Páginas

terça-feira, dezembro 31, 2024

NOVIDADES TITANICFANS DEZEMBRO

 

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM DEZEMBRO FOI ASSIM 

Ilustres no Titanic I Chega ao porto a locomotiva londrina da Primeira Classe. Traz passageiros afamados pela riqueza ou suas atividades, que logo embarcam.
Ilustres no Titanic II - Chega o navio a Cherbourg. Suas dimensões não permitem que se aproxime do pequeno cais e ele ancora ao largo,
TITANIC 27 Anos - 27 anos da estreia do épico  de James Cameron.
O Natal e o Titanic O Titanic está associado ao Natal de forma inevitável, seja pelo consumismo que se assiste por estes tempos, quer por histórias que se contam sobre aqueles que de alguma forma ficaram marcados com aquele navio.
Smith e suas nomeações O Capitão Edward John Smith fez várias mudanças com relação a sua tripulação, antes do dia da viagem histórica.

sexta-feira, dezembro 27, 2024

SMITH E SUAS NOMEAÇÕES

SMITH E SUAS NOMEAÇÕES

O Capitão Edward John Smith fez várias mudanças com relação a sua tripulação, antes do dia da viagem histórica. Por ser respeitado pela White Star Line, teve seus caprichos atendidos. O quadro inicial de oficiais era:

Chefe dos Oficiais - William McMaster Murdoch.

Primeiro Oficial - Charles Herbert Lightoller.

Segundo Oficial - David Blair.

Terceiro Oficial - Herbert John Pitman.

Quarto Oficial - Joseph Groves Boxhall.

Quinto Oficial - Harold Godfrey Lowe.

Sexto Oficial - James Paul Moody.

O Capitão Edward John Smith traz do RMS Olympic o Chefe dos Oficiais Henry Tingle Wilde, rebaixando William McMaster Murdoch para Primeiro Oficial e Charles Herbert Lightoller para Segundo Oficial. O Segundo Oficial anteriormente nomea­do, David Blair, é descartado e para sua felicidade, não viajará. Ao deixar o posto ninguém questiona David Blair sobre os binóculos dos vigias que ele havia guardado. A nomeação de Henry Tingle Wilde para Chefe dos Oficiais não agrada os outros oficiais, sobretudo os que são afetados, tanto que nos dias seguintes, os tripulantes continuarão a chamar William Murdoch de “chefe”.

Com a maior parte da tripulação já contratada, o Capitão Edward John Smith faz novas imposições. O comissário-chefe Reginald Lomond Barker e o chefe dos camareiros Andrew L. Latimer, são convidados pelo Capitão a trabalharem no RMS Titanic, ambos vêm do RMS Olympic. Não satisfeito ou por outro motivo qualquer, o Capitão Edward John Smith rebaixa o comissário-chefe Reginald Lomond Barker, a quem havia convidado antes, para o cargo de assistente e contrata como comissário-chefe Hugh Walter McElroy, que também vem do RMS Olympic, com um salário 25% maior.

terça-feira, dezembro 24, 2024

O NATAL E O TITANIC

 

O NATAL E O TITANIC
O Titanic está associado ao Natal de forma inevitável, seja pelo consumismo que se assiste por estes tempos, quer por histórias que se contam sobre aqueles que de alguma forma ficaram marcados com aquele navio. Mas se Titanic no Natal de hoje é consumismo, em tempos foi uma época especial para as pessoas que a ele ficaram ligadas, como é o caso de alguns sobreviventes do Titanic. Aqui ficam algumas histórias "titanicas" de Natal, e aproveitamos este post para desejar a todos um Santo Natal com muito amor e alegria...
A passageira de primeira-classe Margaretta Spedden em 1913, escreveu uma história para oferecer no Natal ao seu filho Robert Douglas. "My Story" (Minha História) era contada através dos olhos do seu urso polar de brinquedo, e descrevia o seu fabrico, a loja onde passou até ser comprado pela família Spedden, a sua viagem pela Europa, a viagem no Titanic em que Douglas Spedden ficava no cimo da entrada para a grande escadaria, e simplesmente largava o seu pequeno urso pelo fosso das escadas, vendo-o cair os cinco conveses abaixo até ao deque E, depois descia rapidamente os cinco andares para ir buscar o seu urso, voltava a subir até ao convés A e repetia a façanha de novo,  o afundamento do Titanic e o resgate das águas (saiba mais em Polar o Urso do Titanic). 
Margaret Brown, a conhecida Molly, teve como último ato de caridade, dar de presente de Natal às crianças pobres de Leadville, Colorado, botas e roupas de lã, mas não sobreviveu para ver o seu sobrinho distribuir os presentes pelas crianças nesse Natal de 1932. Outra história de Natal é a do sobrevivente Jones que era marinheiro de convés no Titanic. Jones tinha 32 anos, o capitão ordenou que ele ficasse com o bote 8, ele presenciou as mulheres se recusando a embarcar, inclusive a Sra e o Sr Strauss. O bote 8 foi descido com ele, três criados de bordo e cerca de 35 mulheres, entre essas mulheres estava a Condessa de Rothes e a sua prima Gladys Cherry. 
Após o afundamento, ambos queriam voltar atrás para resgatar alguém com vida, mas as restantes mulheres se recusaram a fazê-lo. Jones sentiu grande admiração pelo pulso firme com que a Condessa reagiu à situação, incentivando as outras mulheres a remar. De tal forma que um tempo depois ele retirou o número 8 do bote e ofereceu-o à Condessa numa moldura, ela e sua prima por sua vez todos os natais lhe escreveram uma carta (pode saber mais em pormenor em Jones e a Condessa de Rothes). Não era por acaso que esta troca de correspondência acontecia, a Condessa fazia anos no dia de Natal, por isso o seu segundo nome Noël.
Para ela e mais cerca de 15 passageiros do Titanic esta época foi marcante por nascimentos, casamentos e falecimentos.
No dia 24 de Dezembro:
1868 - Nasce Samuel Emest Hemming, estivador do Titanic e sobrevivente.
1870 - Nasce Iisakki Antino Äijö Nirva, passageiro de 3ª classe, falecido no Titanic.
1892 - Nasce John Borland Jr. Thayer passageiro e sobrevivente de primeira classe, filho de John Borland Thayer e Marian Longstreth Thayer em Philadelphia, Pennsylvania, Estados Unidos da América.
1902 - Casam-se os passageiros de terceira-classe Andrew Emslie Johnston e Eliza Watson, na Igreja Persbiteriana Liberdade Unida em Alexandria perto de Glasgow, Escócia, Reino Unido.
1932 - Peter Dennis Daly passageiro de primeira-classe falece de causas naturais em Lima, Peru aos 72 anos.
1934 - Martha Stephenson passageira de primeira-classe morre de ataque de coração / doença em Haverford, Pennsylvania,  Estados Unidos da América aos 74 anos de idade. 
No dia 25 de Dezembro: 
1864 - Nasce o passageiro de segunda-classe Benjamin Hart, falecido no Titanic. 
1869 - Nasce Christopher Head passageiro de primeira-classe, falecido no Titanic. 
1872 - Nasce a passageira de terceira-classe Alfrida Konstantia Brogren Andersson filha de Anna Lovisa Brogren em Kisa, Östergötland, Suécia, faleceu no Titanic. 
1878 - Nasce Lucy Noël Martha, Countess de Rothes filha de Thomas Dyer-Edwardes e Clementina Georgina Lucy Dyer-Edwardes em Kensington, Londres, Inglaterra, Reino Unido. 
1882 - Casa-se Frederick William Blainey Shellard passageiro de terceira-classe com Mary Harriet Greenham, que não estava a bordo do Titanic. Shellard não sobreviveu ao naufrágio. 
1883 - Nasce Albert Harry Copperthwait, fogueiro do Titanic, filho de Arthur Flint Copperthwait e Clara Carter, em Southampton, Hampshire, Inglaterra, Reino Unido. 
1891 - Nasce Christopher William Light, fogueiro do Titanic, filho de James John Light e Annie Emma Nicholas em Southampton, Hampshire, Inglaterra, Reino Unido. 
1895 - Nasce Thamine "Thelma" Thomas passageira de terceira-classe no Libano, faleceu no Titanic. 
1955 - Annie Moore Ward passageira de primeira-classe faleceu com 81 anos. 
1957 - William Loch "Willie" Coutts passageiro de terceira-classe falece em Steubenville, Ohio, Estados Unidos com 55 anos de idade.

quinta-feira, dezembro 19, 2024

TITANIC 27 ANOS

 

TITANIC 27 ANOS
Celebram-se hoje 27 anos da estreia do épico  de James Cameron. Este foi um dos trailers que passou nas salas de cinema em 1997 e na tv em apresentação de estreia do filme Titanic. Os efeitos especiais de vanguarda para a época ainda conseguem fascinar e tornam reais as cenas mais dramáticas.
A música inicial deste trailer chama-se Attack On Murron. Ela faz parte da trilha sonora de Brave Heart e também pertence a James Horner (compositor da trilha de Titanic). Quem escutar as duas trilhas irá perceber semelhanças entre elas, sendo até possível usar a trilha de Brave Heart para algumas cenas de Titanic encaixando-se na perfeição.

sexta-feira, dezembro 13, 2024

ILUSTRES NO TITANIC PARTE II

ILUSTRES NO TITANIC PARTE II

Quarta-feira - 10/04/1912 - 18h30min

Chega o navio a Cherbourg. Suas dimensões não permitem que se aproxime do pequeno cais e ele ancora ao largo, feericamente iluminado por suas 10.000 lâmpadas, cujo fulgor se propaga por 1.116 vigias e 1.954 janelas de vidro. O transporte entre o porto e o navio está a cargo de barcaças da WSL, que também segregam as classes sociais: na Nomadic, Primeira e Segunda Classes, na Traffic, Terceira Classe e malas postais. Na próxima hora e meia, desembarcam 20 passageiros da travessia Southampton-Cherbourg, 13 da Primeira Classe e sete da Segunda, e embarcam 274 novos passageiros, 142 na Primeira, 30 na Segunda e 102 emigrantes na Terceira. Entre os da Segunda, o pintor Samuel Stanton. Entre os da Primeira e não menos famosos:

Cabines C62-64 - John Jacob Astor IV, 47, norte-americano. Entre os passageiros, é o possuidor da maior fortuna, consubs­tanciada em grandiosos e incontáveis investimentos imobiliários, inclusive o hotel Waldorf-Astoria. Reside em palacete nova-ior­quino, na esquina da rua 65 com Quinta Avenida. É proprietário de 18 automóveis e de um vagão particular para as viagens de trem. Na guerra contra a Espanha, em 1898, obteve o posto de coronel, como inspetor-geral não-combatente. Divorciou-se re­centemente de sua primeira mulher para casar-se com Madeleine Force, 18. O casal retoma da lua-de-mel no Egito e na França.

Cabines B82-B35 - Benjamin Guggenheim, 46, norte-ame­ricano, presidente da lntemational Steam Pump Co., com sete estabelecimentos nos Estados Unidos e um na Inglaterra, e titular de lucrativos negócios em áreas correlatas. Viaja com a amante, a cantora francesa Léontine (Ninette) Aubart, 24, o valet de cham­bre e o chauffeur.

Cabines A16-20 - Lady Lucy Duff Gordon, 48, inglesa, irmã da escritora Elinor Glyn 14, proprietária de lojas de alta-costu­ra em Londres, Paris e Nova York. Acompanha-a o marido, Sir Cosmo Duff Gordon, 49.

Cabines C68-70 - John Borland Thayer, 49, norte-ameri­cano, vice-presidente da Pennsilvania Railroad, que esteve em Berlim com a esposa Marian, 39, e o filho John (Jack) Borland ThayerJr.,17.

Cabine A7 - James Clinch Smith, 56, norte-americano, her­deiro de considerável fortuna, criador de cavalos de raça, afamado esportista e freqüentador assíduo do high society de Nova York e Paris.

Cabine (E?) - Dorothy Gibson, 22, norte-americana, modelo fotográfico e atriz do estúdio Éclair, protagonista de filmes de sucesso, que retoma das férias européias na companhia da mãe, Pauline Gibson, 44.

Cabine (E?) - Helen Candee, 52, norte-americana, escritora e orientalista, autora de obras sobre tapeçaria e estilos de decoração.

Cabine (B?) - Margaret Brown, 44, norte-americana, ativista de movimentos de defesa dos direitos humanos e da mulher, casada com um dos mais bem-sucedidos mineradores dos Estados Unidos.


Fonte: O Crepúsculo da Arrogância – Sérgio Faraco – Páginas 40,41 e 42

Com relação às cabines, a ocupação delas no Titanic é uma fonte de interesse e de especulação também. Com exceção das recordações de alguns sobreviventes e os poucos bilhetes e cartões de embarque, a única fonte segura de dados da ocupação de algumas cabines é a lista de passageiro incompleta da Primeira Classe recuperada com o corpo do comissário de bordo Herbert Cave.

A cabine B2, B4 ou B6 poderia ter sido ocupada por Margaret Brown.

A cabine E22 poderia ter sido ocupada por Dorothy Gibson

Tanto Margaret Brown quanto Dorothy Gibson não sabem informar o número, apenas a localização. No caso de Dorothy Gibson ela afirma que sua cabine ficava “… perto do elevador e não longe da escadaria.”

A cabine E23 foi ocupada por uma única senhora, conforme testemunhas, assim podemos incluir que poderá ter sido atribuída a Antoinette Flegenheim, Constance Willard, Helen Churchill Candee ou Sigrid Lindström.

sexta-feira, dezembro 06, 2024

ILUSTRES NO TITANIC PARTE I

ILUSTRES NO TITANIC PARTE I

Quarta-feira - 10/04/1912 - 11h00min

Chega ao porto a locomotiva londrina da Primeira Classe. Traz passageiros afamados pela riqueza ou suas atividades, que logo embarcam:

Cabine B38 - Archibald Butt, 46, norte-americano, jornalista, diplomata e assessor militar dos presidentes Theodore Roosevelt e William Taft, de retorno aos Estados Unidos após seis semanas de férias na Europa. A 21 de março, avistou-se com o Papa Pio X, entregando carta em que o Presidente Taft agradecia a nomeação de três cardeais norte-americanos.

Cabine C123 - Jacques Futrelle, 37, norte-americano, jornalista, dramaturgo, autor de novelas policiais que vão influenciar Agatha Christie, e sua esposa Lily May, 35, ela também escritora. Voltam para casa ao fim de uma temporada na Europa. Ontem, 9 de abril, Jacques comemorou seu aniversário em Londres. A festa terminou às 3h, e o casal veio para Southampton sem ter dormido.

Cabine C55 - Isidor Strauss, 67, norte-americano, um dos milionários a bordo, proprietário da loja de departamentos Macy's, de Nova York, e sua esposa Rosalie Ida, 63, que retornam de um passeio europeu, na companhia de dois criados.

Cabines C80-82 - George Widener, 50, norte-americano, possuidor da maior fortuna da Filadélfia, diretor do Fidelity Trust Company of Philadelphia, o banco controlador da IMM, com a esposa Eleanor, 50, e o filho Harry, 27, este um colecionador de obras raras, entre elas um Primeiro Fólio, de Shakespeare, e uma Bíblia de Gutenberg. Estiveram em Paris e em Londres, a passeio.

Cabine B77 - Lucy Noël Martha, Condessa de Rothes, 33. Viaja para Vancouver, no Canadá, na companhia da sobrinha Gladys Cherry e de uma governanta.

Cabine C104 - Arthur Peuchen, 52, canadense, major de brigada e empresário, presidente da Standard Chemical Company, a maior fábrica de acetona do mundo, filho e neto de construtores de estradas de ferro na Inglaterra e na América do Sul.

Cabine C46 - Julia Cavendish, 25, norte-americana, filha de Henry Siegel, presidente da Simpson-Crawford Co., que vai aos Estados Unidos visitar o pai, na companhia do marido, o bri­tânico Tyrrell Cavendish.

Cabine C52 - Hugh Woolner, 45, britânico, empresário, diretor de várias companhias, filho do escultor Thomas Woolner.

Cabine C87 - William Stead, 62, britânico, autor da premonitória novela de 1886, jornalista de grande influência na Inglaterra, pacifista de prestígio internacional e candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 1901, viaja a Nova York a convite do Presidente Taft, para proferir palestra em congresso sobre a paz no Carnegie Hall, no próximo dia 21.

Cabine B69 - Charles Hays, 55, norte-americano, proprietário de ferrovias e hotéis no Canadá, esteve em Londres a negócios, acompanhado da esposa Clara, 52.

Cabine C101 - Caroline Brown, 59, Malvina Cornell, 55, e Charlotte Appleton, 53, norte-americanas, filhas de Charles Lamson, principal acionista da empresa de navegação Charles H. Marshall & Co., proprietária da Black Ball Line, de Liverpool. Viajaram à Inglaterra para as cerimônias fúnebres de um familiar.

Cabine C51 - Archibald Grade, 53, norte-americano, coronel do exército, escritor e empresário, pertencente a uma abastada família nova-iorquina, de regresso aos Estados Unidos após uma excursão à Europa.

Fonte: O Crepúsculo da Arrogância – Sérgio Faraco – Páginas 35,36 e 37