Páginas

sábado, agosto 25, 2012

RELÓGIO EM EXIBIÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ

 RELÓGIO EM EXIBIÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ
O relógio de bolso do passageiro do Titanic John Chapman, que parou e congelou para sempre no momento exato em que ele mergulhou no mar, está em exibição pela primeira vez. John Chapman, de 37 anos, viajava no trágico navio em busca de uma nova vida nos Estados Unidos com sua a nova noiva Lizzie Chapman de 29 anos. A Lizzie foi-lhe oferecido um lugar num bote salva-vidas, mas depois de perceber que o seu novo marido não tinha permissão para se juntar a ela, ela disse: "Eu não vou também". O casal embarcou em Southampton em segunda classe sob o bilhete número 29034 que custou £ 26, comprado à White Star pelo agente de viagens George & Co de Liskeard. Quando Elizabeth Chapman (Lizzie) foi colocada no bote 4, percebeu que tinha de ir sozinha, virou-se para a sua amiga Emily Richards e disse: "Adeus Sra. Richards, se o John não pode ir, eu não vou também." O casal afogou-se minutos depois, quando centenas de pessoas se atiraram ao mar. Este momento foi literalmente congelado no tempo depois que o relógio de bolso de Chapman parou precisamente às 01:45 em 15 de abril de 1912.
O corpo de Chapman, e o relógio de bolso, foram posteriormente recuperados, embora o corpo da sua mulher nunca foi encontrado. A história de Chapman foi usada mais tarde como inspiração para dois personagens recém-casados ​​no filme Titanic de 1958 "A Night To Remember".
Residente em St Neot, Cornwall, estavam de partida para o  isconsin, depois de se terem casado um ano antes, e esta viagem era como se fosse a lua de mel.
O sobrinho neto de Chapman, William Sargent, de Londres, disse que a Lizzie Chapman foi dada a chance de sobreviver por causa da lei mulheres e crianças primeiro, mas recusou. Ele disse: "O relógio de bolso foi enviado de volta junto com outros objetos pessoais, uma vez que o corpo foi encontrado, e agora tem sido passado de geração em geração como uma relíquia preciosa. O meu pai, John Chapman, tornou-se o herdeiro após que o seu tio morrera no Titanic. O meu pai nunca gostou do mar e sempre disse que sentia raiva. Acho que qualquer um que soubesse que seu tio e tia tinham morrido no famoso navio, pensaria assim."
John Chapman já tinha emigrado para o Canadá em 1906, antes de se casar com a sua namorada Sarah Elizabeth Lawry no ano de 1911 em Boxing Day, Liskeard, Cornwall. Eles resolveram ir para a América para estarem perto do irmão de Lizzie e tinham em mente comprar uma fazenda e começarem uma família todos juntos. 
Agora, o relógio está em exposição pela primeira vez na nova galeria Titanic Honour and Glory no National Maritime Museum, em Falmouth, Cornwall. O diretor do Museu, Jonathan Griffin disse: "Titanic é uma história com muitas histórias diferentes lá dentro - talvez já não seja o maior desastre marítimo de sempre, mas é o que tem mais histórias pessoais emocionantes."

sábado, agosto 18, 2012

TITANICFANS 7 ANOS 
Há 7 anos atrás começava este projecto de divulgação do Titanic, o primeiro em Portugal, e dos primeiros no Brasil neste âmbito temático. Desde muito cedo este blogue deu frutos, como o nascimento de outro grande blogue no Brasil, o TitanicMomentos, e dando inspiração a outros que posteriormente nasceram e que sempre demos o apoio necessário até os vermos darem os primeiros passos por si próprios. Com uma vontade de crescer cada vez mais, e de melhorar a cada dia, apesar das dificuldades que por vezes surgem nas nossas vidas, sempre contamos com o apoio de visitantes de todo o mundo, que não deixaram de expressar o seu elogio para com o TitanicFans com palavras e mensagens de incentivo à continuidade. Sem qualquer fim lucrativo, o objectivo deste blogue sempre foi e será a da divulgação de assuntos que mantenham viva a alma do Titanic e dos seus passageiros, dando a conhecer ao mundo muita informação que desconheciam, desmistificando outras que se estabeleceram ao longo dos anos e manter sempre as informações atualizadas. O TitanicFans sempre manteve o príncipio de ser de todos e para todos. Fizemos mudanças e melhorias, algumas bem pequenas mas que fazem toda a diferença. O banner, com o Titanic se afundando e com o nome do blogue, mudou, temos agora um Titanic mais real, (imagem da série de Julian Fellowes), o rodapé complementa o lema de topo: "to making it count". Ainda no topo do blogue temos os temas mais procurados na web e que desejamos esclarecer aos visitantes, sempre em constante atualização. Mudamos a cor da letra de texto para se tornal mais agradável a leitura. Criamos um email para que todos possam deixar as suas mensagens ou questões mais privadas sobre o tema, ou enviar arquivos dos seus acervos que queiram ver publicados no blogue. E nesse email recebemos já algumas boas sugestões. Jeferson Sampaio, um dos nossos titanicos, deixou a ideia de criar um fã clube oficial, ou uma Sociedade Histórica do Titanic, essa ideia já se encontra em discussão não só pelo TitanicFans como por outros donos de blogues, pensa-se em criar uma Sociedade de interessados em manter viva a História do Titanic em português. De forma semelhante, Julia Bittencourt sugeriu também fazer um certificado de fã para quem se cadastrar no blogue, ou um meio de diversão, ou criar uma rede de discussão. Para já, nesse sentido criamos uma página no Facebook ainda em crescimento, mas que vai contar com vídeos, e um acervo de fotos de todos os passageiros reais a bordo do Titanic, como sugerido também por alguns comentadores. Todos podem participar e comentar, levará o seu tempo até se tornar numa grande página como é este blogue, mas contamos com o apoio de todos vocês. Parabéns titanicos, parabéns TitanicFans.

