Páginas

quinta-feira, dezembro 31, 2015

NOVIDADES TITANICFANS DEZEMBRO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM DEZEMBRO FOI ASSIM 
Um Santo do Titanic - Encontra-se aberta a iniciativa de conseguir a canonização do padre católico que a bordo do Titanic juntou um grupo de pessoas, crentes e não crentes em oração nos momentos finais das suas vidas, Thomas Byles.
Peça do Titanic é Falsa Um designer holandês afirma que a relíquia há muito perdida do Titanic, e que ressurgiu em Espanha no Verão passado é falsa. 
Bíblia do Titanic - Uma Bíblia resgatada do Titanic momentos antes de se afundar em 1912 que pertencia a John Harper, um pastor Baptista escocês, exposta numa biblioteca.
O Natal e o Titanic Aqui ficam algumas histórias "titanicas" de Natal, e aproveitamos este post para desejar a todos um Santo Natal com muito amor e alegria...
Tudo isto e muito mais!
"TO MAKING IT COUNT!" 

quinta-feira, dezembro 24, 2015

O NATAL E O TITANIC

O NATAL E O TITANIC
O Titanic está associado ao Natal de forma inevitável, seja pelo consumismo que se assiste por estes tempos, quer por histórias que se contam sobre aqueles que de alguma forma ficaram marcados com aquele navio. Mas se Titanic no Natal de hoje é consumismo, em tempos foi uma época especial para as pessoas que a ele ficaram ligadas, como é o caso de alguns sobreviventes do Titanic. Aqui ficam algumas histórias "titanicas" de Natal, e aproveitamos este post para desejar a todos um Santo Natal com muito amor e alegria...
A passageira de primeira-classe Margaretta Spedden em 1913, escreveu uma história para oferecer no Natal ao seu filho Robert Douglas. "My Story" (Minha História) era contada através dos olhos do seu urso polar de brinquedo, e descrevia o seu fabrico, a loja onde passou até ser comprado pela família Spedden, a sua viagem pela Europa, a viagem no Titanic em que Douglas Spedden ficava no cimo da entrada para a grande escadaria, e simplesmente largava o seu pequeno urso pelo fosso das escadas, vendo-o cair os cinco conveses abaixo até ao deque E, depois descia rapidamente os cinco andares para ir buscar o seu urso, voltava a subir até ao convés A e repetia a façanha de novo,  o afundamento do Titanic e o resgate das águas (saiba mais em Polar o Urso do Titanic). 
Margaret Brown, a conhecida Molly, teve como último ato de caridade, dar de presente de Natal às crianças pobres de Leadville, Colorado, botas e roupas de lã, mas não sobreviveu para ver o seu sobrinho distribuir os presentes pelas crianças nesse Natal de 1932. Outra história de Natal é a do sobrevivente Jones que era marinheiro de convés no Titanic. Jones tinha 32 anos, o capitão ordenou que ele ficasse com o bote 8, ele presenciou as mulheres se recusando a embarcar, inclusive a Sra e o Sr Strauss. O bote 8 foi descido com ele, três criados de bordo e cerca de 35 mulheres, entre essas mulheres estava a Condessa de Rothes e a sua prima Gladys Cherry. 
Após o afundamento, ambos queriam voltar atrás para resgatar alguém com vida, mas as restantes mulheres se recusaram a fazê-lo. Jones sentiu grande admiração pelo pulso firme com que a Condessa reagiu à situação, incentivando as outras mulheres a remar. De tal forma que um tempo depois ele retirou o número 8 do bote e ofereceu-o à Condessa numa moldura, ela e sua prima por sua vez todos os natais lhe escreveram uma carta (pode saber mais em pormenor em Jones e a Condessa de Rothes). Não era por acaso que esta troca de correspondência acontecia, a Condessa fazia anos no dia de Natal, por isso o seu segundo nome Noël.
Para ela e mais cerca de 15 passageiros do Titanic esta época foi marcante por nascimentos, casamentos e falecimentos.
No dia 24 de Dezembro:
1868 - Nasce Samuel Emest Hemming, estivador do Titanic e sobrevivente.
1870 - Nasce Iisakki Antino Äijö Nirva, passageiro de 3ª classe, falecido no Titanic.
1892 - Nasce John Borland Jr. Thayer passageiro e sobrevivente de primeira classe, filho de John Borland Thayer e Marian Longstreth Thayer em Philadelphia, Pennsylvania, Estados Unidos da América.
1902 - Casam-se os passageiros de terceira-classe Andrew Emslie Johnston e Eliza Watson, na Igreja Persbiteriana Liberdade Unida em Alexandria perto de Glasgow, Escócia, Reino Unido.
1932 - Peter Dennis Daly passageiro de primeira-classe falece de causas naturais em Lima, Peru aos 72 anos.
1934 - Martha Stephenson passageira de primeira-classe morre de ataque de coração / doença em Haverford, Pennsylvania,  Estados Unidos da América aos 74 anos de idade. 
No dia 25 de Dezembro: 
1864 - Nasce o passageiro de segunda-classe Benjamin Hart, falecido no Titanic. 
1869 - Nasce Christopher Head passageiro de primeira-classe, falecido no Titanic. 
1872 - Nasce a passageira de terceira-classe Alfrida Konstantia Brogren Andersson filha de Anna Lovisa Brogren em Kisa, Östergötland, Suécia, faleceu no Titanic. 
1878 - Nasce Lucy Noël Martha, Countess de Rothes filha de Thomas Dyer-Edwardes e Clementina Georgina Lucy Dyer-Edwardes em Kensington, Londres, Inglaterra, Reino Unido. 
1882 - Casa-se Frederick William Blainey Shellard passageiro de terceira-classe com Mary Harriet Greenham, que não estava a bordo do Titanic. Shellard não sobreviveu ao naufrágio. 
1883 - Nasce Albert Harry Copperthwait, fogueiro do Titanic, filho de Arthur Flint Copperthwait e Clara Carter, em Southampton, Hampshire, Inglaterra, Reino Unido. 
1891 - Nasce Christopher William Light, fogueiro do Titanic, filho de James John Light e Annie Emma Nicholas em Southampton, Hampshire, Inglaterra, Reino Unido. 
1895 - Nasce Thamine "Thelma" Thomas passageira de terceira-classe no Libano, faleceu no Titanic. 
1955 - Annie Moore Ward passageira de primeira-classe faleceu com 81 anos. 
1957 - William Loch "Willie" Coutts passageiro de terceira-classe falece em Steubenville, Ohio, Estados Unidos com 55 anos de idade.

domingo, dezembro 20, 2015

BÍBLIA DO TITANIC

BÍBLIA SALVA DO TITANIC DISPONÍVEL EM BIBLIOTECA 
Baroness Paisley disse que o livro favorito de seu falecido marido Ian Paisley era a Bíblia e que a lia todos os anos. Há uma enorme colecção de Bíblias na biblioteca, muitas dos quais contêm as suas anotações pessoais manuscritas e outras contêm as suas notas para os sermões.
Duas das Bíblias mais valiosas na sua colecção ainda não estão na biblioteca, mas serão colocadas em exposição em horários específicos. Uma delas é uma edição da bíblia muito antiga na versão King James, datada de 1611. A outra é uma Bíblia resgatada do Titanic momentos antes de se afundar em 1912. Ela pertencia a John Harper, um pastor Baptista escocês, a quem foi oferecido um lugar num barco salva-vidas para escapar da tragédia que se desenrolava pelo facto de que sua esposa tinha morrido e ele estava acompanhado da sua filha de seis anos de idade. De acordo com os sobreviventes, Harper pregou àqueles que se afogavam à volta dele antes dele próprio ter ido para o fundo. A sua Bíblia sobreviveu e foi dada ao seu irmão, que era um amigo do pai de Ian Paisley, e, assim, a doou para a sua biblioteca.

sexta-feira, dezembro 11, 2015

PEÇA DO TITANIC É FALSA

PEÇA DO TITANIC É FALSA
Um designer holandês afirma que a relíquia há muito perdida do Titanic, e que ressurgiu em Espanha no Verão passado é falsa. Veja a notícia aqui.
Uma placa comemorativa do lançamento do navio, que tinha sido perdida por um século, foi notícia mundial quando um negociante de arte de Granada a ofereceu à Fundação Espanhola do Titanic.
Aparentemente tinha sido herdada do seu avô que, sem saber da sua importância, a tinha comprado de um negociante de arte inglês 12 anos antes.
A placa, da Royal Mail Steamship Union, é actualmente a estrela da exposição Titanic em Granada que estará em turnê pela Europa no próximo ano.
Mas o que David van Dalen de 51 anos, alega caiu como uma bomba, por provar que a placa não é mais do que uma farsa de 1990.
Ele notou uma série de características historicamente incorretas nos diversos tipos de letra utilizados. Pelo menos quatro das fontes utilizadas são conhecidas por terem sido lançadas entre 1915 e 1989. Além disso, várias linhas de texto são compactadas ou alargadas, um efeito só possível de produzir apenas em computador.
"Esta chamada "importante relíquia ressurgida" só prova ser uma mentira, sem qualquer dúvida, sem qualquer valor, e praticamente inútil, feita para parecer antiga por um fabricante desconhecido usando fontes de computador de forma aleatória sem pensar, como uma criança ignorante.", disse Van Dalen.
Enquanto isso, a fotografia iluminada do Titanic colocada na placa é já bem conhecida, tendo sido tirada longe de Southampton, no dia seguinte à suposta cerimonia de entrega da placa.
Van Dalen acrescentou: "Olhar para esta falsa placa do Titanic é como estar a olhar para uma pintura falsa de Picasso. Assim como o desastre do Titanic, as lições devem agora ser aprendidas da maneira mais difícil". O presidente da Fundação Titanic, Jesus Ferriero, disse que a placa vai continuar a figurar na turnê europeia, apesar das conclusões agora chegadas.

sábado, dezembro 05, 2015

UM SANTO DO TITANIC

 PROCESSO DE CANONIZAÇÃO DO PADRE BYLES 
Encontra-se aberta a iniciativa de conseguir a canonização do padre católico que a bordo do Titanic juntou um grupo de pessoas, crentes e não crentes em oração nos momentos finais das suas vidas. Thomas Byles, foi educado em Fleetwood, Lancashire e Oxford, e era reitor da Igreja de St Helen, Chipping Ongar, Essex, há oito anos. Embarcou no navio em Southampton para assistir ao casamento do seu irmão mais novo em New York. Durante a viagem, pediu ao capitão autorização para celebrar a Santa Missa no Domingo, ao que este concordou. Celebrou a missa para os passageiros de segunda e terceira a bordo do navio de forma notável na manhã de domingo da tragédia.
O seu sermão aludia a orações e sacramentos como botes salva-vidas espirituais quando em perigo de naufrágio espiritual perante a tentação. Durante o naufrágio, a tripulação convidou-o a embarcar num bote salva-vidas por duas duas vezes mas ele recusou-se dando lugar a outra pessoa e preferindo permanecer com os passageiros a orar, dando confissões, conciliações e perdões.
Estas suas acções antes de perecer com as restantes 1500 pessoas a bordo do Titanic foram elogiadas pelo Papa da época, Pio X.
Graham Smith, o sacerdote actual de St Helen, considera que "Ele foi um homem extraordinário que deu a sua vida por outros. Precisamos, como se dizia antigamente, elevá-lo ao altar, o que significa que o Vaticano precisa reconhecê-lo como um mártir da igreja.
Vamos esperar e rezar para que ele seja reconhecido como um dos santos dentro do nosso cânone. Esperamos que as pessoas ao redor do mundo orem a ele, se estiverem em necessidade e, se ocorrer um milagre, então a beatificação e canonização, poderão avançar."
Para alguém ser canonizado (tornar-se santo) pelo menos dois milagres devem ser atribuídos à intercessão do candidato.
Para que tal seja aceite pela Santa Sé como milagre, o acontecimento terá que ser certificado pelos médicos da Igreja como não tendo nenhuma explicação cientifica.