Páginas

domingo, junho 25, 2006

MAIS TITANIC
O Titanic também foi tema de séries de tv que o usaram como pano de fundo. Aqui ficam alguns filmes e seriados ligados à tragédia ou que serviram de inspiração.
1912 - IN NACHT UND EIS - Noite no Gelo é um filme alemão feito no verão de 1912 que relata o Titanic com explosões de caldeiras e chaminés cuspindo fogo. Foi recentemente descoberto.
1913 - Atlantis é a primeira longa metragem com 113 minutos que relata a história do Titanic focalizando-se na sua rigorosa distinção de classes.
1957 - Telephone Time, uma biografia de Molly Brown com pouco mais de uma hora.
1959 - One Step Beyond, um episódio sobre uma mulher que prevê a tragédia do Titanic antes dela acontecer.
1960 - The Last Voyage um filme inspirado no Titanic.
1966 - Tunel do Tempo, nesta série os cientistas tentam alertar o capitão do Titanic do perigo que estava eminente.
1970 - Night Gallery uma série género The Twilight Zone em que falam de uma pintura de uma mulher num bote do Titanic, e percebem então que essa mulher é afinal um homem.
1971 - Upstairs, Downstairs. Nesta série Lady Bellamy anuncia a sua viagem no Titanic atecedendo obviamente um aviso de sua morte.
1972 - A Aventura do Poseidon, filme que conta a história de um navio de luxo na passagem de ano que é violentamente engolido numa súbita onda gigante que o coloca ao contrário.
1980 - The Memory Of Eva Ryker, uma novela original de Donald A. Stanwood que tem como início da trama a tragédia do Titanic.
1981 - Goliath Awaits, três dias depois da Inglaterra ter entrado na Segunda Guerra Mundial, um navio de nome Goliath encontra-se no meio do atlântico e é afundado por um torpedo... estamos agora em 1981 e um navio procura pelo Goliath...
1982 - Voyagers conta a história de dois personagens que também viajam no tempo. O episódio utiliza as cenas cortadas do naufrágio do Titanic no filme Raise The Titanic.
1998 - StarShip Titanic, de Douglas Adams, totalmente futurístico em que a nave espacial Titanic está pronta a explodir.
1999 - Futurama, um desenho animado bastante engraçado passado numa nave em tudo parecida ao Titanic.
2000 - Thumbtanic, uma imitação de 25 minutos da história de Jack e Rose em que as personagens são... dedos humanos!

sábado, junho 24, 2006

TITANIC NO CINEMA
A tragédia do Titanic é a campeã de recordes da história do cinema. Desde 1912, sem contar com os documentários de curta metragem, o naufrágio é o acontecimento que mais vezes foi levado às telas. No que diz respeito a longas metragens, cerca de 24 vezes. Se Alfred Hitchcock não tivesse sido impedido de fazer o seu Titanic em 1939, por parte das empresas de navegação britânicas, o número de filmes ascenderia aos 25. Por isso quando se apelida de Titanic 2 o filme com a actriz Catherine Zeta-Jones, isso está errado, não só o filme foi produzido e lançado antes do Titanic de James Cameron, como também já existiam mais de 20 em 1997, o que faria da história de Jack e Rose o Titanic número 24! aqui ficam os anos de lançamento de alguns desses filmes.
1912 - Um filme de apenas 10 minutos lançado logo após o naufrágio tentava retratar de uma forma mais jornalistica o acontecimento. Na verdade eram imagens do navio irmão o Olympic.
1912 - Uma primitiva recontrução do naufrágio foi feita pela firma Sales Company's Animated Weekly. As pessoas queriam saber mais de Titanic e este género de filmes eram comuns para a época, o mesmo foi feito em 1915 para o Lusitania.
1912 - Saved from the Titanic. Mais um filme que retratava a tragédia, desta vez com o pormenor de uma das actrizes ser a passageira de primeira-classe Dorothy Gibson.
1929 - A British International Pictures produz o filme Atlantic um filme em duas versões, a muda e a com som. Legendado em Inglês, Francês e Alemão.
1933 - A Fox produz Calvacade, numa das cenas é visto um casal em lua de mel discutindo os planos de uma viagem num navio desconhecido, mais tarde numa das alianças vemos o nome Titanic. Ganhou o prémio de melhor filme em 1933.
1937 - History is Made at Night, o filme é uma comédia-dramática com Charles Boyer e Jean Arthur.
1938 - O filme de David O. Selznick junto com Alfred Hitchcock começava a ganhar formas, mas as dificuldades com a produção parou o filme. As imagens foram colocadas num outro filme Gone With the Wind.
1943 - O filme foi realizado durante a Segunda Guerra Mundial e tenta demonstrar a incompetencia dos ingleses não prestando atenção aos avisos de gelo. O filme é tipico propagandista e tem como herói principal um oficial alemão tripulante do Titanic.
1953 - A 20th Century Fox finalmente produz o filme de David Selznick. Lançado em 14 de Abril de 1953, exactamente 41 anos depois da tragédia. Tem como protagonistas, Barbara Stanwyck, Clifton Webb, e Robert Wagner.
1956 - Nos estúdios da NBC é lançada uma dramatização do livro A Night To Remember de Walter Lord.
1958 - O livro A Night to Remember teve tanto êxito que o filme para o cinema foi lançado, sendo um dos mais detalhosos filme e perfeitos para a época.
1964 - The Unsinkable Molly Brown, um filme que relata a vida de uma das mulheres mais contorversas do Titanic. Foi com este filme que Margaret Brown passou a ser chamada de Molly.
1979 - SOS Titanic. Filme com David Janssen na pele de John Jacob Astor, David Warner como Lawrence Beesley, passageiro de segunda-classe, Ian Holm como J. Bruce Ismay e Cloris Leachman retratando Molly Brown. O filme foi feito a bordo do Queen Mary.
1980 - Raise The Titanic. Filme que retrata uma hipotética recuperação do paquete vindo do fundo do oceano para recuperar um metal precioso.
1981 - Time Bandits, o filme é sobre um estudante e um coleccionador de tesouros que viajam no tempo e vão parar no Titanic.
1989 - Ghostbusters II - O Caça Fantasmas II mostra o Titanic fantasma aportando em Nova Iorque com os passageiros mortos desembarcando.
1996 - No Greater Love conta a história de uma passageira de primeira-classe que viaja com seus pais, irmãos e noivo e que numa noite passa de noiva mais feliz do mundo, ao de mulher com o pesado fardo de cuidar dos seus irmãos mais novos sózinha.
1996 - Titanic com Catherine Zeta-Jones, um filme dividido em duas partes feito especialmente para a TV. Os efeitos especiais são patéticos para a época.
1997 - A história de amor entre Horty e Marie, camareira do Titanic, que procura um lugar para passar a noite, às vésperas da partida do navio. Horty, sem saber se ela sobreviveu ou não ao naufrágio, passa a fantasiar o romance entre os dois.
1997 - O maior filme de todos os tempos, Titanic conta a história de Jack e Rose, um amor proibido no meio de uma tragédia produzida ao mais fiel pormenor. É o melhor filme até hoje realizado sobre o navio, sendo o mais realista e fiel possivel. Ao qual não se pouparam esforços em gastos em efeitos especiais, no maior cenário de sempre. O lucro foi bem maior, para o filme que esteve em vias de ficar parado tornando-se num verdadeiro exito de bilheteiras. Nomeado para 14 Óscares, arrecadou 11.
1999 - Um Titanic feito especialmente para as crianças em animação e um final feliz.
2002 - Ghosts Of The Abyss. Filme de James Cameron produzido pela Walt Disney Pictures, onde durante a viagem poderemos explorar o navio deque a deque, quarto por quarto, confrontando-nos com mistérios com quase um século.

terça-feira, junho 13, 2006

O TITANIC (FANS) NO MUNDO II

O TITANIC (FANS) NO MUNDO II
E o TITANICFANS continua pelo mundo, este é o tripulante Yanni, do TITANICRAMP, ele é da Bélgica, falamos em inglês e francês, e lá vamos aprendendo um pouco de belga em troca de umas palavras em português que ele aprende com gosto. Esta foto ele fez questão de tirar na sua viagem a França onde passou por Cherbourg, a placa fala sobre a passagem do Titanic que ali fez escala a 10 de Abril de 1912 e onde embarcaram alguns dos passageiros mais ilustres, como a conhecida Molly Brown, John Jacob Astor um dos homens mais ricos do mundo na época, Benjamin Guggenheim, entre outros.

sábado, junho 10, 2006

O TITANIC (FANS) NO MUNDO I

O TITANIC (FANS) NO MUNDO I
O TITANICFANS tem amigos pelo mundo que encontram locais verdadeiramente Titanicos. Nada melhor que começar em Lisboa no Parque das Nações, antiga Expo 98 que abriu portas ao mundo nesse ano com o tema "Os Oceanos". Gentes de todo o mundo vieram a Lisboa, e vários países honraram Portugal (teve até a Suécia com intenções de oferecer um icebergue para colocar no rio Tejo!). A exposição mostrou o quanto é importante a água para o mundo, num país de tradição ligada ao mar, de marinheiros e pescadores. 1998 foi também o ano em que o Titanic teve o seu êxito reconhecido. No ano 2000, Lisboa abriu portas a um Restaurante de nome Titanix! Já aqui falado no post de 3 de Fevereiro de 2006 (leia aqui).
Eu e o tripulante do TitanicFans, Diego, estivemos lá. As semelhanças eram impressionantes. Mas deparamo-nos com um local esquecido no tempo, abandonado. Imenso pó cobria os vidros do restaurante, as cadeiras tão requintadas a lembrar os salões do Titanic estavam amarelecidas pelo sol. Sol esse que não poupou os quadros de parede com a planta do navio, fotos de época do navio que agora estão azuis. Depois de chegar a casa pensei no assunto. Achei factos curiosos. Eram três restaurantes, O Xafarix, o Titanix e o Bugix. Tal como era o Olympic, Titanic e Britannic. Tal como estes dois últimos navios se afundaram, os restaurantes Titanix e Bugix estão lançados ao abandono! Só o primeiro de todos Xafarix ainda se mantém no activo. O mais curioso de tudo para mim, um fan de Titanic atento foi aquela porta do salão, reparem como coincidentemente a porta foi abandonada meio aberta exactamente como se encontra no salão do verdadeiro Titanic!
O próximo post será sobre uma visita ao porto de Cherbourg, onde esteve o meu amigo Yanni, da Bélgica. Se alguém desejar colocar aqui alguma visita especial que tenha feito sobre o Titanic por este mundo, pode deixar um recado, ou um marconigrama.
Este post é para o meu amigo Diego Pelegrino, do site THE SHIP TITANIC, e que me acompanhou nesse passeio em Lisboa e que por razões burocráticas terá de regressar ao Brasil.

quinta-feira, junho 01, 2006

AGRADECIMENTO E HOMENAGEM
POST 200
Para celebrar o post 200, nada melhor que fazê-lo em jeito de homenagem e agradecimento. Esta história do Titanic surgiu pela primeira vez em 1998, devido a uma grande paixão minha por uma pessoa, mas eu queria fazer algo diferente do que tinha visto em James Cameron, algo completamente diferente, e, ao longo dos anos, a ideia foi escrita e rescrita várias vezes, até que em 2002 fiz a última versão que ficou incompleta. O projecto ficou esquecido até este ano, até que eu resolvi pegar na história e publicá-la directamente aqui, sofrendo mais alterações e terminando desta forma. Até para mim, cada post que fazia era uma nova surpresa, pois não sabia como o iria terminar. Nasceram novas personagens, melhoraram-se outras mais antigas. Para mim são pessoas de verdade devido a tanta convivência. Não poderia deixar de agradecer a todos esses meus amigos, que de alguma forma estão ligados a esta história, não só pelo apoio que me deram, mas também pela inspiração que alguns me deram ao longo de todos estes anos e outros mais recentes não menos acarinhados por mim. Para todos eles o meu sincero Obrigado. São eles:
Alencar, Diego, Jesse, Jefferson, Luiz, Geovanni, Jorge Augusto, Marcello, Marlon, Lorenna, ao responsável de Titanic Br, Yanni, Catarina, Joana, João Pina e Ricardo Montemor.
A história nasceu por uma grande paixão minha, um grande amor platónico que durou muito tempo e no fim terminou de forma triste, como dizia a velha Rose:
"Nem sequer tenho uma foto sua, agora existe apenas na minha memória."