sexta-feira, dezembro 11, 2015

PEÇA DO TITANIC É FALSA

PEÇA DO TITANIC É FALSA
Um designer holandês afirma que a relíquia há muito perdida do Titanic, e que ressurgiu em Espanha no Verão passado é falsa. Veja a notícia aqui.
Uma placa comemorativa do lançamento do navio, que tinha sido perdida por um século, foi notícia mundial quando um negociante de arte de Granada a ofereceu à Fundação Espanhola do Titanic.
Aparentemente tinha sido herdada do seu avô que, sem saber da sua importância, a tinha comprado de um negociante de arte inglês 12 anos antes.
A placa, da Royal Mail Steamship Union, é actualmente a estrela da exposição Titanic em Granada que estará em turnê pela Europa no próximo ano.
Mas o que David van Dalen de 51 anos, alega caiu como uma bomba, por provar que a placa não é mais do que uma farsa de 1990.
Ele notou uma série de características historicamente incorretas nos diversos tipos de letra utilizados. Pelo menos quatro das fontes utilizadas são conhecidas por terem sido lançadas entre 1915 e 1989. Além disso, várias linhas de texto são compactadas ou alargadas, um efeito só possível de produzir apenas em computador.
"Esta chamada "importante relíquia ressurgida" só prova ser uma mentira, sem qualquer dúvida, sem qualquer valor, e praticamente inútil, feita para parecer antiga por um fabricante desconhecido usando fontes de computador de forma aleatória sem pensar, como uma criança ignorante.", disse Van Dalen.
Enquanto isso, a fotografia iluminada do Titanic colocada na placa é já bem conhecida, tendo sido tirada longe de Southampton, no dia seguinte à suposta cerimonia de entrega da placa.
Van Dalen acrescentou: "Olhar para esta falsa placa do Titanic é como estar a olhar para uma pintura falsa de Picasso. Assim como o desastre do Titanic, as lições devem agora ser aprendidas da maneira mais difícil". O presidente da Fundação Titanic, Jesus Ferriero, disse que a placa vai continuar a figurar na turnê europeia, apesar das conclusões agora chegadas.

Sem comentários: