Páginas

sexta-feira, junho 26, 2009

OS MAIS VELHOS DO TITANIC
ELLEN NATALIA SHINE
Ellen Natalia Shine, tinha 20 anos, natural de Cork, Co Cork, Irlanda, embarcou no Titanic em Queenstown como passageira de terceira-classe com o bilhete número 330968, no valor de £7 16s 7d. O seu destino era a cidade de Nova Iorque.
Ellen sobreviveu ao naufrágio, mas não se sabe em qual bote salva-vidas entrou. Depois da chegada a Nova Iorque Ellen foi levada para o hospital com outros sobreviventes irlandeses. Ela foi entrevistada por um jornal de Nova Iorque, a entrevista foi publicada no jornal The Times no sábado, 20 de Abril. Ellen disse que quando o acidente ocorreeu, ela e suas companheiras foram directamente para o convés aberto para tentarem subir para os botes, mas acabaram por ser reconhecidas por membros da tripulação que as tentavam convencer a irem de volta para os seus quartos. As mulheres, contudo, não convencidas mantiveram suas posições firmes e acabaram por passar finalmente para o deque dos botes. Quando Ellen e suas companheiras foram informadas que o navio iria afundar muitas delas ficaram em pânico e começaram a rezar. Mas Ellen, não se deixando impressionar, viu um dos botes prontos e entrou nele. Lá dentro reparou que já se encontravam quatro homens de terceira-classe que se recusavam a obedecer a ordem de um oficial que lhes ordenava que saissem do salva-vidas. Ao fim de um tempo, contudo, estes acabaram por sair. Anos depois Ellen Shine casou com um homem de nome Callaghan. Pouco se sabe da vida de Ellen, não existem registos de fotos dela disponíveis. Morreu no dia 5 de Março de 1993 com 101 anos em Glen Cove, Nova Iorque, tornando-se na última sobrevivente irlandesa do Titanic.

sexta-feira, junho 19, 2009

OS MAIS VELHOS DO TITANIC
Edith Brown sobrevivente do Titanic, nasceu em 27 de Outubro de 1896, em Cape Colony na África do Sul, viajava em 2ª classe com os seus pais Thomas William Solomon Brown e Elizabeth Catherine Ford. Partiram de Southampton com o bilhete número 29750 que custou na época £39. O destino era Seattle. Para desagrado de sua mãe, viajaram em segunda-classe, pois foram transferidos da 1º classe de um outro navio para a 2ª classe do Titanic devido à greve do carvão na época. A equivalência de um bilhete de primeira-classe noutro navio era idêntico à segunda-classe do Titanic. Eles viajavam sempre em primeira-classe para onde quer que fossem, mas não naquela ocasião. Edith tinha apenas 15 anos na noite fria de Abril de 1912. Foi salva junto com sua mãe no bote 14 um dos últimos a ser descido e também dos mais cheios. Na sua memória ficou a imagem do seu pai, Thomas Brown, que ficou para trás, despedindo-se dela e da sua mãe que estavam num bote, ele segurava uma taça de Brandy numa mão e na outra um cigarro, dizendo-lhes : « Voltaremos a ver-nos em Nova Iorque.» Ela ainda lhe disse "Vês aquela luz? Aquela luz é um navio e vem-nos salvar." Mas nesse preciso momento contou que a luz desapareceu e ficava então desfeito o sonho de criar uma nova cadeia de hotéis nos Estados Unidos. Após o naufrágio ela mais a sua mãe permaneceram na Junior League House em Nova Iorque, daí partiram numa viagem de 4 dias e meio para casa de uma tia Josephine Acton no número 2400 da 9th Avenue West, Seattle, Washington. Dali partiram de regresso a África do Sul, onde viveram com familiares. Edith permaneceu na África do sul mas a sua mãe mudou-se para a Rodésia depois que Edith se casou. O casamento aconteceu em 30 de Junho de 1917 com Frederick Thankful Haisman. O casal tinha-se apenas conhecido seis semanas antes em Maio de 1917, apesar de curto o namoro, foi um casamento duradouro do qual resultou o primeiro de dez filhos em Agosto de 1918. Mais tarde o casal mudou-se para Southampton, retornaram a África do Sul e por fim permaneceram até morrer em Southampton. Em 1993 Edith apareceu em público para receber um relógio de ouro do seu pai, recuperado dos destroços do navio. Edith faleceu de pneumonia em 20 de Janeiro de 1997 com a bonita idade de 100 anos.

sexta-feira, junho 12, 2009

DESENHOS E ACERVOS TITANIC
Desde 2006 que o TITANICFANS publica acervos e desenhos de todos os amigos e fans de Titanic. Desta vez foi o nosso amigo titanicfan Celio Cardoso, estudante, natural do Brasil, tem um gosto especial por desenho em técnicas informáticas usando programas conhecidos como Photoshop, efectua trabalhos de boa qualidade. Podem visitar mais alguns desenhos do próprio aqui. Se também fazes desenhos do Titanic, ou tens um acervo que gostarias de ver aqui publicado para todos conhecerem, envia um e-mail para titanicfans1912@gmail.com com os teus dados (nome, idade, local, hobbies e e-mail para contacto), entraremos em contacto logo em seguida para procederes ao envio dos desenhos ou lista com fotos do acervo e verás os teus desenhos ou acervos sobre o TITANIC aqui mesmo publicados no TITANICFANS!
Nota: Excepto o nome e local serão publicados no blog, o e-mail para contacto, idade, hobbies e outros dados relevantes deixados pelo remetente, serão confidenciais e não serão passados a terceiros ou publicados salvo ordem expressa do próprio.
Qualquer pessoa que se interesse em entrar em contacto com algum dos donos dos desenhos ou acervos terá de fazer o pedido por e-mail através da caixa para o efeito indicando o assunto que o leva a entrar em contacto com o pretendido e um contacto de retorno. Após recepção do pedido de contacto, o TitanicFans avisará a pessoa em questão que alguém quer entrar em contacto com ela, só com a autorização prévia de ambos é que procederemos à troca de contactos entre os intervenientes.
Para garantir maior privacidade, o solicitador receberá uma mensagem indicando "a pessoa que pretende contactar ainda não deu resposta ou não pretende receber o seu contacto".
Poderá ocorrer que alguém entre em contacto pelo mural público de recados, nesse caso fica ao critério do destinatário responder ou não ou trocarem contactos entre si.
Em ambas as situações não nos responsabilizamos por situações que daí possam advir.
TITANICFANS ®

sexta-feira, junho 05, 2009

OS MAIS VELHOS DO TITANIC
Com a morte de Millvina Dean fechou-se um capítulo na História do Tianic, todos esperavamos vê-la nos 100 anos do Titanic, mas curiosamente, Millvina faleceu no mesmo dia em que o Titanic fora lançado ao mar em 31 de Maio de 1911. Millvina foi dos sobreviventes com maior longevidade e o post de hoje faz uma tabela daqueles que chegaram mais longe em vida e passaram a barreira dos 100 anos. Foram apenas 4 mas nas próximas publicações iremos falar de cada um deles. Segue abaixo em ordem de longevidade o dia de nascimento, o dia da morte e o tempo que viveram.
Mary Davies Wilburn - 17 Maio 1883 - 29 Julho 1987 - 104 anos, 2 meses, 12 dias
Marjorie Newell Robb - 12 Fevereiro 1889 - 11 Junho 1992 - 103 anos, 3 meses, 30 dias
Ellen Natalia Shine - 1891 - 5 Março 1993 - 102 anos (carece dia e mês de nascimento)
Edith Brown Haisman - 27 Outubro 1896 - 20 Janeiro 1997 - 100 anos, 2 meses, 24 dias