domingo, novembro 15, 2015

FOTO DESCONHECIDA DO RMS OLYMPIC

FOTO DO OLYMPIC EM NEW YORK 
Quando em 2012 todos aguardavam com expectativa o centenário do naufrágio do Titanic, esperávamos descobertas fantásticas, de factos novos e até mesmo fotos desconhecidas. Mas parece que 2014 e 2015 é que foram anos mais ricos em descobertas de fotografias esquecidas e totalmente desconhecidas do público. Esta que aqui apresentamos encontra-se no Museu da Cidade de Nova Iorque e é do RMS Olympic em 1913 fazendo marcha à ré no porto da White Star Line em Nova Iorque.
No final do cais, podemos ver um grupo de inspectores da doca, em que um deles levanta uma bandeira de sinais. Possivelmente para comunicar com a ponte da popa do navio a fim de evitar qualquer contratempo com outros navios nas proximidades. 
As primeiras fotografias novas sobre o Titanic depois de muito tempo sem novidades surgiram em 2013, quando se encontrou uma tirada por um rapaz no dia da partida do Titanic, podem ver aqui
Seis meses depois, era revelada uma fotografia depois do naufrágio, com os corpos amontoados e um serviço religioso a bordo do navio de resgate de corpos Mackay Bennett, para lerem aqui. Depois foi a vez de em 2014, Maio, se encontrar uma fotografia das ruas de Londres onde um pormenor datou a foto: a capa de um jornal exposto numa loja com a notícia do naufrágio. Podem ver aqui
Em Setembro surge uma imagem captada em Queenstown tirada por Thomas Barker no navio America que transportou os passageiros para o navio. Barker ia encontrar-se com outro amigo aficionado por fotografia, o padre Browne que até recentemente detinha o autor das últimas fotografias conhecidas do Titanic.
Mas os melhores momentos estavam reservados para Outubro desse ano, apresentada como a maior descoberta dos últimos anos, um álbum com 116 fotografias de época, mostravam o Titanic no seu lançamento, as provas de mar e a vida a bordo no Olympic. Podem consultar em pormenor aqui. No passado mês de Outubro novas fotografias totalmente inesperadas vieram a público. Um conjunto de quatro diapositivos em placa de cristal foram a leilão, onde se podia ver a prancha de lançamento em grande detalhe. Foram tiradas por um homem de negócios de Belfast e conservadas pela sua familia até hoje. 
Junto com elas incluia-se uma foto totalmente inédita do Olympic. Além destas novas fotografias extremamente raras, outras foram adicionadas ao leilão, como as da recuperação do bote desmontável A, um mês depois do naufrágio a 13 de Maio de 1912. O bote foi encontrado a 400 kilómetros a sul do naufrágio pelo RMS Oceanic e tinha ainda 3 cadáveres dentro que tinham sido deixados para trás. Note-se que o bote está meio inundado tal como foi explicado pelos sobreviventes que nele escaparam. O Titanic há mais de cem anos que fascina as pessoas, e quando já pensamos que conhecemos tudo o que havia a conhecer a seu respeito, novas imagens vêm ao de cima para continuar a preencher o nosso imaginário com aquele  que um dia foi chamado de navio dos sonhos.





Sem comentários: