sábado, maio 16, 2015

FOTOS NOTURNAS DO TITANIC

AS FALSAS FOTOS NOTURNAS DO TITANIC 
Em 10 de abril de 1912 às 12:15 o Titanic deixou o cais de Southampton, iniciando a sua viagem inaugural. Às 18:30 deste mesmo dia o Titanic ancorou ao largo da cidade de Cherbourg, na França, momentos antes do pôr do sol, com as luzes do dia ainda a iluminá-lo plenamente. Aqui embarcariam mais 274 passageiros, e desembarcariam 22 passageiros e alguma carga. 
Os fotógrafos à espera da chegada do transatlântico, já bastante atrasado, tiveram um tempo muito curto antes do anoitecer para fazerem as suas tão esperadas fotos do famoso navio. O Titanic permaneceu ancorado aqui apenas 1 hora e 40 minutos, e deixou então as águas da cidade de Cherbourg por volta das 20:10, quando a noite já tinha caído. As duas fotos acima foram tiradas em Cherbourg em 10 de abril de 1912, e ambas são as únicas fotos conhecidas tiradas nesta escala.
As duas fotos foram então manualmente retocadas pelos fotógrafos ainda naquele período para representarem o possível visual do Titanic durante a noite. As duas fotos retocadas são exatamente as mesmas que tiradas de dia, portanto são reais do Titanic, porém não foram tiradas durante a noite com o navio com luzes acesas, mas sim durante o fim da tarde, quando o Titanic ainda estava plenamente iluminado pelos últimos raios de sol. 
A baixa luminosidade do anoitecer não permitiu que os fotógrafos à espera do Titanic tirassem mais fotos, e a alteração manual das fotos surgiu como solução para exibir o transatlântico resplandecente de luz. As quatro fotos foram publicadas lado a lado nas páginas do livro "Titanic in Photographs", lançado em 2012. Os autores da obra fizeram questão de explicar sobre o curioso fato da alteração manual que por anos segue confundindo o público de curiosos entusiastas.

Sem comentários: