sábado, fevereiro 07, 2015

O TITANIC (FANS) NO MUNDO IV

O TITANIC (FANS) NO MUNDO IV 
Rita Correia, de Lisboa, visitante assídua do TitanicFans desde 2009, aceitou o convite de Ricardo Pinto, residente em Dublin, para uma viagem até Belfast, ao Titanic Quarter, onde se situavam os antigos estaleiros da Harland & Wolff que viram nascer o Titanic, e que agora serve de memorial. Perguntamos à Rita qual o ponto mais marcante nesta viagem até Belfast: 
"A primeira coisa que posso dizer é que só depois de chegar a casa consegui perceber que realmente ali tinha estado, onde o Titanic nasceu. E ainda agora me arrepia pensar nisso. Tendo em conta que o Titanic e a sua historia me apaixonam desde pequena, ter ali estado é um sonho realizado e posso dizer que saí de lá um pouco com a sensação de ter cumprido um plano importante da minha vida. Começando pelo museu não posso dizer que a sua arquitectura me fascine, gostaria que fosse um pouco mais clássico, mas o seu interior vale totalmente a pena, não só para os aficionados pelo navio, mas também para simples curiosos porque o conteúdo é super interactivo, nada maçador, sendo possível passar uma tarde completa a descobrir pormenores interessantes. 
Fascinaram-me essencialmente os sons das salas, a sala em que se podia 'subir' pelos decks do navio numa sensação 3d e a sala do naufrágio com as vozes dos sobreviventes. Vale o preço. Lá fora, além do Nomadic, do espaço vazio onde outrora estiveram os estaleiros, o que mais me fascinou e que fez o meu coração bater mais forte foi sem duvida a visita à Pump House e à doca seca onde o Titanic esteve antes de iniciar a sua primeira e derradeira viagem. Ali tive pela primeira vez a noção do tamanho dele, não só em comprimento mas em altura. Estar ali em baixo, tocar nas tábuas que realmente sustiveram o peso dele é algo realmente intenso. Voltaria uma e outra vez, é um lugar silencioso, afastado do museu e onde se sente o peso da historia. Pena é mesmo estar tão longe daqui agora. O próximo passo é mesmo ir aos destroços, quem sabe um dia.  Nunca devemos desistir de sonhar. Foi sem dúvida a melhor viagem de sempre."
Outros TitanicFans no mundo: 

1 comentário:

Unknown disse...

Este post vai encher o teu blog de visitas :p Adorei.