foi separado do minissubmarino durante a implosão.

sexta-feira, setembro 27, 2024

OS DESTROÇOS DO TITAN

OS DESTROÇOS DO TITAN

No dia 18 de junho de 2023 o submersível Titan, com cinco pessoas, tentava chegar aos destroços do Titanic no fundo do Oceano Atlântico quando implodiu, matando todos a bordo. A Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou uma primeira imagem da parte traseira do veículo no fundo do oceano. De acordo com a Guarda Costeira, este pedaço foi separado do minissubmarino durante a implosão. Bem próximo do destroço há também uma outra pequena parte do veículo. Segundo os investigadores, esta parte de trás do Titan foi encontrada a centenas de metros de distância de onde está o Titanic. O objeto foi localizado vários dias após a implosão, por um veículo controlado remotamente. As autoridades revelaram ainda a última mensagem do minissubmarino para o navio que monitorava a expedição. “Larguei dois pesos”. Segundos depois, o silêncio total. O Titan carregava pesos que o ajudavam a afundar mais rapidamente no oceano. Em caso de emergência, para subir de maneira mais veloz, era preciso remover os objetos. Foi o que aconteceu, mas não houve tempo para a subida, e o veículo sucumbiu à pressão externa.

sexta-feira, setembro 20, 2024

A ESTÁTUA DE DIANA

A ESTÁTUA DE DIANA

A expedição ao remoto Oceano Atlântico Norte, onde o Titanic se afundou, coincidiu com a investigação da Guarda Costeira dos EUA sobre a implosão, em junho de 2023, do Titan, um submersível pertencente a outra empresa. O desastre do submersível Titan matou as cinco pessoas a bordo, incluindo Paul-Henri Nargeolet, diretor de investigação subaquática do RMS Titanic. A RMS Titanic Inc. descreveu os resultados da viagem deste verão como uma "mistura agridoce de preservação e perda". Um dos principais destaques foi a redescoberta da estátua "Diana de Versalhes", que não era vista desde 1986. A empresa divulgou agora uma imagem clara e atualizada da mesma. No entanto, uma secção significativa do corrimão que rodeia o convés de proa do navio caiu, disse o RMS Titanic. O corrimão ainda estava de pé em 2022, disse a empresa. "A descoberta da estátua de Diana foi um momento emocionante. Mas estamos tristes com a perda da icónica balaustrada da proa e outras provas de decadência que apenas reforçaram o nosso compromisso de preservar o legado do Titanic", afirmou Tomasina Ray, diretora de colecções do RMS Titanic. A tripulação passou 20 dias no local e regressou a Providence, Rhode Island, a 9 de agosto. Capturaram mais de dois milhões de imagens do naufrágio com a mais alta resolução jamais obtida. A equipa também cartografou completamente o naufrágio e o seu campo de destroços utilizando equipamento avançado que será utilizado para melhorar a compreensão do local. Entretanto, a investigação da Guarda Costeira sobre a tragédia do submersível Titan será objeto de uma audiência pública no final de setembro. A família de Nargeolet intentou uma ação judicial por homicídio culposo contra a OceanGate, a operadora do submarino Titan, que entretanto suspendeu as operações.

Notícia Euronews

sexta-feira, setembro 13, 2024

A DETERIORAÇÃO DO TITANIC

A DETERIORAÇÃO DO TITANIC 

A inexquecível cena do filme de James Cameron em que Jack e Rose estão de pé na proa do navio, é sem dúvida uma das cenas mais reconhecíveis da história do cinema, mas agora novas e surpreendentes fotografias revelaram que esta famosa estrutura tem vindo a desmoronar-se. Nas recentes imagens capturadas do navio, pode-se ver que 4,5 metros da proa do navio desabaram no fundo do mar. A expedição que fez a descoberta alerta que é apenas uma questão de tempo antes que o navio todo desmorone definitivamente. “As pessoas perguntam: ‘Quanto tempo mais o Titanic vai durar?’ Não sabemos, mas acompanhamos em tempo real”, disse Tomasina Ray, diretora de coleções da RMS Titanic Inc. Após o acidente em 1912, o navio ficou perdido no tempo e na memória da maioria das pessoas até que Robert Ballard e os seus exploradores capturaram as primeiras imagens dos destroços em 1985. Estas imagens, que ajudaram Cameron a imortalizar a aparência do Titanic no seu filme de 1997, revelaram que a proa ainda estava milagrosamente intacta mais de 70 anos após o acidente, mas durante uma expedição realizada entre julho e agosto deste ano, dois veículos operados remotamente (ROV) lançados pela RMS Titanic Inc. descobriram que uma grande secção da grade da proa estava em falta. “A proa do Titanic é um ícone. Há muitos momentos desta história na cultura pop. Isso é o que vem à mente quando se pensa no naufrágio. Mas agora, já não parece assim”, disse Tomasina Ray, que liderou a expedição.


sexta-feira, setembro 06, 2024

EXPEDIÇÃO AO TITANIC 2024

EXPEDIÇÃO 2024

Dois veículos submersíveis controlados por controle remoto fizeram entre julho e agosto uma visita aos destroços do Titanic. Esta foi a primeira visita ao naufrágio desde o acidente com o submarino Titan da OceanGate. A operação com os veículos subaquáticos operados remotamente (ROVs) foi coordenada pela empresa RMS Titanic. A tripulação responsável pela missão foi composta por sete pessoas. Os veículos foram usados para fazer um scaneamento tridimensional e tirar fotos dos destroços do Titanic para documentar a deterioração do naufrágio. Os registros serão comparados com os arquivos da última expedição, realizada em 2010. A RMS Titanic equipou os veículos submersíveis com "um conjunto personalizado de câmeras de alta resolução" e iluminação personalizada. O componente é capaz de registrar imagens em resolução 65K, a maior em expedições na região do Titanic. A RMS Titanic acredita que as imagens vão revelar informações importantes acerca das condições do naufrágio, as áreas ao redor e os artefatos em risco. De acordo com a empresa, também há a expectativa de encontrar vida marinha e mais espaços para investigar a parte interna do navio. Diferente do Titan da OceanGate, os ROVs não exigem que os operadores estejam a bordo do veículo para controlá-lo. Toda a operação acontece remotamente, assim não há chance de os profissionais se perderem nas profundezas do Titanic.

domingo, setembro 01, 2024

1 DE SETEMBRO DE 1985

 

1 DE SETEMBRO DE 1985 
1 de Setembro de 1985: O TITANIC foi descoberto por Jean-Louis Michel e Robert Ballard. A equipe de Ballard detectou o primeiro sinal dos destroços do Titanic à 1h da manhã desse dia. De 9 de Julho a 7 de Agosto, a bordo do Le Surôit, a expe­dição franco-norte-americana liderada pelo Dr. Robert Ballard (Woods Hole Oceanographic Institution) e Jean-Louis Michel (Institute Français de Recherches pour l'Exploitation des Mers - IFREMER) procura o ponto do naufrágio, delimitando uma área de 260km². As operações são suspensas devido ao mau tempo. Os mesmos investigadores retomam ao Atlântico Norte, em expedição que começa a 22 de Agosto e termina a 4 de Setembro. Operando um sonar e o submergível não tripulado Argo, dirigido por controle remoto e dotado de câmara de vídeo que transmite as imagens por um cabo de fibra ótica, Ballard explora 80% da área anteriormente delimitada e, à uma hora da madrugada de 1º de Setembro, descobre os restos do Titanic a quase quatro kilometros de profundidade, 560km a sudeste de Terra Nova e a 1.600km de Nova York. A primeira visão de Ballard é uma das caldeiras. Os detritos se espalham em área de 2,6km². A pressão, nessa profundidade, é de 400kg por cm². O jornal britânico The Observer publicou a história no mesmo dia. Como os fusos horários eram diferentes, isso quer dizer que a historia deve ter sido imprensa no mínimo oito horas antes da descoberta! Será que alguém sempre soube onde estava o Titanic? Abaixo segue a lista de sobreviventes do Titanic que viram a notícia nesse dia e viram novamente o navio 73 anos e 6 meses depois de o terem visto pela última vez em Abril de 1912.
Eileen Lenox-Conyngham (desembarcou em Cherbourg em 10/4/1912);
Millvina Dean
Bertram Dean
Barbara West (Dainton)
Eva Hart 
Ruth Becker (Blanchard)
Alden Caldwell 
John Ryerson 
Lillian Asplund
Winifred Quick (Van Tongerloo)
Edith Brown (Haisman) 
Michel Navratil 
Hjalmar (Agnes Charlotta Bengtsson) Sandström 
Beatrice Sandstrom (filha de Agnes Sandström)
Louise Kink (Pope) 
Eleanor Schuman 
Louise LaRoche 
Marjorie Newell (Robb) 
Frank Aks 
Marshall Brines Drew