TITANIC
«Para que os dois navios fossem construídos era necessário mudar por completo os estaleiros de Belfast, e para o efeito foram construídas gruas gigantescas e uma doca seca que se tornou na maior que o mundo já tinha conhecido. Os trabalhos do Titanic começaram em 31 de Março de 1909. Olympic e Titanic nasciam lado a lado e os homens do Titanic lutavam para alcançar os do Olympic. Os 15000 trabalhadores da Harland & Wolff trabalhavam seis dias por semana durante 26 meses e por vezes até ao Domingo. 17 pessoas perderam a vida na sua construção. Por fim dentro dos andaimes um esqueleto começava a tomar forma fazendo com que as pessoas sustivessem a respiração. Era a forma de um navio, um navio tão monstruoso e impensável que era mais alto que os edifícios.
Na Primavera de 1910, o projectista dos navios Alexander Carlisle teve uma forte discussão com o seu cunhado Lord Pirrie sobre o número de botes a serem colocados nos navios. Carlisle tinha estipulado 68 botes para cada navio, mais que suficientes para a capacidade total que estes podiam suportar. Pirrie era contra, não queria assustar os passageiros com tantos botes salva-vidas, além disso 20 botes eram mais que suficientes por lei para navios daquela tonelagem, o que daria mais espaço e sensação de segurança aos passageiros que viajassem neles. Foi o suficiente para que Carlisle abandonasse os projectos, o Titanic fora o último navio que ele desenhara. Era preciso alguém que ficasse à frente dos projectos. Thomas Andrews foi o nome indicado e o Titanic era o seu novo navio. Por esta altura o cometa Halley era visível pelos céus de toda a Europa, Andrews levou a sua esposa Hellen grávida do primeiro filho a ver a construção do navio que ele tinha em mãos.
A 31 de Maio de 1911 o Titanic seria lançado ao mar... inúmeros convites foram feitos a gente ilustre, desde John P. Morgan o dono da empresa IMM e proprietária da White Star e como tal dono do Titanic, o Capitão Smith futuro comandante do Titanic ao mais simples e novo operário dos estaleiros. As estacas de madeira que o seguravam foram retiradas, 20 toneladas de sebo foram espalhadas pelas guias para que quando chegasse o momento, a água que iria conquistar o levasse da terra. A bandeira vermelha foi hasteada para que os outros navios nas margens se afastassem. Ao contrário das cerimónias habituais com a benção e o batismo com uma garrafa de champanhe, a White Star Line preferia apenas uma voz de comando...
Andrews - Soltem as alavancas!
Um foguete foi lançado e o Titanic começou a deslizar para dentro de água. Começou a ganhar velocidade 22km/h em 62 segundos... todos aplaudiram com enorme satisfação. O maior navio do mundo era realmente inafundável. Nessa mesma tarde o Olympic saía de Belfast rumo a Liverpool pela primeira vez.
Os meses seguintes foram gastos a equipar o Titanic era a vez de carpinteiros e engenheiros entrarem em cena.
No dia 1 de Abril o Titanic completou as provas de mar, a 2 realizaram-se as inspecções ao navio. O Titanic passou em todas as provas e dirigiu-se para Southampton onde chegou na noite do dia 3. Uma semana depois partiria para a sua primeira e última viagem. O destino era Nova Iorque, mas um icebergue se colocou no seu caminho afundando-o em duas horas e quarenta minutos. Cerca de 1500 pessoas perderam a vida, apenas pouco mais de 700 sobreviveram. O Mundo ficou em choque! Hoje o Titanic não passa da sepultura dessas 1500 pessoas que nele pereceram. Hoje iremos desvendar os mistérios que ficaram escondidos do Titanic...»
Tem mais TITANIC ainda esta noite...
Mário meu amigo...Seus posts estão D+...este e os anteriores...
ResponderEliminarParabéns...
Não vou perder nenhum...
cada detalhe da história do Titanic me encanta de uma maneira inexplicável...
Você sabe do que estou falando...
BEIJOS