sexta-feira, agosto 10, 2012

MITOLOGIA DOS NOMES

 OLYMPIC, TITANIC E GIGANTIC
Segundo a mitologia grega, Uranus era a personificação do Céu e o esposo de Gaia a Terra, o elemento primordial que gerou todas as estirpes divinas. Gaia e Uranus tiveram doze filhos (seis irmãos e seis irmãs). Cada filho casou-se ou teve filhos de uma de suas irmãs. Eles são: Cronos e Rhea, Iapetus e Themis, Oceanus e Tethys, Hyperion e Theia, Crius e Mnemosyne, e Coeus e Phoebe.
Seis dos filhos de Uranus e Gaia foram chamados os Titans, os quais constituíam a primeira geração de deuses. Os Titans eram uma raça de gigantes semelhantes a deuses que eram considerados personificações das forças da natureza. Cronos, o mais jovem, ajudou sua mãe Gaia a castrar o seu pai e tomou o poder, com o apoio dos seus irmãos. Porém, Oceanus, o mais velho, não se rebelou contra o progenitor e ficou à margem da família. Para evitar que a história se repetisse, Cronos devorava os seus filhos à medida que nasciam. Somente Zeus conseguiu sobreviver, porque sua mãe, Rhea, partiu para a ilha de Creta, para secretamente poder dá-lo à luz. Já adulto, Zeus, sendo um Deus do Olimpo desafiou a seu pai e os seus tios e venceu-os após uma dura batalha, com a ajuda de Oceanus e dos outros deuses do Olimpo, Hades, Apolo, Hera, Atena e Poseidon. Depois de vencidos, os Titans foram encerrados por Zeus no Tártaro, um abismo situado nas profundezas da Terra. Para se vingar de Zeus e o derrotar, Gaia, gera os Gigantes, seres de uma força extraordinária que só poderiam ser derrotados quando um deus e um humano os atacassem simultaneamente. São eles Tifão, Pai-de-Monstros, Gigante da Tempestade; Alcioneu, Castigo-de-Hades, Gigante das Riquezas; Efialtes, Castigo-de-Apolo; Porfírio, Rei-Gigante, Quem Raptou Hera (Juno); Encélado, Castigo-de-Atena, Gigante do Fogo; Polybotes, Castigo-de-Poseidon, Gigante do Veneno.
No documentário Titanic - A Lenda, é retratada a cena em que são dados os nomes aos navios.
Ismay - Agora vão precisar de nomes. Não podemos continuar a chamar-lhes 400 e 401.
Pirrie - Com certeza, já que o 400 é o primeiro da classe, vamos chamar-lhe Olympic.
Ismay - Concordo. E o 401?
Pirrie - É o seu navio, Bruce.
Ismay - William, conhece a mitologia. O Olimpo era a casa dos Deuses gregos, é verdade. Mas então e os seus maiores rivais? Os Titãs? Eram gigantes cada um deles. O companheiro do Olympic deverá ser o Titanic!
Pirrie - Muito bem. Nunca houve um navio com nome tão apropriado.
Ismay - Olympic e Titanic! 
No filme de dois episódios de 1996 Titanic feito para televisão, o Capitão Smith em seus momentos finais, relembra a mitologia dizendo o seguinte:
Capt. Smith - Há uma frase muito citada nos jornais. "Nem Deus afunda este navio." Recebeu um nome apropriado. Os Titãs ousaram desafiar os deuses, e, devido à sua arrogância foram precipitados no Tártaro. 
O primeiro navio dos três que seriam construídos acabou ficando com o nome de Olympic por causa dos Deuses do Monte Olimpo. O Titanic é referente aos rivais dos Deuses do Olimpo, os gigantes Titans. Já o terceiro navio, o Gigantic, era em homenagem aos segundos rivais do Olimpo, os Gigantes. É desta história mitológica que provém o nome dos três navios da White Star Line e o termo “Olympic Class”. Curiosamente, apenas os deuses do Olimpo prevaleceram, até se desvanecerem na História, assim foi com o Olympic, o único que prevaleceu até ser desmontado. Tal como na mitologia grega os Titãs e os Gigantes, tanto o Titanic como o Gigantic (ou Britannic), foram destinados também ao fracasso. 
Ao Matheus Treuk

terça-feira, agosto 07, 2012

CONCURSO TITANIC FINAIS ALTERNATIVOS
Atenção fãs do Titanic! A partir de hoje os fãs de Titanic terão a oportunidade única de criar um final alternativo para o clássico. Participe criando um final alternativo para Titanic! O produtor Jon Landau explica... Boa sorte!

sexta-feira, agosto 03, 2012

 O TITANIC E OS JOGOS OLIMPICOS
Há 100 anos atrás a V Edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceram em Estocolmo, na Suécia. Embalados pelo espírito olímpico que se vive este ano, o TitanicFans conta o sucesso dos passageiros a bordo do Titanic, quer antes e depois do naufrágio, foram vencedores de medalhas no maior evento desportivo do mundo. A primeira edição dos jogos na Era Moderna aconteceram em 1896 em Atenas, na Grécia, nascidos de um sonho há muito desejado do Barão Pierre de Coubertin, que já tinha criado o Comitê Olímpico Internacional seis anos antes para levar a cabo o evento. O evento tornou-se um sucesso, mas as edições de 1900 em Paris e de St Louis em 1904 quase ameaçaram a sua extinção com a fraca aderência de atletas e de assistência. Para ressuscitar o sucesso da primeira edição, foram lançados os Jogos Olímpicos Intercalados sediados novamente no estádio Panathinaiko em Atenas que atraíram uma vasta gama de participantes internacionais, o que gerou grande interesse público. Isto marcou o início da ascensão e popularidade que o evento tem até hoje, tal como tinha na Antiguidade Grega. Contudo, estes Jogos Intercalares não são reconhecidos oficialmente pelo Comitê Olímpico e não mais se voltaram a realizar jogos intercalados, excepto os actuais Jogos Olímpicos de Inverno. 
Sir Cosmo e sua equipe em 1908
Foi neste Jogos Olímpicos Intercalados de 1906 que Sir Cosmo Duff Gordon passageiro de primeira-classe do Titanic e tão conhecido por subornar o seu bote a não regressar para salvar pessoas no naufrágio, participou conquistando uma medalha de prata para a Grã-Bretanha na modalidade de esgrima. Em 1908, os jogos se realizaram, à semelhança dos atuais de 2012, em Londres, onde Sir Cosmo participou novamente na mesma modalidade, mas desta vez sem sucesso de medalhas (saiba mais sobre os Duff Gordon aqui). 
Richard Norris Williams, outro passageiro de primeira-classe, tinha apenas 21 anos na noite em que o Titanic se afundou e viajava com o seu pai, que viu morrer esmagado pela queda da primeira chaminé junto com John Jacob Astor e George Widener. Richard Norris Williams sobreviveu no bote A praticamente inundado de água gelada, vestindo um casaco comprido quente, e com uma garrafa de bebida no bolso, manteve-se e lutou por estar aquecido durante a noite toda.  
Williams em 1925
Em 1924 ganhou o ouro no tênis de duplas mistas nos Jogos Olímpicos realizados nesse ano em Paris, em parceria com Helen Wightman. Competiu também, mas sem sucesso nos Singulares Masculinos e duplas nos mesmos jogos.
Há cem anos, os Jogos Olímpicos de 1912 foram os primeiros a contar com equipamentos eletrónicos para marcar os tempos das provas. Essa medição foi extra-oficial e serviu como teste para futuras edições dos Jogos. O evento em Estocolmo, considerado modelo de eficiência, registou a presença de países dos cinco continentes. A capital sueca também testemunhou a estreia das mulheres nas competições de natação.
Nos Jogos, o maior destaque foi o norte-americano Jim Thorpe, vencedor do pentatlo e do decatlo com larga vantagem. Na cerimónia de premiação, o rei da Suécia referiu-se a ele como o maior atleta do mundo. Na esgrima, Otto Herschmann, então presidente do Comitê Olímpico da Áustria, conquistou a prata no sabre. Até hoje, ele é o único presidente de Comitê a ganhar uma medalha Olímpica. Estes jogos contaram com 28 países, 14 modalidades, 2407 atletas (2359 homens, 48 mulheres), 102 eventos e realizaram-se entre 29 de Junho e 22 de Julho.