Páginas

sexta-feira, junho 25, 2010

VIDEOCLIP AO TITANIC

Bell Book & Candle - Rescue Me (1998)

Estavamos em 1998 quando esta música tornou-se num grande êxito, estavamos também no auge do filme Titanic, campeão de bilheteiras em todo o mundo e vencedor de 11 Óscar de Hollywood.

sábado, junho 19, 2010

NÓS CONSTRUÍMOS O TITANIC
Quando o Titanic zarpou, em 1912, ele era o maior e tecnologicamente o mais avançado objecto em movimento no mundo construído pelo Homem, e marcou o auge da construção britânica. Ele foi construído pelos trabalhadores mais qualificados do mundo, e pelos operários mais experientes das grandes comunidades industriais em todo o país, e que fizeram da Grã-Bretanha a superpotência global da sua época.
A estação de televisão Twenty Twenty vai produzir uma das séries de televisão internacionais mais importantes de sempre que irão desafiar um grupo de homens e mulheres qualificados a reconstruir partes do lendário Titanic. Esta série a estrear em Outubro no Channel 4 (Reino Unido) e no National Geographic (E.U.A.) irá explorar uma época extraordinária da história industrial da Grã-Bretanha e trazer à vida pormenores do trabalho verdadeiramente notável que foi a construção do colossal Titanic. A Twenty Twenty procura agora por inventores, designers e engenheiros para formar uma equipa. Estes criativa e dinâmica inciativa pretende indivíduos que tenham paixão por resolução de problemas, restauro, e fazer com que tudo realmente funcione. Em cada episódio esta equipa de especialistas da indústria moderna enfrentará o desafio emocionante de reconstruir ou restaurar desde uma parte integrante do navio, da sua estrutura, ao mais detalhado acabamento da decoração, que fizeram do Titanic o orgulho da indústria Eduardiana da Grã-Bretanha. Usando técnicas tradicionais da época, máquinas e materiais, a equipa terá uma experiência em primeira mão das condições e dos desafios enfrentados pelos trabalhadores dos estaleiros. A série irá também explorar a história social da época, o poder industrial da Grã-Bretanha eduardiana, que vividamente ilustra os resultados de uma obra cujas variadas habilidades e estilo pormenorizado fizeram do Titanic não apenas o maior, mas também o mais luxuoso e opulento objecto fabricado pelo homem no mundo inteiro.
Se pretende agarrar esta oportunidade, de fazer parte deste ambicioso projecto, e está ansioso para explorar a forma como os trabalhadores há 100 anos atingiram esta incrível façanha, existe uma responsável, Kate Fraser, e está contactável por e-mail: katefraser@twentytwenty.tv!

sábado, junho 12, 2010

TITANIC 3D EM 2012
O director James Cameron disse que pretende relançar o seu épico "Titanic" em 3D em 2012, para coincidir com o 100º aniversário do trágico naufrágio do navio. Cameron, disse na conferência All Things Digital, na noite de quarta-feira dia 2 de Junho, que pretende estabelecer um padrão elevado de qualidade para a conversão em 3D de "Titanic", um investimento que será executado na ordem dos milhões de dólares. O director, que foi pioneiro no século XXI em filmes 3D com "Avatar", o filme de maior bilheteira de todos os tempos, disse que acredita que o meio 3D é um dos avanços mais significativos no cinema das últimas décadas, mas também que a obsessão de Hollywood com o 3D pode levar a uma enxurrada de filmes que chegam ao mercado com efeitos de baixa qualidade e que podem decepcionar os espectadores. "Vai ser uma época em que teremos sérios riscos de ter prejuízos. Quando as pessoas perceberem que pagam mais para ter uma experiência péssima, acabarão por levar-nos à ruína", disse ele. Cameron disse que pretende lançar um novo filme dentro de poucos anos e poderá embarcar numa sequela de "Avatar". O director disse que pretende levar a tecnologia 3D a novos níveis no seu próximo projecto. Se o seu próximo filme não se chamar "Titanic II" ou "Avatar II" será concerteza "algum outro grande filme que usa essa mesma tecnologia." e que só Cameron sabe produzir. "Avatar" arrecadou 2.700 milhões dólares no cinema a nivel mundial, superando o record estabelecido por Cameron uma década antes com o seu "Titanic".

sábado, junho 05, 2010

FAMÍLIA LAROCHE
Leadbelly, um conhecido cantor de blues, mencionou numa das suas músicas que Jack Johnson, um grande lutador de boxe de raça negra em 1912, recusou embarcar no Titanic devido a descriminação racial. Contudo não há qualquer registo constatado desse incidente ter realmente ocorrido.
Joseph Philippe Lemercier Laroche, era o único passageiro negro a bordo do Titanic. Nasceu em Cap Haitien, Haiti, em 26 de Maio de 1886 no meio de uma família poderosa com ligações à presidencia do estado haitiano. Em 1901, aos 15 anos, deixou o Haiti e viajou para Beauvais, França, onde esperava ingressar no Liceu para estudar Engenharia. Enquanto passeava nos arredores de Villejuif, Joseph encontrou Juliette Lafargue por quem se apaixonou. Após a formação de Joseph, ele e Juliette casaram-se em Março de 1908. Tiveram a sua primeira filha, Simonne em 19 de Fevereiro de 1909, e uma segunda filha, Louise, nasceu prematuramente em 02 de Julho de 1910. Devido ao seu nascimento antes do tempo, Louise sofria de muitos problemas de saúde que requeriam cuidados médicos constantes. Para agravar a situação, a discriminação racial impediu Joseph Laroche de obter um trabalho bem remunerado, na França. A família precisava de mais dinheiro para lidar com as contas médicas de Louise, e Joseph sentia-se desconfortável por ser o seu sogro, um conceituado vendedor de vinhos francês, a suportar a maior parte das despesas da família. Foi então que Joseph decidiu retornar ao Haiti para encontrar um emprego mais bem pago, na sua área de engenharia. O regresso estava previsto para 1913. Em Março de 1912, no entanto, Juliette descobriu que estava grávida, ela e Joseph decidiram que o melhor seria partirem para o Haiti antes que a sua gravidez se tornasse demasiado avançada para o percurso. A mãe de Joseph no Haiti comprou bilhetes no vapor La France como um presente de boas-vindas, mas a política estrita da companhia de navegação sobre crianças não poderem tomar as refeições nos salões junto com os pais, resultou que a família pedisse a transferência da sua reserva de primeira-classe do La France para o equivalente a segunda-classe do Titanic. Em 10 de Abril a família Laroche partiu de Paris para Cherbourg, para embarcarem no Titanc no fim do dia. Joseph, que se pensa ter sido o único passageiro negro no Titanic, morreu no naufrágio, mas a sua família foi salva, provavelmente no barco salva-vidas 14. O corpo de Joseph nunca foi encontrado, mas Juliette, que mais tarde regressou a França, deu à luz um menino, ao qual deu o nome de Joseph, como o seu pai que nunca conheceu por morrer no Titanic. Juliette morreu em Paris, em 10 Janeiro de 1980. Simonne morreu em 8 de Agosto de 1973, e Louise em 25 de Janeiro de 1998. Curiosamente, todos os jornais da época falaram em casos de bravura, e falaram dos emigrantes "desejáveis" a bordo, mas nunca mencionaram o facto de estar a bordo um herói negro que salvou a sua família e morreu junto com os restantes 1500, nem mesmo até hoje se fez um filme sobre o Titanic em que se pudesse constar a sua presença tal qual como identificamos facilmente outros passageiros.