domingo, novembro 05, 2017

UM IMPORTANTE ACHADO

UMA IMPORTANTE DESCOBERTA
Os nossos queridos amigos e parceiros do Brasil não poderiam estar mais felizes! Transcrevo o comunicado: A Sociedade História Brasileira do Titanic tem o prazer de comunicar a seus seguidores e membros uma importante descoberta feita por nossa entidade. Trata-se da mais antiga publicação realizada por um órgão oficial da imprensa brasileira acerca do Olympic e do Titanic que se tem conhecimento em nosso país!
Foram descobertas 4 páginas (abra a imagem em aba separada no navegador para melhor leitura do artigo) tratando da construção do RMS Olympic e do RMS Titanic datadas da edição Julho / Setembro de 1909 da "Revista Marítima Brazileira", uma revista de publicação oficial da Marinha do Brasil. Vale ressaltar que, fundada oficialmente em 1851, esta é a segunda revista mais antiga do mundo a tratar de assuntos marítimos e navais, contando hoje com 166 anos de idade. Conforme os registros obtidos, a Rússia foi o primeiro país a lançar uma revista marítima, a Morskoii Sbornik (1848).
O que impressionou a todos os membros contribuintes da SHBT é a impressionante idade e raridade do documento encontrado. Não tínhamos conhecimento prévio de informações técnicas e detalhadas a respeito da construção da Classe Olympic publicadas no Brasil na mesma época da construção dos navios. O batimento da quilha do Olympic ocorreu em dezembro de 1908 e a do Titanic em março de 1909, alguns meses antes da divulgação do artigo em território brasileiro.
A matéria também nos brinda com dois espetaculares diagramas ilustrativos, sendo um deles um comparativo entre a Classe Olympic e os maiores navios do mundo na época, e o outro um corte transversal revelando as acomodações internas do Olympic. No decorrer do artigo são encontrados diversos erros de informações, entretanto, devido a precariedade de transmissão de informações na época, tais erros se tornam supérfluos se comparados a real importância histórica deste documento.
Tal artigo pode ser encontrado sob consulta no acervo da Biblioteca Pública Nacional, sediada no Rio de Janeiro.
Créditos pela descoberta: Victor de Souza Vila (fundador e presidente da SHBT).
Averiguação do documento: Rodrigo Piller, Jean Carlos Scuissiato e Luiz Henrique.

Sem comentários: