Páginas

domingo, dezembro 31, 2017

NOVIDADES TITANICFANS DEZEMBRO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM DEZEMBRO FOI ASSIM 
Titanic no Cinema - Para celebrar os 20 anos do filme Titanic alguns cinemas nos Estados Unidos estão a relançar o filme Titanic.
Jogo Titanic O nosso amigo titanico Leonardo, criou um jogo a propósito da celebração dos 20 anos do lançamento do filme Titanic.
Titanic 20 Anos Celebraram-se os 20 anos da estreia do épico  de James Cameron. 
O Natal e o Titanic O Titanic está associado ao Natal de forma inevitável, veja como.
"TO MAKING IT COUNT!" 

domingo, dezembro 24, 2017

O NATAL E O TITANIC

O NATAL E O TITANIC
O Titanic está associado ao Natal de forma inevitável, seja pelo consumismo que se assiste por estes tempos, quer por histórias que se contam sobre aqueles que de alguma forma ficaram marcados com aquele navio. Mas se Titanic no Natal de hoje é consumismo, em tempos foi uma época especial para as pessoas que a ele ficaram ligadas, como é o caso de alguns sobreviventes do Titanic. Aqui ficam algumas histórias "titanicas" de Natal, e aproveitamos este post para desejar a todos um Santo Natal com muito amor e alegria...
A passageira de primeira-classe Margaretta Spedden em 1913, escreveu uma história para oferecer no Natal ao seu filho Robert Douglas. "My Story" (Minha História) era contada através dos olhos do seu urso polar de brinquedo, e descrevia o seu fabrico, a loja onde passou até ser comprado pela família Spedden, a sua viagem pela Europa, a viagem no Titanic em que Douglas Spedden ficava no cimo da entrada para a grande escadaria, e simplesmente largava o seu pequeno urso pelo fosso das escadas, vendo-o cair os cinco conveses abaixo até ao deque E, depois descia rapidamente os cinco andares para ir buscar o seu urso, voltava a subir até ao convés A e repetia a façanha de novo,  o afundamento do Titanic e o resgate das águas (saiba mais em Polar o Urso do Titanic). 
Margaret Brown, a conhecida Molly, teve como último ato de caridade, dar de presente de Natal às crianças pobres de Leadville, Colorado, botas e roupas de lã, mas não sobreviveu para ver o seu sobrinho distribuir os presentes pelas crianças nesse Natal de 1932. Outra história de Natal é a do sobrevivente Jones que era marinheiro de convés no Titanic. Jones tinha 32 anos, o capitão ordenou que ele ficasse com o bote 8, ele presenciou as mulheres se recusando a embarcar, inclusive a Sra e o Sr Strauss. O bote 8 foi descido com ele, três criados de bordo e cerca de 35 mulheres, entre essas mulheres estava a Condessa de Rothes e a sua prima Gladys Cherry. 
Após o afundamento, ambos queriam voltar atrás para resgatar alguém com vida, mas as restantes mulheres se recusaram a fazê-lo. Jones sentiu grande admiração pelo pulso firme com que a Condessa reagiu à situação, incentivando as outras mulheres a remar. De tal forma que um tempo depois ele retirou o número 8 do bote e ofereceu-o à Condessa numa moldura, ela e sua prima por sua vez todos os natais lhe escreveram uma carta (pode saber mais em pormenor em Jones e a Condessa de Rothes). Não era por acaso que esta troca de correspondência acontecia, a Condessa fazia anos no dia de Natal, por isso o seu segundo nome Noël.
Para ela e mais cerca de 15 passageiros do Titanic esta época foi marcante por nascimentos, casamentos e falecimentos.
No dia 24 de Dezembro:
1868 - Nasce Samuel Emest Hemming, estivador do Titanic e sobrevivente.
1870 - Nasce Iisakki Antino Äijö Nirva, passageiro de 3ª classe, falecido no Titanic.
1892 - Nasce John Borland Jr. Thayer passageiro e sobrevivente de primeira classe, filho de John Borland Thayer e Marian Longstreth Thayer em Philadelphia, Pennsylvania, Estados Unidos da América.
1902 - Casam-se os passageiros de terceira-classe Andrew Emslie Johnston e Eliza Watson, na Igreja Persbiteriana Liberdade Unida em Alexandria perto de Glasgow, Escócia, Reino Unido.
1932 - Peter Dennis Daly passageiro de primeira-classe falece de causas naturais em Lima, Peru aos 72 anos.
1934 - Martha Stephenson passageira de primeira-classe morre de ataque de coração / doença em Haverford, Pennsylvania,  Estados Unidos da América aos 74 anos de idade. 
No dia 25 de Dezembro: 
1864 - Nasce o passageiro de segunda-classe Benjamin Hart, falecido no Titanic. 
1869 - Nasce Christopher Head passageiro de primeira-classe, falecido no Titanic. 
1872 - Nasce a passageira de terceira-classe Alfrida Konstantia Brogren Andersson filha de Anna Lovisa Brogren em Kisa, Östergötland, Suécia, faleceu no Titanic. 
1878 - Nasce Lucy Noël Martha, Countess de Rothes filha de Thomas Dyer-Edwardes e Clementina Georgina Lucy Dyer-Edwardes em Kensington, Londres, Inglaterra, Reino Unido. 
1882 - Casa-se Frederick William Blainey Shellard passageiro de terceira-classe com Mary Harriet Greenham, que não estava a bordo do Titanic. Shellard não sobreviveu ao naufrágio. 
1883 - Nasce Albert Harry Copperthwait, fogueiro do Titanic, filho de Arthur Flint Copperthwait e Clara Carter, em Southampton, Hampshire, Inglaterra, Reino Unido. 
1891 - Nasce Christopher William Light, fogueiro do Titanic, filho de James John Light e Annie Emma Nicholas em Southampton, Hampshire, Inglaterra, Reino Unido. 
1895 - Nasce Thamine "Thelma" Thomas passageira de terceira-classe no Libano, faleceu no Titanic. 
1955 - Annie Moore Ward passageira de primeira-classe faleceu com 81 anos. 
1957 - William Loch "Willie" Coutts passageiro de terceira-classe falece em Steubenville, Ohio, Estados Unidos com 55 anos de idade.

terça-feira, dezembro 19, 2017

TITANIC 20 ANOS

TITANIC 20 ANOS
Celebram-se hoje 20 anos da estreia do épico  de James Cameron. Este foi um dos trailers que passou nas salas de cinema em 1997 e na tv em apresentação de estreia do filme Titanic. Os efeitos especiais de vanguarda para a época ainda conseguem fascinar e tornam reais as cenas mais dramáticas.
A música inicial deste trailer chama-se Attack On Murron. Ela faz parte da trilha sonora de Brave Heart e também pertence a James Horner (compositor da trilha de Titanic). Quem escutar as duas trilhas irá perceber semelhanças entre elas, sendo até possível usar a trilha de Brave Heart para algumas cenas de Titanic encaixando-se na perfeição.

domingo, dezembro 10, 2017

JOGO TITANIC

JOGO TITANIC 
Nova Iorque, 1912. Rose acaba de ter a oportunidade de começar uma nova vida. Vamos ajudá-la a vencer na vida? O nosso amigo titanico Leonardo, criou um jogo a propósito da celebração dos 20 anos do lançamento do filme Titanic. O TitanicFans recomenda o jogo que está sendo bem aceite pelo público no geral. Aqui fica o link: https://gamejolt.com/games/titanic_a_playable_fanfic/292474

sexta-feira, dezembro 01, 2017

TITANIC NO CINEMA

TITANIC DE VOLTA AOS CINEMAS 
Para celebrar os 20 anos do filme Titanic alguns cinemas nos Estados Unidos estão a relançar o filme Titanic com estreia prevista a partir do dia 1. Espera-se que o mesmo se repita um pouco por todo o mundo já que o filme estreou nas salas de cinema de todo o mundo no final do ano de 1997. Aqui fica o vídeo de James Cameron a anunciar o relançamento do filme nos cinemas.

quinta-feira, novembro 30, 2017

NOVIDADES TITANICFANS NOVEMBRO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM NOVEMBRO FOI ASSIM 
Um Importante Achado - Trata-se da mais antiga publicação realizada por um órgão oficial da imprensa brasileira acerca do Olympic e do Titanic que se tem conhecimento.
Festa de Arromba Leonardo DiCaprio comemorou seus 43 anos no último sábado (11) em uma festa de arromba que, nada surpreendentemente, incluiu alguns de seus amigos mais “VIPs”.
Britannic 101 Terça-feira, 21 de Novembro de 1916. O Britannic estava navegando pelo Canal de Kea no mar Egeu, em plena Primeira Guerra Mundial. Perto das 8:00 da manhã, uma tremenda explosão golpeou o Britannic, adornou e começou afundar muito depressa pela proa.
Trilha Especial Titanic - A  produtora La La Land em parceria com a Sony Music anunciaram o lançamento de 4 CDs com as tão aguardadas músicas. Uma edição limitada a 5000 exemplares. 
"TO MAKING IT COUNT!" 

sexta-feira, novembro 24, 2017

TRILHA ESPECIAL TITANIC

TRILHA ESPECIAL TITANIC 
Finalmente aquela trilha sonora que todos aguardavamos! Há muitos anos uma petição foi lançada e aqui fortemente apoiada pelo TitanicFans tinha o objetivo de pedir a James Horner e William Ross o lançamento das músicas que até ao momento ainda só se podiam ouvir no filme. Com a tragédia que tirou a vida ao compositor James Horner pensou-se que tudo ficaria perdido. Mas a produtora La La Land em parceria com a Sony Music anunciaram o lançamento de 4 CDs com as tão aguardadas músicas. Uma edição limitada a 5000 exemplares a sair dentro de dias!
TRACK LISTING:
DISC 1
SCORE PRESENTATION
1. Logo / Main Title 2:28
2. 1/2 Miles Down 10:33
3. To the Keldysh / Rose Revealed 1:43
4. Distant Memories 2:24
5. My Drawing / Relics & Treasures 1:52
6. Southampton 4:00
7. Leaving Port 3:27
8. Take Her to Sea, Mr. Murdoch 4:31
9. First Sighting / Rose's Suicide Attempt 3:05
10. Jack Saves Rose 1:42
11. The Promenade / Butterfly Comb 2:40
12. Rose 2:5413. The Portrait 1:58
14. Lovejoy Chases Jack and Rose 2:24
15. Lovemaking 2:26
16. Hard to Starboard (Extended Version) 7:42
17. Rose Frees Jack 2:41
DISC 1 TOTAL TIME 58:29

DISC 2 SCORE PRESENTATION (CONTINUED)
1. The Building Panic (Film Version) 7:25
2. Unable to Stay, Unwilling to Leave 3:56
3. Trapped on "D" Deck 8:46
4. Murdoch's Suicide 0:37
5. The Sinking 5:06
6. Death of Titanic 8:25
7. The Promise Kept 6:03
8. Life is Changed 2:14
9. A Woman's Heart Is a Deep Ocean of Secrets 1:43
10. An Ocean of Memories 8:00
11. Post 2:44
DISC 2 TOTAL TIME 54:59

DISC 3 ADDITIONAL MUSIC AND ALTERNATES
1. Never an Absolution 3:06
2. Trailer 4:12
3. The Portrait [Album Version] 4:43
4. Logo (Alternate Extended Version) 2:10
5. 2 1/2 Miles Down (Alternate) 1:36
6. Southampton (Alternate) 3:05
7. Leaving Port (with Alternate Ending) 3:00
8. Leaving Port (Alternate) 2:15
9. Take Her to Sea, Mr. Murdoch (Alternate) 4:29
10. Rose (Alternate) 2:58
11. Piano Theme-The Portrait 5:00
12. Lovejoy Chases Jack (Alternate) 1:55
13. Hard to Starboard (Alternate) 6:50
14. The Building Panic [Album Suite] 8:05
15. Death of Titanic (Alternate) 8:29
16. A Promise Kept (Alternate) 4:32
17.Hymn to the Sea 6:26
DISC 3 TOTAL TIME 72:52

DISC 4 SOURCE MUSIC 
1. Valse Septembre * 3:43
2. Marguerite Waltz * 2:34
3. Wedding Dance * 2:30
4. Poet and Peasant * 6:48
5. Blue Danube * 6:55
6. Song Without Words * 2:37
7. Estudiantina * 3:11
8. Oh, You Beautiful Doll † 2:12
9. Blarney Pilgrims§ 2:11
10. John Ryan's Polka§ 2:53
11. Kesh Jig§ 1:59
12. Drowsy Maggie Dance§ 1:22
13. Come Josephine in My Flying Machine † 1:46
14. The Merry Widow † 1:30
15. Méditation de Thaïs * 4:25
16. Vision of Salome * 2:42
17. Titsy Bitsy Girl * 1:35
18. Alexander's Ragtime Band * 2:28
19. Sphinx * 3:48
20. Barcarole * 3:31
21. Orpheus * 8:40
22. Song of Autumn * 3:53
23. Nearer My God to Thee * (Extended Version) 3:14
DISC 4 TOTAL TIME 76:30

* performed by I Salonisti
§ performed by Gaelic Storm
† conducted by William Ross

TOTAL ALBUM TIME: 4:22:50

terça-feira, novembro 21, 2017

BRITANNIC 101 ANOS

101 ANOS DO NAUFRÁGIO DO BRITANNIC 
O Britannic partiu de Southampton num domingo, dia 12 de Novembro de 1916. Ele não levava nenhum "passageiro". No dia 17 de novembro de 1916, chegou a Nápoles, para abastecer e partir no sábado, mas uma tempestade feroz atrasou a sua partida.
Terça-feira, 21 de Novembro de 1916. O Britannic estava navegando pelo Canal de Kea no mar Egeu, em plena Primeira Guerra Mundial. Perto das 8:00 da manhã, uma tremenda explosão golpeou o Britannic, adornou e começou afundar muito depressa pela proa. O Capitão Bartlett experimentou encalhar o Britannic na Ilha de Kea, mas não teve sucesso. Em 55 minutos, o maior transatlântico da Inglaterra, com apenas 351 dias de vida, afundou. A explosão ocorreu aparentemente entre a 2ª e a 3ª antepara a prova de água e a antepara 2 e 1 também foram danificadas. Ao mesmo tempo, começou a fazer água na sala de caldeiras 5 e 6. Este era asperamente o mesmo dano que levou seu irmão, o Titanic, a afundar.
Infelizmente 30 pessoas morreram na ocasião. A maioria destas mortes ocorreu quando os hélices emergiram das águas e sugou alguns barcos salva-vidas. Os motores ainda estavam em funcionamento, pois na correria de tentar encalhar o navio, esqueceram de parar os motores.
O Britannic está tombado de lado a apenas 350 pés (107m) de profundidade. Tão raso que a proa bateu no fundo antes dele afundar totalmente, e devido ao imenso peso do navio a proa se retorceu toda. Ele foi descoberto em 1976 em uma Exploração dirigida pelo oceanógrafo Jacques Cousteau.
É fácil distinguir o Britannic de seus irmãos, devido aos gigantescos turcos de barco salva-vidas, e também porque a maioria das fotografias suas mostram ele todo pintado de branco com uma faixa verde pintada no casco de proa a popa, separada apenas por 3 grandes cruzes vermelhas de cada lado, designando-o como um navio hospital. O HMHS Britannic nunca chegou a receber um centavo para transportar um passageiro.
O Britannic é hoje o maior transatlântico naufragado.
Mortos no naufrágio do HMHS Britannic: Arthur Binks / Arthur Dennis / Charles C. S. Garland / Charles J. D. Phillips / Frank Joseph Earley / G. Philps / George De Lara Honeycott / George James Bostock / George Sherrin / George William Godwin / George William King / Henry Freebury / Henry James Toogood / James Patrick Rice / John Cropper / John George McFeat / Joseph Brown / Leonard George / Leonard Smith / Percival W. E. White / Pownall Gillespie / Robert Charles Babey / Thomas A. Crawford / Thomas Francis Tully / Thomas Jones / Thomas Taylor McDonald / Walter Jenkins / William Sharpe / William Smith / William Stone.

segunda-feira, novembro 13, 2017

FESTA DE ARROMBA

ANIVERSÁRIO DE ARROMBA 
Leonardo DiCaprio comemorou seus 43 anos no último sábado (11) em uma festa de arromba que, nada surpreendentemente, incluiu alguns de seus amigos mais “VIPs”.
O E! reporta que o cineasta Quentin Tarantino, que dirigiu DiCaprio em Django Livre, foi um dos DJs que animou a festa, assim como o colega de elenco do astro no mesmo filme, Jamie Foxx.
Entre os convidados: Robert Pattinson, o cantor The Weeknd, o diretor Alejandro González Iñárritu (que comandou Leo em O Regresso), e os astros da música Katy Perry e Adam Levine.
Segundo o site, a festa continuou até bem depois do amanhecer, e fotógrafos não foram permitidos nem perto da festa – confira as únicas fotos disponíveis, das chegadas de Pattinson, Weeknd e do cantor Robin Thicke com sua namorada. 
Por observatoriodocinema.bol.uol.com.br

domingo, novembro 05, 2017

UM IMPORTANTE ACHADO

UMA IMPORTANTE DESCOBERTA
Os nossos queridos amigos e parceiros do Brasil não poderiam estar mais felizes! Transcrevo o comunicado: A Sociedade História Brasileira do Titanic tem o prazer de comunicar a seus seguidores e membros uma importante descoberta feita por nossa entidade. Trata-se da mais antiga publicação realizada por um órgão oficial da imprensa brasileira acerca do Olympic e do Titanic que se tem conhecimento em nosso país!
Foram descobertas 4 páginas (abra a imagem em aba separada no navegador para melhor leitura do artigo) tratando da construção do RMS Olympic e do RMS Titanic datadas da edição Julho / Setembro de 1909 da "Revista Marítima Brazileira", uma revista de publicação oficial da Marinha do Brasil. Vale ressaltar que, fundada oficialmente em 1851, esta é a segunda revista mais antiga do mundo a tratar de assuntos marítimos e navais, contando hoje com 166 anos de idade. Conforme os registros obtidos, a Rússia foi o primeiro país a lançar uma revista marítima, a Morskoii Sbornik (1848).
O que impressionou a todos os membros contribuintes da SHBT é a impressionante idade e raridade do documento encontrado. Não tínhamos conhecimento prévio de informações técnicas e detalhadas a respeito da construção da Classe Olympic publicadas no Brasil na mesma época da construção dos navios. O batimento da quilha do Olympic ocorreu em dezembro de 1908 e a do Titanic em março de 1909, alguns meses antes da divulgação do artigo em território brasileiro.
A matéria também nos brinda com dois espetaculares diagramas ilustrativos, sendo um deles um comparativo entre a Classe Olympic e os maiores navios do mundo na época, e o outro um corte transversal revelando as acomodações internas do Olympic. No decorrer do artigo são encontrados diversos erros de informações, entretanto, devido a precariedade de transmissão de informações na época, tais erros se tornam supérfluos se comparados a real importância histórica deste documento.
Tal artigo pode ser encontrado sob consulta no acervo da Biblioteca Pública Nacional, sediada no Rio de Janeiro.
Créditos pela descoberta: Victor de Souza Vila (fundador e presidente da SHBT).
Averiguação do documento: Rodrigo Piller, Jean Carlos Scuissiato e Luiz Henrique.

terça-feira, outubro 31, 2017

NOVIDADES TITANICFANS OUTUBRO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM OUTUBRO FOI ASSIM 
Something Picasso - No filme de James Cameron aparece o famoso quadro de Pablo Picasso, “Les Demoiselles d’Avignon”, pintado em 1907.
Fotos Raras As imagens mostram em grande detalhe o navio deixando o porto de Southampton.
Carta em Leilão Uma carta escrita por um dos passageiros do paquete Titanic um dia antes de se ter afundado foi arrematada por 126 mil libras esterlinas (cerca de 140.600 euros) num leilão na Inglaterra.
O Titanic e o Halloween Não é mentira dizer-se que o Titanic apenas se reporta a uma época específica do ano, Abril, mas também é possível recordarmos sempre o Titanic todos os dias do ano, mesmo em outras épocas especiais. 
"TO MAKING IT COUNT!" 

O TITANIC E O HALLOWEEN

O TITANIC E O HALLOWEEN   
Não é mentira dizer-se que o Titanic apenas se reporta a uma época específica do ano, Abril, mas também é possível recordarmos sempre o Titanic todos os dias do ano, mesmo em outras épocas especiais. Já aqui se falou por exemplo, que todos os natais, a Condessa de Rothes escrevia sempre uma carta de boas festas ao marinheiro Jones que manobrou o bote 8 em que estava a bordo, e que o próprio retirou o número 8 do bote, chegou a emoldurá-lo e a oferecê-lo como presente à Condessa, veja mais em JONES E A CONDESSA DE ROTHES. O Halloween também pode ser repleto de histórias titanicas verdadeiramente assustadoras. O vídeo acima disponível para visualização faz parte de uma cena do filme Ghostbusters 2, em que o Titanic finalmente chega a Nova Iorque desembarcando os passageiros que nunca chegaram ao seu destino. 
Parece que as vítimas da tragédia do Titanic ainda estão presas aos objectos que usaram ​​e tocaram a bordo. Pelo menos é isto o que uma exposição, a Titanic The Experience quer provar. Deste modo, os funcionários da exposição juntaram-se para uma investigação paranormal. Eles afirmam ter encontrado provas bastante conclusivas de que existem fantasmas amigáveis por ali. Nos últimos cinco anos, os membros da equipe da Titanic The Experience tiveram alguns acontecimentos estranhos e sem resposta. Para encontrar respostas para estes eventos incomuns, a Titanic The Experience organizou uma investigação paranormal, que afirmou ter encontrado provas conclusivas de actividade paranormal gerada por passageiros e tripulantes que navegaram no navio lendário na noite que conheceram o seu fatídico destino. 
A equipe da Titanic The Experience não tem certeza, mas não há como negar algumas coisas horripilantes que acontecem na exposição. Os actores da exposição juntaram então algumas das suas experiências e as histórias mais estranhas que aconteceram em torno do "Navio dos Sonhos" e resolveram contar ao público.  Os tours fantasma são para todas as idades e são liderados pelos actores da exposição que normalmente retratam notáveis ​​passageiros do Titanic durante os passeios diários regulares.  Saiba mais em FANTASMAS NO TITANIC.
Mas se nesta noite de abóboras e bruxinhas já não temos idade para um trick or treat (doce ou travessura), podemos sempre lembrar aquelas histórias que dão que pensar, seja pelo mito, seja pelo mistério que as envolve, todas com certeza possuem uma resposta racional. 
Quando em 1985 Ballard descobriu o Titanic, o maior susto que apanhou foi quando a sua equipe expedicionária deparou-se repentinamente com um rosto que lhes sorria na escuridão, mesmo o mais cético estremeceu. Na verdade era um rosto de porcelana, e pertencia a uma boneca de origem francesa ou alemã de olhos verdes cujo corpo era flexível permitindo a cabeça rodar, tornando-a assim mais real. Não se sabe a que criança terá pertencido, para mais pormenor leia em SORRISO NA ESCURIDÃO. Antes do Titanic sequer se tornar numa lenda, já circulavam histórias de arrepiar para os mais sensíveis e impressionáveis. É o caso da silhueta fantasma que surge durante a construção do navio, numa foto tirada junto ao leme, surge a forma humana de um homem. Está provado que algo surge naquele negativo, mas por algum motivo, quer propositado ou erro de revelação, o que vemos é uma forma humana abstrata. Pode ler mais em A SILHUETA. Mas se quisermos algo concreto podemos relembrar a fotografia tirada pelo Padre Browne na partida do Titanic em Queenstown a 11 de Abril de 1912 rumo ao oceano. No topo da chaminé número 4 (a maior vista na foto) encontra-se um ponto negro, a imagem ampliada deixou mostrar a forma de um homem cuja cabeça e os ombros apenas se vêem. Por brincadeira ou exibicionismo este homem, provavelmente um fogueiro, subiu pelas escadas interiores, (já que esta chaminé era falsa e servia apenas de ventilação) e apanhou um pouco de ar fresco. Esta aparição de um rosto enegrecido pela fuligem, provocou imensas gargalhadas nos espetadores em 1912 que viam o luxuoso navio partir, enquanto que outros tantos mais impressionáveis diziam ser a personificação de um ser infernal surgido das entranhas do navio. O mistério até hoje permanece. Pode ver a foto ampliada aqui. Há quem diga que tal rosto era na verdade a suposta múmia que se fazia transportar no Titanic, tratava-se da múmia da vidente que vivera na época de Amenófis IV e cujo túmulo fora descoberto em Tell el Amarna.
Diz a lenda que um tal de Lord Canterville pagou a sua passagem para a exibir num museu dos Estados Unidos. Desde que a mesma foi encontrada por exploradores no Egito, esta causou a morte e a loucura aos que de algum modo se cruzaram no seu caminho. Leia mais em LA MOMIE FATALE e em A MÚMIA DO TITANIC. Loucura ou trauma, muitos passageiros ficaram marcados psicológicamente até às suas mortes, como o caso de alguns passageiros que cometeram suicídio. Annie Robinson que tinha sido uma empregada do Titanic, dois anos e seis meses depois do naufrágio, ficou nervosa e muito agitada quando o vapor Devonian entrou sobre uma forte neblina no porto de Boston e soou a buzina de nevoeiro. Ainda em depressão com as lembranças do acidente, atirou-se do navio e afogou-se. Saiba mais pormenores destes e outros suicídios em O SUICÍDIO E O TITANIC. Fatos ou mitos, estas histórias são verdadeiros doces que mantêm viva a lenda que se tornou o Titanic.

domingo, outubro 22, 2017

CARTA EM LEILÃO

CARTA EM LEILÃO 
Uma carta escrita por um dos passageiros do paquete Titanic um dia antes de se ter afundado foi arrematada por 126 mil libras esterlinas (cerca de 140.600 euros) num leilão na Inglaterra.
O manuscrito, com o timbre do navio, foi escrito pelo passageiro de 1.ª classe Alexander Oskar Holverson no dia 13 de abril de 1912, um dia antes do navio atingir um “iceberg” e se ter afundado no Atlântico Norte, tendo causado a morte a mais de 1.500 pessoas.
Holverson, um vendedor, tinha a intenção de enviar a carta para a mãe, que morava em Nova Iorque.
A casa do leilão Henry Aldridge & Son, especializada em memorabilia do ‘Titanic’, afirmou que foi “a carta mais importante do ‘Titanic’ que já vendeu” devido ao seu conteúdo, contexto histórico e raridade, noticiou a AP.
Na carta, dirigida à “minha querida Mãe” e manchada com marcas de água salgada, Holverson descreveu o Titanic como sendo de “um tamanho gigante e equipado como um hotel palaciano”, e acrescentou: “A comida e a bebida são excelentes”.
“Se tudo correr bem, chegaremos em Nova Iorque, quarta-feira, mãe”, acrescentou.
A carta, uma das últimas conhecidas por ter sido escrita a bordo pelas vítimas do desastre, foi encontrada no caderno de bolso da Holverson quando o seu corpo foi resgatado do mar e enviado à família.
Por Jornal Económico com Lusa em 22 de outubro de 2017.

sábado, outubro 14, 2017

FOTOS RARAS

FOTOS RARAS 
As imagens mostram em grande detalhe o navio deixando o porto de Southampton. As fotos foram a leilão  pela Henry Aldridge & Son. O leiloeiro responsável Andrew Aldridge, referiu-se às imagens como sendo de grande detalhe ao ponto de se verem as vigias e as sombras do navio refletidas na água.

sábado, outubro 07, 2017

SOMETHING PICASSO

UM PICASSO NO TITANIC?
No filme de James Cameron, que em 2012 voltou aos cinemas em 3D para marcar os cem anos do trágico acidente do Titanic, aparece o famoso quadro de Pablo Picasso, “Les Demoiselles d’Avignon”, pintado em 1907. No entanto, a obra nunca esteve no navio e por isso o realizador nunca teve autorização para a usar no grande ecrã.
Tudo começou em 1997, quando “Titanic”, protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, chegou aos cinemas. James Cameron queria usar a obra do mestre do cubismo, que há anos integra a colecção do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), no filme mas a Sociedade dos Direitos dos Autores, que protege a propriedade intelectual de mais de 50 mil artistas, incluindo de Picasso, não autorizou.
A proibição não intimidou Cameron que mesmo assim filmou uma cópia do quadro original, desencadeando um processo judicial contra si. O realizador foi obrigado a pagar uma multa, cujo valor nunca foi revelado, e o assunto ficou arrumado. Até 2012.
Com a chegada novamente do filme aos cinemas, a Sociedade dos Direitos dos Autores garantiu que James Cameron estava a usar a imagem do quadro indevidamente. “A nova versão do filme em 3D viola o acordo. Os direitos do artista têm de ser negociados e clarificados, este é um novo uso do trabalho”, disse ao The Art Newspaper, Theodore Feder, chefe executivo da Sociedade, que levou novamente o processo a tribunal e James Cameron voltou a ter que pagar nova quantia avultada.

sábado, setembro 30, 2017

NOVIDADES TITANICFANS SETEMBRO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM SETEMBRO FOI ASSIM 
1 de Setembro de 1985 - 1 de Setembro de 1985: O TITANIC foi descoberto por Jean-Louis Michel e Robert Ballard.
Take Her To Sea, Mr. Murdoch Após a cena do "Rei do Mundo", a orquestra desempenha uma variante do tema que acompanha a cena que vemos de todo o navio chamada de "Million Dollar Shot".
A Maldição do Republic O Canal História tem transmitido o documentário de vários episódios sobre o resgate do suposto tesouro que se encontra no navio RMS Republic naufragado em 1909.
Óscares 1998 Na noite de 23 de março de 1998 fez-se História na edição número 70 da gala dos Oscars que iria premiar as melhores produções do cinema de 1997. 
"TO MAKING IT COUNT!" 

quarta-feira, setembro 27, 2017

OSCARS 1998

A NOITE DOS OSCARES DE 1998 
Na noite de 23 de março de 1998 fez-se História na edição número 70 da gala dos Oscars que iria premiar as melhores produções do cinema de 1997. Titanic estava indicado a 14 oscares e arrecadou 11! Um recorde apenas atingido por Ben Hur em 1959. Para quem não teve a oportunidade de assistir a esses momentos, o canal dos Oscars no youtube disponibilizou os vídeos da entrega dos prémios bem como a performance de Céline Dion que cantou My Heart Will Go On de Coração do Oceano ao peito.
Melhor filme: 
Melhor realizador: 
Melhor trilha sonora na categoria drama e melhor canção original:
Melhor guarda-roupa:
Melhor direção de arte:
Melhor Fotografia:
Performance My Heart Will Go On:


segunda-feira, setembro 18, 2017

A MALDIÇÃO DO REPUBLIC

A MALDIÇÃO DO REPUBLIC 
O Canal História tem transmitido o documentário de vários episódios sobre o resgate do suposto tesouro que se encontra no navio RMS Republic naufragado em 1909. O caçador de tesouros Martin Bayerle e o filho regressam ao local do navio naufragado, que quase destruiu a família dele. O interessante foi descobrir no episodio de ontem A Maldição do Republic: O Preço do Ouro que numa das tentativas de resgate levadas a cabo nos anos 80, foi encontrado o cofre do comissário de bordo. Martin Bayerle conta que essa empresa de resgate mais preocupada em encontrar o ouro do que propriamente com o estado do navio, arrancou uma parte do casco, recuperou o cofre tranzendo-o para a superfície e congratulando-se abriram-no abruptamente mas o que encontraram dentro foram papéis, lodo e nada de valioso, sem darem importancia ao valor histórico que aqueles documentos poderiam conter. Isto fez-me lembrar a cena de Titanic de James Cameron, quando Brock Lovett encontra o cofre de Caledon, e congratulando-se cortam a fechadura do cofre e se deparam com papéis e lodo atirando-os para o chão como se de lixo se tratasse. Terá Cameron se inspirado nesta história para a cena do filme?

sábado, setembro 09, 2017

TAKE HER TO SEA MR MURDOCH

TAKE HER TO SEA MR MURDOCH
Após a cena do "Rei do Mundo", a orquestra desempenha uma variante do tema que acompanha a cena que vemos de todo o navio chamada de "Million Dollar Shot", uma grande cena ao estilo helicóptero que iria obrigar a gastar uma parte do orçamento em trabalho de fotografia, no modelo do navio e em computador como simular água e pessoas em movimento. Há três "finais" para "Take her To Sea, Mr. Murdoch" que encontrei.
O primeiro é um estilo de "fanfarra" que, em última instância, não foi usado. A fanfarra alinha-se com a cena, mas o "humor" final não combina com ela. Foi assim que o final foi originalmente composto.
O segundo é a versão do álbum muito semelhante à versão do filme, mas é muito mais silencioso e uma oitava inferior à versão do filme.
A terceira versão é a versão do filme, que é uma combinação das duas anteriores versões com o mesmo tema geral que a versão do álbum. Até agora, as versões 1 e 3 não foram divulgadas, mesmo que tenham pequenas diferenças.
Tudo isto ilustra as mudanças subtis que os compositores fazem à medida que a composição sonora evolui para o filme. (A versão do filme também tem um pouco de "Southampton" - na versão de álbum - colocada na parte final da música, enquanto o capitão Smith olha da ponte de comando e então volta para "Take Her To Sea, Mr. Murdoch", antes da cena "Sou o rei do mundo ".)

sexta-feira, setembro 01, 2017

1 SETEMBRO 1985

1 DE SETEMBRO DE 1985 
1 de Setembro de 1985: O TITANIC foi descoberto por Jean-Louis Michel e Robert Ballard. A equipe de Ballard detectou o primeiro sinal dos destroços do Titanic à 1h da manhã desse dia. De 9 de Julho a 7 de Agosto, a bordo do Le Surôit, a expe­dição franco-norte-americana liderada pelo Dr. Robert Ballard (Woods Hole Oceanographic Institution) e Jean-Louis Michel (Institute Français de Recherches pour l'Exploitation des Mers - IFREMER) procura o ponto do naufrágio, delimitando uma área de 260km². As operações são suspensas devido ao mau tempo. Os mesmos investigadores retomam ao Atlântico Norte, em expedição que começa a 22 de Agosto e termina a 4 de Setembro. Operando um sonar e o submergível não tripulado Argo, dirigido por controle remoto e dotado de câmara de vídeo que transmite as imagens por um cabo de fibra ótica, Ballard explora 80% da área anteriormente delimitada e, à uma hora da madrugada de 1º de Setembro, descobre os restos do Titanic a quase quatro kilometros de profundidade, 560km a sudeste de Terra Nova e a 1.600km de Nova York. A primeira visão de Ballard é uma das caldeiras. Os detritos se espalham em área de 2,6km². A pressão, nessa profundidade, é de 400kg por cm². O jornal britânico The Observer publicou a história no mesmo dia. Como os fusos horários eram diferentes, isso quer dizer que a historia deve ter sido imprensa no mínimo oito horas antes da descoberta! Será que alguém sempre soube onde estava o Titanic? Abaixo segue a lista de sobreviventes do Titanic que viram a notícia nesse dia e viram novamente o navio 73 anos e 6 meses depois de o terem visto pela última vez em Abril de 1912.
Eileen Lenox-Conyngham (desembarcou em Cherbourg em 10/4/1912);
Millvina Dean
Bertram Dean
Barbara West (Dainton)
Eva Hart 
Ruth Becker (Blanchard)
Alden Caldwell 
John Ryerson 
Lillian Asplund
Winifred Quick (Van Tongerloo)
Edith Brown (Haisman) 
Michel Navratil 
Hjalmar (Agnes Charlotta Bengtsson) Sandström 
Beatrice Sandstrom (filha de Agnes Sandström)
Louise Kink (Pope) 
Eleanor Schuman 
Louise LaRoche 
Marjorie Newell (Robb) 
Frank Aks 
Marshall Brines Drew

quinta-feira, agosto 31, 2017

NOVIDADES TITANICFANS AGOSTO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM AGOSTO FOI ASSIM 
Novo Filme Titanic - Um novo filme sobre o Titanic está quase a sair! O filme irá focar-se sobretudo nos inquéritos feitos aos sobreviventes, na situação política da época e outros momentos chave que envolveram o desastre.
Leo e Kate Juntos De acordo com a revista Star, os eternos Jack e Rose formam o novo casal de Hollywood.
Homenagem a José Alencar Esperaria para hoje um post diferente, já estava pronto para ser publicado na hora marcada, seria um dia especial, a celebração de 12 anos do TitanicFans...
O Post do Capitão Alencar 27 de agosto, foi o dia em que em 2005, o nosso capitão se estreou num blogue com um post... foi no TitanicFans que tudo começou. 
"TO MAKING IT COUNT!" 

domingo, agosto 27, 2017

O POST DO CAPITÃO ALENCAR

O PRIMEIRO POST DO CAPITÃO ALENCAR 
Se existem coisas que em meio à tristeza nos enchem o coração como um sinal especial, esta é uma delas. Passei a semana toda pensando no meu amigo titanico que faleceu e o que colocaria hoje no post do TitanicFans. Pesquisei, procurei e não achei nenhuma notícia digna de nota para colocar no blogue, pensei em colocar um post do TitanicMomentos como homenagem ao Alencar, mas também desisti, olhei o Titanic em Foco e comentei a bonita homenagem que o meu amigo Rodrigo Piller fez, pensei que poderia ser um bom post de referência mas deixei de lado essa opção. Achei então que deveria repostar alguma coisa, procurei e lembrei que em breve deveria colocar o primeiro post que o Alencar fez aqui no TitanicFans. É quando fico espantado em ver, que hoje 27 de agosto, foi o dia em que em 2005, o nosso capitão se estreou num blogue com um post... foi no TitanicFans que tudo começou. Coincindência ou talvez nem tanto assim. Aqui fica o link para esse post de 27 de agosto de 2005 e que vai ficar para sempre guardado com carinho: