Páginas

segunda-feira, janeiro 23, 2006

O ICEBERGUE
Este será possívelmente o icebergue em que James Cameron se baseou para o filme Titanic. Também ele um dos suspeitos de ter ferido mortalmente o navio dos sonhos. As semelhanças são evidentes, têm ambos formas muito semelhantes, temíveis e arrepiantes.
Esta sexta-feira não percam a ante-estreia aqui do novo Titanic pelas 22 horas (Brasil)... Todos a bordo para mais uma aventura a todo o vapor.

domingo, janeiro 15, 2006

OS ACUSADOS
Estes são os dois icebergues suspeitos de terem feito o Titanic se afundar, são bem diferentes do icebergue de James Cameron. Nunca se saberá ao certo a forma verdadeira que ele teria, mas é estranhíssimo como é que esta situação se perdeu na História já que os dois vigias que o avistaram sobreviveram. A imagem desse monstro deve ter permanecido na memória de Fleet e Lee por todas as suas vidas mas nunca capazes de poder reproduzir fielmente a forma desse enorme bloco de gelo que esperava o Titanic no Atlãntico Norte.

domingo, janeiro 08, 2006

TITANIC
A única forma que arranjei para fazer um trailler à altura da história sobre o Titanic que aqui vai ser publicada foi esta. Aqui ficam algumas passagens da história:
« - Temos uma vaga no Titanic, querem ocupá-la?»
«George - Vamos na primeira viagem do Titanic!»
(...)
«Richard - Mas pai, como é que este navio enorme pode flutuar na água?
«George - Oh... Esse navio flutuará sempre na água. Flutuará sempre!
(...)
«George - E agora de que tens medo?»
«Camille - Não sei de que tenho medo, mas sei que não me vou deitar neste navio. Dizer-se que este navio não se afunda é como voar perante Deus.»
(...)
«Cpt. Smith - Tudo a postos. Dê a partida.»
(...)
«Camille - Sabia que eu vinha no Titanic, não sabia, David?»
«David - Claro, e quero conhecer o meu filho.»
(...)
«Richard - Mãe, estamos finalmente no Atlântico!»
(...)
«Camille - Você só quer o Richard porque sabe que pode tirar partido do nosso dinheiro. Esqueça-me de uma vez!»
«John - Algum problema, Camille?»
«Camille - Nâo, obrigado. O senhor Fraser está de saída.»
«David - Com licença.»
(...)
«Harriett - O David é o teu pesadelo. É um alvo a destruir antes que ele nos destrua a nós.»
(...)
«Fleet - Iceberg mesmo à nossa frente! A menos de uma milha!»
(...)
«Murdoch - Chocámos com ele!»
(...)
«Harriett - Que engraçado, estamos a atracar.»
(...)
«Mr Andrews - A situação é muito grave, meus senhores!»
(...)
« - Já não há mais botes? Então não precisamos mais disto.»
« - Não tire o colete, pode-lhe ser útil, minha senhora.»
(...)
«Dorothy - Eu nunca entrei num barco pequeno, não sou capaz!»
«John - Dorothy, volte aqui!»
«George - Richard, deixa-a ir, volta aqui, Richard!»
«Camille - Meu Deus, o meu filho desapareceu na multidão!»
(...)
«George - Tens de ir para um bote imediatamente, os teus pais já foram. Tens de te salvar e à Catherine. Ela é um bebé. Eu e o John procuramos pelo Richard. Trataremos de o pôr a salvo, agora vamos.»
(...)
«Camille - George, o Richard é teu filho, ele só reconhece um pai.»
«George - Eu amo-te, Camille.»
(...)
«David - Ora ora, quem temos aqui? Está com medo, pequeno Richard?»
(...)
«Camille - Meu querido, estás aqui... Oh Meu Deus! George! Não é o Richard que está aqui no bote. George!»
(...)
« - Alguém me ajude, por favor. Socorro!»
(...)
«George - Temos de sair daqui. Vamos! Temos de saltar, John!»
(...)
« - É agora!»
(...)
«John - Não sinto as pernas...»
«George - Vamos temos de nadar antes que a sucção nos puxe. O navio está a afundar-se. Está ali um bote. Vamos.»
(...)
« - Está alguém na água.»
«Camille - É o meu marido! George! Segura a minha mão.»
«George - Depressa. Puxem-no para bordo. Oh Meu Deus. Vá John.»
« - Já tenho o rapaz.»
«Camille - Ânimo. Nada George! Depressa! Estás a ser puxado para o fundo!»
«George - Camille...»
(...)
«Hitchens - Afundou-se!.»
Bem, o resto esperem para ver em Fevereiro.

sábado, janeiro 07, 2006

UM OUTRO AMOR A BORDO
Não é só o amor entre Jack e Rose que se pode ver no filme muitas outras histórias são contadas em seu redor sem que a gente se aperceba ou dê atenção. Fabrizio e Helga Dahl eram o segundo par romantico da trama. A primeira cena que podemos ver de Helga é logo no início no cais de Southampton com os seus pais à espera de embarcar bem perto da pequena Cora Cartmell que está ao colo do pai Bert Cartmell. Logo após a partida vemos de novo Helga que se dirige para o seu camarote quando Jack diz para si mesmo o número do seu camarote G-60, é nessa cena que ela vê pela primeira vez Fabrizio. Nas cenas excluídas do novo dvd vemos esse amor crescer como nunca antes se conhecia. Fabrizio encontra-se no salão de terceira classe junto com os outros emigrantes tentando fazer-se entender com Helga que apenas percebe Norueguês. A mãe chama-a à atenção para que seja discreta, o pai é mais tolerante.
No pânico instalado na terceira-classe os portões são fechados e as passagens para os botes vedadas. Helga vê Jack e chama-o, logo de seguida surge Tommy Ryan e o Fabrizio. Jack decide que devem procurar uma saída. Fabrizio pede para que Helga vá com ele mas os pais não a deixam e a jovem fica para trás. O final de Fabrizio na versão final foi a de esmagamento pela chaminé, mas uma outra versão nunca foi publicada em que Caledon o mataria depois com um remo quando ele se tentava erguer para o bote.Já nos últimos momentos do grande navio, vemos Helga ao lado de Rose com lágrimas nos olhos e assustada junto do seu pai e da sua mãe, na verdade se repararmos no canto esquerdo do ecrã, eles chegaram ao mesmo tempo que Rose na popa. Após o Titanic se quebrar vemos a família Dahl aterrorizada. Quando a popa se ergue de novo vemos os três ficarem seguros na amurada apenas com os braços esticados. O pai de Helga é o primeiro a desparecer, ela fica apenas com a mãe. A mãe cai em seguida e apenas fica Helga que olha para os olhos de Rose e se deixa cair num grito de terror. Podemos vê-la no final junto com o seu italiano e os seus pais, no encontro de Rose com Jack.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

UM BURACO?
James Cameron tentou ter tanta veracidade no seu filme que esta imagem deixou-me dúvidas se é erro ou se é mesmo pormenor verídico. Logo acima da hélice vemos um buraco na popa do Titanic. Pergunto-me se foi erro de montagem, ou se realmente o iceberg provocou algum estrago naquela parte do navio? Vejam o filme para conferir. Aceitam-se sugestões e opiniões.

terça-feira, janeiro 03, 2006

WHEN YOU LOVE SOMEONE
Esta será a música que servirá de tema principal à história de amor ficcionada que vai ser publicada aqui no TITANICFANS sobre o Titanic, pertence a Bryan Adams e foi editada pela primeira vez em 1997 no Unplugged MTV. Espero que gostem e que desperte a vossa curiosidade para este drama nunca antes tornado público.
Obrigado Alencar pela disponibilidade dada para colocar a música que eu seleccionei no TITANICFANS.

segunda-feira, janeiro 02, 2006

A QUEDA DE UM MONSTRO
Quando a primeira das quatro chaminés caiu sobre aqueles pobres passageiros ela não fez apenas vítimas por esmagamento. Devido à inclinação do navio e à tensão exercida sobre os cabos que a seguravam, estes soltaram-se e caíram como chicotes atingindo os que estavam nos seus caminhos, matando-os instantaneamente. Quem não morreu debaixo daquela monstruosidade ainda teve de lutar contra outra adversidade, para além da onda de impacto que afastou os últimos botes desmontáveis incluindo o bote virado B que empurrou consigo alguns homens contra alguns pequenos icebergs matando-os, era preciso nadar contra a sucção que a chaminé iria exercer visto que o grande cilindro aberto começou a meter água afundando-se levando para dentro dele os que mais cansados estavam de nadar. Como se não bastasse o navio ia afundando-se e o enorme buraco aberto deixado pela chaminé no convés começava a sugar enormes quantidades de água, engolindo homens, mulheres e destroços para dentro das entranhas do Titanic.

domingo, janeiro 01, 2006

FELIZ ANO NOVO 2006
O TITANICFANS deseja a todos um Feliz Ano Novo de 2006 com muito amor, felicidade e esperança em vossos corações.
O novo ano de 2006 traz para o TITANICFANS uma era de mudança, ANO NOVO VIDA NOVA, aqui ficam os planos para o novo ano que hoje começa:
- Infelizmente, por motivos alheios ao nosso blog, os membros Alencar e Diego terão de sair das suas contribuições pelo que o blog passará a ser periódico.
- Diego, desejo-te uma óptima viagem até aqui a Portugal, ficarás sem net por muito tempo mas quando quiseres voltar terás aqui uma porta aberta, espero ver-te aqui pessoalmente.
- O mesmo se aplica a Alencar que deixará o blog mas que contribuirá temporáriamente no TitanicFans num grande empreendimento que temos preparado para este ano.
- Esse empreendimento trata-se de uma história sobre a tragédia que será aqui publicada no TitanicFans. Imaginem um novo filme do Titanic nunca antes conhecido... vão poder conhecer o Titanic aos olhos de uma criança de primeira classe. Richard Barks é o filho herdeiro de George Barks uma família rica e proprietária de uma cadeia de hotéis que tencionam expandir o seu negócio nos Estados Unidos. Têm tudo o que uma família normal e rica inglesa pode ter, mas o facto de subir a bordo o antigo amor de sua mãe, vai mudar a sua vida para sempre... Aqui ficam os nomes das personagens:
- Richard Barks
- George Barks (pai)
- John Barks (tio)
- Camille Barks (mãe)
- Catherine Barks (irmã de um ano)
- Harriett Morgan (avó materna)
- Arthur Morgan (avô materno)
- Dorothy Smith (empregada)
- David Fraser (o amor de Camille)
- Edward Roger (passageiro de terceira classe)
Também entrarão os passageiros famosos que todos conhecemos e muito mais! Vejam o Titanic num relato baseado em vários testemunhos de sobreviventes, uma história que eu e Alencar prometemos começar em breve e que terminará na mesma altura em que se celebra mais um aniversário sobre a tragédia.
Por isso este post é dedicado a vocês, Alencar e Diego, meus amigos do coração.
FELIZ ANO NOVO 2006