Páginas

sábado, outubro 17, 2015

FOTO DO ICEBERGUE EM LEILÃO

FOTOGRAFIA DO SUPOSTO ICEBERGUE SERÁ VENDIDA 
A foto foi tirada no dia após o desastre que causou a morte de cerca de 1.500 pessoas.
Mas a pessoa que tirou a foto não tinha ideia da tragédia que se desenrolara apenas algumas horas antes. A pessoa que tirou a foto era chefe comissário do navio Prinz Adalbert que passou por este icebergue. Mais tarde, ele descreveu ter visto restos de tinta vermelha no lado do icebergue.
A fotografia será vendida pela já conhecida leiloeira Henry Aldridge & Son ao lado de um documento inédito escrito pelo comissário chefe do navio Prinz Adalbert, Mr M. Linoenewald.
"No dia depois do naufrágio do Titanic, o navio Prinz Adalbert passa pelo icebergue mostrado nesta fotografia", lê-se. "O desastre do Titanic ainda não era conhecido por nós. De um lado uma tinta vermelha era claramente visível, dando a ideia de ter sido originada por um raspão de uma embarcação no icebergue. SS Prinz Adalbert Hamburg America Line." O documento é assinado pelo então comissário chefe e outros três tripulantes. O leiloeiro Andrew Aldridge disse: "A fotografia foi adquirida não muito tempo depois do naufrágio do Titanic pelo Burlingham, Montgomery & Beecher, o escritório de advogados dos proprietários do Titanic, a White Star Line. Esta fotografia, foi considerada pelas gerações seguintes de advogados do escritório Burlingham como a foto do "Icebergue do Titanic" e ficou pendurada nas paredes da empresa de 1913 até ao encerramento das suas portas em 2002.
Agora foi colocada à venda em nome dos quatro advogados que ainda eram sócios da empresa no momento do seu encerramento."
Esta fotografia já tinha sido incluída em 1955 no livro de Walter Lord "A Night to Remember" como sendo o icebergue com maior probabilidade de ser o responsável pelo naufrágio. Lord também deixa uma nota impressionante sobre a mesma: "O vice-presidente da White Star Line, Phillipe Franklin ficou tão impressionado que sempre se negou a ver a fotografia."
A relíquia será leiloada em Devizes, Wiltshire em 24 de Outubro e é estimado que renda entre £ 10.000 a £ 15.000. 
Contudo existem sérias dúvidas deste ser o icebergue culpado do acidente e que apresentarei no próximo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...