quinta-feira, junho 30, 2016

NOVIDADES TITANICFANS JUNHO

NOVIDADES DO TITANICFANS 
EM JUNHO FOI ASSIM 
Capitão Smith AvisadoO capitão do Titanic, Edward Smith, tinha mais problemas do que os icebergs quando assumiu o comando do transatlântico que naufragou há 104 anos deixando mais de 1.500 vítimas. 
Titanic In Photographs Imagine as fotografias que já conhecemos do Titanic e dos seus navios irmãos, mas com um pormenor que nunca os nossos olhos conseguiriam perceber sem que fosse possível em HD.
Viagem Inaugural do OlympicEm 14 de Junho de 1911 o RMS Olympic fez a sua viagem inaugural. Com 1313 passageiros a bordo a viagem transatlântica foi um sucesso. 
Exploração Ao Britannic A BBC participou de uma exploração aos destroços do Britannic. O que leva a crer que teremos um documentário especial sobre os 100 anos do naufrágio do navio em breve. 

"TO MAKING IT COUNT!" 

sábado, junho 25, 2016

EXPLORAÇÃO AO BRITANNIC

EXPLORAÇÃO AO BRITANNIC 
A BBC participou de uma exploração aos destroços do Britannic. O que leva a crer que teremos um documentário especial sobre os 100 anos do naufrágio do navio em breve. O RMS Gigantic ou HMHS Britannic foi o último dos três navios que a Harland and Wolff construiu para a White Star Line. A quilha foi construída antes da viagem inaugural do Titanic, mas a construção foi paralisada depois que o Titanic afundou. Antes da retomada da construção, vários mudanças foram feitas ao Gigantic. Ele seria chamado de RMS Gigantic, mas foi mudado para Britannic logo após a catástrofe do Titanic. Com o início da Primeira Guerra Mundial, em 13 de Novembro de 1915 o navio foi requisitado pelo almirantado e oficialmente foi completado como um navio hospital. Em 21 de Novembro de 1916, o Britannic navegava pelo Canal de Kea no mar Egeu, logo após as 8:00 da manhã, uma tremenda explosão golpeou o Britannic, adornou e começou a afundar-se muito depressa pela proa. Em 55 minutos, o maior transatlântico da Inglaterra, com apenas 351 dias de vida, afundou. Infelizmente 30 pessoas morreram na ocasião quando havia mais de 1100 a bordo. A maioria destas mortes ocorreu quando os hélices emergiram das águas e sugou alguns barcos salva-vidas. Os motores ainda estavam em funcionamento, pois na correria de tentar encalhar o navio e ao mesmo tempo tentar entrar nos botes, esqueceram-se de parar os motores. Veja neste link algumas imagens: http://www.bbc.com/portuguese/geral-36556340/embed

sábado, junho 18, 2016

VIAGEM INAUGURAL RMS OLYMPIC

A VIAGEM INAUGURAL DO RMS OLYMPIC 
O navio RMS Olympic foi construído entre Setembro de 1907 e Maio de 1910, altura em que foi lançado. Foi o primeiro de três grandes navios, a "Olympic Class" (os maiores naquele período), da White Star Line que fizeram parte da sua frota por volta da mesma época. Eram em muito semelhantes entre si, principalmente no tamanho, distribuição e vista exterior. Em 14 de Junho de 1911 o RMS Olympic fez a sua viagem inaugural. Com 1313 passageiros a bordo a viagem transatlântica foi um sucesso. O vídeo acima mostra o navio prestes a partir na sua viagem inaugural. Muitas vezes associado ao Titanic, neste filme podemos ver o Capitão Smith na sua farda branca de Verão, dez meses antes de morrer no Titanic. O Olympic chegou a New York no dia 21 de Junho, tendo sido calorosamente recebido no cais 59. A sua chegada, apesar de festiva teve um pequeno acidente que muitos desconhecem. Devido às suas hélices, o pequeno rebocador O. L. Hallenbeck enquanto contornava o navio para o manter alinhado com o cais, é sugado contra a popa do Olympic e sofre alguns danos.

sábado, junho 11, 2016

TITANIC IN PHOTOGRAPHS

TITANIC IN PHOTOGRAPHS 
Imagine as fotografias que já conhecemos do Titanic e dos seus navios irmãos, mas com um pormenor que nunca os nossos olhos conseguiriam perceber sem que fosse possível em HD.
Foi o que nos disponibilizou Simon Medhurst do grupo do facebook Titanic Memorabilia Simon Medhurst, fotos do conhecido livro Titanic In Photographs. Aqui ficam alguns pormenores muito interessantes que ele partilhou. Clique nas fotos para as ver em pormenor.
 





sábado, junho 04, 2016

CAPITÃO SMITH AVISADO


SMITH ALERTADO MAS NÃO PARA ICEBERGUES 
O capitão do Titanic, Edward Smith, tinha mais problemas do que os icebergs quando assumiu o comando do transatlântico que naufragou há 104 anos deixando mais de 1.500 vítimas. De acordo com o jornal britânico The Guardian, um relatório foi entregue ao comandante antes da partida do navio e o alertava a respeito da presença de um mastro de outra embarcação naufragada na mesma rota que o Titanic faria na viagem entre Southampton e Nova York. A notificação foi adquirida por um colecionador de recordações do Titanic em um leilão. Segundo a publicação, o valor de estimado da peça está entre R$ 39 mil (8 mil libras) e R$ 59 mil (12 mil libras). O leiloeiro do documento, Andrew Aldridge, disse ao Guardian que “o relatório da superintendência da companhia marítima White Star Line’s foi encaminhado diretamente ao capitão Smith, alertando-o a respeito de uma obstrução à frente”. A obstrução em questão não era um iceberg, mas o mastro de uma embarcação relatado pelo navio holandês Rotterdam. Caso tivesse colidido com o obstáculo, o Titanic teria, provavelmente, ficado com um buraco em seu casco. “Esse tipo de documento não era emitido em grande quantidade. Era um aviso específico para o capitão Smith”, diz o leiloeiro. Ele afirma ainda que o relatório “ajudou a mostrar que a White Star Line agiu de forma responsável até o Titanic começar a navegar”.
O documento foi produzido, segundo reportagem do Guardian, pelo superintendente naval da companhia Benjamin Steele no dia 6 de abril de 1912, quatro dias antes do navio zarpar. Assim como mostra o filme do diretor James Cameron, lançado em 1997, o capitão Smith recebeu, posteriormente, um alerta a respeito dos icebergs presentes no oceano na rota até Nova York. No entanto, o recado não foi levado em conta e o navio prosseguiu sem reduzir velocidade até colidir com o gelo.